Comparativo touring: 320D, VW Passat, 220CDI, A4 Avant

Secção para modelos Série 3

Moderador: Staff

BMWM3
Membro Juvenil
Registado: 17 nov 2004, 18:48

Comparativo touring: 320D, VW Passat, 220CDI, A4 Avant

Mensagem por BMWM3 »

Boas

Vou aqui colocar o comparativo realizado pela revista TURBO, entre as versões Touring dos modelos: BMW 320D, Mercedes C 220CDI, VW Passat e Audi A4. Espero que gostem. :D

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Comparativo BMW 320d Touring e rivais

É um chefe de família ou tem a paixão de conduzir? Procura um modelo familiar ou é um seguidor da moda e quer uma carrinha porque é “in”? Pensámos em ambos e quer seja solidário com a família ou egoísta porque pensa apenas em si, neste leque de quatro carrinhas vai encontrar o que lhe interessa.

Imagem

Confessamos a nossa perspectiva: somos egoístas e que temos uma enorme paixão pela condução. Por isso, foi indisfarçável o sorriso que se colou à face quando nos entregaram o BMW 320d Touring. E se num primeiro momento tivemos o impulso de o reservar para um trabalho a solo, fomos chamados à realidade e decidimos compará-lo com os seus mais directos rivais: Audi A4 Avant e Mercedes C SW para ver o que realmente vale a carrinha da série 3. Faltava agradar aos que são mais solidários com a família e aproveitando a chegada do Passat Variant, adicionamos o VW a este comparativo.
Assim, quer seja um egoísta ou um acérrimo defensor da família, leia este trabalho pois poderá encontrar aqui o seu próximo automóvel e, quem sabe, mudar de opinião.

Imagem

Carroçaria

Bagageira destaca Passat
Não tem a qualidade referencial de BMW e Mercedes e fica até um pouco atrás da Audi, mas em termos de bagageira e acessibilidade, o VW é rei. São nada menos de 518 litros de capacidade na mala – que podem chegar a uns impressionantes 608 litros se encomendar o seu Passat Variant sem pneu suplente – e portas enormes com ângulos de abertura generosos. Os restantes ficam longe, com o 320d Touring e A4 Avant a oferecerem 460 litros e o C220 CDI SW uma capacidade total de 470 litros. Quando precisamos de usar a capacidade total, rebatendo os bancos traseiros, a superioridade do VW é esmagadora: 1731 litros contra 1385 para BMW e Mercedes e uns curtos 720 litros para o Audi.
Oferecendo o DSC (conjugando os controlos de estabilidade e de tracção) com dois patamares de utilização – total controlo ou maior liberdade com o DTC – o 320d Touring destaca-se da concorrência, apesar destes disponibilizarem de série o ESP e como no BMW, ABS c/EBD. Só que a marca bávara volta a fazer a diferença ao incluir no equipamento de série o controlo de travagem em curva (CBC) e controlo dinâmico de travagem (DBC).

Imagem

Interior

Audi acanhada perde para rivais
Como sempre sucede, pegámos na fita métrica e medimos os habitáculos de cada uma destas carrinhas, para encontrar a cifra que quantifica o Índice de Habitabilidade. Para este segmento, o valor médio do índice é de 9400 pontos e contas feitas, apenas o A4 Avant fica abaixo da média. Mesmo sem a fita métrica era fácil perceber que o Audi é o mais acanhado de todos, longe de 320d (9474), C220 (9454) e especialmente, do Passat Variant (9555).
Convirá aqui destacar o esforço feito pela BMW, pois apesar do valor final não ser extraordinário, representa um enorme salto em relação ao anterior modelo, ultrapassando mesmo o Mercedes. Só não consegue derrotar o imenso VW. Esta é a maior carrinha deste comparativo (mais 10 centímetros que o C220 CDI SW, mais 16 centímetros que o A4 Avant e mais 22 centímetros que o novo BMW.
Se o Passat Variant é o melhor em termos de habitabilidade, acaba por ir parar à cauda do pelotão em termos de ruído. O motor injector-bomba é igual ao da Audi, mas a menor insonorização e a menor qualidade de alguns materiais, deixa-o atrás do A4 e longe do dinâmico BMW e do mais confortável e silencioso Mercedes.

