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Combustíveis "Low cost"

Enviado: 19 nov 2010, 10:25
por JPimpao01
Para gerar mais uma discussão sobre combustíveis :D

Não sabemos exactamente como o governo poderá polida e legalmente convencer as gasolineiras a passarem a fornecer três em vez de duas gamas diferenciadas de combustíveis mas é provável que algo se possa fazer, afinal trata-se de um mercado regulado que agora se prepara para ser regulamentado com uma Lei dos Combustíveis. Por outro lado, havendo concorrência, não deixa de ser verdade que se trata de um mercado que depende da atribuição de concessões de exploração em cada posto de abastecimento. Nem que seja a médio prazo, talvez o Estado possa reconfigurar as concessões de modo a exigir uma maior diversidade de oferta em cada posto.

Vem esta reflexão a propósito de uma iniciativa parlamentar que está a pressionar o Governo para agir no sentido de criar condições para que a distribuição de combustíveis não aditivados (os de mais baixo custo) seja mais generalizada.

Observando o elevado sucesso dos postos de combustíveis que vendem a gama mais económica, só mesmo alguma distorção de mercado pode justificar que este tipo de combustível tão popular não esteja já mais disseminado. Por acção ou omissão, o Estado tem efectivamente responsabilidades num mercado tão rígido e exíguo do lado dos fornecedores/retalhistas. Curiosamente, um dos deputados que sugeriu uma acção governativa, avança com outra vantagem associada à disseminação dos postos low cost: um aumento da receita fiscal nas zonas fronteiriças. Como? O deputado socialista Jorge Seguro Sanches, identificou, a título de exemplo, no interior do país, postos de combustíveis de baixo custo (em Castelo Branco) que conseguem competir pelo melhor preço, seja com os restantes postos da região, seja com os postos fronteiriços espanhóis que, como se sabe, são sujeitos a taxas de impostos inferiores. A pergunta legítima que está implícita é a de saber como reagiriam os condutores portugueses que cada vez em maior número rumarão a Espanha (deixando lá e não cá uma bela maquia para o fisco local) caso do lado de cá da fronteira tivessem um posto de abastecimento que vendesse combustíveis de baixo custo.

Aguardemos então a evolução desta matéria.


fonte: Economia e Finanças


Então parece que os combustíveis de baixo custo sempre são diferentes dos outros, pois não são aditivados! :susto

Re: Combustíveis "Low cost"

Enviado: 19 nov 2010, 14:20
por 525_tds
Não sei se tiveste conhecimento de uma noticia que saiu a semana passada nos media, em que um organismo testou o combustivel do posto da galp setubal (o tal do combustivel low cost da galp por não ter aditivos), e a conclusão é que era igual ao que era vendido mais caro.

Isso potenciou esta polémica.

A ver se encontro o link!

:lol: :lol:

Re: Combustíveis "Low cost"

Enviado: 19 nov 2010, 18:14
por 666
Os combustiveis sao diferentes, apesar de ser a galp ou a bp a vender para os Postos low cost. Esses teste foram feitos antes dos combustiveis serem aditivados. Aí sim eles sao iguais. Alias, quem coloque um galp no seu carro e coloque outro, nota a diferença. Por exemplo, como trabalho a noite a minha carrinha fica ao relento a noite toda e, de manha, ao mete-la a trabalhar nota-se bem a diferença dos combustiveis, entao se estiver um frio de rachar, com um gasoleo mais manhoso, ela ate manca!

Re: Combustíveis "Low cost"

Enviado: 19 nov 2010, 22:05
por 525_tds

Re: Combustíveis "Low cost"

Enviado: 22 nov 2010, 23:05
por germanii
Penso que jà foi debatido isto?Pelo que ouvi num Radio e numa Revista ( Especialistas) as Gasonileiras de marca levam 5 Aditivos ,enquanto as outras 3 somente ,Conclusao dizem simplesmente para meter de vez enquanto nas Bombas de Marca ,para Limpar o Motor *isto dito por Eles).Raramente meto gasolina de Marca aqui em França ,mas lembro-me à Anos atras quando tinha o meu E 36 ai em Portugal metia Gasolina de marca e o carro nunca andava bem,atè que perguntei na BMW e eles disseram-me que talves fosse as reglagens de um Pais para o Outro :think .

Re: Combustíveis "Low cost"

Enviado: 22 nov 2010, 23:54
por Márcio
Boas

Tens razão o meu cunhado tem um laguna 2.2 e ele dizia q o carro cá não
rendia tanto como em frança.Mesmo metendo cá da mesma marca. :lol1 :driving

Re: Combustíveis "Low cost"

Enviado: 23 nov 2010, 22:43
por germanii
Márcio Escreveu:Boas

Tens razão o meu cunhado tem um laguna 2.2 e ele dizia q o carro cá não
rendia tanto como em frança.Mesmo metendo cá da mesma marca. :lol1 :driving
Embora nao esteja no Bom Topico o meu Carro è a Gaz ,pois ai anda Sempre aos Saluços ,nao sei aonde portugal compra o petrolio mas è Estranho :lol1 .

