Página 1 de 2

Motor 320d 150hp não aguentou?!

Enviado: 16 jul 2012, 00:25
por CSilva76
Viva.

O meu "valente" 320d 150hp (com 239mil kms e repro) decidiu parir a 240kmh (233kmh segundo o gps) na autobahn em plena alemanha.
Cabeça do motor e cabeça do cilindro (segundo a bmw alemã) arderam... Estou a tratar da viagem com a companhia de seguros para levar o carro de volta a portugal e meter um motor até 100 mil kms a bom preço com garantia (já inseri o anuncio nos classificados deste site).

Mas chego à conclusão que afinal os motores deste modelo "-150hp-" não são "tão valentes" como referi, pois já tive em sites do estrangeiro a ver o mesmo carro e achei curioso que para além de serem bastante baratos (por 2800€ já se arranja um entre 2001 a 2003) todos eles têm sempre 180 mil kms a 220 mil!!!!
-Será que este motor é daqueles que se diz: "chega aos 240mil kms e rebenta"?! (pois o meu tinha 239.700kms)

Gostaria então de perguntar se é meramente um pensamento precoce e totalmente errado, ou se realmente é assim -chega aos 240mil e parte.

Cumprimentos

P.S: Se tiverem algum motor de um 320d 150hp ou conheçam alguém que tenha para venda pfv contactar-me por pm :fixe

Re: Motor 320d 150hp não aguentou?!

Enviado: 16 jul 2012, 00:48
por bm325i
Quantos km andas te a fundo?????? e tambem mt da repro que tinhas ..

Re: Motor 320d 150hp não aguentou?!

Enviado: 16 jul 2012, 14:33
por Notlim
Ponto muito importante e já referido: quantos km fizeste a fundo?

Re: Motor 320d 150hp não aguentou?!

Enviado: 16 jul 2012, 14:36
por rodrigues81
Secalhar ainda tinha as borboletas, alguma partiu e lá vai ele!
Este costuma ser o calcanhar de Aquiles deste motor!
Conheço alguns com mais km que o teu e não se queixam.

Re: Motor 320d 150hp não aguentou?!

Enviado: 16 jul 2012, 14:48
por toninocosta
@CSilva76

O carro que tive de 150cv fez 250 000 km (sem repro) e nunca teve problemas, apenas a falta de informação do meu mecânico levou a que fossem tiradas a borboletas na devida altura e por isso quando uma partiu, fez estragos que eu optei por não reparar. Segundo disse depois o mecânico, o motor ainda estava para durar muito.
Comprei um motor usado em Espanha e mandei o outro para o lixo.

Re: Motor 320d 150hp não aguentou?!

Enviado: 16 jul 2012, 17:41
por pmms_silva
Boas, o meu conta 259000 feitos a semana passada e não tem repro e por enquanto respira saúde.

Borboletas, é coisa que já nao existe quase desde os 120000.

Re: Motor 320d 150hp não aguentou?!

Enviado: 16 jul 2012, 17:55
por tony ramos
,desde que se criaram os turbos foi magnifico para os diesels para alem de se ver hoje em dia carros com 2 litros e de 180cv o que acho impressionante mas perdeu-se muito na resistencia!ja agora nunca partis-te um turbo ou uma bomba injectora nesse carro?as vezes as más reparações de umas coisas originam avarias de outras!

Re: Motor 320d 150hp não aguentou?!

Enviado: 16 jul 2012, 18:41
por AFMB
tenho o meu 320 compact desde 2001 e nunca mas nunca tive problemas com as borboletas são vistas todos os anos e o sistema todo limpo.
Ao retirar as borboletas o carro não tem a mesma reação a travar com o motor o que em viagens longas e com calor pode correr mal....

Re: Motor 320d 150hp não aguentou?!

Enviado: 16 jul 2012, 19:01
por abaddonpt
o meu entregou a alma ao criador a faltar 400km para os 300mil, um parafuso da biela partiu, ela saiu da cambota e furou o bloco. Arranjei um motor vindo de inglaterra com 70mil, por 2200 euros +/-.
garantia de 6 meses.
procura em sucatas entre aspas, olx aparecem la negocios bons......

Re: Motor 320d 150hp não aguentou?!

Enviado: 16 jul 2012, 23:16
por bmw320power
O Meu já conta com 300.000km tenho o carro desde os 158.000km e problemas que tive foi a colaça rachou e agora o turbo que aos 299.000km partiu de resto mais nada :) Tenho colaça nova deve ter agora uns 40.000km e turbo novo com pouco mais de 1000km por isso espero ter carro para uns bons mais km :D

Re: Motor 320d 150hp não aguentou?!

