Comparativo touring: 320D, VW Passat, 220CDI, A4 Avant

Secção para modelos Série 3

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BMWM3
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Comparativo touring: 320D, VW Passat, 220CDI, A4 Avant

Mensagem por BMWM3 »

Boas

Vou aqui colocar o comparativo realizado pela revista TURBO, entre as versões Touring dos modelos: BMW 320D, Mercedes C 220CDI, VW Passat e Audi A4. Espero que gostem. :D


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Comparativo BMW 320d Touring e rivais

É um chefe de família ou tem a paixão de conduzir? Procura um modelo familiar ou é um seguidor da moda e quer uma carrinha porque é “in”? Pensámos em ambos e quer seja solidário com a família ou egoísta porque pensa apenas em si, neste leque de quatro carrinhas vai encontrar o que lhe interessa.

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Confessamos a nossa perspectiva: somos egoístas e que temos uma enorme paixão pela condução. Por isso, foi indisfarçável o sorriso que se colou à face quando nos entregaram o BMW 320d Touring. E se num primeiro momento tivemos o impulso de o reservar para um trabalho a solo, fomos chamados à realidade e decidimos compará-lo com os seus mais directos rivais: Audi A4 Avant e Mercedes C SW para ver o que realmente vale a carrinha da série 3. Faltava agradar aos que são mais solidários com a família e aproveitando a chegada do Passat Variant, adicionamos o VW a este comparativo.
Assim, quer seja um egoísta ou um acérrimo defensor da família, leia este trabalho pois poderá encontrar aqui o seu próximo automóvel e, quem sabe, mudar de opinião.


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Carroçaria

Bagageira destaca Passat
Não tem a qualidade referencial de BMW e Mercedes e fica até um pouco atrás da Audi, mas em termos de bagageira e acessibilidade, o VW é rei. São nada menos de 518 litros de capacidade na mala – que podem chegar a uns impressionantes 608 litros se encomendar o seu Passat Variant sem pneu suplente – e portas enormes com ângulos de abertura generosos. Os restantes ficam longe, com o 320d Touring e A4 Avant a oferecerem 460 litros e o C220 CDI SW uma capacidade total de 470 litros. Quando precisamos de usar a capacidade total, rebatendo os bancos traseiros, a superioridade do VW é esmagadora: 1731 litros contra 1385 para BMW e Mercedes e uns curtos 720 litros para o Audi.
Oferecendo o DSC (conjugando os controlos de estabilidade e de tracção) com dois patamares de utilização – total controlo ou maior liberdade com o DTC – o 320d Touring destaca-se da concorrência, apesar destes disponibilizarem de série o ESP e como no BMW, ABS c/EBD. Só que a marca bávara volta a fazer a diferença ao incluir no equipamento de série o controlo de travagem em curva (CBC) e controlo dinâmico de travagem (DBC).

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Interior

Audi acanhada perde para rivais
Como sempre sucede, pegámos na fita métrica e medimos os habitáculos de cada uma destas carrinhas, para encontrar a cifra que quantifica o Índice de Habitabilidade. Para este segmento, o valor médio do índice é de 9400 pontos e contas feitas, apenas o A4 Avant fica abaixo da média. Mesmo sem a fita métrica era fácil perceber que o Audi é o mais acanhado de todos, longe de 320d (9474), C220 (9454) e especialmente, do Passat Variant (9555).
Convirá aqui destacar o esforço feito pela BMW, pois apesar do valor final não ser extraordinário, representa um enorme salto em relação ao anterior modelo, ultrapassando mesmo o Mercedes. Só não consegue derrotar o imenso VW. Esta é a maior carrinha deste comparativo (mais 10 centímetros que o C220 CDI SW, mais 16 centímetros que o A4 Avant e mais 22 centímetros que o novo BMW.
Se o Passat Variant é o melhor em termos de habitabilidade, acaba por ir parar à cauda do pelotão em termos de ruído. O motor injector-bomba é igual ao da Audi, mas a menor insonorização e a menor qualidade de alguns materiais, deixa-o atrás do A4 e longe do dinâmico BMW e do mais confortável e silencioso Mercedes.

