Pressão Pneus: a vossa opção

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papcampos
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Mensagem por papcampos »

eu ando com 40psi a frete e 34 a tras 225-50r16... :driving
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metale
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Mensagem por metale »

champ Escreveu:Isso do peso do carro penso que não tenha muito a influenciar, pois a distribuição de pesos dos nossos carros é 50:50 ou então anda lá muito perto!
Andam lá perto, mas não pensem que, se por exemplo um E36 M3 tem os tais 50:50, um 325tds com o mesmo chassis mas um motor muito mais pesado tem o mesmo equilibrio...

O mesmo se passa com todos os BMW que tenham motor a gasóleo, o motor pesa mais. Mais ainda os de 6 cilindros e com bateria à frente.
O meu motor M41 pesa tanto como um 6 cilindros a gasolina. O 2.5tds ainda pesa mais. Mas para destabilizar, a bateria no meu vem à frente :?



JPVIPER Escreveu:Sempre ouvi dizer que não se deve ultrapassar os limites recomendados porque o pneu deixa de ter a aderência correcta e tem desgaste irregular, neste caso ao centro.
Todavia, no meu E39 525tds, normalmente uso 32psi atrás e á frente, todavia, como faço muita estrada em montanha (curva e contra curvas) e calçada, noto que estou a queimar os pneus todos por fora.
Irei ficar em perigo se alterar a pressão que uso??
O que recomendaria?
As pressões recomendadas não são um limite, são uma... recomendação. Subjectiva. Os pneus normalmente aguentam mais de 50psi a quente sem rebentarem (mas aí sim, o desgaste é mais irregular), pelo que 35-36psi não é nada de outro mundo.

O facto de o seu carro estar a comer os pneus por fora, é porque eles estão a dobrar muito em curva. Experimente com 34psi, melhora certamente.

É que estes carros têm suspensão McPherson à frente, pelo que as rodas da frente não ganham camber em relação ao carro quando se curva. O carro apoia-se todo na parte exterior do pneu :scary Há formas de combater isto: camber plates (há soluções que dão mais camber mas mais baratas) ou barra estabilizadora frontal bem mais grossa.



Mais: a pressão depende do carro, não depende das medidas de pneus. É a pressão que suporta o peso do carro, e o peso do carro não mudou se mudarem de medida de pneu.

A diferença entre pressões para várias medidas que aparece na chapinha do carro é uma forma de compensar as diferenças de comportamento entre a medida antiga e a nova. Facto com o qual eu discordo completamente.
Quanto muito, pneus mais finos teriam ligeiramente mais pressão, pois aquecem mais facilmente, e assim compensava.
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Crow
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Mensagem por Crow »

Eu normalmente tb uso mais do que aquilo que os fabricantes dizem...desatino com pneu a dobrar em curva...lixo os pneus todos e não tenho tanta aderencia em curva!

Por isso uso sempre mais do que manda a "lei"

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papcampos
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Mensagem por papcampos »

1 pneu quanto mais vlume de ar levar menos preção persiza para suportar o mesmo peso..px:o pneu de uma bicicleta de corrida tem que levar 60psi so para soportar o nosso peso enquanto q um tractor leva 25psi para soportar 5toneladas, por isso as marcas endicarem varias psi comforme a medida do pneu...
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metale
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Mensagem por metale »

Discordo. A pressão tem de ser a mesma para funcionar bem. Senão um pneu gigante podia ter muito pouca pressão, andar todo mole, que funcionava bem na mesma.
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320d
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Mensagem por 320d »

eu tenho penus 225/45/17 e uso 2.2 á frente atras...
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FSR
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Mensagem por FSR »

expliquem lá o uso de 3.0 e 4.0 que tenho visto por aqui... o vosso penu não gasta mais no meio do que na bordas... supostamente todo o piso do pneu deve contactar o chão, com essas pressões na sei não... só um dúvida

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p00ley
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Mensagem por p00ley »

bmw s1 225/45/17 ( Runflat ) a frente e a atras, ando com 2.3 nos quatro pneus
smile:.now..cry.:later :D

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metale
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Mensagem por metale »

FSR Escreveu:expliquem lá o uso de 3.0 e 4.0 que tenho visto por aqui... o vosso penu não gasta mais no meio do que na bordas... supostamente todo o piso do pneu deve contactar o chão, com essas pressões na sei não... só um dúvida
Não vi neste tópico ninguém com essas pressões. Não estarás a confundir com as pessoas que disseram que usam 30 e 40 psi? (e não 3 e 4 bar)
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FSR
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Mensagem por FSR »

metale


és muito mau, agora vou ter que pedir desculpa...




:? :oops:



http://www.centauro-owners.com/articles/psibar.html

:roll:
Última edição por FSR em 24 jan 2008, 11:35, editado 1 vez no total.

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matrix76
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Mensagem por matrix76 »

205/50/R17

Recomendado: 2.3fr / 2.8trás
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VCPowered 2**cv/1585kg/2**km/h a considerar suspensao Bilstein....

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FSR
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Mensagem por FSR »

Matrix, o porquê dessa alteração à frente?

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matrix76
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Mensagem por matrix76 »

FSR Escreveu:Matrix, o porquê dessa alteração à frente?
Fugia um pouco de frente e comia muito pneu (lateral).

Depois da alteração, ficou com comportamento muito melhor em curva e até notei que os consumos baixaram (muito ligeiramente). ;)
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evandro
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Mensagem por evandro »

E36 M3, recomendadas 2.3/2.4 bar (33/35psi), normalmente ando com 2.4/2.5 bar (35/37psi), pois o carro fica mais vivo. Ja experimentei 37/39 psi e parece ainda melhor mas nota-se mais o desconforto no empedrado.

A questao de mais pressao atras é porque a distribuicao de peso estatica e dinamica sao diferentes. Em aceleracao as rodas traseiras suportam um aumento de peso e por isso precisam de mais pressao para garantirem a tracção necessária.

Quanto ao camber à frente, a marca tem uns parafusos proprios para correcção de camber que dao até +/-30 minutos de acerto. Mais camber permite curvar melhor sem degradar tanto os pneus por fora, mas em conducao pachorrenta vao-se por dentro rapidamente.

EO
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jmbfs
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Mensagem por jmbfs »

Eu uso 2.2 atras e a frente.......... ;) :driving
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