Duvida nos arranques com caixa automatica!!!

Área de discussão geral

Moderador: Staff

sandrorv
Membro Gold
Registado: 08 fev 2009, 23:49
O meu Carro:: 120d 3p Auto E81 2009/04

Duvida nos arranques com caixa automatica!!!

Mensagem por sandrorv »

amigos é o seguinte como eu nao quero estragar a caixa de velocidades ao tentar sozinho, prefiro primeiro tirar uma duvida com voçes....

como é obvio em arranques do 0 nos carros normais, pode-se começar a acelerar até altas rotaçoes e só dpois encaixar a 1ª mudança e o carro arranca logo, nos automaticos isso não é bem assim julgo eu, é possivel eu estar no N acelerar quando por exemplo estiver as 2500rpm passar para D???? ou isso parte logo a caixa???

desculpem a pergunta mas nunca experimentei, andei a procura na net mas nao encontrei nada que me possa ajudar sobre esta questão...

cumprimentos

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Re: Duvida nos arranques com caixa automatica!!!

Mensagem por cap »

Não sei se sequer vai engrenar a mudança mas se engrenar estraga muito material. Arrancar depressa com caixa auto convencional é estar a travar com o pé esquerdo e a acelerar um bocadinho com o direito e quando for para arrancar largar o esquerdo e direito para o fundo.
Imagem

sandrorv
Membro Gold

Mensagem por sandrorv »

pois foi o que eu pensei, mesmo assim deve estragar qualquer coisa, é melhor nem arriscar

porque tenho reparado que o carro em D arranca de 2ª e não de 1ª mesmo em DS é a mesma coisa, e em sequencias é sempre de 2ª tb só nesta opção é k eu posso passar para 1ª para ter mais poder de arranque porque de um modo geral o gajo arranca sempre em 2ª....

obrigado na mesma pela ajuda

cumprimentos

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Mesmo que pises a fundo à bruto arranca em 2ª?!
Imagem

sandrorv
Membro Gold

Mensagem por sandrorv »

eu acho que sim mas se arrancares a bruto do 0 e usares o kickdown acho que só nesse caso é que ele te reduz para 1ª porque o kickdown pelo que me apercebi de algumas vezes que o usei é mesmo só para te reduzir uma mudança para que ele possa ter mais força....

sente-se logo no carro quando ele arranca de 1ª ou de 2ª só em sequencias é que podes arrancar de 1ª porque és só tu que a poes!!!

MINHOPTICAS
Membro Junior
Registado: 24 out 2006, 15:06

Mensagem por MINHOPTICAS »

se puseres pe no travao e acelerares a fundo.. em cx auto antigas ate punhas os pneus a escavar... agora com a electronica toda ja é mais dificil, so se conseguires desligar o esp... :driving

sandrorv
Membro Gold

Mensagem por sandrorv »

isto agora é só mesmo questão de rapidez passar do pedal do travão para o acelerador :lovebmw :lovebmw :lol1 :lol1 :lol1

fa1kon
Membro Senior
Registado: 04 mar 2007, 14:42
O meu Carro:: E46 323ci

Mensagem por fa1kon »

trava com o esquerdo.
Imagem

E46 323Ci

White_Spot™
Membro Senior
Registado: 15 fev 2006, 05:17
O meu Carro:: BMW 330D E46 - 2001/01

Mensagem por White_Spot™ »

No meu que é um E46 330D de 2001 ele nunca me arranca em segunda mas sim em primeira, ou melhor, se ele indicar que vai em automático ou em automático desportivo não existe forma de saber em que velocidade arranca porque não indica nada, apenas mostra D ou DS (ou lá o que mostra lol).
Como ando quase sempre em sequencial, ao mudar para sequencial (o mesmo que em automático desportivo - puxar a alavanca de velocidades para o lado direito) meto sempre uma abaixo para me mostrar a velocidade que tem engrenada, ou seja, neste caso 1.
Por isso digo que arranco sempre em primeira, mas se numa situação de andamento normal for até à paragem total, tendo a caixa em sequencial e a ver as mudanças no painel e eu não mexer na alavanca de velocidades, ele nunca baixa de segunda e no arranque se não lhe fizer nada ele arranca em segunda.

Quanto a fazer arranques mais rápidos... mesmo nos carros de caixa manual, engrenar uma velocidade, elevar a rotação e depois largar a embraiagem não faz grande bem. Num automático nem faço a mínima ideia das consequências, mas presumo que não sejam as melhores... ou por muito a embraiagem electrónica corta o efeito da alta rotação soltando lentamente a embraiagem por assim dizer (vulgo acelerar em seco lol).
Se queres fazer um arranque rápido penso que pouco mais podes fazer do que acelerar e travar ao mesmo tempo, fazendo um bocado de burnout e depois soltares o travão e prego a fundo no acelerador.

Sobre o kickdown... pela experiência que tenho tido com ele posso dizer que se o pisares / o usares isso vai provocar uma redução só se for necessário, mas sobretudo vai fazer com que a mudança que ele tiver ou tiver engrenado (se reduzir) se mantenha até chegar ao redline.

sandrorv
Membro Gold

Mensagem por sandrorv »

eu reparo que ele arranca em 2ª pela força que exerce no motor e pelas rpm o carro fica muito mais suave se arrancar normalmente sem grandes ondas em D ou DS, quando piso afundo em DS a sensaçao que me dá é que é uma "sequencial automatica" que me leva as rotaçoes ao maximo sem que eu lhe meta nehuma mudança, se for em sequencial, e acelerar a fundo e o carro vir que nao meto nehuma mudança passado um tmepo ele proprio mete a proxima mudança.

:driving :driving

White_Spot™
Membro Senior

Andares em DS ou em M (sequencial) na prática tens a mesma performance na embraiagem, ou seja, ele em DS só muda de velocidade quanto atinge o redline (ou quase) e em M (sequencial) se não mudares tu a velocidade ela vai mudar automaticamente quando chegar ao redline (ou quase).
Tal como indicas o DS é como um sequencial automático :fixe.

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Esses carros não têm embraiagem, têm conversor de binário. :?
Imagem

White_Spot™
Membro Senior

Quando se fala em embraiagem é apenas para ser mais fácil perceber-se do que se fala.

BlackPuma
Membro Senior
Registado: 08 mai 2004, 13:55
O meu Carro:: BMW 120dM E81 - 07/2007

Mensagem por BlackPuma »

DKG é que é do belo! :lol1
Imagem
Previous => SEAT Leon MK1 FR TDI @MBPower.2xx.cv
Actual ==> BMW 120d Imagem LCi 3p @///MPower.2xx.cv
ImagemImagem

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

White_Spot™ Escreveu:Quando se fala em embraiagem é apenas para ser mais fácil perceber-se do que se fala.
Pois mas neste caso não se pode fazer uma comparação directa pois a caixa está sempre "em contacto" com o motor. ;)
Imagem

Responder

Voltar para “Discussão Geral”