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"Estilo de conduçao" expliquei-me o que acham e se faço bem.
Enviado: 07 dez 2009, 19:40
por tiago_pais
Bem pessoal eu abri este topico pra comentar o meu estilo de conduçao porque como se diz bem e verdade quando se tira a carta NAO SE SABE CONDUZIR apenas temos uma licença que nos permite conduzir ...
Bem eu sou um jovem MUITOOO poupadinho e agora vou ficar com o E46 do meu pai de 2000 (unico dono) com 240 mil km e eu sempre que ando com ele "pra ja so aos fins de semana" tenho um estilo de conduçao que eu acho poupado mas será que nao faz mal ao carro??
Eu NUNCA passo das 2300 rotaçoes por minuto (pra nao puxar/consumir/estragar) so se for uma subida ai sim dou mais gaz, mas será que esxiste problema em o carro andar em plano a 1600 rotaçoes por minuto ?? será que ta a esforçar outra peça por andar em baixas?? eu nao noto nada a nao ser a subir ai sim tenho que meter uma abaixo!
Bem com este topico quero saber os vossos estilos de conduçao quero que comentei o meu ... e pronto tou aqui pa aprender
Cumprimentos de um futuro condutor :lovebmw
P.s; reparo muitas vez no ponteiro dos consumos e kuando as vezes mudo de mudança cedo demais depois ele faz um esforço adicional para se aguentar com essa mudança e ai vê-se os consumos a aumentar será que se puxar um bocadinho mais a mudança mais pekena consigo fazer um melhor consumo? e nao estragar??
ADORO este carro gosto tanto dele que me dá pena de andar com ele na cidade humm isto nas autoestradas e que me da prazer humm CONFORTO SEGURANÇA e velocidade (em auto-estrada sim PUXO por ele e faço viagens a 140klm/h e devez em kuando la se puxa.......... )
É de referir que este carro com 240 mil kilometros e agora em janeiro faz 10 anos TEM A BATERIA DE ORIGEM e o unico problema que teve foi um injector que foi a vida... e sempre teve um ruidos parasitas nos vidros....
Re: "Estilo de conduçao" expliquei-me o que acham e se faço bem.
Enviado: 07 dez 2009, 20:53
por moreira_89
se andares devagar consome menos tipo 70 80 é um carro bastante económico. não te preocupes com as rotações. lembrar-te só quando ás vezes puxares pelo carro e parares não desligues logo o carro deixa-o trabalhar um bocado por causo turbo e afins
Re: "Estilo de conduçao" expliquei-me o que acham e se faço bem.
Enviado: 07 dez 2009, 21:06
por ovokinder
Não deves andar regularmente com isso em RPM tão baixas.
Se está de origem, tem a EGR a funcionar o que faz com que antes das 3k RPM o carro recircule os gases de escape - isto mantém as temperaturas do motor mais baixas e reduz a poluição mas faz mal ao carro porque 'tá a mandar ar "porco" outra vez para o motor.
O meu carro tinha o turbo todo cheio de carvão porque o dono anterior não puxava por ele... Esticá-los só lhes faz bem à saúde, desde que isso não seja feito com o motor a frio.
É particularmente mau se vais a 1600 rpm e mandas prego a fundo, porque estás a forçar a embraiagem mas estando de stock e sendo um 136cv também não é por aí que ela rebenta.
Esse carro, de falha grave só mesmo a bomba injectora, porque de resto é rijo. O motor e turbo aguentam pancada.
Conselhos para lhe dar mais uns anitos de vida (coisas que aprendi aqui pelo fórum, espero não 'tar a mandar nenhuma calinada):
- Nunca mandar prego a fundo antes das 2000 e poucas (pico do binário do carro) p'ra não dar cabo da embraiagem, mais vale baixar mudança que não é vergonha nenhuma;
- Não andar a puxar por ele com o motor a frio, pela razão óbvia de o óleo não estar bem espalhado e o motor ainda não ter atingido a temperatura de serviço;
- Não fazer viagens longas em AE sempre a fundo, que matas o turbo;
- Depois de viagens longas, deixar o carro a trabalhar ao ralenti algum tempo (2 min).
Fora isso, é dar-lhe gás que é o que ele gosta

Re: "Estilo de conduçao" expliquei-me o que acham e se faço bem.
