Discos de Travoes
Moderador: Staff
-
- Membro Iniciado
- Mensagens: 37
- Registado: 13 jan 2010, 20:57
- O meu Carro:: BMW 330 CI E46 2001
Discos de Travoes
Boas,
tenho um BMW e46 330ci e tenho de lhe mudar os discos de travaos...
Venho perguntar que marcas aconcelham, o que axam de discos perfurados e ranhurados, etc etc..
Queria algo que se adapte a travagens devido a conduçao desportiva...
Mas que seja c preços razoaveis...
Ja andei a vir kits completos da brembo mas....muito caro...
Eu preciso de algo intermediario que se adapte a conduçao desportiva (quando brinco um pouco)
Obrigado a todos!!
tenho um BMW e46 330ci e tenho de lhe mudar os discos de travaos...
Venho perguntar que marcas aconcelham, o que axam de discos perfurados e ranhurados, etc etc..
Queria algo que se adapte a travagens devido a conduçao desportiva...
Mas que seja c preços razoaveis...
Ja andei a vir kits completos da brembo mas....muito caro...
Eu preciso de algo intermediario que se adapte a conduçao desportiva (quando brinco um pouco)
Obrigado a todos!!
- Crow
- Membro Gold
- Mensagens: 1574
- Registado: 05 jun 2007, 10:49
- O meu Carro:: Bmw 320td
- Localização: Sintra
Re: Discos de Travoes
eu aconselho EBC e Tarox.
Ambas as marcas têm opções para várias carteiras e diferentes tipos de condução.
Um bom conjunto de discos e pastilhas destas duas marcas deve chegar para o que pretendes. Podes incluir também na receita uns tubos em malha de aço.
Atenção que discos ranhurados e perfurados costumam ser ruidosos e a travagem a frio de algumas pastilhas (ebc red stuff por exemplo) é quase nula. Mas se queres performance vais ter que perder um pouco o "conforto" de uns discos OEM.
Ambas as marcas têm opções para várias carteiras e diferentes tipos de condução.
Um bom conjunto de discos e pastilhas destas duas marcas deve chegar para o que pretendes. Podes incluir também na receita uns tubos em malha de aço.
Atenção que discos ranhurados e perfurados costumam ser ruidosos e a travagem a frio de algumas pastilhas (ebc red stuff por exemplo) é quase nula. Mas se queres performance vais ter que perder um pouco o "conforto" de uns discos OEM.
- ode_joy
- Membro Gold
- Mensagens: 11462
- Registado: 24 jan 2009, 04:16
- O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
- Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa
Re: Discos de Travoes
A questão dos tubos de malha de aço prende-se por diminuir a fadiga que os tubos "normais" acabam por ter numa condução mais agressiva correcto?
Até porque, a nível de travagem não vêm acrescentar mais poder de travagem, apesar de darem a falsa sensação de melhor travagem devido à força que exercem no pedal (mais rijo).
Quantos aos discos, deixo aqui um video interessante relativamente aos três tipos de discos de travões e a sua conjugação:
https://www.youtube.com/embed/78wbht355 ... fR7SpDKrbi
EDIT: para os Red-Stuff, um exemplo de gráfico que vi na net.

E para a gama EBC:

Até porque, a nível de travagem não vêm acrescentar mais poder de travagem, apesar de darem a falsa sensação de melhor travagem devido à força que exercem no pedal (mais rijo).
Quantos aos discos, deixo aqui um video interessante relativamente aos três tipos de discos de travões e a sua conjugação:
https://www.youtube.com/embed/78wbht355 ... fR7SpDKrbi
EDIT: para os Red-Stuff, um exemplo de gráfico que vi na net.

