[DIY] Fazer ópticas de Xenon

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

[DIY] Fazer ópticas de Xenon

Mensagem por JPimpao01 »

Não foi testado por mim, mas achei interessante para os mais aptos para a bricolagem :D

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=imIiglkq7HA[/youtube]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=qExaAFgvquE[/youtube]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=mg_C_jtonZw[/youtube]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=tQ1repIX_UU&NR=1[/youtube]

Se resultar avisem :D
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

SFazt
Membro Juvenil
Registado: 13 fev 2009, 20:46
O meu Carro:: BMW 120d - 2005/01

Re: [DIY] Fazer ópticas de Xenon

Mensagem por SFazt »

Muito, bom... mas precisas ter algumas ferramentazitas! :)

JPimpao01
Membro Gold
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Dá-me ideias para meter mais uns olhinhos no meu :D
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Ludwig
Membro Gold
Registado: 11 fev 2008, 00:17
O meu Carro:: Saí do forum

Mensagem por Ludwig »

Por acaso ja vi esse video.... e só posso dizer... que vergonha :(

vou só dizer 2 coisas (entre muitas) que vi aí mal feitas.

1º de tudo não se pode alinhar os farois dessa forma numa garagem. A linha de corte tem que ficar absolutamente horizontal e não pode estar descaída. Isso afecta na quantidade de luz que coloca no chão bem como pode mandar luz para as pessoas que vêm de frente. Outra coisa é o alinhamento entre médios e máximos. existe uma posição certa para onde os maximos devem apontar em relação aos medios.tambem nao me parece que isso tenha sido respeitado
2º e acho que pior de tudo...o rapaz confia demasiado nos silicones. Nunca se seguram os projectores no reflector assim. Eu já conheço estas tecnicas e frequento um forum estrangeiro (hidplanet) onde aprendi a fazer isto e todas as tecnicas e informações sobre xenon, projectores e afins. Ninguem...repito NINGUEM segura os projectores com silicone. por muito bom que seja. Depois ha sempre relatos de artistas (como esse) que vão para la queixar-se que o silicone descolou do reflector e que caiu dentro da optica. Normalmente usam-se parafusos compridos ou então, varão roscado.

Há coisa de 7 anos fiz o meu primeiro retrofit nuns farois de um mercedes 190d :P

Desde então ja fiz muita coisa em termos de farois, para melhorar a luz ou personalizar. Para a semana vou fazer uns farois para um user daqui do forum :P depois veem o resultado. Vai ficar com look OEM mas mais..."dark". Vou utilizar uns projectores de xenon de 3" de um e39 que tinha para aqui parado aos anos.

JPimpao01
Membro Gold
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Eu queria alterar os meus pelos do E55 ou RS6, mas arranjar isso a bom preço só muito esporadicamente, para já ficam apenas algumas (pequenas) pesquisas que vou fazendo.

Já agora sabes indicar-me que "olhos" serão compativeis num avensis de 2003?
ImagemImagemImagem

Ludwig
Membro Gold

Mensagem por Ludwig »

Isso só vendo o farol para e o projecor para ter noção dos pontos de fixação que sao possiveis criar.

Para o teu e39, visto a lente ser de 3" podes pro um projector ou de 3" ou de 2.5". ha projecotres bi-xenon melhores do que os e55 ou ate mesmo os RS6. Eu penso fazer um par de farois bi-xenon extra para o meu, mas desta vez utilizando um bom projector. em termos de melhor linha de corte e "output" os melhores são mesmo os TL bi-xenon que rondam os 200usd+portes ou então os FX-R que rondam os 120usd+portes. Entre esses 2 o melhor sao sem duvida os FX-R mas ha um inconveniente. O tipo de corte é DOT em vez de ser ECE. isto é...

ECE:

_____/------

DOT:

____|-------

No big deal.... alias...os crx quando metem aqueles farois de angel eyes ficam com um corte DOT.

Vou deixar aqui algumas imagens de comparação de projectores bi-xenon.

TL:
Imagem

E55 (dos mercedes classe E)
Imagem

FX-R
Imagem

ZKW ( a vergonha dos E46 )
Imagem

TL no modo maximos:
Imagem

E55 no modo maximos:
Imagem

FX-R no modo maximos:
Imagem

ZKW no modo maximos:
Imagem

Em relação aos RS6 nao encontrei nenhuma foto do mesmo estilo...mas tens isto:

Imagem

RS6 em cima FX em baixo...nota-se a diferença...nao? :P

JPimpao01
Membro Gold
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

A questão dos FX é n ser plug and play como no caso dos RS6 ou E55 :S

Eu tenho lá dois "olhos" completos e novos mas que n são plug and play, de um lado encaixam, mas do outro tem cerca de mais 1cm de largura, logo a minha ideia seria fazer uma "placa" que aparafuse nos buracos respectivos, mas.... tem havido outras prioridades :D
ImagemImagemImagem

Ludwig
Membro Gold

Mensagem por Ludwig »

quais sao?