Enviado: 18 jul 2012, 17:09
por CSilva76
Viva,

Respondendo a todas as perguntas,
Fiz 1 viagem onde na volta passaria de novo na autobahn, e foi na volta que o carro "morreu" para lá fiz seguramente entre 15 a 20kms sempre colado as 4500rpm e algumas recuperações devido ao transito... Na viagem de volta, apanhei um 330 do mesmo modelo que queria testar e saimos por 2x dos 120 aos 220kmh, mas como nao fiquei satisfeito por ele ficar sempre colado à traseira (ganhava meramente 3 ou 4 metros depois dos 170kmh) na 3x decidi ir ao maximo, mal tocou nas 4500rpm comecei a sentir a perda de potencia e o limitador nao passava dos 7l aos 100 (tal como ja me aconteceu 4 ou 5x durante o mês passado, mas desligava o carro e ligava e voltava ao normal), poucos segundos depois comecei ao ouvir aquele barulho que ninguem gosta de ouvir nos motores -de metal a bater. encostei e parecia um trator a trabalhar. fui ver o que se passava e começou a deitar fumo branco dos coletores, desliguei e o reboque deixou-me na bmw alemã ainda me pediu pra ligar o carro e mal viu o fumo a sair do quarto cilindro disse logo que pelo menos a junta da cabeça ardeu, à fugas no motor e estava fora das capacidades dele de reparar aquilo.

Deixei o carro la com a chave no correio com um papel a explicar o acontecimento, e aproveitei a situação e pedi tambem um diagonostico geral do carro e que na segunda feira la voltaria: assim fiz, tinham o motor todo aberto e o diagonostico de todas as falhas do carro: A primeira pergunta que ele me fez foi onde estavam as borboletas, disse q as tinha tirado quando fiz a repro, pois ele pensou que fosse uma borboleta a partir, mas como faltavam as outras 3 que nao podia ser disso... O problema não foi da repro, disse ele, o problema foi do 4to injetor que começou por engasgar e deixou de injetar, a valvula secou e partiu, entou no piston e rachou no mesmo sitio danificando também as paredes de onde está o piston (não sei como se chama), a repro quanto muito, partia só o turbo, e mesmo assim esse parece a estar em excelentes condiçoes, disse ele... Ambos disseram-me que mais vale comprar um motor novo... mas custaria 10.000 mil € (praticamente o valor do carro). Perguntei sobre o porquê de encontrar estes modelos com tantos kilometros (entre 180 a 220 mil como ja referi), preços tão baixos e se nao seria de estes motores estarem destinados a partir aos 240 mil como o meu, ele respondeu que estes motores fazem ate 300 mil à vontade sem problemas nenhuns... so vai da sorte de cada um..

Agora tal como o abaddonpt referiu, acho que vou comprar um motor do olx, mas mal voltar a andar, vou seguir o conselho da bmw alemã: despachar o carro que nunca mais voltará a ser o mesmo...

Acho incrivel como é que um bmw 320d 150hp e46 em portugal custa tanto como um m3 e46 aqui (suiça)...

Cumprimentos e fico muito agradecido pela atençao :fixe

Re: Motor 320d 150hp não aguentou?!

Enviado: 18 jul 2012, 18:54
por AFMB
300.000klm de origem e com um modo de utilização e revisão adequada..

Re: Motor 320d 150hp não aguentou?!

Enviado: 20 jul 2012, 13:57
por CSilva76
No entanto gostaria de perguntar ao pessoal que tem repro nos 320d 150hp se nunca vos aconteceu estar a andar (puxar de vez em quando) e do nada, o limitador começa a cortar em todas as mudanças, não deita fumo e não tem força nenhuma... Desligar e ligar o carro e fica normal.

Pois ontem passou-me pela cabeça que isso poderia ser sintomas do injetor a berrar, será?

Cumps

Re: Motor 320d 150hp não aguentou?!

Enviado: 20 jul 2012, 15:02
por ode_joy
Chama-se "safe mode". O que tu fizeste basicamente ao desligar o carro, foi anular essa protecção e continuar a puxar como se nada fosse. É natural que mais tarde ou mais cedo desse o "peido mestre".

Re: Motor 320d 150hp não aguentou?!

Enviado: 20 jul 2012, 17:26
por CSilva76
ode_joy Escreveu:Chama-se "safe mode". O que tu fizeste basicamente ao desligar o carro, foi anular essa protecção e continuar a puxar como se nada fosse. É natural que mais tarde ou mais cedo desse o "peido mestre".
Mas no dia em que berrou nao teve esse sintoma :humm só me lembrei de vos perguntar porque já me tinha acontecido meia duzia de vezes, fui à bm e nao detetaram nada, inclusive, ate me disseram que é normal nos carros alterados pelo excesso de debito de gasoleo... pedi para tirar o limitador, mas não aceitaram.