Quadrante E28

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Responder
Rcmatias
Membro Iniciado
Registado: 21 out 2008, 14:25
O meu Carro:: Audi A4 B5 2.5 v6 TDI

Quadrante E28

Mensagem por Rcmatias »

Boas, Gostaria de saber se os proprietários de serie 5 e28 aki do forum têm ou ja tiveram problemas com o quadrante.

Neste momento no do meu 520i funciona apenas as luzes de baixo, piscas, travão de mão etc, o velocimetro e o conta kilometros. Experimentei agora um que estava a trabalhar bem num 528i e no meu funciona apenas as memsas luzes de baixo e o nivel de combustivel.

Será que o Problema seja da Centralina???

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

não,o problema são duas peças,chamadas placas codificadoras.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Carlos Tavares
Membro Gold
Registado: 03 ago 2008, 13:18
O meu Carro:: BMW 320iA E36 Exclusive - 92/06

Mensagem por Carlos Tavares »

Eu cheguei a ter problemas no meu 524td, na altura tambem me disseram o mesmo, placa de circuitos no galheiro.
Pelo Prazer de Conduzir.
315 (E21) 75 CV 1994 - 1999
524td (E28) 115 CV 1999 - 2006
525tds touring (E34) 143 CV 2006 - 2010
320iA (E36) 150 cv 2010 - ?
Porque sera, que a malta passa por mim e todos me atiram com manetes e pedais??? Sera que me falta algo no meu BIMMER???

AS FOTOS DAS MINHAS VELHAS GLÓRIAS...

ImagemImagemImagem

Rcmatias
Membro Iniciado

Mensagem por Rcmatias »

Mas o que eu achu estranho e que o quadrante que estava no 528i, neste estava a trabalhar perfeitamente e no meu quando liguei apenas trabalha o ponteiro do nivel de combustivel. Essa placa e dentro do quadrante certo??? ;)

marco pires
Moderador do Fórum

exatamente:

o quadrante funcionava no outro carro,porque as placas estavam boas,acontece que no teu as placas não estão boas,por isso é que ele não funciona.

as placas não estão dentro do quadrante no E28 e no E34,só nos E39 é que se tornou uma peça unica,assim sendo,o quadrante que tens é ligado ás placas que são independentes,por isso mesmo é que o quadrante funciona no outro carro e no teu não,porque o problema não é o quadrante em si mesmo,mas sim as placas que são exteriores ao mesmo,que no teu caso não estão boas.

para resolver o problema tens que adquirir as duas placas,os numeros de serie estão afixados nas mesmas e tem que ser exatamente compativeis,as ligações das mesmas ao quadrante são tipo pente,supostamente deveriam ter o mesmo numero de pins em todos os carros,mas de facto não é assim,dessa forma num universo de por exemplo 10 carros do mesmo modelo ano e mês de fabrico,só uma ou duas placas são compativeis com todos os carros.

depois de instaladas as novas placas,estas tem que programadas com os dados contidos nas anteriores,nomeadamente os KM totais e os parametros de funcionamento do velocimetro e conta-rotações.

espero ter ajudado.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Rcmatias
Membro Iniciado

Mensagem por Rcmatias »

marco pires Escreveu:exatamente:

o quadrante funcionava no outro carro,porque as placas estavam boas,acontece que no teu as placas não estão boas,por isso é que ele não funciona.

as placas não estão dentro do quadrante no E28 e no E34,só nos E39 é que se tornou uma peça unica,assim sendo,o quadrante que tens é ligado ás placas que são independentes,por isso mesmo é que o quadrante funciona no outro carro e no teu não,porque o problema não é o quadrante em si mesmo,mas sim as placas que são exteriores ao mesmo,que no teu caso não estão boas.

para resolver o problema tens que adquirir as duas placas,os numeros de serie estão afixados nas mesmas e tem que ser exatamente compativeis,as ligações das mesmas ao quadrante são tipo pente,supostamente deveriam ter o mesmo numero de pins em todos os carros,mas de facto não é assim,dessa forma num universo de por exemplo 10 carros do mesmo modelo ano e mês de fabrico,só uma ou duas placas são compativeis com todos os carros.

depois de instaladas as novas placas,estas tem que programadas com os dados contidos nas anteriores,nomeadamente os KM totais e os parametros de funcionamento do velocimetro e conta-rotações.

espero ter ajudado.
Obrigado, ajudaste imenso. Mas ja agora uma ultima pergunta, so a bmw e que faz isso em condições certo?

