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Qual a pressão indicada para os pneus 205/55/R16 ???
Enviado: 19 dez 2006, 20:57
por Rui_318TDS
Viva,
Como diz o título queria saber qual a pressão indicada para a medida 205/55/R16 sendo o carro em questão um 318tds sedan. É que o manual é um pouco vago e não especifica a pressão adequada.
Neste momento tenho 1,9 à frente e 2.0 atrás. Que dizem?
Cump e obg
Enviado: 20 dez 2006, 14:05
por metale
A chapinha na minha porta do carro deve dizer, mas agora não posso lá ir.
Mas não gosto dessas. Pessoalmente gosto de 0,2bar a mais atrás. E nunca punha menos de 2,0bar à frente e 2,2bar atrás. Pessoalmente tou a usar 2,1frente 2,3atrás. Quando a pressão começa a ficar baixa noto logo o carro um cadinho mais pastelão, e direcção mais vaga e mais rolamento lateral.
Enviado: 20 dez 2006, 19:17
por Anusko
Eu uso 2.0bar às 4 rodas no dia-a-dia. Quando faço viagens longas com tralha meto 2.2 nas de trás.
Enviado: 20 dez 2006, 20:42
por Rui_318TDS
metale Escreveu:A chapinha na minha porta do carro deve dizer, mas agora não posso lá ir.
Mas não gosto dessas. Pessoalmente gosto de 0,2bar a mais atrás. E nunca punha menos de 2,0bar à frente e 2,2bar atrás. Pessoalmente tou a usar 2,1frente 2,3atrás. Quando a pressão começa a ficar baixa noto logo o carro um cadinho mais pastelão, e direcção mais vaga e mais rolamento lateral.
Acho que para a medida 205/55/R16 não tem no autocolante que está na porta do condutor. Daí a minha dúvida.
E quanto a desgaste dos pneus não notas anormalias com essas pressões que usas? Os meus têm um desgaste uniforme.
Cump
Enviado: 20 dez 2006, 21:13
por JOFIMO
2.1 à frente e 2.5 atràs Bom Natal para todos e cumps.
Enviado: 21 dez 2006, 10:03
por metale
No meu acho k diz essa medida, mas esqueci-me de ver, desculpa
As indicadas para a minha medida (205/60R15) são 1,8bar frente, 2,0bar atrás, o que pessoalmente acho um bocado absurdo. O carro consome muito, fica pastelão, aumenta o rolamento lateral e a flexão dos pneus é muito incomodativa.
Depois de algumas tentativas-e-erros assentei em 2,1frente 2,3atrás. Gasta menos combustível, gasta menos pneu, sinto a direção mais directa e informativa, o comportamento é muito neutro e o desgaste dos pneus é uniforme.
Isto desde à mais de ano e meio, e nunca tive problemas. Se for com o carro carregado, dou mais 0,05bar à frente e mais 0,2bar atrás.
Enviado: 21 dez 2006, 10:15
por champ
Boas ppl,
Tenho 1 duvida, tendo os carros BMW um peso bem repartido 50:50, n deveríamos por a mesma pressão atrás e à frente??
Abraço! Fikem bem!!
Enviado: 21 dez 2006, 10:21
por Rui_318TDS
champ Escreveu:Boas ppl,
Tenho 1 duvida, tendo os carros BMW um peso bem repartido 50:50, n deveríamos por a mesma pressão atrás e à frente??
Abraço! Fikem bem!!
Pois lá isso é verdade.

Mas acho que no caso do meu E36 a distribuição é mais 51 / 52% à frente e 49/48% Atrás. Mas não tenho bem a certeza.
Enviado: 21 dez 2006, 10:24
por Rui_318TDS
metale Escreveu:No meu acho k diz essa medida, mas esqueci-me de ver, desculpa
As indicadas para a minha medida (205/60R15) são 1,8bar frente, 2,0bar atrás, o que pessoalmente acho um bocado absurdo. O carro consome muito, fica pastelão, aumenta o rolamento lateral e a flexão dos pneus é muito incomodativa.
Depois de algumas tentativas-e-erros assentei em 2,1frente 2,3atrás. Gasta menos combustível, gasta menos pneu, sinto a direção mais directa e informativa, o comportamento é muito neutro e o desgaste dos pneus é uniforme.
Isto desde à mais de ano e meio, e nunca tive problemas. Se for com o carro carregado, dou mais 0,05bar à frente e mais 0,2bar atrás.
Ok, não faz mal. Mas se o autocolante for igual ao meu não tem essa medida que tenho nos pneus.
Cump
Enviado: 21 dez 2006, 10:25
por metale
champ Escreveu:Tenho 1 duvida, tendo os carros BMW um peso bem repartido 50:50, n deveríamos por a mesma pressão atrás e à frente??
Bem, a própria BMW recomenda mais atrás. Assim de repente posso pensar nalguns motivos:
- a suspensão de origem é afinada para um bocadinho de subviragem, e mais pressão atrás equilibra isso;
- as rodas de trás estão sujeitas a mais desgaste (embora dependendo do estilo de condução, mas regra geral é assim num tracção traseira), por isso mais pressão atenua isso.
Rui_318TDS Escreveu:Ok, não faz mal. Mas se o autocolante for igual ao meu não tem essa medida que tenho nos pneus.
O meu acho que tem, até é medida homolgada na DGV (sem eu pedir). O meu carro é de 1995, e importado (novo) da alemanha. O teu é de que ano?
Enviado: 21 dez 2006, 13:34
por pedrosousa
Não esquecer que as rodas de trás sofrem mais deformação por serem rodas de tracção, sim quando um gajo dá de pé a fundo em 1ª e 2ª a borracha deforma, daí também a maior pressão.
Enviado: 21 dez 2006, 13:42
por metale
Essa deformação não é propriamente má (num meio termo), pk se os pneus estiverem duros que nem cornos tb a roda fica ali a patinar e o carro não agarra nem sai do sítio.
Edit: fui ver ao carro (finalmente) e refere-se aos mesmos 1,8frente 2,0atrás, o que como já disse acho baixo, por isso aconselho pelo menos 2,0frente e 2,2atrás e veres o que achas.
Enviado: 21 dez 2006, 13:50
por Anusko
Mete-se mais pressão a trás pq visto a distribuição de peso ser 50/50, a trás levas mais gente e carga logo, mais peso

eu como raramente ando com pessoal atrás no carro meto 2bar e é sempre a andar

Enviado: 21 dez 2006, 13:53
por metale
Anusko Escreveu:Mete-se mais pressão a trás pq visto a distribuição de peso ser 50/50, a trás levas mais gente e carga logo, mais peso

Há outra pressão recomendada para carro carregado, e aí é k a diferença entre frente e trás é enorme (0,5 bar no caso do meu manual).
Além disso, eu ando sempre sozinho e sem carga.
Além disso (outro

) os carros com tracção à frente tb têm banco de trás e bagageira e têm mais pressão à frente.
Enviado: 21 dez 2006, 18:50
por Rui_318TDS
O meu tb é de 95 e tb foi importado novo da Alemanha em Setembro de 1995. Vou experimentar meter 2.0 à frente e 2.1 Atrás para ver se noto alguma diferença no carro.
Até pode ser que a direcção fique ligeiramente mais leve, é que para estacionar nem parece assistida.

Comparando com a dos carros actuais é claro.
Metale não tens a medida 205/55/R16 no autocolante da porta pois não?
Eu tenho essa medida e outras averbadas no livrete mas no manual não vem.
Cump