vou dar a minha opinião, desde já digo que não é por ter dois E39 (e já tive outros serie 5 para alem dos E39), que dou mais valor ao modelo em relação aos outros simplesmente porque tenho dois carros desses.
E12 e E28: excelentes carros, bem construidos e com materiais de qualidade, o E12 foi o primeiro serie 5 e inovou em termos de equipamento e deu o salto na qualidade rigor de construção quando comparado com a gama da bmw dos anos 60, trouxe tambem uma nova imagem e muita modernidade.
o E28 seguiu a mesma evolução e trouxe ainda mais equipamento e uma melhoria nos materiais e qualidade de construção.
E34: o E34 foi um salto gigantesco a todos os niveis quando comparado com o E28, a qualidade dos materiais e de montagem sofreu melhorias substanciais, a qualidade de construção subiu um patamar o que lhe valeu o titulo da melhor berlina do mundo em 1988, ainda hoje oferecem niveis qualidade perfeitamente aceitáveis.
um modelo excelente derivado da serie 7 E32 o que só por si diz muito.
E39: tanto o E34 como o E39 são modelos claramente over-engineered, tratam-se de modelos com compartilham uma alta percentagem de componentes com a serie 7, no caso do E34 com o E32, no caso do E39 com o E38.
o E39 foi um modelo com uma qualidade de construção e de materiais irrepreensivel, segurança passiva e activa de referencia e o correcto balanceamento entre os vários componentes, a qualidade a bordo o requinte e a sensação de materiais de primeira são o mote, tal como o E34 foi um marco para a bmw.
E60: o E60 representou um downgrade a vários niveis, a qualidade dos materiais piorou, plásticos de qualidade inferior foram usados e a qualidade geral tambem baixou, foi concebido numa época de contenção económica e apesar de ser um modelo mais moderno, era comparativamente com o E39 um carro de qualidade geral inferior.
o menor trabalho em alguns itens era patente na segurança passiva, pois sendo um carro mais recente consegue ter piores resultados nos embates frontais, sendo apenas melhor que o E39 no embate lateral.
não contando muito para o assunto, não posso deixar de assinalar o facto de ser um modelo onde a imagem de marca dos interiores de todos os bmw, e portanto parte do ADN da mesma, foi abandonado, falo da consola orientada para o condutor, junto a isso a estética que quanto a mim não foi a mais feliz tanto exterior como interior.
F10: o F10 quanto a mim conseguiu recuperar algumas das coisas que o E60 deixou de parte, conseguiu tornar-se uma vez mais uma referencia em termos de qualidade e até ao momento é tido como um carro extremamente fiável, tem todas as condições para ser eleito como o melhor serie 5 de sempre, mas ainda assim temos que esperar um pouco mais para ver como envelhece.
assim sendo a minha classificação é esta:
1º- E39 (?)*
2º- F10 (?)*
3º- E34
4º- E28
5º- E60
6º- E12
*= é aceitável que o F10 ocupe o primeiro lugar e o E39 passe para segundo.
entretanto aproveito para deixar aqui uma analise sóbria sobre as seis gerações de serie 5 feita pela goodcarbadcar.net, embora tenham uma opinião ligeiramente diferente da minha no posicionamento de cada modelo no ranking, ainda assim concordo com a generalidade do que é dito:
#1 - '95 BMW 5-Series E39: 1,533,123 of these cars found driveways around the globe. The E39 M5 is an iconic machine with its high-revving V8 and 6-speed manual transmission. And a chassis to die for. Communism has bred some terrible cars over the years. But if we all had to drive the same machine, I'm pretty sure this'd be the one I'd nominate for recurring production.
#2 - '11 BMW 5-Series F10: Thankfully, the middle rung on the BMW ladder is no longer an ugly place. Why this car is placed in the #2 spot is as hard to explain as any other ranking on this list. E60s are a bit too large, a touch techy for traditional BMW loyalists, and not nearly as refined sylistically when contrasted with the E39 or E34. But BMW's hold on consumers was proven with the E60. The F10 is an improvement on the E60. Expect the Mercedes-Benz E-Class to be more troubled this time around.
#3 - '88 BMW 5-Series E34: No concurrent car looks anything like it. The dual headlamps, twin-kidney grille, and distinctly rear-wheel drive shape made believers out of my generation of car enthusiasts. 1,333,412 meant the 5-Series was becoming common, though still obviously exclusive. BMW's E34 was the first 5-Series available with a V8 engine. The 540i was ultra-rare; the 540i Touring supremely rare.
#4 - '72 BMW 5-Series E12: "Wonderfully delicate from bumper-to-bumper" isn't a phrase we attribute to midsize luxury sedans in 2010. The first 5-Series wasn't available in a wagon bodystyle (neither was the E28) but 699,094 people were able to find the right 5-Series anyway.
#5 - '81 BMW 5-Series E28: For no particular reason other than the 80s being a particularly bad era for cars, the E28 is in the back of the class. E28 production reached 722,328. Hundreds of thousands of buyers weren't disappointed.
#6 - '03 BMW 5-Series E60: Only time has softened the E60's distorted glow - this car was ugly when it debuted and is still a disaster. BMW's diesels really came into their own during the E60's run, but North America was never offered an oil-burner, so we care little for that fact. The M5 was spectacular, but its transmission was a letdown and hey, it still looked like BMW forgot to pluck its eyebrows. BMW still sold more than 1,369,817 E60 5-Series sedans and wagons.
fonte:
http://www.goodcarbadcar.net/2010/04/bm ... 8-e12.html