[DIY] Desligar a EGR no 320d 150cv

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

320dM
Membro Junior
Registado: 24 mar 2005, 02:33
O meu Carro:: 320dM E46 2002

Mensagem por 320dM »

não percebo muito bem o que queres dizer.
"...porque um motor destes aguentar uma 6ª a 75 kms sem bater não é concerteza para grandes máquinas que são por aí apregoadas!"
afinal as máquinas são boas ou más por aguentarem 75 km/h 1250 ª ?
Não queiras comparar AE com cidade.
com a egr fechada o motor responde melhor, obviamente não é nenhum chip para 200 cv...
com a egr fechada o meu aguenta até menos velocidade em cidade, quanto mais em AE...
OBVIAMENTE, não dá para acelerações bruscas, com a egr aberta não aguentava.
Com a egr fechada consigo fazer melhores consumos.
Alem de que evita todo o carvão do escape de reentrar na admissão.
Falo por mim.
O meu é de 5 vel.
Sim, sou muito exigente.
Cumps.
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Faço Codificações/Programações. Para mais pormenores, pm.

Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.

LRock
Membro Juvenil
Registado: 09 set 2005, 18:24

Mensagem por LRock »

Pois, não percebeste.
O que quis dizer foi que acho muito bom um motor aguentar uma 6ª a 75 Kms/H!

Agora uma questão: que tal comparar, com a EGR aberta e fechada a mesma mudança, mesma velocidade, mesma rotação, onde está o ponteiro de consumo?
Por acaso estou a agora a pensar nisto mas na experiência acima mencionada o ponteiro devia estar bem para cima ... para os lados dos 14 ou mesmo 16 ;)

Resumindo: face às minhas experiências dizes que com a EGR fechada ainda se consegue uma velocidade menos elevada com a mesma mudança e mesma rotação?

Mais, com a EGR fechada fazes melhor consumo? Não há alguns posts a dizerem o contrário?
E46 2003 150hp
GPS
EGR OFF
Imagem FILTERCHARGER

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

eu tb achei que quizeste dizer isso, mas disseste o contrário, ou pelo pelo menos não foi muito claro, mas isso tb não tem muita importancia.
EGR aberta e fechada, com esse teste, á vista não se vê qualquer diferença.
Sim, eu com a EGR fechada consigo uma resposta melhor e mais homogenea do carro.
Com a EGR fechado e Restritor off consigo uma média de +-7.5 em cidade, o que antes nunca consegui, falo pela minha experiencia.
Cumps.
EGR Coded Off; Pré, Cat, Butterfly Out; Short Shift //M Illuminated; KeyHole Off
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Vendo Monitor 16.9 c/ leitor CD, ultima versão, Modulo TV 4.3, MKIV DVD ultima versão c/ BirdView, Radio k7 c/ entrada CD, Filtro K&N + oleo, adaptadores (4) colunas.

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

Eu até digo mais neste momento ando de EGR ligada, andava com filtro K&N e agora ando com filtro de origem, o que é certo é que o carro está a gastar mais os percursos são os mesmo e o estilo de condução também!! A difrença é ridicula 0.1l/100 km's...

Tenho que voltar a desligar a EGR para fazer as contas!!!

A EGR está ligada por questões ambientais, estou a falar a sério, como não tenho catalizadores decidi ligar a EGR para de alguma forma compensar o estrago!
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

LRock
Membro Juvenil

Mensagem por LRock »

Curiosidade:
1) quantos Kms fazem com um depósito?
2) qual a marca de combustivel usado?
E46 2003 150hp
GPS
EGR OFF
Imagem FILTERCHARGER

LRock
Membro Juvenil

Mensagem por LRock »

320dM
Penso que te esqueceste de responder a uma das minhas questões. Com a EGR fechada com a chapa o tubo também está desligado/bloqueado?

Estava a pensar limpar a EGR, mas se calhar vou experimentar fechá-la, sendo assim não a pena c... as mãos não é?

LRock
Membro Juvenil

Mensagem por LRock »

pedrosousa Escreveu:Eu até digo mais neste momento ando de EGR ligada, andava com filtro K&N e agora ando com filtro de origem, o que é certo é que o carro está a gastar mais os percursos são os mesmo e o estilo de condução também!! A difrença é ridicula 0.1l/100 km's...

Tenho que voltar a desligar a EGR para fazer as contas!!!

