Peço desculpa o gigante testamento abaixo, mas se puderem por favor leiam e se possível dêem a vossa opinião.
A Setembro do ano de 2012 comprei um BMW 520d E60 163cv de 2006 com 82000km. O carro foi comprado em um stand mesmo perto de minha casa ao qual nunca ouvi reclamações e sempre tive o proprietário como uma pessoa séria e o carro era o de uso pessoal do dono, nunca esteve no stand á venda.
Antes de comprar o carro vi muitos outros e a ideia sempre passou por um 530 ou 535, mas não consegui encontrar nenhum no mesmo estado deste 520, daí ter efectuado a compra, embora o preço do carro tenha sido bastante elevado para um 520, que a nível de extras pouco mais tem que o kit exterior M, de resto tem muito pouca coisa, mas dado os poucos KM e o aparente bom estado do carro, tudo parecia novo, comprei por 27000€.
O carro foi comprado com uma Garantia Assegurada Mapfre de 24 meses que cobre todos os componentes do veículo excepto peças de desgaste, como é lógico. Não sei se alguém tem conhecimento deste tipo de garantias, eu foi a primeira vez que ouvi falar e ao primeiro achei interessante, mas agora que precisei de accionar a garantia já não tenho a mesma opinião. Se alguém tem um feedback destas garantias, bom ou mau, caso entendam que o devem fazer por favor contém a vossa experiência.
A 30 de Junho de 2013 o carro conta com 88000km, eu estava a fazer uma viagem de cerca de 50km em AE, tinha percorrido cerca de 30KM e o motor perdeu toda a força repentinamente, encosto na berma de imediato e ao encostar acendo luz de falta de água e aquecimento, desliguei de imediato. Saí fora do carro e estava tudo a fumegar por todo o lado, pensei que seria algum tubo de água que possivelmente rebentou e espalhou a água pelo carro, mas tal não se verificou, o problema foi todo no motor.
Antes de chamar a assistência, liguei para o Stand a relatar que o motor teve problemas e que possivelmente teria partido o motor, disse que queria levar o carro para a BMW pois só admitia uma compostura com material original. O Homem insistiu sempre para levar para a oficina onde ele dava trabalho e que eles metiam peças de origem e Blá Blá, mas eu insisti sempre que o meu carro tinha de ser assistido na marca, como isso é um direito que tenho acabei mesmo por levar o carro para a BMW.
Na BMW, não conseguiram diagnosticar o problema sem tirar a colaça fora, o seguro deu autorização para tirar a colaça de modo a fazer o diagnóstico. Quando se retirou a colaça percebeu-se que a avaria deveu-se a uma fissura que teve origem na colaça e que a água entrou para o 2º cilindro, partindo uma válvula e danificando Bloco, pistão, Biela e possivelmente cambota pelo que a BMW disse, mas a cambota nao foi analisada. A BMW diz que a reparação do motor nao é viável e que neste caso um motor novo seria a solução.
No entanto verificou-se que aquele motor tinha sido mexido á pouco tempo, a colaça pertencia a um BMW X3 e teria sido rectificada e montado á pouquíssimos KM devido á limpeza da colaça e a junta que facilmente se percebe que esta "nova", pelos vistos também tinha anilhas dos injectores novas.
O perito do seguro foi la avaliar e viu logo que a colaça não pertencia ao carro e que tinha sido feita uma intervenção a pouco tempo. Conclusão o seguro diz que não assume qualquer responsabilidade pois a avaria deveu-se a uma má intervenção mecânica feita anteriormente a compra do veículo.
O seguro diz não assumir, eu que sou o novo proprietário também não tenho qualquer culpa, neste caso a responsabilidade passa para o vendedor do carro (pois numa clausula do contrato de seguro diz que nestes casos a responsabilidade passa directamente para o vendedor).
