Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

nlg
Membro Senior
Registado: 30 jun 2009, 12:42
O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009

Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...

Mensagem por nlg »

Boas,

Comentem quais as vantagens e já agora também desvantagens dos BMW´s terem na maioria tracção traseira como o meu por exemplo, E46 320D.
Hasta

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Re: Vantagens dos BMW´s terem tracção traseira...

Mensagem por pedrosousa »

Comportamento!
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Argozelo
Membro Junior
Registado: 20 ago 2006, 19:38
O meu Carro:: BMW 525D F10 2013/09
Contacto:

Mensagem por Argozelo »

Diversão....

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Vantagem, atravessadelas quando nos queremos divertir um bocado ;) I'm joking :D

Ajuda na saída das curvas a melhorar a trajectória, obrigando o carro a caminhar para dentro da curva ao contrário dos tracção à frente!
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

Andresilva
Membro Juvenil
Registado: 16 mai 2009, 21:09
O meu Carro:: 95' E36 318 Tds

Mensagem por Andresilva »

Todas.... :lol1

Á parte da tracção á frente ser para betinhos!!!!!! :lol1

samuel_20_
Membro Senior
Registado: 07 mar 2009, 01:07
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996

Mensagem por samuel_20_ »

eheh

faz la isto com um audi 3.0tdi (ou o raiu que o parta)?!!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=KVtL4mkCjTk[/youtube][youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fdSZXARq_0o[/youtube]
:lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw :lovebmw

richardcop
Membro Junior
Registado: 27 abr 2008, 22:23
O meu Carro:: BMW 520da E60 - 2008/01

Mensagem por richardcop »

São muitas mais vantagens do que desvantagens. Existem muitos factores importantes. Por exemplo quanto mais íngreme for uma subida e mais carregado o carro, maior a vantagem da tração traseira, isto tem a ver com o deslocamento de peso do veículo para trás em movimento. A tração traseira permite também transmitir melhor uma potência elevada em acelerações, sendo por isso a preferida em modelos desportivos e de competição. A divisão de tarefas entre os eixos também é conveniente, gerando desgaste mais equilibrado entre os quatro pneus e facilitando a saída em estradas de baixa aderência.
Mas nem tudo é vantagem. O uso do motor dianteiro e tração traseira requer o uso do veio de transmissão (cardã), que representa maior peso e menor espaço interno, pois passa sob o chão do carro. Também amplia as perdas na transmissão, com reflexo no desempenho e consumo.
E claro que a tração traseira é muito mais divertida, principalmente se houver bastante potência. O meu 136cv já dá para fazer qualquer coisinha, mas imagino um M3 :driving
:lovebmw
Imagem

dani_320d
Membro Senior
Registado: 02 abr 2009, 03:23
O meu Carro:: ///M3 E36 & opel astra

Mensagem por dani_320d »

a unica desvantagem é a chuva de resto nao vejo mais desvantagens :lol1

mas é quando me atrevo a brincar mais :lol1

richardcop
Membro Junior
Registado: 27 abr 2008, 22:23
O meu Carro:: BMW 520da E60 - 2008/01

Mensagem por richardcop »

Pois, é quando se pode aproveitar para umas brincadeiras sem gastar tanto pneu :)
Imagem

pedrosousa
Membro Gold

A maior desvantagem é ser muito menos seguro que o tracção à frente, pois é muito mais imprevisivel...

samuel_20_
Membro Senior
Registado: 07 mar 2009, 01:07
O meu Carro:: BMW 318is E36 - 10/1996

Mensagem por samuel_20_ »

a questão aki da segurança é mt relativa pk a muitas variaveis que influenciam a segurança dum carro a começar pelo propio condutor, o carro em si, a qualidade dos pneus, etc...

HangaS
Membro Juvenil
Registado: 01 jul 2009, 14:31
O meu Carro:: BMW 318i E46 - '02
Contacto:

Mensagem por HangaS »

Transmito-vos o que me foi dito na formação de condução da BMW na alemanha e que confirma aquilo que quase todos os que gostamos de BMWs já sabemos há muito tempo. Falamos um bocado sobre isso na aula teorica e resumindo é isto:

Tracção Dianteira:

Vantagem:
- Montagem mais compacta de todo o sistema de transmissão, o que permite mais espaço livre para o habitáculo principalmente em carros mais curtos.
- Esta montagem do motor e transmissão no eixo da frente, traduz-se numa distribuição de peso com mais incindencia na frente e na ordem dos 60/40, o que lhe dá uma vantagem em piso escorregadio (gelo e neve)
-São carros com mais tendencia para o understeer, que é uma situação muito mais fácil de controlar por um condutor inesperiente.