E para a gama EBC:


BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."
- Crow
- Membro Gold
- Mensagens: 1574
- Registado: 05 jun 2007, 10:49
- O meu Carro:: Bmw 320td
- Localização: Sintra
Re: Discos de Travoes
ode_joy: com tubos em malha de aço também aumentas o poder de travagem ou pelo menos a força exercida na bomba de travão devido à ausência de dilatação nos tubos de travão originais.
Se tiveres uma maior pressão de travagem entre a pastilha e o disco, vais ter um aumento de poder de travagem.
Além disso tens um "feeling" no pedal mais directo resultado também dessa ausência de dilatação.
Nas conduções mais agressivas e uso em pista o grande problema é o aquecimento e a rápida acumulação de restos de pastilha e disco.
Daí existirem discos ranhurados (para limpar a pastilha) e perfurados (para reduzir a temperatura libertando melhor os gases produzidos nas explosões que resultam da fricção).
Em pista o uso de uns discos Tarox G88 com pastilhas yellow stuff são do melhor que pode haver. No dia a dia aconteceu-me com um subaru de um amigo entrar por um cruzamento a dentro porque acabado de arrancar com o carro, a travagem a frio foi quase zero, e ia devagar.
Já para não falar no ruído das travagens a fundo e do chiar em travagens muito suaves.
Se tiveres uma maior pressão de travagem entre a pastilha e o disco, vais ter um aumento de poder de travagem.
Além disso tens um "feeling" no pedal mais directo resultado também dessa ausência de dilatação.
Nas conduções mais agressivas e uso em pista o grande problema é o aquecimento e a rápida acumulação de restos de pastilha e disco.
Daí existirem discos ranhurados (para limpar a pastilha) e perfurados (para reduzir a temperatura libertando melhor os gases produzidos nas explosões que resultam da fricção).
Em pista o uso de uns discos Tarox G88 com pastilhas yellow stuff são do melhor que pode haver. No dia a dia aconteceu-me com um subaru de um amigo entrar por um cruzamento a dentro porque acabado de arrancar com o carro, a travagem a frio foi quase zero, e ia devagar.
Já para não falar no ruído das travagens a fundo e do chiar em travagens muito suaves.
- ode_joy
- Membro Gold
- Mensagens: 11462
- Registado: 24 jan 2009, 04:16
- O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
- Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa
Re: Discos de Travoes
Viste o video que coloquei? 
Ao veres o video... Depois comenta que fiquei curioso com a tua opinião depois.
O que acrescentaste vai de encontro, em parte, ao que escrevi.
Para dia-a-dia, sabes o setup que tinha (travagem 30d com discos/pastilhas OEM) e chegava perfeitamente para o solicitado! E corria menos risco de empenarem (por não serem perfurados).
(Apesar de, por vezes, a frio chiar um bocado...)

Ao veres o video... Depois comenta que fiquei curioso com a tua opinião depois.

O que acrescentaste vai de encontro, em parte, ao que escrevi.
Para dia-a-dia, sabes o setup que tinha (travagem 30d com discos/pastilhas OEM) e chegava perfeitamente para o solicitado! E corria menos risco de empenarem (por não serem perfurados).
(Apesar de, por vezes, a frio chiar um bocado...)

