sim isso é mas mesmo com o carro parado estão praticamente todas desfocadas , a maquina devia de estar com a velocidade do obturador muito lenta para tirar fotos sem tripébari s-black Escreveu:Panning sao fodidas de focar :p

Moderador: Staff
sim isso é mas mesmo com o carro parado estão praticamente todas desfocadas , a maquina devia de estar com a velocidade do obturador muito lenta para tirar fotos sem tripébari s-black Escreveu:Panning sao fodidas de focar :p
quanto mais aberto, menos profundiade de campo ( f menor= diafragma mais aberto = menos profundidade de campo.)Markx Escreveu:O problema não foi muito da velocidade do obturador, mas sim da abertura do diafragma. Se usa-se uma abertura menor, conseguia focar melhor o carro no seu todo.
olha que nao amigo ... o desfocado que apresenta é mesmo da velocidade do obturador...Markx Escreveu:O problema não foi muito da velocidade do obturador, mas sim da abertura do diafragma. Se usa-se uma abertura menor, conseguia focar melhor o carro no seu todo.
Depende.Lion Escreveu:Markx Escreveu: a velocidade do obturador para tirar fotos a mao o máximo é no 1\10 , mais tempo que isso ja a probabilidades de ficar tremida como estão essas .
tendo o f mínimo , ou seja a abertura no máximo , a velocidade no 1\10 e ainda assim tiver escura , é jogar depois com o iso , mas quanto mais iso com mais ruído fica a foto
claro que uma lente 250 ou 400 ou isso vai ser totalmente diferente lool estou me a basear nas lentes normais 18 55 por aiJunglas Escreveu:Depende.Lion Escreveu:Markx Escreveu: a velocidade do obturador para tirar fotos a mao o máximo é no 1\10 , mais tempo que isso ja a probabilidades de ficar tremida como estão essas .
tendo o f mínimo , ou seja a abertura no máximo , a velocidade no 1\10 e ainda assim tiver escura , é jogar depois com o iso , mas quanto mais iso com mais ruído fica a foto
Numa lente de 18mm, 1/10, é fazível. Tenta isso com uma lente de 250mm ou 400mm.
A "rule of thumb" é 1/Distância_Focal, ou seja, a 18mm a velocidade minima que deves ter é 1/18, e a 200, deves ter uma velocidade mínima de 1/200.
Há vários factores que mexem com isso e é apenas um valor meramente indicativo.
Quanto a usares sempre a abertura máxima...Pega numa 50mm f1.2 e tira um retrato. Acho que não vais gostar de ver o narix focado e as orelhas desfocadas.
Tudo depende da aplicação, do objectivo e mais importante, da distância ao objecto!
Em Macro precisas de f16+ para que tenhas alguma coisa focada!
Bom, desculpem o offtopic.
Não me parece fazer sentido.. Conforme se aumenta a distância focal, também se devia aumentar o tempo mínimo, não diminuir. 1/18 > 1/200.Junglas Escreveu:A "rule of thumb" é 1/Distância_Focal, ou seja, a 18mm a velocidade minima que deves ter é 1/18, e a 200, deves ter uma velocidade mínima de 1/200.