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Sem diferenças e com óbvia vantagem para o cliente, os quatro modelos analisados equivalem-se na oferta de seis airbags de série, o mesmo sucedendo com a climatização, com ligeira vantagem para o sistema da BMW, reactivo às condições de temperatura no interior do habitáculo.
Claro indicador da sua orientação, a Mercedes é a mais confortável do grupo, ocupando o BMW o último lugar, mesmo assim com um equilíbrio muito bom entre comportamento e conforto.
Curiosamente, o Audi A4 é mais confortável que o VW Passat, este penalizado pelo enorme comprimento e por uma maior firmeza da suspensão traseira, pensada para suportar as cargas que a grande bagageira consegue albergar. Outro capítulo onde o Passat Variant é melhor que os rivais é a funcionalidade. Com mais espaços para arrumação e uma bagageira melhor desenhada, cumpre na perfeição a sua função de modelo familiar. Porém, contas feitas, apenas o Audi A4 Avant se destaca dos restantes, muito por culpa de uma má habitabilidade e do ruidoso motor 2.0 TDI.

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Mecânica

Potência destaca BMW
É o mais potente, o que tem melhor binário (em igualdade com a Mercedes, mas com menos cilindrada) e uma caixa rápida, precisa e relativamente bem escalonada. Usa suspensões avançadas e pensadas para um compromisso ideal entre o conforto e a eficácia em curva e graças ao chassis rígido, tem uma aderência extraordinária. Não espanta por isso a vitória clara do BMW 320d Touring neste capítulo da mecânica.
Com 150 CV (menos 13 que o BMW), o bloco de 2.2 litros do Mercedes tem um óptimo binário e uma grande agradabilidade de utilização, sendo pena a caixa de velocidades manual não ter a precisão e rapidez necessárias. O escalonamento é correcto, o que lhe permite mesmo ser o melhor em termos de recuperações. Como no BMW, a tracção é feita às rodas traseiras e os níveis de aderência e tracção são elevados, pese embora a postura menos dinâmica e mais confortável do C220 CDI SW.
O motor TDI de 2.0 litros continua a apostar na técnica do injector-bomba, debitando furiosos 140 CV e um binário de 32,6 mkg, ligeiramente inferior aos motores de BMW e Mercedes.
No Audi e no VW, o bloco mostra enorme rapidez a subir de regime, mas esgota com a mesma velocidade a margem de utilização, sendo por vezes complicado de gerir a excelente caixa de velocidades de ambos. Facilmente batem o BMW nas recuperações de aceleração, mas ficam muito atrás do Mercedes. Com tracção dianteira, têm maior dificuldade em lidar com a potência, tornando obrigatória a presença de um controlo de tracção e de estabilidade, que acaba por equilibrar a contenda.

