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BMW 316i E46

Enviado: 05 jan 2010, 19:56
por chocolat
Boas!

Estou praticamente a fechar negócio com um BMW 316i 2001, mas gostaria de saber a vossa opinião em relação a este motor, pois não conheço ninguém que o tenha para ter uma opinião realmente verdadeira.

De salientar que está com 200.000km e não sei se isso é muito ou pouco para este motor a gasolina.

Quanto às prestações, é um motor muito morto, ou tem a vivacidade suficiente para proporcionar prazer de condução?

Cumprimentos a todos e aguardam-se opiniões.

Re: BMW 316i E46

Enviado: 05 jan 2010, 22:42
por joao99
oi..esse motor é o de 105cv..não esperes muito em relação a prestaçoes ,com algumas coisinhas podes dar um pouco mais de vida ao arranque ,em estrada ganha outro folego e aguenta-se bem ,agora atenção com as revisões pois com 200.000 ..upa..tb depende do preço.. :lovebmw

Re: BMW 316i E46

Enviado: 05 jan 2010, 23:05
por jpsilence
Epah é o motor 'menos forte' da BMW... Contudo tenho um e36 316i e só tenho a dizer bem.

Nunca me deu problemas, é mudar filtros, óleo e meter gasolina.
Consumos depende muito do pé. (de salientar que o meu tem apenas 115.000 km)

Estás a pensar comprar Sedan ou Coupé?
Mas comparado com o teu 120d, vais notar muitas diferenças. Nomeadamente em resposta em baixas.

Eu adoro conduzir carros a gasolina, e BMW dá um prazer de condução bestial. Mas se fores entusiasmado e sempre em altas vais notar o ponteiro do depósito a descer ao fim de uns quilómetros.

Cumps

Re: BMW 316i E46

Enviado: 05 jan 2010, 23:33
por pms e36
epá po pessoal ter ujma noção mete ai ano estado do carro klm cor tudo

Re: BMW 316i E46

Enviado: 06 jan 2010, 00:49
por jpsilence
e46 de 2001 com 200.000 km
Já foi referido! ;)

Re: BMW 316i E46

Enviado: 06 jan 2010, 01:00
por chocolat
Boas, pessoal!

Bem, começo a ficar ainda mais entusiasmado em fazer o negócio...e se realmente der para fazer algumas alterações não prejudiciais para dar mais vida ao motor... melhor ainda.

O negócio é o seguinte, dou a minha Laguna Break 1.9DCi, 2002, 130.000km 130cv Repro e em troca recebo o BMW 316i, 2001 com 200.000km + 1100eur.
Com esses 1100eur estava a pensar em estofar a pele e meter jantes do M... se bem que devo ter de meter mais algum dinheiro, mas ficaria com o BMW ao meu gosto.

Tenho a noção que vou perder em andamento, prestação e consumos em relação à minha Laguna, mas ganho em look e provavelmente fiabilidade, prazer e conforto.

O que acham do negócio?

Não há por aqui ninguém da zona de Setúbal?
Eu sou do Norte, mas para fazer esta troca terei de me deslocar até Setúbal.

Cumprimentos

Re: BMW 316i E46

Enviado: 06 jan 2010, 01:09
por jpsilence
Epah em termos de conforto não sei, o meu pai tinha um Laguna 1.9 e era bastante confortável.

Perdes é bastante em performance... Prazer de condução não há nada comparado com BMW.

Posso até dizer-te que me dá mais prazer conduzir o BMW 316i e36 do que o CLK 220 (com 150cv).
Em termos de resposta não há comparação. Mas em termos de prazer.... Ouvir o motor a roncar. Sentir o carro em cada curva.
Não há comparação.

Não sei é se os 1.100€ não são pouco para compensar a troca.
Penso que a Laguna Break deveria valer mais.

Corrijam-me se estiver errado.
Mas um 316i e46 deve andar à volta dos 6.000€ no máximo. (dependendo dos extras).

Não ando dentro de preços, mas pedia uma avaliação num stand da renault.
E depois uma pesquisa rápida na net pelos e46 que andam à venda.

E aí sim, decidia.

Re: BMW 316i E46

Enviado: 06 jan 2010, 01:17
por chocolat
Boas!

Os 316i e46 começam nos 7500eur para cima.

As Lagunas Break com bons níveis de equipamento começam nos 8600eur.

No fundo é precisamente a diferença que me estão a dar, embora na minha sincera opinião as Lagunas estão a ser desvalorizadas diariamente e drasticamente quando na verdade são boas carrinhas e a minha em especial está com uma condução fantástica e tem muito conforto, também é verdade.