Re: Combustíveis "Low cost"

Enviado: 24 nov 2010, 03:44
por sccurtido
eu tenho um amigo meu, que no 120d dele, diz que na andorra anda muito menos do que em portugal :)
uma coisa é certa... depende de carro para carro... em uns notasse, outro nao... eu dou o exemplo em casa...
a minha mae anda diariamente com o MB classe E 220cdi, e o meu pai anda diariamente com a mitsubishi strakar L200, ambos os carros sao common rail, embora de marcas diferentes, sao ambos de grande cilindrada, 2200 e 2500... levam gasoleo no mesmo posto, na mesma bomba, aos anos (é cepsa) o merc, smp andou igual, nunca nenhum stress, a strakar, começa a perder rotaçao, e por consequinte velocidade... outro dia andei nela, nao passava das 3k rpm... comentei com o meu pai... (levei sermao que nao tenho nada que andar a puxar pela carrinha... que eu é que nao sei conduzir...LOL) passado uma semana veio-me dizer que nao passava das 2500rpm, ia a ultrapassar um carro, é ela nao subia a velocidade... engasgava nakela rotaçao...
trocou-se o filtro do gasoleo... e ela voltou ao estado normal...
no merc, nunca deu stresses... e atençao é gasoleo normal, nao é premium.
ah... o merc é de 2003 e a strakar é de 2008, por isso, o merc deveria ter o deposito com mais lixo, se formos por esse partido...

será lixo... será agua no combustivel... outra... no merc uma vez ao vir do algarve, metemos gasoleo gforce ou lá o que era... a media do cb ainda subiu, e a velocidade media manteve-se....
a mim quer-me parecer, que isso depende é das afinaçoes dos carros...

Re: Combustíveis "Low cost"

Enviado: 24 nov 2010, 11:40
por JPimpao01
sccurtido Escreveu:eu tenho um amigo meu, que no 120d dele, diz que na andorra anda muito menos do que em portugal :)

Os meus em Andorra também andam menos, mas não é do gasóleo, mas sim da quantidade de Oxigénio existente no ar, aliás se forem a Pas De La Casa, verificam que na subida antes de lá chegar o carro parece que não desenvolve e garanto-te que não é do gasóleo, pois qdo vou lá levo gasóleo espanhol e se em Espanha puxava não era por entrar em Andorra que deixava de andar :D:D

A questão aqui é desmistificar (eu sei que já foi debatido), neste caso o que se passa com estes novos postos "low cost", tem mesmo a ver com os aditivos?!?, é uma questão de marketing?!?, até que ponto isso porá em causa a fiabilidade dos nossos carros?!?

:roll: :roll: :roll:

Re: Combustíveis "Low cost"

Enviado: 24 nov 2010, 11:54
por liquid
Voltamos à vaca fria :lol1 eu na mha modesta opinião penso que existem diferenças de combustível, nomeadamente entre Repsol e Jumbo pois são os que tenho experiência, nunca meto na Galp ou BP pk são chulões :wall , uma vez tive a triste ideia de colocar gasoleo do Jumbo no 320d e não se portou mt bem, a partir daí nunca mais voltei a fazer a experiência é sempre na Repsol. Quanto á gasolina tinha um Punto Gt e nunca se queixou e tenho um 316i compact e tb não se queixa, e volta e meia ando de punto a gasolina e não se queixa, já se sabe que o andamento não é o mesmo mas não se porta mal!!Talvez o problema do gasóleo tenha sido relativo aos 320d 136 serem esquisitos em relação a isso!!e como tem o famoso problema da bomba não arrisquei mais!!!

Re: Combustíveis "Low cost"

Enviado: 28 nov 2010, 22:07
por rui74
no meu meto em qualquer lado e nunca se queixou
Se em vez de metermos gasolina ou gasoleo de marca metermos as marcas brancas se calhar contribuiamos mais para acompetitividade entre as ditas marcas e assim usufruiriamos mais vezes da dita qualidade a baixos preços :think :lovebmw

Re: Combustíveis "Low cost"

Enviado: 28 nov 2010, 22:14
por cap
Os meus em Andorra também andam menos, mas não é do gasóleo, mas sim da quantidade de Oxigénio existente no ar, aliás se forem a Pas De La Casa, verificam que na subida antes de lá chegar o carro parece que não desenvolve e garanto-te que não é do gasóleo, pois qdo vou lá levo gasóleo espanhol e se em Espanha puxava não era por entrar em Andorra que deixava de andar :D:D
Exacto, os carros têm na ECU cortes de boost e consequentemente potência para pressões atmosféricas baixas.. Especialmente estando stock, a 950mBar andam logo um bom pedaço menos (para não matar o turbo).

Re: Combustíveis "Low cost"

Enviado: 30 nov 2010, 23:21
por BMW_blue
a minha em Andorra tambem anda menos, mas penso não ser pelo gasoleo, mas sim pelas estradas que são só curvas :lol1
até me faz confusão como existem tantas " máquinas" por lá... :tellme

Re: Combustíveis "Low cost"

Enviado: 30 nov 2010, 23:22
por BMW_blue
a minha em Andorra tambem anda menos, mas penso não ser pelo gasoleo, mas sim pelas estradas que são só curvas :lol1
até me faz confusão como existem tantas " máquinas" por lá... :tellme