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."
- Crow
- Membro Gold
- Mensagens: 1574
- Registado: 05 jun 2007, 10:49
- O meu Carro:: Bmw 320td
- Localização: Sintra
Re: Discos de Travoes
Não tinha visto o vídeo quando respondi (tava no trabalho) mas basicamente foi aquilo que coloquei no post.
Eu já senti falta de travagem devido a aquecimento com o setup que tenho (OEM 330d front brakes) mas são tão raras as vezes que não me justifica investir em melhor.
A investir (leia-se atirar dinheiro pela janela) talvez EBC usr ou Tarox G88 e pastilhas red ou yellow stuff.
Num setup mais amigo da carteira e não tão potente, ATE Power Disc com pastilhas ebc green stuff.
Não convém meter umas pastilhas muito abrasivas em discos normais.
Eu já senti falta de travagem devido a aquecimento com o setup que tenho (OEM 330d front brakes) mas são tão raras as vezes que não me justifica investir em melhor.
A investir (leia-se atirar dinheiro pela janela) talvez EBC usr ou Tarox G88 e pastilhas red ou yellow stuff.
Num setup mais amigo da carteira e não tão potente, ATE Power Disc com pastilhas ebc green stuff.
Não convém meter umas pastilhas muito abrasivas em discos normais.
-
- Membro Iniciado
- Mensagens: 37
- Registado: 13 jan 2010, 20:57
- O meu Carro:: BMW 330 CI E46 2001
Re: Discos de Travoes
Bem tive um pouco ausente..sorry...
e se meter uns discos ranhurado e perfurados com umas pastilhas em ceramica da ATE?? o k axam?
Pelo k me explicaram as pastilhas k tenho neste momento sao boas sobretudo a nivel de travagem fortes em que ha muito aquecimento..a travagem continua continua ent k s for tudo d'origem ja nao se passa o mesmo..por isso que na altura montei estas pastilhas ATE ceramic!
Mas como spr tive ideia de meter idscos perfurados e ranhurados pela estetica e tb pke a nivel de travagem é melhor, dai a minha pergunta...
O que acham das marcas MINTEX e MTEC??
e se meter uns discos ranhurado e perfurados com umas pastilhas em ceramica da ATE?? o k axam?
Pelo k me explicaram as pastilhas k tenho neste momento sao boas sobretudo a nivel de travagem fortes em que ha muito aquecimento..a travagem continua continua ent k s for tudo d'origem ja nao se passa o mesmo..por isso que na altura montei estas pastilhas ATE ceramic!
Mas como spr tive ideia de meter idscos perfurados e ranhurados pela estetica e tb pke a nivel de travagem é melhor, dai a minha pergunta...
O que acham das marcas MINTEX e MTEC??
- Crow
- Membro Gold
- Mensagens: 1574
- Registado: 05 jun 2007, 10:49
- O meu Carro:: Bmw 320td
- Localização: Sintra
Re: Discos de Travoes
Nunca testei pastilhas ATE ceramic mas pelo que li o feedback não é muito favorável. Alem de que em discos originais deve acabar com o disco muito rapidamente.
O conjunto deve sem sempre feito com material equivalente. Uma pastilha que seja muito eficaz a quente há de ser uma pastilha muito abrasiva e o disco tem que ser feito em material que aguente.
Podes sempre optar por uns ATE Power Disc que são ranhurados em forma de "flor".
Viste o vídeo? Leste as opiniões? Tira as tuas conclusões do mesmo.
Mintex e mtec não conheço nas gamas de performance.
O conjunto deve sem sempre feito com material equivalente. Uma pastilha que seja muito eficaz a quente há de ser uma pastilha muito abrasiva e o disco tem que ser feito em material que aguente.
Podes sempre optar por uns ATE Power Disc que são ranhurados em forma de "flor".
Viste o vídeo? Leste as opiniões? Tira as tuas conclusões do mesmo.
Mintex e mtec não conheço nas gamas de performance.
-
- Membro Iniciado
- Mensagens: 37
- Registado: 13 jan 2010, 20:57
- O meu Carro:: BMW 330 CI E46 2001
Re: Discos de Travoes
Sim, isso é verdade....os discos tao bem queimados...até tenho um que empenou bem....mas quem me vendeu essas pastilhas ja me tinha avisado....
mas como ja previa trocar discos, pensei, deixa-m ca meter isso a ver s é bom...em relaçao a qualidade de travagem a quente, senti melhorias, ou seja uma travagem constante mesmo a quente..claro o disco é k fikou azul do aquecimento! Nc me fizeram barulho...to contente das pastilhas...
Eu até tava a querer optar pelas mesmas pastilhas mas em discos mais resistente...
Quanto as marcas Mintex e Mtec, pergunto porque vi preços razoaveis no ebay.....e porque quero mesmo perfurados e ranhurados...
Acham que s meter discos EBC com pastilhas ATE Ceramic que o disco ja aguentaria melhor?
