[DIY] Modulo Fecho Centrlizado ZKE E46
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Nao sei nao!!luisinho Escreveu:essas relas n devem ser dificies de comprar
ali na av da liberdade
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BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46
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- badoni
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Liguei para 5 casas de venda de reles, liguei para a Siemens para um Engº que é responsavel por essa area (atraves de umas cunhas) mandei mais de 10 mail´s para casas que vendem reles e dos poucos que me responderam disseram que o minimo era 600 unidades!!!!!!!luisinho Escreveu:essas relas n devem ser dificies de comprar
ali na av da liberdade
O engº disse o mesmo....se consegui-se que era dificil...mas se consegui-se seria grds quantidades!
O vendedor do ebay.de diz que vende os que tem pois so necessitou de 2 reles para o E46 dele e que vende os que tem a mais...logo tudo me leva a entender que tb so conseguiu alguma quantidade minima avultada.
Mas ja agora ve-la na Av.Liberdade se consegues....era fixe para os restantes users se alguem necessitar!
Mas....duvido que consigas (mostra as jantes que pode ser que tenhas sorte)

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- badoni
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Mas tens a certeza que arranjam apenas 2unidades ou aqueles que queremos?Ou achas que arranjam e estas a dizer para nos ligar-mos a perguntar......luisinho Escreveu:lolada...sim vou mostrar
liga la par a super tecnica...ha no porto e lisboa
e liga para a aquarius penso que é assim que se escreve no porto
- badoni
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Ja troquei os meus com ajuda de um amigo que é entendido na materia.....é um pouco difícil a operação para quem não esta habituado a soldar pequenos componentes....
Coloquei de uma marca diferente dos que tinha.....em breve vou colocar fotos da operação e da marca dos meus novos reles....noutro topico para não encher este de fotos de novo.
Abraço
Coloquei de uma marca diferente dos que tinha.....em breve vou colocar fotos da operação e da marca dos meus novos reles....noutro topico para não encher este de fotos de novo.
Abraço
- badoni
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Depois de ler este tópico sempre tive vontade de fazer este DIY porque quando chega o Verão o meu carro tem enormes dificuldades em abrir ..... o sistema de fecho centralizado não funciona.....após alguns contactos não consegui comprar os ditos relés em Portugal....e os que consegui a quantidade minina eram 600 unidades !!!!!!
Depois de uma pesquisa no Ebay.de consegui encontrar um vendedor que tinha relés da marca Hongfa JQC-16F/ 012 2Z S Nil (JQC-16F0122ZSNil) onde dizia que os mesmos faziam o mesmo efeito que os antigos da marca Siemens e Tyco...decidi arriscar e mandei vir 2 relés por 23€ c/portes incluídos....barato não?!
Chegaram esta semana e falei com um colega e amigo de trabalho especialista na área de electrónica para me ajudar a efectuar este trabalho de substituição de relés....alias ele é que teve todo o trabalho....pois eu não entendo nada de electrónica e soldaduras....etc
O mesmo trabalho foi efectuado hoje....segui as ajudas neste tópico e realmente o trabalho foi igual ás imagens apresentadas...mas muito, muito cuidadoso é um trabalho para ser feito por alguém que entenda mesmo do assunto, pois são peças muito pequenas (cada relé tem apenas 2 cm´s) que tem soldaduras muito pequenas e que a placa/modulo ZKE é uma peça muito frágil....
Vou deixar aqui algumas fotos onde mostro o trabalho efectuado e que podem ajudar ainda mais se alguém decidir efectuar esta substituição.
DESLIGAR 1º A BATERIA!!!
Depois de retirar o porta-luvas (retirar todos os parafusos que estão á vista, são 6 no total) iremos logo ver 3 "gavetas" em plástico onde na "gaveta" superior está a caixa onde está o modulo ZKE.....Temos de retirar as duas fichas....


Antes de conseguirmos retirar a caixa branca onde está o modulo temos de retirar uma peça em plástico na parte inferior das "gavetas", pois teremos de seguida baixar um pouco as "gavetas" para que a caixa do modulo saia por completo, pois devido aos dois ferros existentes na parte superior a caixa do modulo não sai. Podem forçar as "gavetas" a baixar pois ela engata numas molas muito resistentes....



