Controlo de temperatura E39
Moderador: Staff
- B5M3W0d
- Membro Juvenil
- Registado: 15 set 2007, 14:09
- O meu Carro:: BMW 530d Touring E39 - 1998/12
Controlo de temperatura E39
Boa noite a todos,
À uns anos atrás tive uma situação idêntica à que vou relatar e resolveu-se trocando as válvulas que deixam passar o líquido refrigerante conforme se quer mais ou menos calor no habitáculo.
À um mês atrás, sem razão aparente, notei que a ventilação, depois de o motor começar a aquecer, começava a deitar calor como se tivesse seleccionado 32º no módulo de controlo de temperatura na saída para o vidro e para os pés. Nas ventilações centrais se seleccionar as três bolas azuis sai ar a uma temperatura "normal".
Lembrei-me do que já me tinha acontecido e tratei de comprar de novo as válvulas. Troquei-as e continuou a fazer o mesmo. Então pensei que pudesse ser do módulo de selecção de temperatura e experimentei com outros dois e continuou na mesma. Pensei também que pudesse ser da sonda de temperatura exterior, pois por vezes notava que com tempo húmido/de chuva a temperatura oscilava um bocado. Quando desmontei a sonda notei que tinha humidade na sonda e na ficha. Toca de trocar a ficha e os terminais. Depois de montado testei e a temperatura está a funcionar perfeitamente, mas continuo com o problema de só sair ar quente.
Experimentei uma coisa, mas não sei até que ponto faz sentido. Com a chave na posição 2 (ignição ligada mas sem arrancar o motor) o ar sai a uma temperatura normal e assim que arranco o motor sai ar quente.
Espero que tenho conseguido explicar o problema e fico a aguardar a vossa opinião para ver se resolvo este problema.
Abraços e Bom Natal!
Luís
À uns anos atrás tive uma situação idêntica à que vou relatar e resolveu-se trocando as válvulas que deixam passar o líquido refrigerante conforme se quer mais ou menos calor no habitáculo.
À um mês atrás, sem razão aparente, notei que a ventilação, depois de o motor começar a aquecer, começava a deitar calor como se tivesse seleccionado 32º no módulo de controlo de temperatura na saída para o vidro e para os pés. Nas ventilações centrais se seleccionar as três bolas azuis sai ar a uma temperatura "normal".
Lembrei-me do que já me tinha acontecido e tratei de comprar de novo as válvulas. Troquei-as e continuou a fazer o mesmo. Então pensei que pudesse ser do módulo de selecção de temperatura e experimentei com outros dois e continuou na mesma. Pensei também que pudesse ser da sonda de temperatura exterior, pois por vezes notava que com tempo húmido/de chuva a temperatura oscilava um bocado. Quando desmontei a sonda notei que tinha humidade na sonda e na ficha. Toca de trocar a ficha e os terminais. Depois de montado testei e a temperatura está a funcionar perfeitamente, mas continuo com o problema de só sair ar quente.
Experimentei uma coisa, mas não sei até que ponto faz sentido. Com a chave na posição 2 (ignição ligada mas sem arrancar o motor) o ar sai a uma temperatura normal e assim que arranco o motor sai ar quente.
Espero que tenho conseguido explicar o problema e fico a aguardar a vossa opinião para ver se resolvo este problema.
Abraços e Bom Natal!
Luís
Renato - BMW F11 535d 2010
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Re: Controlo de temperatura E39
estágio final meu caro.
o estágio final é esta peça:

tens aqui um DIY de como substituir essa peça (com imagens):
http://www.bimmerfest.com/forums/showth ... p?t=143393
a peça na marca custa cerca de 100€ + IVA.
o estágio final é esta peça:

tens aqui um DIY de como substituir essa peça (com imagens):
http://www.bimmerfest.com/forums/showth ... p?t=143393
a peça na marca custa cerca de 100€ + IVA.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
- B5M3W0d
- Membro Juvenil
Do que consegui encontrar em foruns estrangeiros, fiquei com ideia que esta peça era substituída quando existissem problemas com a ventilação, mas a nível da intensidade e não de temperatura. Mas não custa nada tentar!
Sabes se vale a pena tentar desmontar, limpar alguma coisa, e voltar a ligar?
Abraço e obrigado Marco
Sabes se vale a pena tentar desmontar, limpar alguma coisa, e voltar a ligar?
