A divisão M Motorsport da BMW acaba de surpreender tudo e todos com a revelação de um M5 CSL, desenvolvido para comemorar os 25 anos do primeiro M5. Revelado na oficina que a marca possui junto ao circuito de Nurburgring, na Alemanha, este exemplar único é descrito pelo por Albert Biermann, responsável de desenvolvimento da divisão desportiva da marca bávara, como “o M5 CSL que nunca construímos”.
Este «super-M5» está dotado de uma versão altamente modificada do motor 5.0 V10, que passa a ter 5,5 litros. Este bloco, além do aumento da cilindrada, recebeu um colector em fibra de carbono e um segundo radiador de óleo - o que obrigou a modificações ao nível do pára-choques dianteiro, que ganha uma entrada de ar adicional no local onde habitualmente se encontra a matrícula. As suas especificações não foram reveladas, mas, de acordo com Biermann, a potência ronda os 580 cv – 507 cavalos na versão «normal». A potência é transmitida às rodas traseiras por intermédio de uma caixa sequencial de dupla embraiagem com sete velocidades, que não é mais que uma versão «reforçada» da caixa utilizada no actual M3.
Para melhorar o comportamento deste «monstro» da estrada, os engenheiros da M Motorsport substituíram o tejadilho por um em fibra de carbono e retiraram os bancos traseiros, conseguindo assim poupar mais de 50 kg de peso.
As alterações beneficiaram naturalmente o seu desempenho dinâmico, com a marca alemã a assegurar que o M5 CSL completou uma volta ao Circuito de Nurburgring em sete minutos e 50 segundos, cerca de 20 segundos mais rápido que o M5 «normal».
No entanto, apesar do investimento no seu desenvolvimento, Biermann diz que o M5 CSL está destinado a ser exemplar único. "Estamos concentrados no M5 da próxima geração. Este carro foi divertido de desenvolver, mas não há planos para produção ", concluiu.
O novo M5 já está numa fase avançada de desenvolvimento, tendo sido «apanhado» recentemente em testes no circuito alemão de Nurburgring - vídeo em anexo -, deixando ouvir o 'rugido' do seu novo motor V8 Biturbo, que substitui o imponente V10 atmosférico, utilizado na actual geração.