Noções sobre a Segurança das cadeiras para crianças

Área de informações gerais

Moderador: Staff

Responder
Avatar do Utilizador
Rick
Membro Juvenil
Mensagens: 88
Registado: 12 mar 2008, 22:48
O meu Carro:: Corsa C

Noções sobre a Segurança das cadeiras para crianças

Mensagem por Rick »

Imagem

As últimas alterações ao Código da Estrada, introduzidas em 2005, prevêem a obrigatoriedade de utilização de Sistemas de Retenção para Crianças (SRC), adequados á sua idade e tamanho, até aos 12 anos e 1,50m de altura. A Associação para Promoção da Segurança Infantil (APSI) pensa que estas alterações contribuíram para um aumento da utilização de cadeirinhas e para uma maior protecção das crianças em ambiente rodoviário.

Contudo, subsistem ainda muitas dúvidas, relativamente a alguns aspectos da legislação, e sobretudo quanto á escolha e utilização correctas dos SRC (cinto de segurança e cadeirinhas). Crianças com menos de 3 anos não podem viajar em veículos sem cintos de segurança e só podem viajar no lugar da frente se utilizarem um SRC virado para trás, se não houver um airbag activo nesse lugar.

Mais importante do que a marca da cadeirinha é a sua escolha correcta e a instalação de acordo com as instruções do fabricante, devendo ser comprovado no momento da compra se é compatível com o(s) veículo(s) em que será utilizada. Um problema frequente é o cinto de segurança curto no banco de trás que não permite a instalação de SRC virados para trás.

Imagem

De costas até aos 18 meses
A APSI preconiza que as crianças deverão viajar de costas para o sentido da marcha até o mais tarde possível, mas no mínimo até aos 18 meses, devido ao grande peso da cabeça e à fragilidade do pescoço que poderão originar lesões graves em caso de acidente. O SRC mais adequado e que deverá ser utilizado desde o nascimento é a cadeira do grupo 0+, aprovada até aos 13kg de peso, que deverá ser sempre instalada de costas para o sentido da marcha, preferencialmente no banco de trás, geralmente considerado mais seguro. Nunca deverão ser utilizadas no banco da frente quando houver um airbag activo (em caso de acidente, o bebé corre risco de vida!). Os SRC do grupo 0+/I (0-18kg) permitem prolongar o transporte virado para trás, pois nenhuma criança deve viajar virada para a frente antes dos 18 meses ou com peso inferior a 10kg.

Imagem

Depois dos 2 anos
A cadeira de apoio, leve e fácil de utilizar, é o sistema mais aconselhado para viajar virado para a frente, depois dos 2 ou 2,5 anos, e deve ser utilizada até o mais tarde possível. O banco elevatório, apesar de aprovado para crianças a partir dos 3 anos e 15kg de peso, não protege a criança de forma tão eficaz, sobretudo quando adormece, por falta de apoio lateral para o tronco e a cabeça. A utilização do cinto se segurança é obrigatória para todos os passageiros, e a APSI relembra que um adulto que viaje sem protecção no banco de trás poderá esmagar uma criança ou aumentar as lesões dos outros passageiros em caso de acidente.

Cadeirinhas

Dos 0-13kg (Grupo 0+)
Imagem
Estas cadeirinhas são as mais indicadas para recém-nascidos ou bebés pequenos e utilizam-se sempre voltadas para trás, tanto no banco dianteiro como no traseiro (mas, de preferência, neste último), presas por um cinto de três pontos, tendo em atenção o facto de que não podem ser instaladas num lugar com airbag frontal activo.

Dos 0-18kg (Grupo 0+/I)
Imagem
Esta cadeira também deve estar virada para trás. Se a criança começar a bater com os pés nas costas do banco ou ficar com as pernas dobradas, não há motivo para preocupações, pois não se torna desconfortável ou inseguro.

Como é que eu vejo a criança?
Imagem
Se não se sentir à vontade por não conseguir ver o bebé, pode instalar um espelho especial na parte de trás do automóvel, que pode ser encontrado em lojas de puericultura e em alguns concessionários automóveis.