Imagem

Sem diferenças e com óbvia vantagem para o cliente, os quatro modelos analisados equivalem-se na oferta de seis airbags de série, o mesmo sucedendo com a climatização, com ligeira vantagem para o sistema da BMW, reactivo às condições de temperatura no interior do habitáculo.
Claro indicador da sua orientação, a Mercedes é a mais confortável do grupo, ocupando o BMW o último lugar, mesmo assim com um equilíbrio muito bom entre comportamento e conforto.
Curiosamente, o Audi A4 é mais confortável que o VW Passat, este penalizado pelo enorme comprimento e por uma maior firmeza da suspensão traseira, pensada para suportar as cargas que a grande bagageira consegue albergar. Outro capítulo onde o Passat Variant é melhor que os rivais é a funcionalidade. Com mais espaços para arrumação e uma bagageira melhor desenhada, cumpre na perfeição a sua função de modelo familiar. Porém, contas feitas, apenas o Audi A4 Avant se destaca dos restantes, muito por culpa de uma má habitabilidade e do ruidoso motor 2.0 TDI.

Imagem

Mecânica

Potência destaca BMW
É o mais potente, o que tem melhor binário (em igualdade com a Mercedes, mas com menos cilindrada) e uma caixa rápida, precisa e relativamente bem escalonada. Usa suspensões avançadas e pensadas para um compromisso ideal entre o conforto e a eficácia em curva e graças ao chassis rígido, tem uma aderência extraordinária. Não espanta por isso a vitória clara do BMW 320d Touring neste capítulo da mecânica.
Com 150 CV (menos 13 que o BMW), o bloco de 2.2 litros do Mercedes tem um óptimo binário e uma grande agradabilidade de utilização, sendo pena a caixa de velocidades manual não ter a precisão e rapidez necessárias. O escalonamento é correcto, o que lhe permite mesmo ser o melhor em termos de recuperações. Como no BMW, a tracção é feita às rodas traseiras e os níveis de aderência e tracção são elevados, pese embora a postura menos dinâmica e mais confortável do C220 CDI SW.
O motor TDI de 2.0 litros continua a apostar na técnica do injector-bomba, debitando furiosos 140 CV e um binário de 32,6 mkg, ligeiramente inferior aos motores de BMW e Mercedes.
No Audi e no VW, o bloco mostra enorme rapidez a subir de regime, mas esgota com a mesma velocidade a margem de utilização, sendo por vezes complicado de gerir a excelente caixa de velocidades de ambos. Facilmente batem o BMW nas recuperações de aceleração, mas ficam muito atrás do Mercedes. Com tracção dianteira, têm maior dificuldade em lidar com a potência, tornando obrigatória a presença de um controlo de tracção e de estabilidade, que acaba por equilibrar a contenda.

Imagem

Ao volante

BMW Touring pensado para o condutor
Como dissemos no início, o 320d Touring é feito para os egoístas que tem paixão pela condução. Não foi por acaso que o primeiro carro onde nos sentamos foi o BMW. O banco é excelente e graças às múltiplas regulações deste e do volante, facilmente encontramos a posição de condução perfeita. Com uma direcção directa e comunicativa, no BMW sentimos que estamos a controlar os acontecimentos. O “feeling” transmitido é bom e com a ajuda dos sistemas electrónicos de ajuda à condução, é fácil andar depressa. Até nos esquecemos que estamos ao volante de uma carrinha! Mas se quiser dispensar o DSC, pode optar pelo DTC, mais liberal, que mesmo assim não vai ter grandes dificuldades em controlar este 320d Touring. Pena que a travagem, entregue a quatro discos ventilados (únicos neste confronto), não seja a melhor, afastando-se da média com uns inesperados 48 metros para se imobilizar lançado a 100 km/h.
Curiosamente, quem mais se aproxima é o Audi, graças às suas dimensões contidas e muito semelhantes às do BMW, uma direcção que, longe de ser perfeita, ajuda o condutor, e uma posição de condução boa. O recurso a suspensões independentes multibraços nos dois eixos e um chassis rígido permite-lhe ter um bom comportamento. Num dado percurso, consegue manter o BMW à vista, mas não consegue chegar-se ao 320d Touring, mesmo que este siga com o DSC desligado e o A4 beneficie do auxílio do ESP. Condicionado pela sua orientação mais familiar, o Mercedes anda depressa, mas curva pior que BMW e Audi e fazendo jogo igual com o Passat Variant. E para o resultado não ser pior, faz amplo uso do ESP que se pode desligar, mas que automaticamente volta a conectar-se assim que haja algum abuso. Embora use o mesmo tipo de suspensões que Audi e BMW – eixos independentes com sistemas multibraços – não os consegue acompanhar e contenta-se me fazer jogo igual com o VW, mesmo que a direcção filtre demasiado as informações da estrada. A posição de condução é muito boa, embora como é tradição na Mercedes, o volante seja um pouco maior do que o desejável. Grande e com uma enorme massa para movimentar, o Passat Variant acaba na cauda do pelotão. Tendo como base o Golf, possui enorme peso à frente das rodas dianteiras e traseiras, o que “baralha” um pouco o centro de gravidade e a distribuição de pesos. A direcção é menos sensorial que a do Audi e a posição de condução não é a melhor, muito por culpa dos bancos. Vale o facto da travagem ser das melhores e do Passat Variant conseguir acompanhar o Mercedes, embora fique longe de BMW e Audi, não dispensando o auxílio do ESP para compensar um ligeiro nervosismo da traseira.

