Vibração/estremecimento acima dos 100 km/h

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Kiki
Membro Juvenil
Registado: 13 mar 2015, 13:22
O meu Carro:: 530d E39 1997/04

Re: Vibração/estremecimento acima dos 100 km/h

Mensagem por Kiki »

Bom dia!

Então recapitulando, em relação à vibração pode ser por 2 motivos: pneus/calibragem ou folga no veio da transmissão, certo?
Vou verificar as 2 situações.

Em relação à suposta anomalia no colector de escape, dei uma olhadela debaixo do capot e para além de não me cheirar a fumos, não noto sujidade em lado nenhum... vou postar aqui a foto (o que consegui tirar tendo em conta a luminosidade possível para se ver alguma coisa em fotografia) a ver se vocês vêm alguma coisa de estranho...

Imagem

http://postimg.org/image/q80cw7ywf/

Li num outro fórum BMW que alguém tinha tido um problema de fuga no colector de escape mas de um E60 (por serem chapa) e que substituiu por um de um E39 (como a minha carrinha) por serem de ferro e não partirem... então se assim é, o "silvo" que se diz ouvir não devia estar a acontecer na minha carrinha por esse motivo, não é? :? :? :?

O que acham?
:ajuda
The ultimate driving machine - in Pink

Imagem

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

No Meu 318d tinha uma fuga a seguir ao colletor e sentia-se o fumo mesmo no habitàculo..

Vai dandio novidades..
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Kiki
Membro Juvenil

Mensagem por Kiki »

Olá!!!

Desculpem a demora em vos dar um update sobre estes sintomas da carrinha mas só hoje consegui ir ao mecânico e deixá-lo experimentar a carrinha para ver a questão do estremecimento.

Ora bem, em relação à suposta fissura no colector de escape está posto de parte. Não há nenhum problema nem com o colector de escape nem com a junta. O colector sendo de ferro fundido terá menos probabilidades de se estragar... O "silvo" que se ouve o mecânico diz que é normal, característico destes carros, até porque a carrinha puxa bem e não há cheiros nem sujidades características em parte nenhuma. Ou seja, quem me disse que ela tinha esse problema queria mesmo era arranjar um motivo para me "partir" o preço à carrinha para depois a vender por bom €... vendedores... :x :x :x

Em relação ao estremecimento também não lhe parece ser nada mecânico tendo-me aconselhado em pensar mudar os pneus, que é normal estes carros "comerem" pneus ao pequeno-almoço e que estes apesar de ainda apresentarem bom rasto já têm os rebordos ressequidos e que possivelmente a carrinha esteve algum tempo parada antes de eu a comprar e isso pode ter ovalizado os pneus... depois dos pneus mudados e calibradas as rodas que deixava de sentir essa vibração.

E pronto, deu-me os parabéns pela carrinha, que estava em excelente estado para um carro de 98 e com quase 300.000 kms e que teria ali carro para chegar a 700.000 já que ele assiste uma igual com esses kms todos :D :D :D

Estou feliz e aliviada... detesto ter stresses com carros, sejam BMW's sejam Fiat's.... :lol1

Imagem

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

Kiki Escreveu:Olá!!!

Desculpem a demora em vos dar um update sobre estes sintomas da carrinha mas só hoje consegui ir ao mecânico e deixá-lo experimentar a carrinha para ver a questão do estremecimento.

Ora bem, em relação à suposta fissura no colector de escape está posto de parte. Não há nenhum problema nem com o colector de escape nem com a junta. O colector sendo de ferro fundido terá menos probabilidades de se estragar... O "silvo" que se ouve o mecânico diz que é normal, característico destes carros, até porque a carrinha puxa bem e não há cheiros nem sujidades características em parte nenhuma. Ou seja, quem me disse que ela tinha esse problema queria mesmo era arranjar um motivo para me "partir" o preço à carrinha para depois a vender por bom €... vendedores... :x :x :x

Em relação ao estremecimento também não lhe parece ser nada mecânico tendo-me aconselhado em pensar mudar os pneus, que é normal estes carros "comerem" pneus ao pequeno-almoço e que estes apesar de ainda apresentarem bom rasto já têm os rebordos ressequidos e que possivelmente a carrinha esteve algum tempo parada antes de eu a comprar e isso pode ter ovalizado os pneus... depois dos pneus mudados e calibradas as rodas que deixava de sentir essa vibração.

E pronto, deu-me os parabéns pela carrinha, que estava em excelente estado para um carro de 98 e com quase 300.000 kms e que teria ali carro para chegar a 700.000 já que ele assiste uma igual com esses kms todos :D :D :D

Estou feliz e aliviada... detesto ter stresses com carros, sejam BMW's sejam Fiat's.... :lol1
Manda calibrar os pneus e alinhar a direcção.
Se for dos pneus notas logo a diferença.
Já me aconteceu, pode não ficar a 100% caso os pneus estejam mt estragados, mas nota-se que fica melhor... se for disso.
Imagem
Imagem :(

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

De que ano são os pneus? Normalmente existem 4 digitos no formato SSYY onde SSé o número da semana e YY o ano de fabrico. Se tiverem mais do que 6 anos ou se forem de origem duvidosa (asiáticos (Runway, Ceat, Duro, Rotalla, Accelera, etc) ou da Europa de Leste (Tigar, Matador, Kormoran, etc)) troca-os.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

germanii
Membro Gold

Mensagem por germanii »

No Meu carro tambem tremia mudei de pneus e ficou tudo bem (os antigos Pneus era de uma marca que nem conheço)..

