Página 1 de 2

Truques para abastecimento

Enviado: 11 jul 2008, 16:05
por pedro_medeiros
Na leitura de um outro fórum deparei-me com esta informação que supostamente chegou por mail a um dos users.

Não querendo fazer juízos previos para não influenciar as vossas opiniões, transcrevo o texto sem mais comentários... por agora.

Aqui vai:
O autor deste texto trabalha numa refinaria desde faz 31 anos.

Assim que pode você tomar em sério os truques que a seguir lhes expõe para aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro.

Esperamos que lhe sejam proveitosos.

*1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.*
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao médio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.

*2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo. Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor à o tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.

*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.* Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flotantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.* Se chega você ao posto de serviço e vê um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação nesse momento. Ao rreabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.

Enviado: 11 jul 2008, 16:09
por AcesHigh
Esses truques foram relatados ontem no jornal das 8 da SIC e teoricamente estao correctos mas na pratica tem ganhos muito insignificantes...

Enviado: 11 jul 2008, 16:17
por pedro_medeiros
... nao vi a reportagem... mas tenho pena.... que disseram ???

Enviado: 11 jul 2008, 16:50
por burnout
o unico truque mais real é mm akele de encher de manha, da menos volume.

Enviado: 11 jul 2008, 16:59
por 320d
talvez o 2º truque é que nao seja mt bom, pois já me canso de ficar vergado a atestar o deposito, entao se encher devagar, tenho de puxar uma cadeira...lol

nunca tinha pensado no 3º truque. talvez seja bastante significante, pois quando o ponteiro passa de meio, é um instante até chegar á reserva!

Enviado: 11 jul 2008, 17:12
por burnout
o 3º truke a mim nao me afecta, pois da botija do GPL nao sai nada :lol:

Enviado: 11 jul 2008, 19:09
por Markx
vou experimentar pa ver se noto diferenças...

Enviado: 11 jul 2008, 20:03
por Artur Costa
320d Escreveu:talvez o 2º truque é que nao seja mt bom, pois já me canso de ficar vergado a atestar o deposito, entao se encher devagar, tenho de puxar uma cadeira...lol

nunca tinha pensado no 3º truque. talvez seja bastante significante, pois quando o ponteiro passa de meio, é um instante até chegar á reserva!
Isso tem outra razao.. é que de cheio ate meio tens o limite da boia mais o tubo para gastar... de meio ate ao fim so tens mesmo aquilo ;)
Mtos destes truques pouco ou nada se deve notar no gasoleo que gera poucos vapores ... so mesmo o de abastecer num local mais frio ou de manha é que vejo que deve ter grandes difrenças.
O resto deve contar mais para a gasolina que gasoleo.

Ja agora deixo aqui um "truque" meu. Naquelas bombas que dao tipo 10centimos por litro para gastar no hipermercado e bla bla bla... metam sempre ate dar ,51L... assim estao a "sacar" mais 5centimos de desconto.
Ou seja , se meterem 20L levam 2€ de desconto... se meterem 20,51L levam 2,1€... 0,49L vieram de "oferta" .. ou seja , 0,49€ :lol:

Ao tempo que faço isto... ai se os tipos se lembram de corrigir isto lol

Cumps

Enviado: 20 jul 2008, 04:00
por JFred
Tmb já ouvi falar destes truques e já tinha lido ...

Vou tmb experimentar!! Seguindo uma lógica, esses mesmos parecem reais!

[[]

Enviado: 20 jul 2008, 19:44
por BMW 525tds
Acredito em todos os truques, mas todos eles concerteza que foram estudados com aparelhos de medida com uma precisão enorme. Garantidamente que ninguém vai notar diferença nenhuma, e se notarem é porque carregaram menos no acelerador... ;)

Enviado: 20 jul 2008, 19:57
por palminhas
BMW 525tds Escreveu:Acredito em todos os truques, mas todos eles concerteza que foram estudados com aparelhos de medida com uma precisão enorme. Garantidamente que ninguém vai notar diferença nenhuma, e se notarem é porque carregaram menos no acelerador... ;)
Concordo

Enviado: 21 jul 2008, 00:14
por stoca3
Boas, no meio de tantos truques, é possivel poupar alguns cêntimos, mas não se faz outra coisa que é estar sempre atento a isto ou aquilo, e nesta vida tão curta nem sempre há tempo para isso, é encher e toca andar. é a minha opinião, não menosprezando o trabalho dos caros amigos aqui do forum!!!! mas como disse alguem, tem de se ter cuidado é com o pedal direito.... ;) :driving

Re: Truques para abastecimento

Enviado: 23 jul 2008, 12:17
por metale
pedro_medeiros Escreveu:*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.* Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flotantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
Duvído. Quanto mais combustível, mais pesado o carro anda. Quanto mais pesado, mais gasta. O ideal é entre 1/4 e 1/2.

Re: Truques para abastecimento

Enviado: 31 jul 2008, 00:28
por Artur Costa
metale Escreveu:
pedro_medeiros Escreveu:*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.* Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flotantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
Duvído. Quanto mais combustível, mais pesado o carro anda. Quanto mais pesado, mais gasta. O ideal é entre 1/4 e 1/2.
Um deposito pesa menos que uma pessoa... penso k isso é mto preciosismo e na pratica nao se deve notar. Mesmo num carro de 1000kg , que eu ate tenho um , n se nota nada. A perda de tempo e gasto de combustivel para parar abastecer etc é maior k atestar logo o deposito.

Cumps

Enviado: 31 jul 2008, 09:57
por metale
Eu sinto diferença quando tenho o depósito cheio ou a 1/4. Se é preciosismo ou não, não sei.

A verdade é que ninguém dá valor às pequenas coisas, mas depois também ninguém sequer acredita nos consumos que faço. Tudo somado faz diferença.