Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...
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Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...
Boas,
Comentem quais as vantagens e já agora também desvantagens dos BMW´s terem na maioria tracção traseira como o meu por exemplo, E46 320D.
Hasta
Comentem quais as vantagens e já agora também desvantagens dos BMW´s terem na maioria tracção traseira como o meu por exemplo, E46 320D.
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- pedrosousa
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Re: Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...
Comportamento!
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Re: Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...
Diversão....
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Re: Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...
Vantagem, atravessadelas quando nos queremos divertir um bocado
I'm joking 
Ajuda na saída das curvas a melhorar a trajectória, obrigando o carro a caminhar para dentro da curva ao contrário dos tracção à frente!


Ajuda na saída das curvas a melhorar a trajectória, obrigando o carro a caminhar para dentro da curva ao contrário dos tracção à frente!
- Andresilva
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Re: Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...
Todas.... :lol1
Á parte da tracção á frente ser para betinhos!!!!!! :lol1
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- samuel_20_
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Re: Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...
eheh
faz la isto com um audi 3.0tdi (ou o raiu que o parta)?!!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=KVtL4mkCjTk[/youtube][youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fdSZXARq_0o[/youtube]
:lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw
faz la isto com um audi 3.0tdi (ou o raiu que o parta)?!!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=KVtL4mkCjTk[/youtube][youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fdSZXARq_0o[/youtube]
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- richardcop
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Re: Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...
São muitas mais vantagens do que desvantagens. Existem muitos factores importantes. Por exemplo quanto mais íngreme for uma subida e mais carregado o carro, maior a vantagem da tração traseira, isto tem a ver com o deslocamento de peso do veículo para trás em movimento. A tração traseira permite também transmitir melhor uma potência elevada em acelerações, sendo por isso a preferida em modelos desportivos e de competição. A divisão de tarefas entre os eixos também é conveniente, gerando desgaste mais equilibrado entre os quatro pneus e facilitando a saída em estradas de baixa aderência.
Mas nem tudo é vantagem. O uso do motor dianteiro e tração traseira requer o uso do veio de transmissão (cardã), que representa maior peso e menor espaço interno, pois passa sob o chão do carro. Também amplia as perdas na transmissão, com reflexo no desempenho e consumo.
E claro que a tração traseira é muito mais divertida, principalmente se houver bastante potência. O meu 136cv já dá para fazer qualquer coisinha, mas imagino um M3
:lovebmw
Mas nem tudo é vantagem. O uso do motor dianteiro e tração traseira requer o uso do veio de transmissão (cardã), que representa maior peso e menor espaço interno, pois passa sob o chão do carro. Também amplia as perdas na transmissão, com reflexo no desempenho e consumo.
E claro que a tração traseira é muito mais divertida, principalmente se houver bastante potência. O meu 136cv já dá para fazer qualquer coisinha, mas imagino um M3

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- dani_320d
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Re: Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...
a unica desvantagem é a chuva de resto nao vejo mais desvantagens :lol1
mas é quando me atrevo a brincar mais :lol1
mas é quando me atrevo a brincar mais :lol1
- richardcop
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- O meu Carro:: BMW 520da E60 - 2008/01
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Re: Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...
Pois, é quando se pode aproveitar para umas brincadeiras sem gastar tanto pneu 