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Ao volante

BMW Touring pensado para o condutor
Como dissemos no início, o 320d Touring é feito para os egoístas que tem paixão pela condução. Não foi por acaso que o primeiro carro onde nos sentamos foi o BMW. O banco é excelente e graças às múltiplas regulações deste e do volante, facilmente encontramos a posição de condução perfeita. Com uma direcção directa e comunicativa, no BMW sentimos que estamos a controlar os acontecimentos. O “feeling” transmitido é bom e com a ajuda dos sistemas electrónicos de ajuda à condução, é fácil andar depressa. Até nos esquecemos que estamos ao volante de uma carrinha! Mas se quiser dispensar o DSC, pode optar pelo DTC, mais liberal, que mesmo assim não vai ter grandes dificuldades em controlar este 320d Touring. Pena que a travagem, entregue a quatro discos ventilados (únicos neste confronto), não seja a melhor, afastando-se da média com uns inesperados 48 metros para se imobilizar lançado a 100 km/h.
Curiosamente, quem mais se aproxima é o Audi, graças às suas dimensões contidas e muito semelhantes às do BMW, uma direcção que, longe de ser perfeita, ajuda o condutor, e uma posição de condução boa. O recurso a suspensões independentes multibraços nos dois eixos e um chassis rígido permite-lhe ter um bom comportamento. Num dado percurso, consegue manter o BMW à vista, mas não consegue chegar-se ao 320d Touring, mesmo que este siga com o DSC desligado e o A4 beneficie do auxílio do ESP. Condicionado pela sua orientação mais familiar, o Mercedes anda depressa, mas curva pior que BMW e Audi e fazendo jogo igual com o Passat Variant. E para o resultado não ser pior, faz amplo uso do ESP que se pode desligar, mas que automaticamente volta a conectar-se assim que haja algum abuso. Embora use o mesmo tipo de suspensões que Audi e BMW – eixos independentes com sistemas multibraços – não os consegue acompanhar e contenta-se me fazer jogo igual com o VW, mesmo que a direcção filtre demasiado as informações da estrada. A posição de condução é muito boa, embora como é tradição na Mercedes, o volante seja um pouco maior do que o desejável. Grande e com uma enorme massa para movimentar, o Passat Variant acaba na cauda do pelotão. Tendo como base o Golf, possui enorme peso à frente das rodas dianteiras e traseiras, o que “baralha” um pouco o centro de gravidade e a distribuição de pesos. A direcção é menos sensorial que a do Audi e a posição de condução não é a melhor, muito por culpa dos bancos. Vale o facto da travagem ser das melhores e do Passat Variant conseguir acompanhar o Mercedes, embora fique longe de BMW e Audi, não dispensando o auxílio do ESP para compensar um ligeiro nervosismo da traseira.

Economia

Audi com excelente preço
Confessamos que ao olhar para os preços ficámos impressionados com as diferenças, nomeadamente, entre o Audi A4 Avant e o Mercedes C220 CDI SW, respectivamente, o mais barato e o mais caro. São nada menos de sete mil euros a favor do Audi, inexplicáveis olhando para a listagem de equipamento oferecido pela versão Sport Edition ensaiada. É evidente que o Mercedes tem vantagem em termos de imagem, valor de retoma e espaço interior e até em termos de prestações, mas tantos euros é uma diferença dificilmente explicável.
Para o BMW e para o VW, a diferença é bem inferior e não ultrapassa os quatro mil euros, com alguma vantagem para a versão Highline do VW Passat que, conforme se pode verificar pela listagem de equipamento, é mais caro mas tem mais equipamento oferecido de série que o 320d e o A4 Avant.
Mesmo assim, estranha-se que seja mais caro que um Audi e um BMW! Porém, isso explica-se com uma série de equipamentos que não são comuns no segmento serem oferecidos de série: travão de estacionamento eléctrico, sistema de mãos livres sem chave, faróis de xénon direccionais, instalação de telemóvel e estofos em couro. Por isso mesmo, acaba por ser um bom negócio o Passat Variant mais caro que um BMW.
Em termos de custos de manutenção, todos têm os mesmos intervalos, diferenciando-se nas garantias: a Mercedes oferece 30 anos para corrosão e 3 anos para a pintura, ficando-se os carros do grupo VW pelos 12 anos anti-corrosão e 3 anos para a pintura, sendo o pior o BMW, cuja garantia para corrosão e pintura não vai além dos 6 e 2 anos, respectivamente.
Quanto aos consumos, o bloco TDI é o mais económico, quer no Audi quer no VW, embora não existam milagres e as médias fiquem sempre acima dos 7 litros. O motor BMW exibe médias inferiores a 8,5 litros, sendo o mais gastador o Mercedes com médias sempre acima dos 9 litros.