Depois de retirada a caixa da sua respectiva "gaveta".....no seu interior está o nosso modulo ZKE onde estão soldados o nossos "amigos" relés....eu na minha placa tinha dois relés da marca Tyco (V23084C2001A303).



Finalmente o trabalho.......primeiro temos de retirar os 10 pontos de solda de cada antigo relé.....dá imenso trabalho pois é um trabalho muito minucioso e cuidadoso de se efectuar, mas para quem entende bem do assunto deve de ser facílimo!
Retirar a solda....São 20 pontos ao todo.....Não retirei o verniz da minha placa pois ele deve de ser das novas (E46 03/2001 320d) e então tem um tipo de "laca"/spray isolante transparente...bastou um pouco de aquecimento para saltar o mesmo....mas isso já não entendo muito, o "técnico" é que soube o que fazer...

Depois da solda antiga retirada e dos respectivos relés retirados...vamos proceder á colocação dos novos relés.....de acordo com os buracos existentes na placa eles só entram/encaixam de uma maneira...depois toca a soldar.....Fui utilizado um ferro de soldar e estanho 0,7mm a 60% cobre e 40% estanho...

Depois dos novos relés soldados...aplica-se o novo verniz/"laca" transparente para isolar/proteger os pontos de solda...comprei numa simples casa de electrónica por 5€ , a marca não reparei mas isso pouco importa....convém sim proteger as soldaduras...apliquei 2 vezes o verniz...
Convém antes de colocar o verniz isolante experimentar primeiro se o modulo ficou a funcionar a 100%....depois sim pode-se dar o verniz

Depois estão prontos para serem colocados na caixa onde espero eu nunca mais os tenha de retirar


Eis o material utilizado...tudo material profissional claro!!!!!

Agora é só voltar a colocar tudo de novo no sitio....que será bem mais fácil do que retirar.....
Ficou tudo a funcionar a 100%.....acabamos o trabalho já eram umas 18h...não deu para testar se com o calor continua a fazer o mesmo...mas como amanha vai estar mais um dia de Sol será o primeiro teste aos novos relés..espero que realmente este trabalho não tenha sido em vão!
Agradeço ao meu amigo e colega Sapador Casimiro....Foi uma grande ajuda.....quer dizer ele é que teve o trabalho todo.....Mas também o camarãozinho do rio soube bem não soube
TEMPO - 3 HORAS(LANCHE PELO MEIO)
NÍVEL DIFICULDADE - MÉDIO ALTO
VALOR DESPENDIDO - 23€ PEÇAS + 5€ MATERIAL = 28€
Alguma dúvida......é so dizerem!
Abraço
Depois de uma pesquisa no Ebay.de consegui encontrar um vendedor que tinha relés da marca Hongfa JQC-16F/ 012 2Z S Nil (JQC-16F0122ZSNil) onde dizia que os mesmos faziam o mesmo efeito que os antigos da marca Siemens e Tyco...decidi arriscar e mandei vir 2 relés por 23€ c/portes incluídos....barato não?!
Chegaram esta semana e falei com um colega e amigo de trabalho especialista na área de electrónica para me ajudar a efectuar este trabalho de substituição de relés....alias ele é que teve todo o trabalho....pois eu não entendo nada de electrónica e soldaduras....etc
O mesmo trabalho foi efectuado hoje....segui as ajudas neste tópico e realmente o trabalho foi igual ás imagens apresentadas...mas muito, muito cuidadoso é um trabalho para ser feito por alguém que entenda mesmo do assunto, pois são peças muito pequenas (cada relé tem apenas 2 cm´s) que tem soldaduras muito pequenas e que a placa/modulo ZKE é uma peça muito frágil....
Vou deixar aqui algumas fotos onde mostro o trabalho efectuado e que podem ajudar ainda mais se alguém decidir efectuar esta substituição.
DESLIGAR 1º A BATERIA!!!
Depois de retirar o porta-luvas (retirar todos os parafusos que estão á vista, são 6 no total) iremos logo ver 3 "gavetas" em plástico onde na "gaveta" superior está a caixa onde está o modulo ZKE.....Temos de retirar as duas fichas....


