[DIY] Reparar elevador vidro traseiro X3

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

Responder
JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

[DIY] Reparar elevador vidro traseiro X3

Mensagem por JPimpao01 »

Num destes dias a passear calmamente com o X3, ao fechar o vidro, caput, este deixou de fechar... a reparação é relativamente simples, apenas com especial atenção na altura de encaixar o vidro no encaixe que custa um pouco ;)

Partnumber do lado do condutor: 51 35 3 448 645 (Aprox. 30-40eur)
Partnumber do lado pendura: 51 33 3 448 643 (Aprox. 30-40eur)

Vamos começar por desmontar a forra da porta:

Imagem
Imagem

Tem parafusos torx no canto superior direito da pega e a meio junto ao botão do vidro.
Imagem

Imagem
Por de trás destas tampas todas tem parafusos torx (não me lembro a medida)

Aqui puxar a parte de cima e a de baixo no sentido do nosso corpo
Imagem

Desligar as fichas
Imagem

Imagem
Desligar a ficha da fechadura e cortar a cinta de plástico

Desmontar a forra de insonorização, eu aconselho usar um X-acto para ir cortando a "pastilha elástica", facilita a descolagem sem danificar o isolamento
Imagem

(a BMW recomenda a desmontagem total elevador, mas eu consegui resolver o assunto sem desmontar, com algum jeito)

Encontrar este encaixe pelo meio da calha central deslizante
Imagem

Depois de retirar o encaixe, o vidro fica com este aspecto
Imagem

O encaixe partido dá para remover, depois do vidro solto, está em baixo do motor à esquerda. Com algum jeito consegue retirar-se
Imagem

O encaixe partido
Imagem

O encaixe novo
Imagem

Isto é como se deve encaixar correctamente o cabo de aço (aqui está desmontado da porta, eu fiz com o elevador montado na porta)
Imagem

O aspecto final
Imagem

Depois vem o que para mim foi mais complicado que foi reencaixar o vidro no encaixe. Eu pedi ajuda para me ir mexendo no elevador para baixo e para cima, bem como para me empurrar o vidro para baixo, com o cuidado de apoiar com as mãos a peça nova, caso contrário irá partir novamente.

MUITO CUIDADO NESTA FASE, POIS É MAIS JEITO QUE FORÇA E NÃO ME RESPONSABILIZO POR DANOS CAUSADOS!!! VAI FAZER UM "CLIC" QUANDO ENCAIXAR, COMO SE TIVESSE PARTIDO QUALQUER COISA.

A montagem é o processo inverso ;) Ter em atenção às molas da parte inferior, podem ficar desalinhadas dos buracos e partirem, certifiquem-se antes de darem a "pancada final" se estas estão alinhadas com o buraco.

ATENÇÃO: Quando testarem o vidro pela primeira vez não desesperem se ele subir e quando chegar a cima voltar para baixo, no meu caso aconteceu isso, já ia para ligar o DIS para apagar algum erro ou calibrar o vidro. Desliguei a chave voltei a ligar ao fim de umas horas e quando ia para testar com o DIS estava tudo a 100% ;)

Espero que seja útil ;)
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

joao99
Membro Juvenil
Registado: 21 ago 2006, 11:29
O meu Carro:: Bmw 318i e46

Re: [DIY] Reparar elevador vidro traseiro X3

Mensagem por joao99 »

excelente..preto no branco.. :palmas
eibach pro system ,angel eyes ccfl,barra AA sparco,K&N filter...

Tronic2010
Membro Gold
Registado: 22 jun 2010, 22:29
O meu Carro:: BMW F54 Clubman
Contacto:

Mensagem por Tronic2010 »

Mto bom post joao ;) :fixe
Imagem
--------------------------------------------------------------------------------------------
PROJECTO: SILVER FROG E87 LCI
-----------------------------------------------------------------------------------

xribeiro
Membro Juvenil
Registado: 30 abr 2009, 12:54
O meu Carro:: BMW 320d E46 - 1999/02

Mensagem por xribeiro »

A BMW e as suas peçinhas em plástico da treta...

Bom post! :fixe

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”