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dicas para 318 tds
Enviado: 22 nov 2008, 03:00
por dimoki
pessoal tenho um e36 318tds compact e gostava de melhorar umas coisinhas, e defazer de vez em kuando uns diy so k tenho medo de mexer e nem sei onde tocar devidamente :S ja ouvi falar em desligar erg, remover o cane estrangulador, etc... se alguem tiver alguma paciencia a perder com um novato

agradecia
brg a todos !
todas as dicas sao bem vindas !
Enviado: 22 nov 2008, 07:30
por metale
Podes remover o cone estrangulador, só lá está para diminuir o barulho, e impede que o ar se distribua uniformemente pelo filtro.
Precisas de uma chave estrela, uma pequena daquelas em forma de hexágono, e de um filtro de ar novo original em papel (se não mudas à mais de 15.000kms).
A caixa do filtro do ar está no motor, no lado do pendura. É a tampa grande na foto.
http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=13&fg=20
Separas o tubo fléxivel 6 dessa caixa
Soltas os parafusos 3 com a chave pequena em hexágono.
Tiras essa tampa grande, tiras o filtro de ar e mandas pro lixo (se o tiveres à mais de 15.000kms. Não interessa se não vires sujidade, a pior é a que não se vê. E soprar não serve de muito pelo mesmo motivo.). Antes de tirares vê bem como está metido todo lá dentro (dica do Tomás Taveira).
Dentro dessa tampa está o estrangulador preso com um parafuso em estrela. Tira-o, guarda numa gaveta.
Põe o filtro novo (ou velho, se ainda for recente), e vê se fica bem justo nas margens.
Monta essa tampa outra vez, fixa primeiro em baixo e depois com os 3 parafusos.
Volta a ligar o tubo fléxivel 6.
Vai dar uma volta, e quando o motor estiver quente (o ponteiro da temperatura a meio, +10 minutos) puxa-o às 3.000rpms.
PS- Não desliguei a EGR, e as outras modificações que tenho são mais de comportamento.
Enviado: 22 nov 2008, 08:37
por Rui_318TDS
Boa explicação Metale :palmas
Cump
Enviado: 22 nov 2008, 21:28
por dimoki
tks ta mt xplicito mm!

knd tiver tmp a ver se fasso isso

ja agora filtro kk&n ajuda em algo ?
as mods de comportamento sao muito delicadas ou da pra se fazer normalmente ? brg pela ajuda

Enviado: 24 nov 2008, 09:40
por metale
Eu pessoalmente não sou fã desses filtros. Ganham tantos cavalos quantos ganhas colocando um filtro de origem novo e limpinho, mas ainda por cima sou da opinião que estes últimos filtram melhor.
As mods de comportamento que tenho são as da assinatura. Já não são coisas que se façam em casa. Idealmente, seriam feitas por esta ordem:
- Molas: Instalas molas mais duras e baixas, com a altura que quiseres. Aconselho menos 3cm frente, 2,5cm atrás. As molas vão baixar o centro de gravidade (muito importante, porque diminui as transferências laterais) e diminuir o rolamento lateral. Uns 200€
- Amortecedores: Os normais vão ao ar em pouco tempo com molas mais curtas. Idealmente, devem ser logo mudados junto com as molas. Vão ser amortecedores também mais curtos. Uns 500€
- x-brace: É uma peça de origem, que vinha com o z3. Monta-se à frente, liga o chassis à subframe, aumenta a rigidez do chassis e protege o cárter. Uns 160€
- Barras estabilizadoras: Ligam-se aos braços de suspensão inferiores. Dão resistência adicional ao rolamento lateral e afinam a subviragem/sobreviragem. Uns 400€
- Casquilhos e afins, são resistentes e renovam aquele sentimento de "novo" do carro. Mas também são mais desconfortáveis se forem semi-sólidos.
Enviado: 24 nov 2008, 10:17
por Rui_318TDS
dimoki Escreveu:tks ta mt xplicito mm!

knd tiver tmp a ver se fasso isso

ja agora filtro kk&n ajuda em algo ?
as mods de comportamento sao muito delicadas ou da pra se fazer normalmente ? brg pela ajuda

Quanto ao filtro KN aconselho-te principalmente se tiveres ou fores colocar um chip ou uma box, pois equilibra bastante a mistura AR / Gasóleo.
Aconselho-te vivamente a colocares um chip ou box se o carro estiver de boa saúde. Vais ver que ficas com um carro novo, vale bem a pena o esforço €.
Cá pelo norte o chip ou box é essencial, pois tem muitas subidas, aí pelo Sul é tudo mais plano (deserto