Sendo assim devido ao orçamento ser de cerca de 8000€ o dono do stand em conjunto com o comercial do seguro que é quem lhe faz estes seguros, arranjaram maneira de a seguradora fornecer o motor (motor este que ronda o preço de 2500/3000€),eu perguntei se estavam a brincar comigo, pois o valor que paguei pelo carro não foi um valor de sucata, por isso não aceitava motores de sucata/usados no meu carro, pois sabe-se lá quantos KM ou o estado desses motores. Então eles dizem que o motor nao é de sucata mas sim recondicionado, então eu recolhi informação deste género, mas mais elabora e enviei-lhes dizendo que nao aceitava devido á qualidade duvidosa que este tipo de motores recondicionados apresentam, passo a citar um simples resumo:
"Quais as diferenças entre motores reconstruidos e recondicionados?
Em forma de esclarecimento, existe uma diferença entre motores reconstruidos / recondicionados, centrando-se esta principal diferença no facto de Motores e Caixas de Velocidade (Mecânicas e Automáticas) Reconstruidos terem inerente um conjunto de peças, de um casco usado, mas reaproveitado e em que todas as partes são verificadas e substituídas as necessárias, por forma a garantir um padrão semelhante ao material certificado em novo.
Ao invés, em Motores e Caixas de Velocidade (Mecânicas e Automáticas) Recondicionados apenas são substituídas as peças danificadas ou que se encontrem em mau estado de conservação, não havendo um controle tão abrangente da peça na sua totalidade."
Então eles em reposta dizem que pronto de facto os motores recondicionados nao sao de qualidade e que eles se enganaram, o que queriam dizer é que forneciam um motor reconstruído

Parece mais a história da carochinha, perguntei ao comercial quem é que ele pensa que está a enganar? Onde é que compram um motor reconstruído que leva rectificação do bloco, pistões e bielas novos, colaça nova por 2500€??
Disse que não aceitava nada disso e apenas aceito um motor fornecido pela BMW. Fiquei sem resposta.
Fui falar com o dono do stand e ele diz-me logo, não aceitas o motor então vou ao meu advogado fazer uma carta que o carro não é consertado por falta de vontade da tua parte e vou para tribunal e vais andar 2 ou 3 anos nisto.
Eu não me mostrei intimidado e disse, a informação do Seguro é que não assumem a reparação, como explica no livro de Garantia, quando acontece isto a responsabilidade passa inteiramente para o vendedor, por isso ou você assume o motor novo ou então devolve o dinheiro do carro, e se quer ir para tribunal vamos pois eu sei os meus direitos e só estou a pedir o que tenho direito. Aí ele já tentou levar as coisas por bem, no entanto tratei de arranjar um advogado e informar-me, o qual já enviou uma carta para o stand a dizer que tem de dar uma resposta até 29/8. Vamos ver no que isto dá, para já estou sem qualquer resposta.
Agora o mais estranho, um carro com este KM já tinha sido o motor mexido e voltou a dar problemas, o que me leva a suspeitar que os KM não podem ser reais, na BMW disseram que pela chave os KM eram reais e não havia maneira de fugir, mas naquela BMW todos conhecem o dono do stand, então fui a outra BMW, bem longe de nós e o que disserem foi que com a chave pode não bater certo, pois isso pode ser adulterado, a única hipótese é fazer testes na centralina.
Confrontei depois a BMW onde o carro se encontra, eles então já disseram que afinal a chave não é 100% fiável, então pedi para ver os registos do meu carro (uma vez que ele sempre foi assistido na marca, segundo o livro de manutenções), surpresa das surpresas o meu carro não tem qualquer registo na BMW a não ser uma compra e substituição de uma antena interior em 2008, como é que isto pode ser possível, não existir qualquer registo? Disseram-me que o sistema tinha sido renovado em 2011 e foi tudo apagado a nível de manutenções, eu ri-me claro e perguntei se ele achava que eu acreditava.
Alguém me pode dar uma opinião em relação ao que devo/posso fazer em relação á reparação e a descobrir a autenticidade dos KM? Não tenciono ir para tribunal, mas caso não exista outra alternativa, estou a pensar seriamente em pedir indemnização do valor do carro, já se passaram 2 meses e eu sem carro e provavelmente não nunca mais saímos desta história.