[RESOLVIDO] Carro foge como se houvesse muito vento

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

PauloFerreira79
Membro Gold
Registado: 18 abr 2010, 22:43
O meu Carro:: 320d Touring

Re: Carro foge como se houvesse muito vento

Mensagem por PauloFerreira79 »

Não pela piada e nem quero estar a fazer-me mais que os outros, mas já tenho alguns milhares de km em cima e gostava de tentar perceber o que realmente se passa.
Há dias de manhã, que um gajo à tarde, não pode sair à noite.

Imagem

Forever Alone
Membro Juvenil
Registado: 21 mar 2012, 02:02
O meu Carro:: 206 1.6 GPL Mods

Mensagem por Forever Alone »

PauloFerreira79 Escreveu:Não pela piada e nem quero estar a fazer-me mais que os outros, mas já tenho alguns milhares de km em cima e gostava de tentar perceber o que realmente se passa.
Idem. :fixe
Cada um tem a importância que os outros lhe dão.

AMS
Membro Senior
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's

Mensagem por AMS »

Também aponto para a suspensão...

Quantos kms têm os amortecedores?
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

AndLop
Membro Iniciado
Registado: 30 mar 2013, 22:50
O meu Carro:: BMW 320td Compact - 02/2003

Mensagem por AndLop »

sim...infelizmente outro... :(

eu não sei quantos km têm as minhas suspensões porque o antigo dono não me soube dizer bem...!!!
mas o que é certo é que já me ando a passar com isto....
ontem perdi a cabeça e resolvi ir experimentar o carro numa auto-estrada aqui na zona onde quase não há trânsito...calquei até aos 220km\h e ia morrendo...o carro parece que vai literalmente a voar no meio de uma tempestade...não parava quieto nem por nada...!!!

PauloFerreira79
Membro Gold
Registado: 18 abr 2010, 22:43
O meu Carro:: 320d Touring

Mensagem por PauloFerreira79 »

De onde é que são vocês?
Se forem de perto experimenta-se isso na boa, se quiserem é claro.
Há dias de manhã, que um gajo à tarde, não pode sair à noite.

Imagem

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

Crow Escreveu:
O que é isto? Não se esqueça que é só o perfil de pneu que é diferente. Não é a medida da jante nem a percentagem da altura do pneu!
Ora bem o perfil é a percentagem da largura do pneu... Existe aí alguma confusão.

É comum os bmw´s kit m terem medida de pneu diferente à frente e atrás, tanto em largura como em perfil. Os 225/45 R17 e os 245/40 R17 são diferentes em largura e em perfil já que 45% de 225 é superior a 40% de 245.

Até a largura da jante é diferente e não é por isso que o carro não anda a direito.

O tipo de rasto diferente entre eixos também não me parece que provoque esse efeito. Aponto mais para alguma folga ou alinhamento de direção.
X2,
depois de ler o "triller" todo e ainda me rir um pouco com certos comentários e palpites, sobre medidas, pressões, goma só ao fim de 1000kms (isto é uma oficina fidedigna?) etc. e não só; venho só perguntar 1/2 duzia de coisas para conseguir chegar a um consenso:
1-em que eixo se sente instabilidade?
2-será que ó carro só tem cinoblocos à frente? os apoios da barra establizadora como estão?os apoios do amortecedores estão bons e os pratos de apoio das molas?
3-como está o cinobloco de ligação do diferencial ao suporte do mesmo, se a instabilidade for atrás? att. que os braços tem mais (4) cinoblocos que podem ter folgas também.
4- mas como o comportamento só se alterou a partir da montagem dos novos pneus atrás, os pneus apesar de serem novos podem estar ovalizados (defeito de fabrico) quantas vezes acontece....
5-pressão superior ao recomendado (0.3 bars) o que iria sentir era o carro mais saltitante ( e a alargar trajectórias) e em mau piso pior ainda.....
Cumprimentos
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

DJ Drum`n
Membro Juvenil
Registado: 05 dez 2007, 10:41
O meu Carro:: BMW 320Cd Facelift
Contacto:

Mensagem por DJ Drum`n »

JOFIMO Escreveu:1-em que eixo se sente instabilidade?
Tem alturas! Por vezes parece que é na frente, outras parece que é na traseira. Não existe um padrão.
JOFIMO Escreveu:2-será que ó carro só tem cinoblocos à frente? os apoios da barra establizadora como estão?os apoios do amortecedores estão bons e os pratos de apoio das molas?
3-como está o cinobloco de ligação do diferencial ao suporte do mesmo, se a instabilidade for atrás? att. que os braços tem mais (4) cinoblocos que podem ter folgas também.
Penso que sim, mas vou pedir (pela terceira vez) para um outro mecânico me confirmar o estado das coisas que possam estar a provocar isto. Acredito que errar é humano e pode acontecer que os dois mecânicos que já viram o carro e disseram que não encontraram nada, possam ter falhado os dois...
JOFIMO Escreveu:4- mas como o comportamento só se alterou a partir da montagem dos novos pneus atrás, os pneus apesar de serem novos podem estar ovalizados (defeito de fabrico) quantas vezes acontece....
Vou lá novamente dentro de em breve para eles me montarem outros pneus para testar.
JOFIMO Escreveu:5-pressão superior ao recomendado (0.3 bars) o que iria sentir era o carro mais saltitante ( e a alargar trajectórias) e em mau piso pior ainda.....
Exacto, coisa que não é propriamente o sintoma dele!

