Pressão Pneus: a vossa opção

Área de discussão geral

Moderador: Staff

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

evandro Escreveu:Em aceleracao as rodas traseiras suportam um aumento de peso e por isso precisam de mais pressao para garantirem a tracção necessária.
Esse peso é que dá a tracção, não queremos anulá-lo.

evandro Escreveu:Quanto ao camber à frente, a marca tem uns parafusos proprios para correcção de camber que dao até +/-30 minutos de acerto.
Verdade, mas esse método tem o risco de eles deslizarem com um buraco na estrada mais agressivo, e depois ficamos com camber positivo :evil:
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

evandro
Membro Juvenil
Registado: 15 jul 2006, 15:49
O meu Carro:: BMW M3 3.2 Coupé

Mensagem por evandro »

Eu ja os usei e nada aconteceu, mas como dizes é possivel que se ficarem mal apertados o camber se altere com uma pancadona num buraco. Pelo menos no meu M3 nunca se fica com camber positivo nessa situacao, ja´ que de origem ele tem quase -1º10' (a spec na frente diz -0º46'). Quando os coloquei fiquei com -1º30', mas tirei-os porque para mim a frente ficou demasiado "nervosa" a alta velocidade.

EO
Imagem

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

evandro Escreveu:Eu ja os usei e nada aconteceu, mas como dizes é possivel que se ficarem mal apertados o camber se altere com uma pancadona num buraco. Pelo menos no meu M3 nunca se fica com camber positivo nessa situacao, ja´ que de origem ele tem quase -1º10' (a spec na frente diz -0º46'). Quando os coloquei fiquei com -1º30', mas tirei-os porque para mim a frente ficou demasiado "nervosa" a alta velocidade.
Supondo que o teu é de 1996 ou mais recente (penso que tem que ser), poder obter camber negativo à frente com segurança de outra forma... ;) Só trocando uma peça que tens no carro dum lado pro outro.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

evandro
Membro Juvenil

Mensagem por evandro »

Sim é verdade, troca-se o top-mount (como se diz em Portugues? Batente da torre do amortecedor? :oops: ) esquerdo com o direito e ficas com pelo menos -2º de camber à frente facilmente. Julgo que para circuito seria espectacular, mas em estrada lá se iam os pneus por dentro!

EO
Imagem

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

evandro Escreveu:Sim é verdade, troca-se o top-mount (como se diz em Portugues? Batente da torre do amortecedor? :oops: ) esquerdo com o direito e ficas com pelo menos -2º de camber à frente facilmente. Julgo que para circuito seria espectacular, mas em estrada lá se iam os pneus por dentro!
Sim, pode-se dizer os batentes. Em inglês chamam-se mais "strut hats". Não acho que prejudique muito os pneus, desde que o toe esteja a 0 nas rodas da frente. Eu vou agora instalar 3mm de camber shims (que não são mais que umas anilhas, que fazem o mesmo que o tal parafuso mas não ganham folga ;) ) no meu carro, para ficar com cerca de 2º de camber negativo na frente.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

evandro
Membro Juvenil

Mensagem por evandro »

Toe a zero? Hmm, nao te aconselho, pelo menos para estrada. Para circuito é outra conversa! De origem a BMW indica para o M3 toe total negativo à frente de -0º20', ie, rodas fechadas. É assim para compensar o deslocamento das rodas da frente para trás em andamento. Deve ser semelhante para os outros E36, não sei...
Com toe a zero ou positivo é ainda pior para gastar os pneus por dentro juntamente com camber muito negativo! Sei isto por experiencia, no meu Civic VTi andei assim uns tempos e dei cabo dos pneus por dentro num instante.
Por experiencia propria no M3 tentei toe a zero e o carro passa a sofrer de "bump steer", ie, qualquer irregularidade da estrada transmite-se à direcção e faz com que o carro vire sem a gente querer, tens que estar sempre a corrigir a trajectoria. Ainda pior ao travar, a frente dança de um lado para o outro - fica assustador em estrada! Agora ando com -0º10' e está melhor mas ao travar ainda se nota instabilidade. Vou voltar em breve aos -0º20' da marca :? ... conclusão: eles sabem mesmo destas coisas!

EO
Imagem

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

Ah, pois, toe a 0 quem anda tem de saber o que faz. Especialmente se tiver pouco camber negativo na frente, a frente. Atenção que a suspensão frontal no M3 é ligeiramente diferente, tanto em rigidez de rolamento lateral, como em definições de alinhamento, etc.

Eles até sabem o que fazem, a não ser com as subframes, etc... :lol:

edit: e não se compara alinhamentos de BMWs com o de civics. Peso, tracção, geometria da suspensão, equilibrio de pesos, é TUDO diferente.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Responder

Voltar para “Discussão Geral”