Economia

Audi com excelente preço
Confessamos que ao olhar para os preços ficámos impressionados com as diferenças, nomeadamente, entre o Audi A4 Avant e o Mercedes C220 CDI SW, respectivamente, o mais barato e o mais caro. São nada menos de sete mil euros a favor do Audi, inexplicáveis olhando para a listagem de equipamento oferecido pela versão Sport Edition ensaiada. É evidente que o Mercedes tem vantagem em termos de imagem, valor de retoma e espaço interior e até em termos de prestações, mas tantos euros é uma diferença dificilmente explicável.
Para o BMW e para o VW, a diferença é bem inferior e não ultrapassa os quatro mil euros, com alguma vantagem para a versão Highline do VW Passat que, conforme se pode verificar pela listagem de equipamento, é mais caro mas tem mais equipamento oferecido de série que o 320d e o A4 Avant.
Mesmo assim, estranha-se que seja mais caro que um Audi e um BMW! Porém, isso explica-se com uma série de equipamentos que não são comuns no segmento serem oferecidos de série: travão de estacionamento eléctrico, sistema de mãos livres sem chave, faróis de xénon direccionais, instalação de telemóvel e estofos em couro. Por isso mesmo, acaba por ser um bom negócio o Passat Variant mais caro que um BMW.
Em termos de custos de manutenção, todos têm os mesmos intervalos, diferenciando-se nas garantias: a Mercedes oferece 30 anos para corrosão e 3 anos para a pintura, ficando-se os carros do grupo VW pelos 12 anos anti-corrosão e 3 anos para a pintura, sendo o pior o BMW, cuja garantia para corrosão e pintura não vai além dos 6 e 2 anos, respectivamente.
Quanto aos consumos, o bloco TDI é o mais económico, quer no Audi quer no VW, embora não existam milagres e as médias fiquem sempre acima dos 7 litros. O motor BMW exibe médias inferiores a 8,5 litros, sendo o mais gastador o Mercedes com médias sempre acima dos 9 litros.

Conclusão - BMW apaixonante, Passat mais racional

Perfeito nos equilíbrios dinâmicos, o BMW foi pensado para quem conduz. Mesmo assim é razoavelmente confortável e em termos familiares oferece uma interessante habitabilidade. Podemos criticar a capacidade da mala, mas os seus rivais, à excepção do Passat, não fazem melhor. Qualidade e equipamento aceitável com um preço interessante são outros argumentos suficientes para dar a vitória ao BMW. A igualdade entre Mercedes e VW pode estranhar, mas a carrinha C220 CDi continua muito bem construída e tem um valor de retoma impressionante, respondendo a Passat também com uma boa imagem de marca mais uma habitabilidade e bagageira imbatíveis. Para quem quer um carro familiar, esta é, definitivamente, a melhor escolha. O último lugar do Audi, apesar do óptimo preço, explica-se pelo envelhecimento prematuro.

Imagem

Cumprimentos
Imagem

m compact
Membro Gold
Registado: 05 out 2004, 23:56
O meu Carro:: BMW M3 E36 sedan

Mensagem por m compact »

está tudo dito para mim :lovebmw
E30 324td by VCpower
E36 ///M3
Suzuki Grand Vitara 1.6 Gpl
Opel astra cosmo cdti

"Quem trabalha muito, erra muito.
Quem trabalha pouco, erra pouco.
Quem não trabalha não erra.
E quem não erra é promovido."