Cumps

marco pires
Moderador do Fórum

Rcmatias Escreveu:
marco pires Escreveu:exatamente:

espero ter ajudado.
Obrigado, ajudaste imenso. Mas ja agora uma ultima pergunta, so a bmw e que faz isso em condições certo?

Cumps
numa boa casa de electricidade auto,consegues que te arranjem isso e mais barato.
é possivel arranjar as placas sem serem novas,desde que sejam compativeis,por isso mesmo eles tem que tirar o quadrante para verem os pins de ligação das placas e os numeros de serie,depois é uma questão de procurar no mercado,eu sei isto tudo porque tive uma situação exatamente igual á que tu tens no meu E34,acontece que levei o carro a um conhecido meu vendedor de automoveis que tem conhecimentos de electricista da bmw que depois fazem trabalhos por fora,eles desmontaram o quadrante e depois tentaram com várias placas que tinham de carro batidos,nenhuma delas deu,umas porque não eram compativeis,outras que apesar de compativeis,acabavam por funcionar mal,arranjaram depois um quadrante completo com as placas e tudo de inglaterra,e que até vinha em milhas,colocaram o quadrante e as placas tal como tinha vindo de inglaterra,andei depois com o carro com o quadrante em milhas mais de uma semana para experimentar se tudo funcionava bem,de facto ficou optimo,depois voltei lá para então colocar de novo o meu quadrante,mas com as placas do outro que estava em milhas e para fazer a reprogramação para passar os quilometros totais das placas antigas para as novas,já passou cerca de um ano e está tudo ás mil maravilhas,nunca mais deu problemas.

é como te digo,um electricista de confiança consegue resolver isso,mas tambem te digo que o mais certo é não conseguir á primeira achar as placas certas,possivelmente vai ter que procurar no mercado internacional de peças usadas
a reprogramação tem que ser sempre feita na bmw,como quem estava a tratar do meu assunto trabalha na bmw,foi só levar lá o carro e fazer a reprogramação.

obviamente que na bmw eles fazem isso,mas lá acontece o seguinte:

as placas que vais adquirir são novas(eles como é obvio não vendem peças usadas),eles tiram os dados do carro,nomeadamente o numero do chassis e fazem o pedido á bmw na alemanha,na alemanha eles codificam as placas com os dados enviados e depois mandam para o concessionário onde foi feito o pedido.
entre a altura em que é feita a encomenda,e até chegar o material,conta com cerca de 15 dias,o pagamento esse,é feito logo na altura em que fores fazer a encomenda,no meu caso um E34,custavam cerca de 600€ já com iva.
depois da encomenda chegar,podes pegar nas placas e levar a outro lugar para montares,ou então deixas lá o carro e eles montam,na minha opinião e caso decidas ir á marca,mais vale lá fazer tudo.

se fosses da zona de lisboa eu dava-te o contacto do homem do stand,que eu conheço.
[email protected]

Rcmatias
Membro Iniciado

Mensagem por Rcmatias »

Pois, sinceramente não estou a ver um electricista que me consiga tratar deste assunto de electrónica, e também acho que vou ter dificuldade em encontrar as placas sem ser na origem. Ja pa arranjar o quadrante foi um inquietação...

Ja agora essas placas estão montadas em que sitio do carro?

marco pires
Moderador do Fórum

Rcmatias Escreveu:Pois, sinceramente não estou a ver um electricista que me consiga tratar deste assunto de electrónica, e também acho que vou ter dificuldade em encontrar as placas sem ser na origem. Ja pa arranjar o quadrante foi um inquietação...

Ja agora essas placas estão montadas em que sitio do carro?
se não conheceres ninguem de confiança,não aconselho a mexer,porque se não podem é até estragar mais.
encontrar as placas usadas fora da marca,e que sejam compativeis posso-te dizer que é mesmo um problema.
na origem é como te disse,são caras,mas claro que ficas com a garantia que tudo fica a 100%

as placas estão ligadas á parte de trás do quadrante,deixo aqui um link com os componentes do quadrante,a placa está marcada com o numero 15,pode ter uma ou duas consoante o modelo,o esquema é de um E34,mas o sistema dos E28 é semelhante.

http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=62&fg=05
[email protected]

Responder

Voltar para “Série 5”