Conclusão - BMW apaixonante, Passat mais racional

Perfeito nos equilíbrios dinâmicos, o BMW foi pensado para quem conduz. Mesmo assim é razoavelmente confortável e em termos familiares oferece uma interessante habitabilidade. Podemos criticar a capacidade da mala, mas os seus rivais, à excepção do Passat, não fazem melhor. Qualidade e equipamento aceitável com um preço interessante são outros argumentos suficientes para dar a vitória ao BMW. A igualdade entre Mercedes e VW pode estranhar, mas a carrinha C220 CDi continua muito bem construída e tem um valor de retoma impressionante, respondendo a Passat também com uma boa imagem de marca mais uma habitabilidade e bagageira imbatíveis. Para quem quer um carro familiar, esta é, definitivamente, a melhor escolha. O último lugar do Audi, apesar do óptimo preço, explica-se pelo envelhecimento prematuro.

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Cumprimentos
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m compact
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Mensagem por m compact »

está tudo dito para mim :lovebmw
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"Quem trabalha muito, erra muito.
Quem trabalha pouco, erra pouco.
Quem não trabalha não erra.
E quem não erra é promovido."

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DNT
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Mensagem por DNT »

:driving :lovebmw
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Yasser
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Mensagem por Yasser »

Quase sempre é assim, nos comparativos com os rivais ;)

Quando foi o 320d 136cv, reinou ao lado dos outros que tinham mais cavalagem e tudo ;)

Destacando-se sempre pelo seu comportamento, posição de Conducao e desportivismo ;)

BMW POWER!!
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Artur Costa
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Mensagem por Artur Costa »

Hj paxou por mim na AE uma 320d carrinha... devo confesar k n gostei mto da imagem da traseria...

Cumps
Audi A4 B5 Avant 1.9TDI(180cv Maha )
BMW E36 325i Coupé(242cv Maha )
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pedrovale
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Mensagem por pedrovale »

Artur Costa Escreveu:Hj paxou por mim na AE uma 320d carrinha... devo confesar k n gostei mto da imagem da traseria...

Cumps
Eu tb n gosto mto da traseira...

Ainda assim gosto mais da E46, principalmente de 2004, de maio, de matricula XL q costuma tar na minha garagem ehehehe

abraco
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pedrovale
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Mensagem por pedrovale »

Artur Costa Escreveu:Hj paxou por mim na AE uma 320d carrinha... devo confesar k n gostei mto da imagem da traseria...

Cumps
pera ai... so agora percebi o teu post...

nao gostaste foi de ficares a ver a traseira... assim faz mais sentido!!!!

LLLLOOOOOLLLL

tou a brincar ctg artur, deves fazer bem frente a uma de 163cv...

Abracos!!!
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320d
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Mensagem por 320d »

teria de ser a BMW...
Bruno Linhares
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clique na imagem para ver projeto

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Artur Costa
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Mensagem por Artur Costa »

pedrovale Escreveu:
Artur Costa Escreveu:Hj paxou por mim na AE uma 320d carrinha... devo confesar k n gostei mto da imagem da traseria...

Cumps
pera ai... so agora percebi o teu post...

nao gostaste foi de ficares a ver a traseira... assim faz mais sentido!!!!

LLLLOOOOOLLLL

tou a brincar ctg artur, deves fazer bem frente a uma de 163cv...

Abracos!!!
Posso te dizer k ate aos 200 uma 320d é k faz frente a minha A4 :lol:

(Off topic: Temos de ir testar pa ver a difrença agr ;) )

A k vi era mto alta tb... tinha jante 17 ou 18 e suspençao normal...dava pa ver os cardans :shock:
E o simbolo a dizer "320d" fica num sitio pessimo!

Cumps
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Yasser
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Mensagem por Yasser »

Digamos que o simples simbolo "320d" incomoda e já dá dor de cabeça a muitos :lol: :lol:

Kidding ;)
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pedrovale
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Mensagem por pedrovale »

um dia combinamos isso Artur...

Mas de origem, so s eu tiver mto espaço para esticar 6ª, pq ate la levo um grande atesto...