A EGR está ligada por questões ambientais, estou a falar a sério, como não tenho catalizadores decidi ligar a EGR para de alguma forma compensar o estrago!
Filtro K&N :roll: Vou ver se arranjo uma coisa dessas para experimentar
E46 2003 150hp
GPS
EGR OFF
Imagem FILTERCHARGER

pedrosousa
Membro Gold

LRock Escreveu:Curiosidade:
1) quantos Kms fazem com um depósito?
2) qual a marca de combustivel usado?
Desde cheio até á marca de 3/4 faço 900km's uso combustivel intermarché ou seja por outras palavras GALP normal.
90% de AE velocidades entre os 90 e os 120 estabilizadas uso muito o cruise control. A média do CB é 4.6/4.7 à mais de 5000 km's

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

LRock, não reparei na pergunta.
Se o tubo estiver fechado, a EGR fica fechada, não vale a pena mais qualquer mexida.
Eu tinha tubo normal, para a EGR funcionar, e a ligação do escape á admissão, pela EGR fechada com uma tampa, com um furo de 3 mm, para a EGR funcionar minimamente.
As alterações que eu fiz e as diferenças que notei foram sempre com a mesma marca de combustivel, pelo que me parece irrelevante a mesma.
pedrosousa, não é tanto pela poupança no combustivel, mas é que eu noto que o carro respondia melhor em mudanças altas em baixas rotações, mas já tá tudo dito e re-dito neste super post :):)
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Notlim
Membro Gold
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING

Mensagem por Notlim »

Eu não sei se estou a entender bem. Vocês dizem que fazem melhores consumos com a EGR desligada? É que enquanto andei com a minha off fazia consumos na casa dos 8l/100 em cidade. Depois de a ligar passei para 7.4/100 e agora com Galp geforce faço 7.2l/100. Notei sim melhor resposta com ela off mas os consumos pioraram.

LRock
Membro Juvenil

Mensagem por LRock »

320dM Escreveu:LRock, não reparei na pergunta.
Se o tubo estiver fechado, a EGR fica fechada, não vale a pena mais qualquer mexida.
Eu tinha tubo normal, para a EGR funcionar, e a ligação do escape á admissão, pela EGR fechada com uma tampa, com um furo de 3 mm, para a EGR funcionar minimamente.
As alterações que eu fiz e as diferenças que notei foram sempre com a mesma marca de combustivel, pelo que me parece irrelevante a mesma.
pedrosousa, não é tanto pela poupança no combustivel, mas é que eu noto que o carro respondia melhor em mudanças altas em baixas rotações, mas já tá tudo dito e re-dito neste super post :):)
Resumindo: todas as experiências efectuadas com a chapa foi por causa dos erros de teste!? Então basta desligar o tubo não é?
E46 2003 150hp
GPS
EGR OFF
Imagem FILTERCHARGER

LRock
Membro Juvenil

Mensagem por LRock »

A minha questão da marca de combustivel utilizado já é uma velhas questão.
Eu usava Shell e agora Repsol e sempre me dei melhor com estes combustiveis do que com Galp ou BP. Por exemplo com Galp os motores ficam mais presos e fazem mais fumo.
No entanto, em relação a consumo faço entre 800/900 com 1 depósito. Já fiz 950 mas atestei 62 lts :shock:
No CB marca 5,2, sendo que dá um real de cerca de 7,2!
A minha condução e Lisboa cidade e auto estrada, além de que vou com frequência ao Algarve, sendo que nestas viagens circulo a cerca de 130 com cruise control.
Vou então experimentar a desligar a EGR e eventualmente a pôr um filtro como o do PedroSousa.
E46 2003 150hp
GPS
EGR OFF
Imagem FILTERCHARGER

320dM
Membro Junior

Mensagem por 320dM »

Sim, com a chapa/furo é só para tentar evitar erro na centralina e que esta fique a trabalhar com valores pré-definidos de fábrica.

Só por curiosidade, hoje deu uma voltita e o meu pópó (cx 5 vel) ia em 5ª ás 1.000 rpm a 55 km/h na boa :):):), obviamente plano, e respondia ao acelerador, suavemente, claro.

Eu uso repsol, aqui ao Domingo é -6 centimos por litro... :), não faz fumo, anda na mesma.
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

pedrosousa
Membro Gold

LRock, Eu ando com EGR ligada pelo motivos que escrevi acima e o meu CB tem um erro de 1l/100 km pode variar +- 0.1l mas nunca passa muito disso!

Eu com 50 litros faço 900 km's sempre a andar nas calmas quase tudo em AE

LRock
Membro Juvenil

Mensagem por LRock »

Filtro K&N encomendado, a instalar este fim de semana.
Pedro Sousa: disseram-me que o filtro é lavavél e faz cerca 90.000 kms devidamente tratado! É verdade? De quantos em quantos kms o lavas?

Esta dos filtros lavaveis é nova para mim :shock:
E46 2003 150hp
GPS
EGR OFF
Imagem FILTERCHARGER

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”