Cuidados a ter
Imagem

Compra da cadeirinha
Na compra de uma cadeirinha, para esta ser eficiente, deve verificar se está aprovada de acordo com a norma internacional mais recente (R44/03, R44/04), se é indicada para a idade, o peso e a altura da criança e se se adapta bem ao seu automóvel. Procure também a etiqueta de aprovação que indica que a cadeira foi testada e aprovada (um E maiúsculo dentro de um círculo). Uma forma de verificar se a cadeira é a adequada é experimentá-la no seu carro, com a criança que a irá utilizar. Caso o seu automóvel esteja equipado com um sistema de retenção Isofix, tenha atenção, pois nem todas as cadeiras são compatíveis. O preço deste “extra” implica pagar um pouco mais, mas testes confirmam que, desta forma, existem muito menos erros relacionados com a colocação do assento dentro do carro.

Utilização da cadeirinha
Coloque a cadeira de forma a que a criança entre no automóvel pelo lado do passeio. Só deverá transportar um menor no banco da frente em último recurso (nos carros com apenas dois lugares ou em carros sem cintos de segurança no banco de trás) e se o airbag estiver desligado. Nos automóveis onde não é possível desligar este sistema, a cadeira terá de ser instalada no banco traseiro. Por lei, no lugar da frente, as crianças devem viajar viradas para trás até aos três anos.

Regulação dos cintos da própria cadeirinha
Nas cadeiras que têm cintos internos é muito importante que estes estejam sempre bem justos. Regule-os de forma a não criar uma folga superior a um dedo entre os cintos e os ombros da criança. Se a folga for maior, a criança poderá ser projectada para fora da cadeira.

Os 10 Mandamentos da Cadeirinha
01- Escolha a cadeirinha em função do peso da criança e não da idade.
02- Se possível, monte a cadeirinha no automóvel com a criança a bordo antes de a adquirir, de modo a verificar a sua perfeita compatibilidade.
03- Respeite escrupulosamente as instruções de utilização da cadeirinha.
04- Nunca monte uma cadeirinha do Grupo 0 ou 0+ (sentido inverso à marcha) num banco equipado com airbag frontal: em caso de acidente, o bebé corre risco de vida!
05- Nunca retire a criança na cadeirinha ou desaperte o cinto com o automóvel em andamento.
06- Nunca deixe a criança na cadeirinha sem vigilância, dentro ou fora do automóvel.
07- Sempre que colocar a criança na cadeirinha, verifique se a mesma está fixada correctamente e solidamente no banco do automóvel, com os cintos bem esticados e sem estarem torcidos.
08- Nunca utilize cadeirinhas em segunda mão. Podem ter sofrido danos não visíveis e comprometer a segurança da criança.
09- Após colocar a criança na cadeirinha, aperte os cintos de segurança da mesma e ajuste-os ao seu corpo, mas sem que fiquem demasiado apertados.
10- Certifique-se de que todos os passageiros se encontram com o cinto de segurança devidamente colocado. Em caso de acidente, poderiam pôr em risco a segurança da criança.


O que é o Sistema ISOFIX?

Imagem

O sistema Isofix é um sistema de fixação que prende directamente a cadeira auto ao banco do automóvel, sem utilizar os cintos de segurança, destinados aos adultos.
Deste modo, a cadeira auto e o banco do automóvel funcionam como um todo, oferecendo uma série de benefícios, entre os quais uma maior segurança, uma facilidade evidente na instalação e a certeza de uma montagem correcta.

Imagem

O sistema Isofix universal garante uma instalação simples, rápida e totalmente segura:
- O cinto de segurança do automóvel deixa de ser necessário: a cadeira fixa-se directamente nos 3 pontos de encaixe rígidos do seu automóvel. Resultado: perfeitamente segura e bem presa ao banco do automóvel.
- Não existem mais riscos de erro na montagem: os indicadores visuais confirmam que a cadeira está instalada correctamente.

Imagem

Para facilitar a localização e o encaixe das garras de retenção pelo sistema Isofix, alguns veículos possuem guias plásticas e indicações de localização no banco, sendo que em geral nos veículos dotados desse sistema, existem 4 encaixes, sendo 2 para cada assento de crianças.

Imagem

Quanto às indicações dos locais de encaixe das garras de retenção, normalmente são através de botões indicativos de localização sobre o revestimento do encosto do banco ou de etiquetas costuradas com o texto "ISOFIX".

Atenção: Nem todos os automóveis vêm preparados com o sistema Isofix, informe-se antes de adquirir uma cadeirinha de bebé. E para os que vêm preparados é aconselhável verificar a compatibilidade da cadeira com o modelo de automóvel.

Responder

Voltar para “Informações Gerais”