Serviço de Manutenção - Preço triplica num ano???
Enviado: 22 mai 2013, 22:20
Boas, tenho um BMW 120D com o kit M de 2006.
Comprei o carro em segunda mão e tenho vindo a fazer a manutenção na marca, tal como fazia o antigo dono. A minha questão é a seguinte. Da última vez que o carro fez a manutenção tinha 63 mil kms, e foi-me feito, segundo a factura:
- 0000105 manutenção standard
- óleo de motos, serviço SAV 0000618
- B81229407546 Óleo do Motor
- B11427787697 Filtro do óleo
- B83130443023 Óleo travões
- B83120029485 Limpeza Vidros
O total rondou os 250€. Tudo muito bem.
Agora, o carro tem 83 mil kms. Fui ao concessionário e lá o responsável meteu a chave numa máquina, pos-se depois na máquina calculadora, sem me dizer absolutamente nada e depois disse, vai ser algo para 650€. Sem mais. Ah, convém dizer que há pouco tempo, há dois meses talvez, eu fiquei sem água no limpa vidros, abri o capot e pus água e depois não simplesmente não consegui fechar o capot, porque, aparentemente, o cabo não voltava para trás. Dirigi-me muito devagar para a oficina, pois o capot estava aberto e pedi para me resolverem o assunto. Disseram-me que era uma graxa especial e que eu não devia mexer naquilo que não entendia. Bem, eu nunca abri o capot do meu carro sequer. Naquela altura teve mesmo que ser, pois como sabem, é muito perigoso não termos a água do limpa vidros. Resolveram-me a questão de graça, porque eu respondi na altura que as únicas pessoas que mexiam naquele carro e naquele capot eram eles. Acho que isso serviu para ficar numa espécie de "lista negra" e que haveria de pagar mais tarde. Foi essa a impressão que fiquei. Agora, acho que se confirma.
Acham normal um serviço de manutenção standard de mudanças de óleo e filtros custar, de um ano para o outro, o triplo?!?
O meu outro problema é que eu estou num local onde não há outro representante oficial BMW. Portanto eles têm o monopólio e ou eu sigo as regras deles ou vou ter que procurar outra garagem que não vai poder mexer no computador de bordo, nomeadamente o alerta de que é preciso fazer a manutenção, pois, segundo sei, apenas as oficinas oficiais têm essa capacidade.
Acho que se trata claramente duma questão pessoal, porque também se trata dum meio pequeno.
O que fazer?
Agradeço desde já as vossas respostas.
Comprei o carro em segunda mão e tenho vindo a fazer a manutenção na marca, tal como fazia o antigo dono. A minha questão é a seguinte. Da última vez que o carro fez a manutenção tinha 63 mil kms, e foi-me feito, segundo a factura:
- 0000105 manutenção standard
- óleo de motos, serviço SAV 0000618
- B81229407546 Óleo do Motor
- B11427787697 Filtro do óleo
- B83130443023 Óleo travões
- B83120029485 Limpeza Vidros
O total rondou os 250€. Tudo muito bem.
Agora, o carro tem 83 mil kms. Fui ao concessionário e lá o responsável meteu a chave numa máquina, pos-se depois na máquina calculadora, sem me dizer absolutamente nada e depois disse, vai ser algo para 650€. Sem mais. Ah, convém dizer que há pouco tempo, há dois meses talvez, eu fiquei sem água no limpa vidros, abri o capot e pus água e depois não simplesmente não consegui fechar o capot, porque, aparentemente, o cabo não voltava para trás. Dirigi-me muito devagar para a oficina, pois o capot estava aberto e pedi para me resolverem o assunto. Disseram-me que era uma graxa especial e que eu não devia mexer naquilo que não entendia. Bem, eu nunca abri o capot do meu carro sequer. Naquela altura teve mesmo que ser, pois como sabem, é muito perigoso não termos a água do limpa vidros. Resolveram-me a questão de graça, porque eu respondi na altura que as únicas pessoas que mexiam naquele carro e naquele capot eram eles. Acho que isso serviu para ficar numa espécie de "lista negra" e que haveria de pagar mais tarde. Foi essa a impressão que fiquei. Agora, acho que se confirma.
Acham normal um serviço de manutenção standard de mudanças de óleo e filtros custar, de um ano para o outro, o triplo?!?
O meu outro problema é que eu estou num local onde não há outro representante oficial BMW. Portanto eles têm o monopólio e ou eu sigo as regras deles ou vou ter que procurar outra garagem que não vai poder mexer no computador de bordo, nomeadamente o alerta de que é preciso fazer a manutenção, pois, segundo sei, apenas as oficinas oficiais têm essa capacidade.
Acho que se trata claramente duma questão pessoal, porque também se trata dum meio pequeno.
O que fazer?
Agradeço desde já as vossas respostas.