Mas tb podemos ver com a minha de origem e com a "graça de Deus"...

ehehehe

abracos
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BMWM3
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Mensagem por BMWM3 »

Boas

Não vou fazer quotes para não ferir susceptibilidades, nem levantar polémicas escusadas. Vou só dar a minha opinião e voltar a repetir o que julgo ser uma verdade indesmentivel: os carros não se medem pela velocidade máxima, nem pelo arranque dos 0-100km/h ou pelas reprises.
Na minha opinião, como amante da condução, mais importante que tudo isso é o comportamento em curva e a qualidade do chassis/comportamento dinâmico. É principalmente aí que a BMW é imbativel, conforme mais uma vez neste teste ficou demonstrado e é isso para mim que é mais importante.
Quanto à potência e velocidade, em versões stock desta classe, tambem somos imbativeis, mas isso para mim já não é tão importante. Que me interessa ter um carro que ande muito se depois não curva? Nada! Para mim primeiro vem o comportamento, depois o resto.
Após os primeiros 1000 kms, que para mim são sagrados, neste ultimos dias com o piso molhado, pude testar melhor o novo brinquedo e só tenho a dizer uma coisa: há por aí muita "bomba" com 200/250 cv, que num percurso mais sinuoso, leva "baile" desta nova série 3. Leva "baile", mas daqueles que dá para dançar a noite toda.
Digo mais, com o piso completamente encharcado, esta touring curva a velocidades muito altas e mesmo nas curvas mais lentas, está quase ao nivel do meu anterior Impreza 4x4. Vale a pena experimentar.
Só é pena aquelas 300/400 r.p.m. que a caixa automática me obriga a perder, pois mesmo com a caixa em manual, devido ao limitador ela mete a mudança acima às 4.500 rpm, quando o red line é às 4.800 r.p.m.. :(
Repros não vou fazer porque quero ter motor para muitos anos, mas tenho de mexer no limitador para meter a caixa a ir ao red line. :D
Com mais tempo irei abrir um tópico, para dar a minha opinião sobre estas caixas e ler tambem as vossas.
Sobre a traseira da nova E91, houve dois individuos da Mercedes que tambem não gostaram nada da minha, no fim de semana passado. Um ia numa C 270CDI ultimo modelo e mordia-se todo ao volante, outro num C 200 Kompressor. Ambos se picaram depois de os passar na auto-estrada, nem sei porque razão, mas enfim, passado uns kms deixaram de me aborrecer. A esta hora já compraram uma 320D.
Amanhã ou outro dia conto a história, já é tarde.

Cumprimentos
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brunominis
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Mensagem por brunominis »

Sobre a traseira da nova E91, houve dois individuos da Mercedes que tambem não gostaram nada da minha, no fim de semana passado. Um ia numa C 270CDI ultimo modelo e mordia-se todo ao volante, outro num C 200 Kompressor. Ambos se picaram depois de os passar na auto-estrada, nem sei porque razão, mas enfim, passado uns kms deixaram de me aborrecer. A esta hora já compraram uma 320D.
:lol: :lol: :lol:
Basta dizer que é BMW

pedrogordo
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Mensagem por pedrogordo »

O comparativo é realmente uma reedição de comparativos de séries anteriores. A BMW continua coerente com aquilo que acha mais importante: o prazer de condução. Em relação à estética, sinceramente, acho a nova série 3 espectacular, desde que tenha umas jantes de 17'' no mínimo. Já tive a oportunidade de experimentar 2 vezes a 320d e achei-a um bocado preguiçosa, talvez porque tinha apenas 1500km. A minha 320d 136cv repro parece mais potente! E digo parece, porque, menos sem parecer, a versão 163cv, anda concerteza "mais para a frente". Falta-lhe para mim um pouco de nervosismo de "TDI". Quem puder aceder ao motor 6 cilindros é que realmente fica bem servido. Para quem ainda corra no campeonato abaixo, então recomenda-se vivamente uma repro na 320d! É aminha opinião.

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Babo
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Mensagem por Babo »

:fixe :lovebmw :driving
Acho o novo serie 3 um fora de serie... :lol:
Cumps
BMW 4 Ever

(0OO \ (||||)(||||) / OO0)

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