"...É um artigo especial do 8000vueltas: Materiais de fricção utilizados nos discos de embraiagem. Um artigo técnico ambicioso escrito por Vicente Pechuan Vilar que, explicará, quais os sistemas e materiais utilizados para os mecanismos de embraiagem. Vicente Pechuan é um Engenheiro Industrial que se encontra actualmente dentro da estrutura da Seat Sport..."

O artigo está dividido em seis partes como se indica a seguir:
Parte 1
1. Justificação e Objectivos do trabalho
2. O sistema de embraiagem de fricção
2.1. Necessidade da sua existência
2.2. Componentes
2.3. Accionamento da embraiagem
2.3.1. Accionamento mecânico
2.3.2. Accionamento hidráulico
Parte 2
2.4. Outros tipos de sistemas de embraiagem
2.4.1. Embraiagem centrífuga
2.4.2. Embraiagemue electromagnética
2.4.3. Embraiagem automática servocomandada
2.4.4. Embraiagem pilotada electrónicamente
2.4.5. Embraiagem hidráulica
2.4.6. Embraiagem Gémea ou DCT(Dual Clutch Transmission)
Parte 3
2.5. A embraiagem de fricção na competição
Parte4
3. Requisitos dos materiais de fricção para discos de embraiagem
4. Materiais de fricção
4.1. Evolução histórica
4.2. Materiais actuais
4.2.1. Orgânicos
4.2.2. Kevlar
4.2.3. Kevlar segmentado
4.2.4. Híbridos carbono/cerâmico/orgânico
4.2.5. Carbocerâmicos
4.2.6. Metal sinterizado
Parte 5
4.3. Processo de desenvolvimento
4.4. Eleição do material adequado
Parte 6
5. Tendências futuras na competição
5.1. Materiais futuros
5.2. Sistemas de embraiagem alternativos
6. Falhas típicas do sistema de embraiagem de fricção
6.1. Falhas no material de fricção dos discos de embraiagem
6.2. Falhas noutros componentes
7. Bibliografia
Fonte: 8.000 Vueltas
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