- pedrosousa
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Re: Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...
A maior desvantagem é ser muito menos seguro que o tracção à frente, pois é muito mais imprevisivel...
- samuel_20_
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Re: Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...
a questão aki da segurança é mt relativa pk a muitas variaveis que influenciam a segurança dum carro a começar pelo propio condutor, o carro em si, a qualidade dos pneus, etc...
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- HangaS
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Re: Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...
Transmito-vos o que me foi dito na formação de condução da BMW na alemanha e que confirma aquilo que quase todos os que gostamos de BMWs já sabemos há muito tempo. Falamos um bocado sobre isso na aula teorica e resumindo é isto:
Tracção Dianteira:
Vantagem:
- Montagem mais compacta de todo o sistema de transmissão, o que permite mais espaço livre para o habitáculo principalmente em carros mais curtos.
- Esta montagem do motor e transmissão no eixo da frente, traduz-se numa distribuição de peso com mais incindencia na frente e na ordem dos 60/40, o que lhe dá uma vantagem em piso escorregadio (gelo e neve)
-São carros com mais tendencia para o understeer, que é uma situação muito mais fácil de controlar por um condutor inesperiente.
Desvantagem:
Esta mesma distribuição dá um carro pouco equilibrado e com bastante menos "handling".
Tem severas limitações em carros mais pontentes, visto que é complicado fazer mecanica que permita ter a direcção e tracção na mesma roda e que aguente potencias acima dos 200HP.
Tracção Traseira:
Vantagem:
-Permite uma melhor distribuição do peso o que torna o carro muito mais equilibrado. A BMW faz mesmo questão que o carro tenha uma distribução de 50/50 e com o centro de gravidade localizado no meio do carro (mais ou menos junto ao travao de mao) para tenha um feeling mais "natural" para o condutor.
Ter 2 rodas dedicadas à viragem e outras duas dedicadas à tracção permite fazer transmissões que aguentem facilmente potencias muito superiores a 200HP
Desvantagem:
São carros com mais tendencia ao oversteer, principalmente em condições de gelo e neve, que é uma situação que requer alguma experiência do condutor para a controlar. No entanto os sistemas electronicos como o DSC praticamente eliminam esse "problema" ao evitar as situações de oversteer, ou transformá-las em understeer.
Nota histórica: No inicio quase todos os carros eram de tracção traseira mas depois devido a primeira crise do petroleo nos anos 70 as marcas procuraram fazer carros mais compactos, e viraram-se para a tracção dianteira. No entanto a BMW optou nao abandonar o RWD e recentemente cada vez mais marcas se começam a virar também para o RWD.. por isso pode-se dizer que a BMW sempre esteve certa, e que o FWD foi apenas um comprimisso durante uma situaçao de crise.
Tracção Dianteira:
Vantagem:
- Montagem mais compacta de todo o sistema de transmissão, o que permite mais espaço livre para o habitáculo principalmente em carros mais curtos.
- Esta montagem do motor e transmissão no eixo da frente, traduz-se numa distribuição de peso com mais incindencia na frente e na ordem dos 60/40, o que lhe dá uma vantagem em piso escorregadio (gelo e neve)
-São carros com mais tendencia para o understeer, que é uma situação muito mais fácil de controlar por um condutor inesperiente.
Desvantagem:
Esta mesma distribuição dá um carro pouco equilibrado e com bastante menos "handling".
Tem severas limitações em carros mais pontentes, visto que é complicado fazer mecanica que permita ter a direcção e tracção na mesma roda e que aguente potencias acima dos 200HP.
Tracção Traseira:
Vantagem:
-Permite uma melhor distribuição do peso o que torna o carro muito mais equilibrado. A BMW faz mesmo questão que o carro tenha uma distribução de 50/50 e com o centro de gravidade localizado no meio do carro (mais ou menos junto ao travao de mao) para tenha um feeling mais "natural" para o condutor.
Ter 2 rodas dedicadas à viragem e outras duas dedicadas à tracção permite fazer transmissões que aguentem facilmente potencias muito superiores a 200HP
Desvantagem:
São carros com mais tendencia ao oversteer, principalmente em condições de gelo e neve, que é uma situação que requer alguma experiência do condutor para a controlar. No entanto os sistemas electronicos como o DSC praticamente eliminam esse "problema" ao evitar as situações de oversteer, ou transformá-las em understeer.
Nota histórica: No inicio quase todos os carros eram de tracção traseira mas depois devido a primeira crise do petroleo nos anos 70 as marcas procuraram fazer carros mais compactos, e viraram-se para a tracção dianteira. No entanto a BMW optou nao abandonar o RWD e recentemente cada vez mais marcas se começam a virar também para o RWD.. por isso pode-se dizer que a BMW sempre esteve certa, e que o FWD foi apenas um comprimisso durante uma situaçao de crise.

- pedrosousa
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Re: Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...
Não vás pelo condutor, nem todos são ases e é SEMPRE mais dificil recuperar um carro a fugir de traseiro do que de frente... O motivo pelo qual muitas marcas passaram para tracção à frente foi mesmo a questão da segurança!samuel_20_ Escreveu:a questão aki da segurança é mt relativa pk a muitas variaveis que influenciam a segurança dum carro a começar pelo propio condutor, o carro em si, a qualidade dos pneus, etc...
-- Quinta Ago 13, 2009 9:43 pm --
HangaS, o DSC é o que torna isto muito seguro

- Andre R
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Re: Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...
Não vás pelo condutor, nem todos são ases e é SEMPRE mais dificil recuperar um carro a fugir de traseiro do que de frente... O motivo pelo qual muitas marcas passaram para tracção à frente foi mesmo a questão da segurança!
-- Quinta Ago 13, 2009 9:43 pm --
HangaS, o DSC é o que torna isto muito seguro
[/quote]
Bem dito :fixe
-- Quinta Ago 13, 2009 9:43 pm --
HangaS, o DSC é o que torna isto muito seguro

Bem dito :fixe
- HangaS
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Re: Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...
Por acaso nessa formação fiquei impressionado com o DSC. Primeiro porque na altura só tinha o E36 316i que não tem nada dessas coisaspedrosousa Escreveu:
HangaS, o DSC é o que torna isto muito seguro

Fizemos alguns exercicios num E90 com e sem DSC.. e ...aquilo é mágico!

Por exemplo, quando fizemos os exercicios de under e oversteer, e principalmente este último, em que tinhamos que andar a fazer power slide numa "rotunda" de pinos molhada, era abismal tanto a facilidade com que o bicho (330i) se atravessava quando lhe davas em 1ª ou 2ª de pé a fundo sem DSC, como a facilidade com que se segurava com o DSC exactamente na mesma situação. Inclusive depois de andarmos prali a curtir a fazer os powerslides, dois carros ao mesmo tempo desfasados 180º, o instrutor diz-nos (via radio) "agora voltem a ligar o DSC e tentem apanhar o gajo que esta a vossa frente!" Fiquei parvo como aquilo consegue fazer com que uma estupidez como fazer uma rotunda molhada num 330i em 1ª de pé a fundo seja tão seguro e suave!
(fotos aqui: http://hangas.blogspot.com/)
Devo acrescentar que mais tarde fiz uma outra formação parecida cá em Portugal no kartódromo do Bombarral com Renault Lagunas e Meganes e como é obvio não tem nada a ver!!