"Estilo de conduçao" expliquei-me o que acham e se faço bem.

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

tiago_pais
Membro Iniciado
Registado: 08 fev 2008, 20:00
Contacto:

"Estilo de conduçao" expliquei-me o que acham e se faço bem.

Mensagem por tiago_pais »

Bem pessoal eu abri este topico pra comentar o meu estilo de conduçao porque como se diz bem e verdade quando se tira a carta NAO SE SABE CONDUZIR apenas temos uma licença que nos permite conduzir ...

Bem eu sou um jovem MUITOOO poupadinho e agora vou ficar com o E46 do meu pai de 2000 (unico dono) com 240 mil km e eu sempre que ando com ele "pra ja so aos fins de semana" tenho um estilo de conduçao que eu acho poupado mas será que nao faz mal ao carro??

Eu NUNCA passo das 2300 rotaçoes por minuto (pra nao puxar/consumir/estragar) so se for uma subida ai sim dou mais gaz, mas será que esxiste problema em o carro andar em plano a 1600 rotaçoes por minuto ?? será que ta a esforçar outra peça por andar em baixas?? eu nao noto nada a nao ser a subir ai sim tenho que meter uma abaixo!

Bem com este topico quero saber os vossos estilos de conduçao quero que comentei o meu ... e pronto tou aqui pa aprender ;)

Cumprimentos de um futuro condutor :lovebmw

P.s; reparo muitas vez no ponteiro dos consumos e kuando as vezes mudo de mudança cedo demais depois ele faz um esforço adicional para se aguentar com essa mudança e ai vê-se os consumos a aumentar será que se puxar um bocadinho mais a mudança mais pekena consigo fazer um melhor consumo? e nao estragar??

ADORO este carro gosto tanto dele que me dá pena de andar com ele na cidade humm isto nas autoestradas e que me da prazer humm CONFORTO SEGURANÇA e velocidade (em auto-estrada sim PUXO por ele e faço viagens a 140klm/h e devez em kuando la se puxa.......... )

É de referir que este carro com 240 mil kilometros e agora em janeiro faz 10 anos TEM A BATERIA DE ORIGEM e o unico problema que teve foi um injector que foi a vida... e sempre teve um ruidos parasitas nos vidros....

moreira_89
Membro Gold
Registado: 08 jun 2009, 12:50
O meu Carro:: BMW 320d E46 99/03 E92 320d 2011/06

Re: "Estilo de conduçao" expliquei-me o que acham e se faço bem.

Mensagem por moreira_89 »

se andares devagar consome menos tipo 70 80 é um carro bastante económico. não te preocupes com as rotações. lembrar-te só quando ás vezes puxares pelo carro e parares não desligues logo o carro deixa-o trabalhar um bocado por causo turbo e afins
BMW pelo prazer de conduzir

Imagem

Moreira_89 E92 viewtopic.php?f=1&t=59596
Moreira_89 E46 viewtopic.php?f=1&t=36738

ovokinder
Membro Iniciado
Registado: 11 jul 2009, 05:43
O meu Carro:: BMW 320d E46 LCI Sedan '04

Mensagem por ovokinder »

Não deves andar regularmente com isso em RPM tão baixas.
Se está de origem, tem a EGR a funcionar o que faz com que antes das 3k RPM o carro recircule os gases de escape - isto mantém as temperaturas do motor mais baixas e reduz a poluição mas faz mal ao carro porque 'tá a mandar ar "porco" outra vez para o motor.
O meu carro tinha o turbo todo cheio de carvão porque o dono anterior não puxava por ele... Esticá-los só lhes faz bem à saúde, desde que isso não seja feito com o motor a frio.

É particularmente mau se vais a 1600 rpm e mandas prego a fundo, porque estás a forçar a embraiagem mas estando de stock e sendo um 136cv também não é por aí que ela rebenta.

Esse carro, de falha grave só mesmo a bomba injectora, porque de resto é rijo. O motor e turbo aguentam pancada.

Conselhos para lhe dar mais uns anitos de vida (coisas que aprendi aqui pelo fórum, espero não 'tar a mandar nenhuma calinada):
- Nunca mandar prego a fundo antes das 2000 e poucas (pico do binário do carro) p'ra não dar cabo da embraiagem, mais vale baixar mudança que não é vergonha nenhuma;
- Não andar a puxar por ele com o motor a frio, pela razão óbvia de o óleo não estar bem espalhado e o motor ainda não ter atingido a temperatura de serviço;
- Não fazer viagens longas em AE sempre a fundo, que matas o turbo;
- Depois de viagens longas, deixar o carro a trabalhar ao ralenti algum tempo (2 min).