JPimpao01
Membro Gold
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

N te sei dizer de que carro são, encontrei-as à venda no ebay, mas já as liguei e tem uma luz mto cristalina e limpa, vou procurar no ebay para ver se encontro e depois meto aqui as fotos/link para poderes ver...

Estão aqui:

http://cgi.ebay.de/Satz-Bi-Xenon-Linsen ... 58882a61b7
ImagemImagemImagem

Geek77
Membro Juvenil
Registado: 13 jul 2009, 01:03
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por Geek77 »

Eu tb comprei uns iguais, o tal espaço de 1cm é preenchido com uma peçinha (original) tipo tubinho a volta de parafuso.

O solenoide dos maximos é diferente por isso perdi essa funcionalidade.

Sinceramente nao fazia falta nenhuma. Um dia quando for montar Angel Eyes - troco os solenoides. Ou nem me dou a esse trabalho - eu nunca ando com os maximos...

E de qualquer maneira os maximos "normais" funcionam sempre tanto com patilha para ca como para la. O Bi-Xenon so repete os maximos das lampadas normais com a patilha para la.

Whateva. Nem sei se merece o trabalho.

ImagemImagemImagemImagem

Imagem
Imagem

Geek77
Membro Juvenil

Mensagem por Geek77 »

E para instalar Xenon com projector e tudo como deve ser, numa optica com reflectores normais, os KITs de Xenon sao um pouco diferentes, sao mesmo para adaptar dentro da optica:
Imagem

Exemplo num Toyota:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=VDFznlok ... r_embedded[/youtube]
Imagem

Ludwig
Membro Gold

Mensagem por Ludwig »

e como e que fixas isso la dentro? :)

Geek77
Membro Juvenil

Mensagem por Geek77 »

É feito a pensar nisso. Claro que instalaçao é "personalizada", diferente de carro para carro.

O que eu faria - comprava aquelas opticas com Angel Eyes (aftermarket), e substituia os reflectores+lente de dentro por estes de Bi-Xenon.

Se a furaçao nao for a mesma (em principio nao é) - adapta-se. Nem que for preciso fazer chapinhas ou algumas extençoes de fixaçoes.

Como viste nos videos - ate se corta o refector original se for preciso.

Ja vi o miolo de optica toda fora, nao teria medo algum para avançar para a experiencia, e ainda pedia ajuda a quem tem jeito.

Tenho q certeza que se centenas de pessoas conseguem (na NET) - nos tambem iamos conseguir! :sly

Esses KITs da para mandar vir pelo Chinês perto da rotunda de relógio. Falei com ele, diz que Angel Eye pode ser em branco ou azul (iiuuu).

Podes ver mais KITs na NET - basta Googlar por "bi-xenon projector". Pelas imagens - mais facil ainda.
Imagem

Ludwig
Membro Gold

Mensagem por Ludwig »

isso chamado o retrofit. coisa que ja faço ha cerca de 7 anos em farois :) passa no projecto do markx e ves algumas fotos do retrofit que fiz nas opticas dele.

Cuidado com o excesso de confiança... nao é so chapar la para dentro uns projectores e ja está. A coisa requer mais conhecimentos do que bricolage. isto é, alinhamentos entre medios e maximos, nivelamento do projector com o chao para nao ficar descaído...entre outras coisas! Tambem, como ja referi, convem saber a qualidade do projector...porque para má luz ja o e46 da!

Geek77
Membro Juvenil

Mensagem por Geek77 »

Concordo com tudo.

Sei que muita gente nao se aventura nestas coisas, mas eu por acaso tenho jeito com as maos.

A luz emitida por estes projectores chineses (ja que nao ha outros deste genero) ate é bastante boa. Forte e bem concentrada. Ate o "cutoff" é muito bem definido. Tem o solenoide para "abrir" o maximo.

Para nao estragar o farol original - eu usava um aftermarket ja com "olho de boi". Seria mais facil o processo de montagem.

Melhor ainda - uns projectores de Lexus. Esses sim.

Se arranjasse de Lexus - adaptava nas opticas de meu (Xenon de origem), ou la esta, num par de farois aftermarket.

Mas como acabei de trocar os projectores/lentes de BMW por uns de Audi (quase identicos) - nao mudo para chineses. Nao por falta de qualidade dos chneses mas sim porque é desnecessario no meu caso. Preciso é so de Angel Eyes.
Imagem

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”