Enviado: 07 dez 2009, 21:39
por metale
Ando regularmente entre as 1400 e as 2000 sem problemas. Mas também regularmente lhe "estico as pernas" bem até lá acima. No fundo uso toda a gama de rotações, mas se for a uma velocidade constante normalmente vou abaixo do pico do binário. Se precisar de acelerar a fundo, meto mudanças abaixo.
Re: "Estilo de conduçao" expliquei-me o que acham e se faço bem.
Enviado: 07 dez 2009, 21:44
por cap
ovokinder Escreveu:- Depois de viagens longas, deixar o carro a trabalhar ao ralenti algum tempo (2 min).
Em vez disso, prefiro abrandar muito o ritmo 3 ou 4 km de onde sei que vou parar.. Mas pronto, cada um usa o seu método. Até ver tenho-me dado bem e estou com uns cavalitos extra.
Ah e só faço isso se na viagem vier a dar calor.. A andar normalmente não é preciso, mesmo que a viagem seja grande.
Re: "Estilo de conduçao" expliquei-me o que acham e se faço bem.
Enviado: 07 dez 2009, 22:07
por MarcosFonseca
eu tambem costumo abrandar um bocado quando sei que vou parar, e depois já nao fico tanto tempo ao relantin... tiago_pais, isso é nos primeiros tempos...depois vais andar sempre pé a fundo..
lol...
eu por vezes em plano tambem deixo o carro ir...como o pé ligeiramente a pisar no pedal..e nao me parece que faça mal...
mas tambem tive essa duvida, e os expertes que me digam, como mais ao menos as 2000rpm o turbo entra, e se o carro for sempre entre 1700rpm e as 2300rpm (por exemplo) isto desgasta o turbo por estar sempre a "entrar"?
Re: "Estilo de conduçao" expliquei-me o que acham e se faço bem.
Enviado: 07 dez 2009, 22:11
por metale
Tanto quanto sei, o turbo nunca se desliga por completo. Abaixo das 2000 simplesmente não vai a fazer efeito nenhum que se sinta. No entanto, às 2000 não só começa a fazer algum efeito, como também sentimos o desligar da EGR e a electrónica a começar a aproveitar-se disso, tudo junto.
Re: "Estilo de conduçao" expliquei-me o que acham e se faço bem.
Enviado: 07 dez 2009, 22:40
por cap
Não faz mal nenhum.. O turbo nunca "entra", simplesmente há uma faixa de rotação onde a sua inércia faz com que não rode o suficiente para fazer pressão "que se veja". Andado em rpms muito baixas e sem pisar muito o pior que pode acontecer é a geometria prender por mexer pouco, por isso é que n faz mal nenhum mandar umas puxadas valentes de vez em quando.
Re: "Estilo de conduçao" expliquei-me o que acham e se faço bem.
Enviado: 08 dez 2009, 00:34
por tiago_pais
XIII pessoal muito obrigado pelas dicas, tenho muito pra aprender, mas marcos fonseca disses-te que so agora que acabei de tirar a carta é que ando devagar na verdade (eu sou de carcavelos) e as vezes na CRIL por exemplo gosto de puxar pelo menino MAS BOLAS LA SE VAO OS MEUS consumos maravilhosos.... por isso prefiro fazer a marginal a 62km/h de 4ª e la vou eu..... (e por vezes desengato nas descidas quando veijo que nao meto em perigo ninguem mesmo sabendo que ele engatado consome menos do que desengatado)
MUITO obrigado pelas dicas
outra pergunta VC'S vêm o oleo do motor?? o meu pai NUNCA vê so kuando vai a inspeçao é que o mecanico muda... nao será um comportamento de risco este comportamento do meu pai??
Re: "Estilo de conduçao" expliquei-me o que acham e se faço bem.
Enviado: 08 dez 2009, 00:39
por metale
tiago_pais Escreveu:e por vezes desengato nas descidas quando veijo que nao meto em perigo ninguem mesmo sabendo que ele engatado consome menos do que desengatado
Isso é que eu não aconselho nada............................ por mais que uma razão.
Re: "Estilo de conduçao" expliquei-me o que acham e se faço bem.
Enviado: 08 dez 2009, 00:40
por moreira_89
só vejo quando o carro está em plano e está sempre impecável faço mudas de 22500kms
Re: "Estilo de conduçao" expliquei-me o que acham e se faço bem.
Enviado: 08 dez 2009, 01:19
por gt1progman
O meu conselho é para parares de conduzir como um velho de 80 anos e aprenderes a conduzir como um homenzinho sensato
puxar demais estraga e andar demasiado devagar ou em baixa rotação também não trás beneficios nenhuns... mais tarde pagas por isso.