Desvantagem:
Esta mesma distribuição dá um carro pouco equilibrado e com bastante menos "handling".
Tem severas limitações em carros mais pontentes, visto que é complicado fazer mecanica que permita ter a direcção e tracção na mesma roda e que aguente potencias acima dos 200HP.

Tracção Traseira:
Vantagem:

-Permite uma melhor distribuição do peso o que torna o carro muito mais equilibrado. A BMW faz mesmo questão que o carro tenha uma distribução de 50/50 e com o centro de gravidade localizado no meio do carro (mais ou menos junto ao travao de mao) para tenha um feeling mais "natural" para o condutor.

Ter 2 rodas dedicadas à viragem e outras duas dedicadas à tracção permite fazer transmissões que aguentem facilmente potencias muito superiores a 200HP

Desvantagem:
São carros com mais tendencia ao oversteer, principalmente em condições de gelo e neve, que é uma situação que requer alguma experiência do condutor para a controlar. No entanto os sistemas electronicos como o DSC praticamente eliminam esse "problema" ao evitar as situações de oversteer, ou transformá-las em understeer.

Nota histórica: No inicio quase todos os carros eram de tracção traseira mas depois devido a primeira crise do petroleo nos anos 70 as marcas procuraram fazer carros mais compactos, e viraram-se para a tracção dianteira. No entanto a BMW optou nao abandonar o RWD e recentemente cada vez mais marcas se começam a virar também para o RWD.. por isso pode-se dizer que a BMW sempre esteve certa, e que o FWD foi apenas um comprimisso durante uma situaçao de crise. :)
Imagem

Imagem

pedrosousa
Membro Gold

samuel_20_ Escreveu:a questão aki da segurança é mt relativa pk a muitas variaveis que influenciam a segurança dum carro a começar pelo propio condutor, o carro em si, a qualidade dos pneus, etc...
Não vás pelo condutor, nem todos são ases e é SEMPRE mais dificil recuperar um carro a fugir de traseiro do que de frente... O motivo pelo qual muitas marcas passaram para tracção à frente foi mesmo a questão da segurança!

-- Quinta Ago 13, 2009 9:43 pm --

HangaS, o DSC é o que torna isto muito seguro :D

Andre R
Membro Juvenil
Registado: 21 jan 2009, 13:37
O meu Carro:: BMW 318is e36 coupé

Mensagem por Andre R »

Não vás pelo condutor, nem todos são ases e é SEMPRE mais dificil recuperar um carro a fugir de traseiro do que de frente... O motivo pelo qual muitas marcas passaram para tracção à frente foi mesmo a questão da segurança!

-- Quinta Ago 13, 2009 9:43 pm --

HangaS, o DSC é o que torna isto muito seguro :D[/quote]

Bem dito :fixe

HangaS
Membro Juvenil
Registado: 01 jul 2009, 14:31
O meu Carro:: BMW 318i E46 - '02
Contacto:

Mensagem por HangaS »

pedrosousa Escreveu:
HangaS, o DSC é o que torna isto muito seguro :D
Por acaso nessa formação fiquei impressionado com o DSC. Primeiro porque na altura só tinha o E36 316i que não tem nada dessas coisas :)

Fizemos alguns exercicios num E90 com e sem DSC.. e ...aquilo é mágico! :D

Por exemplo, quando fizemos os exercicios de under e oversteer, e principalmente este último, em que tinhamos que andar a fazer power slide numa "rotunda" de pinos molhada, era abismal tanto a facilidade com que o bicho (330i) se atravessava quando lhe davas em 1ª ou 2ª de pé a fundo sem DSC, como a facilidade com que se segurava com o DSC exactamente na mesma situação. Inclusive depois de andarmos prali a curtir a fazer os powerslides, dois carros ao mesmo tempo desfasados 180º, o instrutor diz-nos (via radio) "agora voltem a ligar o DSC e tentem apanhar o gajo que esta a vossa frente!" Fiquei parvo como aquilo consegue fazer com que uma estupidez como fazer uma rotunda molhada num 330i em 1ª de pé a fundo seja tão seguro e suave!

(fotos aqui: http://hangas.blogspot.com/)

Devo acrescentar que mais tarde fiz uma outra formação parecida cá em Portugal no kartódromo do Bombarral com Renault Lagunas e Meganes e como é obvio não tem nada a ver!!
Imagem

Imagem

Responder

Voltar para “Série 3”