Abraço e obrigado Marco
- marco pires
- Moderador do Fórum
essa peça controla a velocidade da ventilação, mas controla tambem a distribuição do ar e a forma e temperatura como ele sai.
quando essa peça não está boa o climatizador ganha vontade própria como se tivesse possuido por um espirito, tanto pode sair ar muito quente do lado direito ao mesmo tempo que sai ar frio do lado esquerdo ou vice-versa ou não sair ar de todo ou mandar para os pés o ar e não sair nada em cima ou sair ar gelado nuns lados e muito quente noutros, enfim, toda uma barafunda de situações e que não obedece a nada que se faça no controle da climatização.
quanto a desmontar e limpar, não, não vale apena.
essa peça quando avaria é de vez, os circuitos internos queimam e só mesmo com uma nova. podes tentar limpar e voltar a ligar, mas garanto-te em 99,9% que não vai dar, só mesmo com uma nova.
quando essa peça não está boa o climatizador ganha vontade própria como se tivesse possuido por um espirito, tanto pode sair ar muito quente do lado direito ao mesmo tempo que sai ar frio do lado esquerdo ou vice-versa ou não sair ar de todo ou mandar para os pés o ar e não sair nada em cima ou sair ar gelado nuns lados e muito quente noutros, enfim, toda uma barafunda de situações e que não obedece a nada que se faça no controle da climatização.
quanto a desmontar e limpar, não, não vale apena.
essa peça quando avaria é de vez, os circuitos internos queimam e só mesmo com uma nova. podes tentar limpar e voltar a ligar, mas garanto-te em 99,9% que não vai dar, só mesmo com uma nova.
[email protected]
- B5M3W0d
- Membro Juvenil
Obrigado Marco! Assim sendo tenho de esperar por 2ª para poder troca-la...
- marco pires
- Moderador do Fórum
ok, depois diz o resultado.
[email protected]
-
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Assim é que é trocar peças à toa até se colmatar a avaria, porque não um teste com o programa adequado para se evitarem despesas desnecessárias? em ve z de andarem com tentativas :rezar existem mais sondas que podem estar avariadas e acontecer isso, e não ser o estágio final......B5M3W0d Escreveu:Boa noite a todos,
Abraços e Bom Natal!
Luís
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- B5M3W0d
- Membro Juvenil
Boas JOFIMO. Consegues dizer-me se é possível e como fazer esse teste no DIS (v.44)?JOFIMO Escreveu:Assim é que é trocar peças à toa até se colmatar a avaria, porque não um teste com o programa adequado para se evitarem despesas desnecessárias? em ve z de andarem com tentativas :rezar existem mais sondas que podem estar avariadas e acontecer isso, e não ser o estágio final......
Abraço
-
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Possível é, pois é o mesmo teste que fazem nos concessionários ( e preferem usar o DIS para os carros mais antigos) agora com fazer explicar aqui é complicado....... :lol1 , explora nos testes do sistema de ar condicionado que hás-de lá chegar senão desloca-te a quem sabe :lovebmwB5M3W0d Escreveu:Boas JOFIMO. Consegues dizer-me se é possível e como fazer esse teste no DIS (v.44)?JOFIMO Escreveu:Assim é que é trocar peças à toa até se colmatar a avaria, porque não um teste com o programa adequado para se evitarem despesas desnecessárias? em ve z de andarem com tentativas :rezar existem mais sondas que podem estar avariadas e acontecer isso, e não ser o estágio final......
Abraço
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- B5M3W0d
- Membro Juvenil
:fixeJOFIMO Escreveu:Possível é, pois é o mesmo teste que fazem nos concessionários ( e preferem usar o DIS para os carros mais antigos) agora com fazer explicar aqui é complicado....... :lol1 , explora nos testes do sistema de ar condicionado que hás-de lá chegar senão desloca-te a quem sabe :lovebmw
- marco pires
- Moderador do Fórum
quase garantidamente que é o estágio final, mas obviamente que não se pode garantir isso a 100%, para isso tem que se fazer o diagnóstico.
[email protected]
E mais uma vez... ficamos sem saber a resposta!!!!
Ai "sorte" a do pessoal... :naonao
Ai "sorte" a do pessoal... :naonao
- L.Sousa
- Membro Gold
- Registado: 26 jan 2010, 17:53
- O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
A maior parte das vezes vêm aqui pedir ajuda e depois não relatam o resultado final....
Só olha para o umbigo deles e não se lembram que isto tb pode ajudam muito pessoal.L.Sousa Escreveu:A maior parte das vezes vêm aqui pedir ajuda e depois não relatam o resultado final....
Eu não estou com este problema, mas ando sempre aqui a ler em busca de conhecimento para um dia mais tarde... quem sabe!
Mas prontos... é o que temos :wall e é tão fácil vir aqui escrever qual foi a solução mas só se lembram quando estão com os "tomates" entalados e ai, sim já "perdem" tempo a escrever aqui.
- L.Sousa
- Membro Gold
- Registado: 26 jan 2010, 17:53
- O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Em relação ao AC eu tb tive uma história que nem na BMW resolveram acabei por pesquisar nos foruns e vi que era do desumidificador a linha de AC não pode ficar em contacto com o ar mais de 6 horas vai à vida....noosphere Escreveu:Só olha para o umbigo deles e não se lembram que isto tb pode ajudam muito pessoal.L.Sousa Escreveu:A maior parte das vezes vêm aqui pedir ajuda e depois não relatam o resultado final....
Eu não estou com este problema, mas ando sempre aqui a ler em busca de conhecimento para um dia mais tarde... quem sabe!
Mas prontos... é o que temos :wall e é tão fácil vir aqui escrever qual foi a solução mas só se lembram quando estão com os "tomates" entalados e ai, sim já "perdem" tempo a escrever aqui.