Eu já me apresentei. Falta agora apresentar o meu orgulho. hehe

Tráta-se do BMW Z1. Muitos de vocês já o devem conhecer. Pois é um carro raro, mas quem é amante de BMW's sabe perfeitamente de que carro estou a falar.

Vou então fazer uma breve introdução.
Os Z`s mais conhecidos são o Z3 e o Z4. O Z1 é o "PAI" desses modelos. :wink1
Inicialmente, em 1988, não passava de um protótipo. Mas como o povo gostou tanto, a BMW decidiu criar mais 8.000 unidades, e comercia-las entre 1989 e 1991. Existem portanto 8.000 z1`s e 12 protótipos.
Pelo que sei, em Portugal continental, existem uns 4 ou 5. Uns estão á venda, um está no museu da BMW no Porto, outro está na sucata :silenced e pareçe-me que o meu, é o único a circular nas estradas portuguesas.
Um facto, é que este carro é proibido na América, devido ás suas portas.
Agora perguntam voces.
Mas o que é que aquelas portas têm de especial, para o carro ser proibido na América?
É que o BMW Z1 é o único carro que abre as portas, verticalmente. Ou seja, sobem e descem.
Mas há mais segredos além das portas.
Em vez do carro usar um aileron na mala, a própria panela de escape e o pára-choques têm a forma de uma asa de avião, invertida, para o efeito "aerofólio", ou aileron, como é mais conhecido

Mas não fica por aqui....
Outra particularidade desde carro, é a carroçaria ser feita de 100% de compósitos de resina. (Parecido com fibra de vidro). Que torna o Z1 um carro leve, além de parecer sempre novo.. Entendem melhor o que eu quero dizer, assim que virem as fotos. Pois parece que o carro saiu ontem de um stand, apesar de já ter a minha idade (19 anos).

Devem também estar a pensar porque raio o baptizaram de modelo Z1?
É simples. 1 é por ser o 1º dos Z´s.
E o "Z" é porque foi no Z1 que foi testada a barra de suspenção em forma de Z que muitos BMW`s viriam a usar..
E também é "Z" porque Futuro em Alemão é "Z"unkuft. Daí o Z.
Pelo que tenho de concordar, porque mesmo apesar de 20 anos depois, pareçe que o Z1, é um carro futurista.
Mas já chega de conversa e vamos ao que interessa.
- 2494cc (2.5L)
- 6 cilindros
- 12 válvulas
- 170cv ás 5.800rpm
- 5 velocidades
- 1.250kg de peso
- 0-100km/h em 7.9s
- 230km/h velocidade máxima

Deixo-vos então algumas fotos.

Para entenderem melhor o que eu falei sobre o aileron:

E agora 2 fotos a mostrar as posições das portas:
Porta fechada (para cima)