Fora isso, é dar-lhe gás que é o que ele gosta :)

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

Ando regularmente entre as 1400 e as 2000 sem problemas. Mas também regularmente lhe "estico as pernas" bem até lá acima. No fundo uso toda a gama de rotações, mas se for a uma velocidade constante normalmente vou abaixo do pico do binário. Se precisar de acelerar a fundo, meto mudanças abaixo.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

ovokinder Escreveu:- Depois de viagens longas, deixar o carro a trabalhar ao ralenti algum tempo (2 min).
Em vez disso, prefiro abrandar muito o ritmo 3 ou 4 km de onde sei que vou parar.. Mas pronto, cada um usa o seu método. Até ver tenho-me dado bem e estou com uns cavalitos extra. 8)

Ah e só faço isso se na viagem vier a dar calor.. A andar normalmente não é preciso, mesmo que a viagem seja grande.
Imagem

MarcosFonseca
Membro Gold
Registado: 12 out 2008, 01:42
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/01

Mensagem por MarcosFonseca »

eu tambem costumo abrandar um bocado quando sei que vou parar, e depois já nao fico tanto tempo ao relantin... tiago_pais, isso é nos primeiros tempos...depois vais andar sempre pé a fundo..

lol...

eu por vezes em plano tambem deixo o carro ir...como o pé ligeiramente a pisar no pedal..e nao me parece que faça mal...

mas tambem tive essa duvida, e os expertes que me digam, como mais ao menos as 2000rpm o turbo entra, e se o carro for sempre entre 1700rpm e as 2300rpm (por exemplo) isto desgasta o turbo por estar sempre a "entrar"?
Marcos Fonseca
320d e46 My PrOjEkT

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

Tanto quanto sei, o turbo nunca se desliga por completo. Abaixo das 2000 simplesmente não vai a fazer efeito nenhum que se sinta. No entanto, às 2000 não só começa a fazer algum efeito, como também sentimos o desligar da EGR e a electrónica a começar a aproveitar-se disso, tudo junto.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

Não faz mal nenhum.. O turbo nunca "entra", simplesmente há uma faixa de rotação onde a sua inércia faz com que não rode o suficiente para fazer pressão "que se veja". Andado em rpms muito baixas e sem pisar muito o pior que pode acontecer é a geometria prender por mexer pouco, por isso é que n faz mal nenhum mandar umas puxadas valentes de vez em quando.
Imagem

tiago_pais
Membro Iniciado
Contacto:

XIII pessoal muito obrigado pelas dicas, tenho muito pra aprender, mas marcos fonseca disses-te que so agora que acabei de tirar a carta é que ando devagar na verdade (eu sou de carcavelos) e as vezes na CRIL por exemplo gosto de puxar pelo menino MAS BOLAS LA SE VAO OS MEUS consumos maravilhosos.... por isso prefiro fazer a marginal a 62km/h de 4ª e la vou eu..... (e por vezes desengato nas descidas quando veijo que nao meto em perigo ninguem mesmo sabendo que ele engatado consome menos do que desengatado)

MUITO obrigado pelas dicas ;)

outra pergunta VC'S vêm o oleo do motor?? o meu pai NUNCA vê so kuando vai a inspeçao é que o mecanico muda... nao será um comportamento de risco este comportamento do meu pai??

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

tiago_pais Escreveu:e por vezes desengato nas descidas quando veijo que nao meto em perigo ninguem mesmo sabendo que ele engatado consome menos do que desengatado
Isso é que eu não aconselho nada............................ por mais que uma razão.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

moreira_89
Membro Gold
Registado: 08 jun 2009, 12:50
O meu Carro:: BMW 320d E46 99/03 E92 320d 2011/06

Mensagem por moreira_89 »

só vejo quando o carro está em plano e está sempre impecável faço mudas de 22500kms
BMW pelo prazer de conduzir

Imagem

Moreira_89 E92 viewtopic.php?f=1&t=59596
Moreira_89 E46 viewtopic.php?f=1&t=36738

gt1progman
Membro Senior
Registado: 18 jan 2007, 21:29

Mensagem por gt1progman »

O meu conselho é para parares de conduzir como um velho de 80 anos e aprenderes a conduzir como um homenzinho sensato ;)
puxar demais estraga e andar demasiado devagar ou em baixa rotação também não trás beneficios nenhuns... mais tarde pagas por isso.
PS: se tens pena de andar em cidade então anda de transportes !!! os carros foram feitos pra servir as pessoas e não o contrario.

jpsilence
Membro Gold
Registado: 08 abr 2009, 20:14
O meu Carro:: BMW 316i E36 - 1995/05

Mensagem por jpsilence »

Na minha opinião não tens que fazer do carro teu escravo e andar sempre a dar-lhe calor, mas....
Também não tens que ser escravo dele e não andar para não estragar.