Antes de conseguirmos retirar a caixa branca onde está o modulo temos de retirar uma peça em plástico na parte inferior das "gavetas", pois teremos de seguida baixar um pouco as "gavetas" para que a caixa do modulo saia por completo, pois devido aos dois ferros existentes na parte superior a caixa do modulo não sai. Podem forçar as "gavetas" a baixar pois ela engata numas molas muito resistentes....



Depois de retirada a caixa da sua respectiva "gaveta".....no seu interior está o nosso modulo ZKE onde estão soldados o nossos "amigos" relés....eu na minha placa tinha dois relés da marca Tyco (V23084C2001A303).



Finalmente o trabalho.......primeiro temos de retirar os 10 pontos de solda de cada antigo relé.....dá imenso trabalho pois é um trabalho muito minucioso e cuidadoso de se efectuar, mas para quem entende bem do assunto deve de ser facílimo!
Retirar a solda....São 20 pontos ao todo.....Não retirei o verniz da minha placa pois ele deve de ser das novas (E46 03/2001 320d) e então tem um tipo de "laca"/spray isolante transparente...bastou um pouco de aquecimento para saltar o mesmo....mas isso já não entendo muito, o "técnico" é que soube o que fazer...

Depois da solda antiga retirada e dos respectivos relés retirados...vamos proceder á colocação dos novos relés.....de acordo com os buracos existentes na placa eles só entram/encaixam de uma maneira...depois toca a soldar.....Fui utilizado um ferro de soldar e estanho 0,7mm a 60% cobre e 40% estanho...

Depois dos novos relés soldados...aplica-se o novo verniz/"laca" transparente para isolar/proteger os pontos de solda...comprei numa simples casa de electrónica por 5€ , a marca não reparei mas isso pouco importa....convém sim proteger as soldaduras...apliquei 2 vezes o verniz...
Convém antes de colocar o verniz isolante experimentar primeiro se o modulo ficou a funcionar a 100%....depois sim pode-se dar o verniz

Depois estão prontos para serem colocados na caixa onde espero eu nunca mais os tenha de retirar



Eis o material utilizado...tudo material profissional claro!!!!!

Agora é só voltar a colocar tudo de novo no sitio....que será bem mais fácil do que retirar.....
Ficou tudo a funcionar a 100%.....acabamos o trabalho já eram umas 18h...não deu para testar se com o calor continua a fazer o mesmo...mas como amanha vai estar mais um dia de Sol será o primeiro teste aos novos relés..espero que realmente este trabalho não tenha sido em vão!
Agradeço ao meu amigo e colega Sapador Casimiro....Foi uma grande ajuda.....quer dizer ele é que teve o trabalho todo.....Mas também o camarãozinho do rio soube bem não soube

