JOFIMO Escreveu:rafias Escreveu:Bom video. Fiquei esclarecido. Então agora é só ficar atento quando é o pedal de embraiagem vai começar a pegar em cima. Outra nota do sucedido há dias: Havia algum cheiro a embraiagem queimada assim que o estacionei na garagem

Normal se lhe "deste" 3000 rpm para arrancar o cheiro tinha de aparecer , e como o Marco já meteu um video (não abri, mas os nossos carros não usam esse tipo de disco) mas como a embreagem é SAC, o desgaste nota-se com com o pegar mais acima e com o começar a patinar e custar a trocar de velocidades da caixa.....
Obrigado a todos pelas informações e conselhos. JOFIMO, neste momento apenas tenho dificuldade em meter 2ª => 3ª em 5% das tentativas. Das vezes que tenho dificuldade, a manete de mudanças sai de 2ª mas depois não entra na 3ª. Tenho de deixar a manete em ponto morto, soltar o pedal de embraiagem, voltar a pisar o pedal de embraiagem e meter a 3ª. Agora já me habituei a fazer a mudança para 3ª de forma pausada e não de uma vez. Isso reduziu o número de tentativas falhadas consideravelmente. JOFIMO achas que isso tem a ver com o desgaste da embraiagem ou é feitio do carro? Que eu me lembre, há 6 anos quando o comprei não fazia isso. Quanto a patinar, ainda não tem esse sintoma. Neste momento o carro tem 174000 Km e 12 anos.
Marco, podes crer que já não farei mais uma cena dessas. Tenho de ter mais calma. É que as vezes exalto-me e faço coisas sem pensar. Já sei que não dou para instrutor de condução

. A minha Maria comprou um pacote de 30 aulas de condução e agora está a conduzir todos os dias :fixe. É que ela já não conduzia há 15 anos!!
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001