mas como ja previa trocar discos, pensei, deixa-m ca meter isso a ver s é bom...em relaçao a qualidade de travagem a quente, senti melhorias, ou seja uma travagem constante mesmo a quente..claro o disco é k fikou azul do aquecimento! Nc me fizeram barulho...to contente das pastilhas...
Eu até tava a querer optar pelas mesmas pastilhas mas em discos mais resistente...
Quanto as marcas Mintex e Mtec, pergunto porque vi preços razoaveis no ebay.....e porque quero mesmo perfurados e ranhurados...
Acham que s meter discos EBC com pastilhas ATE Ceramic que o disco ja aguentaria melhor?
- Crow
- Membro Gold
- Mensagens: 1574
- Registado: 05 jun 2007, 10:49
- O meu Carro:: Bmw 320td
- Localização: Sintra
Re: Discos de Travoes
Eu optava por apenas ranhurados e sim os discos da EBC aguentam bem. Já montei num S2000 e gostei.
-
- Membro Iniciado
- Mensagens: 37
- Registado: 13 jan 2010, 20:57
- O meu Carro:: BMW 330 CI E46 2001
Re: Discos de Travoes
Porque so ranhurados???
Re: Discos de Travoes
Crow Escreveu:Nunca testei pastilhas ATE ceramic mas pelo que li o feedback não é muito favorável.
Hummm
care to elaborate?
- Crow
- Membro Gold
- Mensagens: 1574
- Registado: 05 jun 2007, 10:49
- O meu Carro:: Bmw 320td
- Localização: Sintra
Re: Discos de Travoes
Se tivesses visto o video tinhas percebido que os perfurados podem rachar. Assim que se tem uma pequena fissura à volta da perfuração, esse disco é lixo. É aconselhável a sua rápida substituição. Na competição já se usa muito só os ranhurados.
Sim é verdade que //m e amg costumam trazer isso de origem. A condução é para ser rápida mas não demasiado agressiva. Têm a grande vantagem de dissipar o calor mais rapidamente o que é interessante em condução rápida mas não a queimar material. Já para não falar no aspecto que dão ao carro e nisso as marcas também se preocupam.
Também é verdade que depende do material do disco. Uns perfurados da Eagle não devem aguentar o mesmo que uns perfurados da Tarox.
A maioria dos kit´s gt da Tarox usam discos ranhurados. A maior parte dos EBC também são apenas ranhurados (nos 3GD os buracos não atravessam o disco, não está completamente perfurado, na linha a seguir os USR também são apenas ranhurados).
Por isso te dei a minha opinião, um bom set de discos ranhurados e com um bom set de pastilhas e deves ficar satisfeito. Isto para a carteira não ser assaltada e meteres um kit gt completo. Aproveitas metes tubos em malha de aço e dot 5.1 que aguenta mais temperatura.
A maior parte do pessoal gasta muito dinheiro em kit´s de travões xpto pelo look e raramente lhes dão uso.
Sim é verdade que //m e amg costumam trazer isso de origem. A condução é para ser rápida mas não demasiado agressiva. Têm a grande vantagem de dissipar o calor mais rapidamente o que é interessante em condução rápida mas não a queimar material. Já para não falar no aspecto que dão ao carro e nisso as marcas também se preocupam.
Também é verdade que depende do material do disco. Uns perfurados da Eagle não devem aguentar o mesmo que uns perfurados da Tarox.
A maioria dos kit´s gt da Tarox usam discos ranhurados. A maior parte dos EBC também são apenas ranhurados (nos 3GD os buracos não atravessam o disco, não está completamente perfurado, na linha a seguir os USR também são apenas ranhurados).
Por isso te dei a minha opinião, um bom set de discos ranhurados e com um bom set de pastilhas e deves ficar satisfeito. Isto para a carteira não ser assaltada e meteres um kit gt completo. Aproveitas metes tubos em malha de aço e dot 5.1 que aguenta mais temperatura.
A maior parte do pessoal gasta muito dinheiro em kit´s de travões xpto pelo look e raramente lhes dão uso.
-
- Membro Iniciado
- Mensagens: 37
- Registado: 13 jan 2010, 20:57
- O meu Carro:: BMW 330 CI E46 2001
Re: Discos de Travoes
Bem pessoal, ja tenho as pastilhas de ceramica da ATE e discos da frente ATE Powerdisc....infelizmente nao existe os ATE Powerdisc traseiros...estava a pensar meter os zimerman sport... o que axam??
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Mensagens: 5336
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
- Localização: Pinhal Novo/Lisboa(work)
Re: Discos de Travoes
zimerman, do melhor, recomendo :fixe
marcopires@clubebmwportugal.com
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)