Eu assim que tenha mais novidades digo aqui qualquer coisa.
Imagem

http://www.MaiDot.pt - Consultoria de gestão e marketing digital.
http://www.MaiLayout.com - Desenvolvimento web, APPs e software.
http://www.MaiFix.pt - Precisa de pedir orçamentos? Só precisa da MaiFix, e mai'nada!

Forever Alone
Membro Juvenil

JOFIMO Escreveu:5-pressão superior ao recomendado (0.3 bars) o que iria sentir era o carro mais saltitante ( e a alargar trajectórias) e em mau piso pior ainda.....
Cumprimentos
Epá só quis ajudar. :fixe

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

DJ Drum`n Escreveu:
JOFIMO Escreveu:1-em que eixo se sente instabilidade?
Tem alturas! Por vezes parece que é na frente, outras parece que é na traseira. Não existe um padrão.
JOFIMO Escreveu:2-será que ó carro só tem cinoblocos à frente? os apoios da barra establizadora como estão?os apoios do amortecedores estão bons e os pratos de apoio das molas?
Penso que sim, mas vou pedir (pela terceira vez) para um outro mecânico me confirmar o estado das coisas que possam estar a provocar isto. Acredito que errar é humano e pode acontecer que os dois mecânicos que já viram o carro e disseram que não encontraram nada, possam ter falhado os dois...
JOFIMO Escreveu:4- mas como o comportamento só se alterou a partir da montagem dos novos pneus atrás, os pneus apesar de serem novos podem estar ovalizados (defeito de fabrico) quantas vezes acontece....
Vou lá novamente dentro de em breve para eles me montarem outros pneus para testar.
Exacto, coisa que não é propriamente o sintoma dele!

Eu assim que tenha mais novidades digo aqui qualquer coisa.
Viva voltando ao ponto 2 e 3, talvez quem esteja a tentar ver se existem folgas ou desgaste esteja a fazer com as rodas suspensas... e não pode ser assim as rodas tem de estar apoiadas para se "tirar" folgas, manda verificar também se os terminais dos braços dianteiros não tem já folga na ligação ao sub-chassis e manga de eixo.
Cumps
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

DJ Drum`n
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por DJ Drum`n »

JOFIMO Escreveu:Viva voltando ao ponto 2 e 3, talvez quem esteja a tentar ver se existem folgas ou desgaste esteja a fazer com as rodas suspensas... e não pode ser assim as rodas tem de estar apoiadas para se "tirar" folgas, manda verificar também se os terminais dos braços dianteiros não tem já folga na ligação ao sub-chassis e manga de eixo.
Cumps
Sim de facto verificaram com o carro no ar. Brevemente irei então pedir para verificarem o que sugeres.
Imagem

http://www.MaiFix.pt - Precisa de pedir orçamentos? Só precisa da MaiFix, e mai'nada!

Forever Alone
Membro Juvenil

As coisas que se aprendem aqui... :fixe

DJ Drum`n
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por DJ Drum`n »

Bom, então vamos lá ao update deste caso, digamos, "manhoso". :driving

No Sábado lá passou o carro uma tarde a ser, mais uma vez, verificado e confirma-se, está tudo dentro das normas em termos mecânicos. Até o mecânico ficou surpreendido com os amortecedores pois com quase 220mil ainda estão bons. Sem fugas, sem ar, nada! Relativamente a tudo o resto, apoios, etc. está tudo ok.

Pressão dos pneus reposta para 2.3bar à frente e 2.5bar atrás, substituindo o nitrogénio que os pneus da frente ainda tinham por ar. Relembro que o carro tem 225/45 à frente e 245/40 atrás e r17, todos da mesma marca. Pressão recomendada pelo fabricante de 2.2 à frente e 2.4 atrás.

O mecânico depois de verificar tudo foi experimentar o carro a puxar bastante e realmente ficou intrigado com a reacção, disse-me que a única hipótese que vê é que o alinhamento esteja mal feito ou "demasiado bem feito"?!?! Disse que por vezes se as rodas estiverem "demasiado a direito" e não existir nenhuma divergência para fora (acho que foi isto que ele disse), poderá acontecer que o carro não consiga ir a direito correctamente, como é o caso. Já ouviram falar nisto?

O carro, depois de todo este processo, já foge muito pouco, mas a partir dos 130klm/h +/- ainda se nota instabilidade, especialmente a virar para a esquerda?!? :humm

Mais... e esta sim é estranha! Após alguns klms, o carro parece que se torna mais instável?!?! Isto devia ser ao contrário, especialmente com ar nos pneus e não nitrogénio, pois este permite um aquecimento das laterais dos pneus. Ao fim de uma viagem de uns 100klms, no final da viagem o carro está muito mais instável do que ao inicio, quando estava frio?!?! Fuc***g weird!!!

Estou a dar um bocado em doido com isto! :wall

EDIT: Disse que tinha colocado CO2 nos pneus... já foi corrigido! :lol1
Última edição por DJ Drum`n em 21 mai 2013, 01:20, editado 1 vez no total.
Imagem

DJ Drum`n
Membro Juvenil
Contacto:

Mensagem por DJ Drum`n »

JM318is Escreveu:CO2 nos pneus?
:lol1 Esquece...
Imagem

Forever Alone
Membro Juvenil

Há coisas do caneco, então essa da direcção estar demasiado direita. LOOOL

Mas sei lá, pode ter lógica.

Paciência e boa sorte!

Responder

Voltar para “Série 3”