DNT
Membro Junior
Registado: 27 jul 2004, 20:36
Contacto:

Mensagem por DNT »

:driving :lovebmw
Bmw 325i cabrio e36, Bmw 320d Touring e46, Bmw 316i e30, Mercedes c220cdi, Mercedes 300D, Uno Turbo i.e MKI

"Real cars don't have power in the front wheels, they lift them"
Imagem

Yasser
Administrador do Fórum
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Contacto:

Mensagem por Yasser »

Quase sempre é assim, nos comparativos com os rivais ;)

Quando foi o 320d 136cv, reinou ao lado dos outros que tinham mais cavalagem e tudo ;)

Destacando-se sempre pelo seu comportamento, posição de Conducao e desportivismo ;)

BMW POWER!!
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2

BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46

Artur Costa
Membro Juvenil
Registado: 30 set 2003, 23:38

Mensagem por Artur Costa »

Hj paxou por mim na AE uma 320d carrinha... devo confesar k n gostei mto da imagem da traseria...

Cumps
Audi A4 B5 Avant 1.9TDI(180cv Maha )
BMW E36 325i Coupé(242cv Maha )
E34 M5 3.8L

pedrovale
Membro Juvenil
Registado: 28 jun 2005, 17:26

Mensagem por pedrovale »

Artur Costa Escreveu:Hj paxou por mim na AE uma 320d carrinha... devo confesar k n gostei mto da imagem da traseria...

Cumps
Eu tb n gosto mto da traseira...

Ainda assim gosto mais da E46, principalmente de 2004, de maio, de matricula XL q costuma tar na minha garagem ehehehe

abraco
Imagem

pedrovale
Membro Juvenil

Mensagem por pedrovale »

Artur Costa Escreveu:Hj paxou por mim na AE uma 320d carrinha... devo confesar k n gostei mto da imagem da traseria...

Cumps
pera ai... so agora percebi o teu post...

nao gostaste foi de ficares a ver a traseira... assim faz mais sentido!!!!

LLLLOOOOOLLLL

tou a brincar ctg artur, deves fazer bem frente a uma de 163cv...

Abracos!!!
Imagem

320d
Membro Gold
Registado: 26 nov 2004, 14:44
O meu Carro:: BMW 320d E46-1999/08

Mensagem por 320d »

teria de ser a BMW...
Bruno Linhares
Imagem
clique na imagem para ver projeto

FordTaunusCoupe.blogspot.com
HondaCBF125.blogspot.com

Artur Costa
Membro Juvenil
Registado: 30 set 2003, 23:38

Mensagem por Artur Costa »

pedrovale Escreveu:

Cumps
pera ai... so agora percebi o teu post...

nao gostaste foi de ficares a ver a traseira... assim faz mais sentido!!!!

LLLLOOOOOLLLL

tou a brincar ctg artur, deves fazer bem frente a uma de 163cv...

Abracos!!!
Posso te dizer k ate aos 200 uma 320d é k faz frente a minha A4 :lol:

(Off topic: Temos de ir testar pa ver a difrença agr ;) )

A k vi era mto alta tb... tinha jante 17 ou 18 e suspençao normal...dava pa ver os cardans :shock:
E o simbolo a dizer "320d" fica num sitio pessimo!

Cumps
Audi A4 B5 Avant 1.9TDI(180cv Maha )
BMW E36 325i Coupé(242cv Maha )
E34 M5 3.8L

Yasser
Administrador do Fórum
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Contacto:

Mensagem por Yasser »

Digamos que o simples simbolo "320d" incomoda e já dá dor de cabeça a muitos :lol: :lol:

Kidding ;)
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2

BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46

pedrovale
Membro Juvenil

Mensagem por pedrovale »

um dia combinamos isso Artur...

Mas de origem, so s eu tiver mto espaço para esticar 6ª, pq ate la levo um grande atesto...