O carro foi feito para ser usado, um dia precisas de uma resposta mais rápida da parte dele e ele não responde por falta de hábito...
Há o 8 e o 80, porque não te ficas pelos 40-50?? lol

Tudo depende claro da experiência de condução, kms, dicas, etc etc, mas aos poucos tu e essa máquina passam a responder quase sintonizados.

Cumps
O meu projecto - '95 316i - e36 blue M - Impossible is nothing!

New signature to come

tiago_pais
Membro Iniciado
Contacto:

obrigado eu nao me queixo alias faço consumos maravilhosos mas sim noto que quando preciso puxar la tem de ir uma abaixo eu ADORO conduzir rapido mas nao gosto de "gastar" o carro logo so ando rapido em auto-estrada xego a ir de lisboa a viseu sem carregar uma unica vez no pedal do travao a nao ser uma ou outra vez na IP3 tenho uma conduçao muito poupada

Mas como o gt1progman disse tenho de para d conduzir a velho de 80 anos eu ate na marginal vou de cruise control de 4ª a 62km/h mas pronto ja vi que nao faz mal tinha medo de tar a estragar por andar em baixas ... eu dou-lhe calor nas AE´s e nas CRIL's ou nas CREL's

mas obrigado pelos comentarios...

Oque eu queria mesmo era andar depressa ... MAS SEM CONSUMIR... ja ha omoletes sem ovos??

Cumprimentos ;)

Mas tbm digo que quando se puxa pelos poucos 136cv um gaijo ate se eskeçe dos consumos e pra mim akeles 136 cv pareçem 420cv lol gosto muito de puxar pela maquina ... mas... sou jovem e o dinheiro nao abunda ....

nlg
Membro Senior
Registado: 30 jun 2009, 12:42
O meu Carro:: BMW Série 3 E90-320d(177cv)03/2009

Mensagem por nlg »

tiago_pais Escreveu:obrigado eu nao me queixo alias faço consumos maravilhosos mas sim noto que quando preciso puxar la tem de ir uma abaixo eu ADORO conduzir rapido mas nao gosto de "gastar" o carro logo so ando rapido em auto-estrada xego a ir de lisboa a viseu sem carregar uma unica vez no pedal do travao a nao ser uma ou outra vez na IP3 tenho uma conduçao muito poupada

Mas como o gt1progman disse tenho de para d conduzir a velho de 80 anos eu ate na marginal vou de cruise control de 4ª a 62km/h mas pronto ja vi que nao faz mal tinha medo de tar a estragar por andar em baixas ... eu dou-lhe calor nas AE´s e nas CRIL's ou nas CREL's

mas obrigado pelos comentarios...

Oque eu queria mesmo era andar depressa ... MAS SEM CONSUMIR... ja ha omoletes sem ovos??

Cumprimentos ;)

Mas tbm digo que quando se puxa pelos poucos 136cv um gaijo ate se eskeçe dos consumos e pra mim akeles 136 cv pareçem 420cv lol gosto muito de puxar pela maquina ... mas... sou jovem e o dinheiro nao abunda ....

136 cv poucos???? Bem bom ainda há por aí mts carros mais recentes com 110 cv e 115 cv carissimos e não têm a ponta final que tem o BMW.
Tb tenho um 136 cv e qd puxo parece que voa mas é preciso por vezes puxar por ele em rotação abaixo das 3000 rpm. Acima disso geralmente é só pisar que responde e volta responder, carro que em alta 3000 a 4000 rpm dá cartas a muitos. O que lixa um pouco é ele ser um carro pesado comparado com alguns TDI´s pequenos.
Mas tb digo para estradas que temos e tráfego os 136 cv chega e sobra. Nota diferenças brutais é em subidas e ultrapassagens e ainda mais que venho de um Opel Corsa de 1997 com 1.2. que o tive durante 11 anos.
Cpts..

-- Terça Dez 08, 2009 6:36 pm --

E depois é um carro que dá para acelerar um pouco e nem por isso os consumos são maus.

Responder

Voltar para “Série 3”