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Trocar sinoblocos trás E46

Enviado: 08 mai 2008, 12:11
por matrix76
"E mais umas (valentes) horas de volta dele. Comecei sexta ao fim da tarde, continuei sábado de manhã, acabei domingo de manhã.

User Pinto no site http://www.contra-brecagem.org/forum/in ... l#msg29475


Bloqueiam-se as rodas da frente.
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Eleva-se a traseira e saca-se a roda.
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E vê-se logo o (péssimo) estado do que quero substituir:

Esquerda Direita
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Como se vê, o casquilho/sinobloco (nunca sei qual o nome correcto) esquerdo tava completamente lixado. O direito está como deve, centrado. O esquerdo já não conseguia centrar o braço da suspensão, o que em ressaltos na estrada resultava em alterações da convergência. :cussing:


Reúne-se a ferramenta importante... ;D
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E (esqueci-me das fotos enquanto baixava os braços) aqui temos o lado esquerdo:
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Era suposto ser assim:
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Lindo, hein?


À falta duma prensa, ou duma ferramenta específica para isto (custa +100€!), fui buscar o berbequim, a serra, martelo e chave de fendas...
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Et voilá!
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Já cá fora, em comparação com o novo:
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Escolhi estes para não ter que me voltar a chatear com isto. O material OE BMW vai-se à vida em 50 a 100k km, portanto preferi correr o risco de ficar com a traseira (do carro!) um pouco mais "seca", mas que ao menos me garantisse uma longevidade maior.


Entretanto, o do lado direito tava assim (a pedir a troca tb):
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O braço já sem casquilho:
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Os novos com massa lubrificante (à base de cobre, daí a cor) para entrar facilmente e não fazer ruídos à posteriori.
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E pronto, encaixam-se mesmo assim só com a mão. 8)
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A "consola" - como lhe chama a BMW - já encaixada no braço.
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Aperta-se com o binário correcto, graças à chave emprestada plo André (starlet_kp61_s) ;D
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Dois macacos para estabilizar o braço ao subir.
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Presto, work completed.
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[/quote]

Enviado: 08 mai 2008, 13:28
por caz
e poupaste umas massas... :lol:

tb tou a precisar de fazer o mm, mas no meu caso é a frente que estão em mau estado....

Enviado: 08 mai 2008, 13:48
por matrix76
Não fui eu :!:

Está no ínicio do post:

User Pinto no site http://www.contra-brecagem.org/forum/in ... l#msg29475

Tenho a certeza que terá utilidade para muitos aqui do fórum. ;)

Enviado: 08 mai 2008, 14:14
por Notlim
Boas. Grande explicação. Agora fiquei preocupado. Tenho uns novos mas o aspecto não corresponde aos OEM que tiraste. Será que a peça mudou? Já confirmei várias vezes o part number e tá conforme. Fique confundido. Os meus não trazem aquela aba que se vê nos velhos que tiraste...

Enviado: 08 mai 2008, 14:34
por matrix76
Repito não fui eu que fiz no meu....:roll:

Os que vês nas imagens parecem ser OEM, além de que o carro é um 323i, o part number não é igual ao teu (320d).

À vários tipos, os de origem ou semelhantes são mais suaves mas duram menos (50 a 100mil km), estes da Powerflex são mais resistentes, mas perde-se um pouco do conforto (pancadas mais secas).

Enviado: 08 mai 2008, 14:53
por D&G
bom topico...

Enviado: 08 mai 2008, 15:28
por Pinto
Matrix76 :byebye

Fizeste bem em colocar isto aqui. ;)
Notlim Escreveu:Tenho uns novos mas o aspecto não corresponde aos OEM que tiraste. Será que a peça mudou? Já confirmei várias vezes o part number e tá conforme. Fique confundido. Os meus não trazem aquela aba que se vê nos velhos que tiraste...

É uma boa pergunta, Notlim. Acho que a peça foi redesenhada algures em 2005 (existem dois P/N), mas todos os que tenho visto pela net fora têm este design. Os teus são OE BMW?
Os que vês nas imagens parecem ser OEM, além de que o carro é um 323i, o part number não é igual ao teu (320d).
Não tenho 100% a certeza, mas acho que para qualquer E46 não-M o P/N é o mesmo.

Enviado: 08 mai 2008, 16:09
por Notlim
De facto os meus são OEM. Retirei o p. number e comprei na Alemanha. Na compra de alguns casquilhos e correias + tensores poupei 70€ comparado com cá.

O p. number é este e corresponde com os que tenho. 33 32 6 770 786

Peça nº. 4:

http://bmwfans.info/original/E46/tou/32 ... 33_0840/#7

Enviado: 08 mai 2008, 16:47
por Pinto
http://bmwfans.info/part-33326770786/

Tu tens o P/N mais recente, eu deveria ter o P/N mais antigo. Se reparares, até no esquema tem as abas. Portanto acho que tá tudo certo. :)

Enviado: 08 mai 2008, 16:48
por Notlim
Okapa... :D

Enviado: 08 mai 2008, 16:56
por matrix76
Pinto Escreveu:http://bmwfans.info/part-33326770786/

Tu tens o P/N mais recente, eu deveria ter o P/N mais antigo. Se reparares, até no esquema tem as abas. Portanto acho que tá tudo certo. :)
Também estive a verificar e é isso mesmo que dizes, os teus ainda deviam ser os antigos (P/N antigo).

Enviado: 08 mai 2008, 17:00
por Pedro_25
bom topico mesmo

fotos bem feitas .

obrigado tava mesmo a precisar disto

Enviado: 08 mai 2008, 23:07
por Pedro_25
so gostava de saber uma coisa.... :roll:

como é que se "arreia" o braço de suspenção visto que nao tem foto.

é so desapertar os 3 parafusos da "consola" e o braço da suspenção baixa logo ?
ou tem algum procedimento proprio.

gostava de saber antes de iniciar a aventura.

alguem sabe ?

Enviado: 09 mai 2008, 11:04
por Pinto
Pedro_25 Escreveu:so gostava de saber uma coisa.... :roll:

como é que se "arreia" o braço de suspenção visto que nao tem foto.

é so desapertar os 3 parafusos da "consola" e o braço da suspenção baixa logo ?
ou tem algum procedimento proprio.

gostava de saber antes de iniciar a aventura.

alguem sabe ?
Sim, quando desapertas os 3 parafusos, o braço baixa logo. Portanto convém teres um macaco a segurar o braço, tanto para facilitar o desaperto dos parafusos, como para evitar que o braço desça (impulsionado pela mola da suspensão) rápido demais - há quem diga que pode danificar a junta homocinética se baixar rápido e forte demais.

Por outro lado, convém tratares das duas rodas ao mesmo tempo, porque se desapertares só dum lado ele não vai baixar tanto como podia, devido à barra estabilizadora.

Enviado: 09 mai 2008, 14:24
por Pedro_25
obrigado pinto

vou seguir esse conselho

quer dizer que tenho de desapertar o braço com o auxilio de um macaco
por baixo para que o braço nao baixe derepente.

fixe este fim de semana ja vou fazer isso