Mas tb podemos ver com a minha de origem e com a "graça de Deus"...

ehehehe

abracos
Imagem

BMWM3
Membro Juvenil
Registado: 17 nov 2004, 18:48

Mensagem por BMWM3 »

Boas

Não vou fazer quotes para não ferir susceptibilidades, nem levantar polémicas escusadas. Vou só dar a minha opinião e voltar a repetir o que julgo ser uma verdade indesmentivel: os carros não se medem pela velocidade máxima, nem pelo arranque dos 0-100km/h ou pelas reprises.
Na minha opinião, como amante da condução, mais importante que tudo isso é o comportamento em curva e a qualidade do chassis/comportamento dinâmico. É principalmente aí que a BMW é imbativel, conforme mais uma vez neste teste ficou demonstrado e é isso para mim que é mais importante.
Quanto à potência e velocidade, em versões stock desta classe, tambem somos imbativeis, mas isso para mim já não é tão importante. Que me interessa ter um carro que ande muito se depois não curva? Nada! Para mim primeiro vem o comportamento, depois o resto.
Após os primeiros 1000 kms, que para mim são sagrados, neste ultimos dias com o piso molhado, pude testar melhor o novo brinquedo e só tenho a dizer uma coisa: há por aí muita "bomba" com 200/250 cv, que num percurso mais sinuoso, leva "baile" desta nova série 3. Leva "baile", mas daqueles que dá para dançar a noite toda.
Digo mais, com o piso completamente encharcado, esta touring curva a velocidades muito altas e mesmo nas curvas mais lentas, está quase ao nivel do meu anterior Impreza 4x4. Vale a pena experimentar.
Só é pena aquelas 300/400 r.p.m. que a caixa automática me obriga a perder, pois mesmo com a caixa em manual, devido ao limitador ela mete a mudança acima às 4.500 rpm, quando o red line é às 4.800 r.p.m.. :(
Repros não vou fazer porque quero ter motor para muitos anos, mas tenho de mexer no limitador para meter a caixa a ir ao red line. :D
Com mais tempo irei abrir um tópico, para dar a minha opinião sobre estas caixas e ler tambem as vossas.
Sobre a traseira da nova E91, houve dois individuos da Mercedes que tambem não gostaram nada da minha, no fim de semana passado. Um ia numa C 270CDI ultimo modelo e mordia-se todo ao volante, outro num C 200 Kompressor. Ambos se picaram depois de os passar na auto-estrada, nem sei porque razão, mas enfim, passado uns kms deixaram de me aborrecer. A esta hora já compraram uma 320D.
Amanhã ou outro dia conto a história, já é tarde.

Cumprimentos
Imagem

brunominis
Membro Senior
Registado: 09 jun 2005, 20:23
O meu Carro:: BMW E90 320d Sport - Mini 1275 GTS

Mensagem por brunominis »

Sobre a traseira da nova E91, houve dois individuos da Mercedes que tambem não gostaram nada da minha, no fim de semana passado. Um ia numa C 270CDI ultimo modelo e mordia-se todo ao volante, outro num C 200 Kompressor. Ambos se picaram depois de os passar na auto-estrada, nem sei porque razão, mas enfim, passado uns kms deixaram de me aborrecer. A esta hora já compraram uma 320D.
:lol: :lol: :lol:
Basta dizer que é BMW

pedrogordo
Membro Juvenil
Registado: 26 out 2005, 12:13

Mensagem por pedrogordo »

O comparativo é realmente uma reedição de comparativos de séries anteriores. A BMW continua coerente com aquilo que acha mais importante: o prazer de condução. Em relação à estética, sinceramente, acho a nova série 3 espectacular, desde que tenha umas jantes de 17'' no mínimo. Já tive a oportunidade de experimentar 2 vezes a 320d e achei-a um bocado preguiçosa, talvez porque tinha apenas 1500km. A minha 320d 136cv repro parece mais potente! E digo parece, porque, menos sem parecer, a versão 163cv, anda concerteza "mais para a frente". Falta-lhe para mim um pouco de nervosismo de "TDI". Quem puder aceder ao motor 6 cilindros é que realmente fica bem servido. Para quem ainda corra no campeonato abaixo, então recomenda-se vivamente uma repro na 320d! É aminha opinião.

Babo
Membro Junior
Registado: 31 mar 2005, 21:36

Mensagem por Babo »

:fixe :lovebmw :driving
Acho o novo serie 3 um fora de serie... :lol:
Cumps
BMW 4 Ever

(0OO \ (||||)(||||) / OO0)

Responder

Voltar para “Série 3”