PS: se tens pena de andar em cidade então anda de transportes !!! os carros foram feitos pra servir as pessoas e não o contrario.
Re: "Estilo de conduçao" expliquei-me o que acham e se faço bem.
Enviado: 08 dez 2009, 16:05
por jpsilence
Na minha opinião não tens que fazer do carro teu escravo e andar sempre a dar-lhe calor, mas....
Também não tens que ser escravo dele e não andar para não estragar.
O carro foi feito para ser usado, um dia precisas de uma resposta mais rápida da parte dele e ele não responde por falta de hábito...
Há o 8 e o 80, porque não te ficas pelos 40-50?? lol
Tudo depende claro da experiência de condução, kms, dicas, etc etc, mas aos poucos tu e essa máquina passam a responder quase sintonizados.
Cumps
Re: "Estilo de conduçao" expliquei-me o que acham e se faço bem.
Enviado: 08 dez 2009, 17:19
por tiago_pais
obrigado eu nao me queixo alias faço consumos maravilhosos mas sim noto que quando preciso puxar la tem de ir uma abaixo eu ADORO conduzir rapido mas nao gosto de "gastar" o carro logo so ando rapido em auto-estrada xego a ir de lisboa a viseu sem carregar uma unica vez no pedal do travao a nao ser uma ou outra vez na IP3 tenho uma conduçao muito poupada
Mas como o gt1progman disse tenho de para d conduzir a velho de 80 anos eu ate na marginal vou de cruise control de 4ª a 62km/h mas pronto ja vi que nao faz mal tinha medo de tar a estragar por andar em baixas ... eu dou-lhe calor nas AE´s e nas CRIL's ou nas CREL's
mas obrigado pelos comentarios...
Oque eu queria mesmo era andar depressa ... MAS SEM CONSUMIR... ja ha omoletes sem ovos??
Cumprimentos
Mas tbm digo que quando se puxa pelos poucos 136cv um gaijo ate se eskeçe dos consumos e pra mim akeles 136 cv pareçem 420cv lol gosto muito de puxar pela maquina ... mas... sou jovem e o dinheiro nao abunda ....
Re: "Estilo de conduçao" expliquei-me o que acham e se faço bem.
Enviado: 08 dez 2009, 17:35
por nlg
tiago_pais Escreveu:obrigado eu nao me queixo alias faço consumos maravilhosos mas sim noto que quando preciso puxar la tem de ir uma abaixo eu ADORO conduzir rapido mas nao gosto de "gastar" o carro logo so ando rapido em auto-estrada xego a ir de lisboa a viseu sem carregar uma unica vez no pedal do travao a nao ser uma ou outra vez na IP3 tenho uma conduçao muito poupada
Mas como o gt1progman disse tenho de para d conduzir a velho de 80 anos eu ate na marginal vou de cruise control de 4ª a 62km/h mas pronto ja vi que nao faz mal tinha medo de tar a estragar por andar em baixas ... eu dou-lhe calor nas AE´s e nas CRIL's ou nas CREL's
mas obrigado pelos comentarios...
Oque eu queria mesmo era andar depressa ... MAS SEM CONSUMIR... ja ha omoletes sem ovos??
Cumprimentos
Mas tbm digo que quando se puxa pelos poucos 136cv um gaijo ate se eskeçe dos consumos e pra mim akeles 136 cv pareçem 420cv lol gosto muito de puxar pela maquina ... mas... sou jovem e o dinheiro nao abunda ....
136 cv poucos???? Bem bom ainda há por aí mts carros mais recentes com 110 cv e 115 cv carissimos e não têm a ponta final que tem o BMW.
Tb tenho um 136 cv e qd puxo parece que voa mas é preciso por vezes puxar por ele em rotação abaixo das 3000 rpm. Acima disso geralmente é só pisar que responde e volta responder, carro que em alta 3000 a 4000 rpm dá cartas a muitos. O que lixa um pouco é ele ser um carro pesado comparado com alguns TDI´s pequenos.
Mas tb digo para estradas que temos e tráfego os 136 cv chega e sobra. Nota diferenças brutais é em subidas e ultrapassagens e ainda mais que venho de um Opel Corsa de 1997 com 1.2. que o tive durante 11 anos.
Cpts..
-- Terça Dez 08, 2009 6:36 pm --
E depois é um carro que dá para acelerar um pouco e nem por isso os consumos são maus.