Apenas tenho dois "problemas" em relação à carrinha... não ser um modelo muito bonito apesar de já a ter posto bem mais ao meu gosto... e ter receio que venha a dar alguns problemas.

Penso que no que toca ao 316i terei mais fiabilidade, mas não sei em médio qtos kms aguentam esses motores, e obviamente, outro look.

Haverá formas mais físicas (até porque penso que n ganho nada numa repro num carro a gasolina) de o pôr mais vivo?

Cumprimentos!

Re: BMW 316i E46

Enviado: 06 jan 2010, 01:23
por jpsilence
Filtro K&N de caixa. Válvula de pressão de gasolina. Trabalhar cabeça do motor.
Tirar catalizadores (mas atenção que não passa na inspecção).

Há sempre pequenas coisas que se podem alterar para melhorar.

O meu tem Filtro K&N de caixa, tirei o cone dentro da caixa de ar. E responde melhor do que antes.
Se meter a válvula de pressão de gasolina que tava a pensar por fica bem melhor logo.

Cumps

Re: BMW 316i E46

Enviado: 06 jan 2010, 01:37
por chocolat
Estava precisamente a ler outro tópico sobre as alterações que se fazem nos 316i.

Bem, penso que vou avançar para o negócio, depois tenho é de pensar como e onde vou investir os 1100eur... é que o carro não tem pele e tá com umas jantes BMW rafeiras :(
Ou mudo isso, ou mecho no motor... será uma decisão difícil... ou look, ou motor!!!!

Se entretanto aparecer por aqui pessoal de Setúbal para depois dar lá um saltinho comigo, agradeço!

Cumprimentos

Re: BMW 316i E46

Enviado: 06 jan 2010, 05:33
por frazaorB
Boas

Se me permites a minha opinião:
Esses 1100 euros, se os queres gastar mesmo, era de investir em colocá-lo a GPL.
E depois a pouco e pouco ir melhorando esses pormenores estéticos.

Em termos de performance ( motor ) pouco vais melhorar, por isso talvez fazer uma boa revisão para ter certeza que está tudo 5 estrelas ( sobretudo sinoblocos e suspensão ).

É que mesmo um 316i ( como o jpsilence diz com razão ) é um carro bom de guiar.
Em termos de feeling de condução é muito melhor que a laguna.
A direcção simplesmente não tem nada a ver.

A laguna é muito fixe ( conduzi uma 2.2 a diesel com tudo, cheia de botoes ), mas é uma bomba relogio.

E quando fores fazer o test drive ao bm, sê exigente.

Abc e boas curvas

Re: BMW 316i E46

Enviado: 06 jan 2010, 10:54
por joao99
oi..se te decidires a comprar tb aconselho como já foi dito a primeiro um test drive se possivel com um mecanico amigo (não sei os teus conhecimentos de mecanica)e depois eu investia numa suspensão nova ..acredita que se ele tiver a de origem tá tipo barco...mas como vés tens muito onde gastar dinheiro..mas é um BMW :lovebmw

Re: BMW 316i E46

Enviado: 06 jan 2010, 11:00
por jpsilence
Sim, concordo com o que foi dito acima. Suspensão deve ser das 1ªs coisas a mudar.

O meu tem os amortecedores de trás nas couves. Se te preocupas com os consumos, usa os 1.100€ para o GPL. Se não te preocupas com isso, usa-os para um bom kit suspensão (na minha opinião uns bons coilovers) e também cinoblocos. A partir daí acho que podes tratar do resto... Como as jantes.

Outra coisas, o e46 tem kit M ?
Fica logo outra coisa em termos de look, mas também podes ir fazendo aos poucos.

Cumps

Re: BMW 316i E46

Enviado: 06 jan 2010, 13:58
por chocolat
Boas!

O GPL tá fora de questão.

Acho que o melhor será msm uma boa revisão e quase de certeza uma nova suspensão...já agora, qual aconselham? Não será melhor uns coilovers? A diferença de preço será muita? Seria bom realmente meter o carro mais baixinho e penso que os coilovers servirão perfeitamente para isso.

N tem kit M, mas no mínimo as jantes queria meter-lhe... não sei é se com 1100eur chegará para isso tudo! Coilovers+Jantes!

Na realidade tb já me lembrei da instalação de um turbo... mas n sei se será a ideia mais feliz!!!

Cumprimentos e aguardo mais opiniões!

Obrigado!

Re: BMW 316i E46

Enviado: 06 jan 2010, 14:07
por joao99
a nivel de suspensão tens muito á escolha..eu no meu caso tenho eibach..o kit molas e amortecedores ronda os 600e mais uns 500e para jante e pneu (arranjas aqui no forum excelentes negocios )..e ficas bem servido por exemplo.. :lovebmw