) não é tão essencial.
Quanto às modificações de comportamento, e não querendo gastar mt € o melhor é começares por verificar como estão os amortecedores e os casquilhos.
Cump
Enviado: 24 nov 2008, 18:48
por dimoki
metale sabes onde compro essa x-brace? e onde posso montar ? pois n tenho elevador pra tentar faze-lo..
rui pois os amortecedores ja tou a pensar ver mm isso pra proxima modificaçao pk tou a ver k isto anda a fazer uns barulhos e da-me impressao ser de origem... a ver se vou mandar verificar cm tao.. já agora, qual a melhor marca de amortecedores, para este modelo?e molas? mais rigido ou n ?
pessoal brg knt mais melhor n so pra mim, mas para todos os k teem as minhas duvidas etc

brg
Enviado: 24 nov 2008, 21:00
por m compact
a X-brace podes sempre ir a BMW

Enviado: 25 nov 2008, 09:54
por metale
Precisamente, a x-brace manda-se vir da bmw, junto com o material necessário que podes ver aqui:
http://www.understeer.com/xbrace.shtml
Montar, o melhor é levar a uma oficina que tenha elevador, e se possível, ferramentas próprias (ou na própria BMW). Ficou-me em 170 euros com montagem.
Amortecedores aconselho bilstein, mas acho melhor decidires primeiro o que queres de molas, porque se quiseres rebaixar/enrijar mais tarde, tens de mudar de amortecedores outra vez.
Se não quiseres rebaixar, mete só uns bilstein b4 (já são a gás), ficaram-me em 500 euros com montagem
Se quiseres rebaixar, compra umas molas H&R sport (são as que aconselho, mas podes escolher outras) e uns bilstein b6 (que neste caso já vão custar uns 700 euros).
Enviado: 30 nov 2008, 19:22
por Oliveira Dinis
Eu tirei o meu estrangulador de admissão e sinceramente ficou bem melhor, no dia seguinte comprei o filtro de origem e sem pedir mto do motor k é frakinho ficou á maneira...tb ja n tinha kat.
Re: dicas para 318 tds
Enviado: 09 jan 2009, 15:45
por BarroZo
a quem tenha o 318 tds aconselho mesmo meter chip ou box... no meu caso meti a pouco tempo chip e o carro realmente fica BASTANTE melhor... ah tenham atenção aos vossos aceleradores pois penso que estes carros teem um prob no acelerador.
Re: dicas para 318 tds
Enviado: 12 jan 2009, 09:00
por metale
BarroZo Escreveu:ah tenham atenção aos vossos aceleradores pois penso que estes carros teem um prob no acelerador.
Como assim? Nunca ouvi falar em nada, e o meu já conta com 195.000kms. Mudei-lhe foi uma vez a mola de retorno do acelerador, estava-se a começar a notar perra, mas foi um arranjo barato.
Re: dicas para 318 tds
Enviado: 12 jan 2009, 09:40
por Rui_318TDS
metale Escreveu:BarroZo Escreveu:ah tenham atenção aos vossos aceleradores pois penso que estes carros teem um prob no acelerador.
Como assim? Nunca ouvi falar em nada, e o meu já conta com 195.000kms. Mudei-lhe foi uma vez a mola de retorno do acelerador, estava-se a começar a notar perra, mas foi um arranjo barato.
Também não tenho conhecimento desses problemas, só se for no sensor de posição do acelerador, pois o acelerador é electrónico.
Cump
Re: dicas para 318 tds
Enviado: 12 jan 2009, 15:51
por dimoki
falo por mim que nunca me deu problemas e ja vai em 8500km .. so um xiar no inicio, meti lub. ficou como novo.. até agora nada.. pessoal, tenho andado com algum tempo vou comecar a fazer algumas das mods dps vou dizendo algo, mais uma x obrigado a todos ! :winner :fixe
Re: dicas para 318 tds
Enviado: 12 jan 2009, 17:05
por BarroZo
pelo menos no meu em baixas rotacoes e em certas situacoes dou acelerador e ele nao corresponde so passado 2/3seg... agora com chip faz menos vezes mas ainda faz algumas vezes, eu andei a perguntar e disseram-me que o acelerador tinha um prob e era normal nestes carros.