TEMPO - 3 HORAS(LANCHE PELO MEIO)
NÍVEL DIFICULDADE - MÉDIO ALTO
VALOR DESPENDIDO - 23€ PEÇAS + 5€ MATERIAL = 28€
Alguma dúvida......é so dizerem!
Abraço
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- Registado: 09 out 2007, 11:48
- O meu Carro:: 530d E60
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Peço desculpa pela intromissão, mas ando com um problema que julgo ser o mesmo, o carro só abre a porta do condutor e com a chave na porta, porque o comando já só fecha as portas, fui a um concessionário BMW e dizeram-me que o problema é no modulo basico, que com a montagem e desmontagem fica em qualquer coisa como 398.38 euros, gostaria de saber se o problema é o mesmo e a resolução tambem, caso seja o mesmo, por acaso alguem arranja os tais relés....
Obrigado
Julio Santos
Obrigado
Julio Santos
- badoni
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Boas...
Pelo que me contas o problemas deve de ser o mesmo....Eles na BMW deram-te algum papel com o nº do erro e onde dizia "Modulo ZKE"...se é positivo então trata-se do mesmo...
Como detectar este problema:
*Acontece geralmente quando o carro está ao sol e apanha muito calor.
*Ao carregar no botão para abrir as portas no comando, as portas n abrem, faz o mesmo barulho como se fossem abrir e acende a luz interior do carro....isto tudo com as portas ainda trancadas.....
* Ao abrir com a chave na porta do lado do condutor apenas abre a tua e mesmo clicando no botão interior de abertura/tranca das portas dentro do carro elas continuam sem abrir...ou então abrem ao fim de clicar no mesmo botão inúmeras
vezes
Se já tiveste alguns deste sintomas é quase de certeza do modulo ZKE...ou seja são esses dois reles que pertencem ao modulo do fecho central que "colam" e o fecho central deixa de funcionar momentaneamente....
Es de que zona?
Eu comprei no ebay a um vendedor particular por um preço óptimo.....no total com portes ficou em 23€...E pedi a um amigo de confiança e que entende do assunto que me fizesse o trabalho...pois é algo muito minucioso.
http://cgi.ebay.de/ZV-Steuergeraet-Grun ... dZViewItem
Está com sorte pois o mesmo vendedor ainda tem reles para vender!!!! Pois em Portugal so consegui arranjar no minimo 600 unidades!!!!!
Mais alguma cena estou aqui, alias estamos aqui para ajudar....está á vontade!
Abraço
Pelo que me contas o problemas deve de ser o mesmo....Eles na BMW deram-te algum papel com o nº do erro e onde dizia "Modulo ZKE"...se é positivo então trata-se do mesmo...
Como detectar este problema:
*Acontece geralmente quando o carro está ao sol e apanha muito calor.
*Ao carregar no botão para abrir as portas no comando, as portas n abrem, faz o mesmo barulho como se fossem abrir e acende a luz interior do carro....isto tudo com as portas ainda trancadas.....
* Ao abrir com a chave na porta do lado do condutor apenas abre a tua e mesmo clicando no botão interior de abertura/tranca das portas dentro do carro elas continuam sem abrir...ou então abrem ao fim de clicar no mesmo botão inúmeras
vezes
Se já tiveste alguns deste sintomas é quase de certeza do modulo ZKE...ou seja são esses dois reles que pertencem ao modulo do fecho central que "colam" e o fecho central deixa de funcionar momentaneamente....
Es de que zona?
Eu comprei no ebay a um vendedor particular por um preço óptimo.....no total com portes ficou em 23€...E pedi a um amigo de confiança e que entende do assunto que me fizesse o trabalho...pois é algo muito minucioso.
http://cgi.ebay.de/ZV-Steuergeraet-Grun ... dZViewItem
Está com sorte pois o mesmo vendedor ainda tem reles para vender!!!! Pois em Portugal so consegui arranjar no minimo 600 unidades!!!!!
Mais alguma cena estou aqui, alias estamos aqui para ajudar....está á vontade!
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Os quase 400€ que a Bmw te pede é o preço do modulo completo!
*Vantagens - Tens 2 anos de garantia e ficas com ele novinho
*Desvantagens - Por 30€ em peças + ?€ mão obra, podes ter isso reparado....claro está, passado 1 mês, 1 ano..etc..pode acontecer o mesmo problema....Até á data o meu nunca mais se queixou....
Digo isto porque existe um membro no fórum que colocou numa casa na Maia (posso tb te dar a referencia da mesma) com garantia os relés que ficou por 40€ se não me engano e passado poucos meses voltou a acontecer....eles na mesma casa trocaram de novo so relés e não levaram mais guito por isso....
*Vantagens - Tens 2 anos de garantia e ficas com ele novinho
*Desvantagens - Por 30€ em peças + ?€ mão obra, podes ter isso reparado....claro está, passado 1 mês, 1 ano..etc..pode acontecer o mesmo problema....Até á data o meu nunca mais se queixou....
Digo isto porque existe um membro no fórum que colocou numa casa na Maia (posso tb te dar a referencia da mesma) com garantia os relés que ficou por 40€ se não me engano e passado poucos meses voltou a acontecer....eles na mesma casa trocaram de novo so relés e não levaram mais guito por isso....