Estàs Pronta a levar o carro aos 700000kms :lol1
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Kiki
Membro Juvenil

Mensagem por Kiki »

rafias Escreveu:De que ano são os pneus? Normalmente existem 4 digitos no formato SSYY onde SSé o número da semana e YY o ano de fabrico. Se tiverem mais do que 6 anos ou se forem de origem duvidosa (asiáticos (Runway, Ceat, Duro, Rotalla, Accelera, etc) ou da Europa de Leste (Tigar, Matador, Kormoran, etc)) troca-os.
Os da frente são Pirelli Cinturato e os de trás são Maxtrek Ingens (??)... são rascas não são? :oops:

Estava a pensar calçá-la toda com os Pirelli Cinturato... pelo que andei a pesquisar são pneus classe A no consumo e classe B na aderência... e não são estupidamente caros... ou então uns Yokohama... gosto bastante e prefiro a Michelins por exemplo... o Clio teve sempre Yokohamas e foram pneus que rolaram e rolaram e rolaram... os últimos que pus já levavam pertinho de 40.000 kms e ainda tinham muito piso...

Imagem

Kiki
Membro Juvenil

Mensagem por Kiki »

germanii Escreveu:
Estàs Pronta a levar o carro aos 700000kms :lol1
Adoraria!!!

Mas se for até aos 500.000 sem grandes dramas ficarei muito feliz :onfire :onfire :onfire

Imagem

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

A marca Maxtrek está na lista negra que eu elaborei há alguns anos:

viewtopic.php?f=41&t=58467

Contactos da Maxtrek (repara na morada):
http://www.maxtrektyres.com/eng/lx.asp

Portanto, livra-te deles o mais rápido possível, ou então se não tiveres t€€mpo agora, pelo menos mete os Pirelli atrás (em qualquer veículo, para melhor controle em caso de despiste, os melhores pneus devem ser colocados atrás).

Agora soluções para a aparente "falta de força" do motor nas subidas:
- Meter gasóleo do melhor. Recomendo Repsol 10e+, ou Prio TOP Diesel ou BP Ultimate.
- Limpar a EGR e se possível o colector de admissão. Nos carros a diesel é comum a acomulação de "pasta negra" na EGR e colector de admissão resultado da mistura de partículas da combustão com óleo proveniente do turbo (juntas) e do respiro do motor.
- Verificar o filtro de ar. Substituir de 2 em 2 anos ou a cada 20k Km.

Eu também trocaria o óleo da caixa de velocidades e do diferencial. Eles dizem que é vitalício mas ...

Quanto ao tremor, outra hipótese é ser dos apoios do motor. O carro também abana quando dás a ignição? Também poderá ser do veio de transmissão ou do volante do motor.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Kiki
Membro Juvenil

Mensagem por Kiki »

rafias Escreveu:A marca Maxtrek está na lista negra que eu elaborei há alguns anos:

viewtopic.php?f=41&t=58467

Contactos da Maxtrek (repara na morada):
http://www.maxtrektyres.com/eng/lx.asp

Portanto, livra-te deles o mais rápido possível, ou então se não tiveres t€€mpo agora, pelo menos mete os Pirelli atrás (em qualquer veículo, para melhor controle em caso de despiste, os melhores pneus devem ser colocados atrás).

Agora soluções para a aparente "falta de força" do motor nas subidas:
- Meter gasóleo do melhor. Recomendo Repsol 10e+, ou Prio TOP Diesel ou BP Ultimate.
- Limpar a EGR e se possível o colector de admissão. Nos carros a diesel é comum a acomulação de "pasta negra" na EGR e colector de admissão resultado da mistura de partículas da combustão com óleo proveniente do turbo (juntas) e do respiro do motor.
- Verificar o filtro de ar. Substituir de 2 em 2 anos ou a cada 20k Km.

Eu também trocaria o óleo da caixa de velocidades e do diferencial. Eles dizem que é vitalício mas ...

Quanto ao tremor, outra hipótese é ser dos apoios do motor. O carro também abana quando dás a ignição? Também poderá ser do veio de transmissão ou do volante do motor.
Credo, chinesices! :scary

Gasóleo tenho posto sempre ou BP ou Galp, supostamente as aditivadas ou premium. Ainda não experimentei Prio Top Diesel mas queria fazê-lo... ando com um bocadinho de receio mas hei-de experimentar... e também Cepsa Optima (acho que é assim que se chama)...

Eu tenho de fazer revisão dentro de cerca de 1.000 kms e nessa altura será para mudar os filtros (combustível, ar, óleo...)...
No sábado quando o mecânico lhe deu uma aceleradela valente com ela parada saiu tanto fumo pelo escape... :? :? :? nunca tinha dado conta... no dia-a-dia faço mais cidade, não tenho assim grande oportunidade para grandes acelerações mas também não dou conta de que faça grandes fumaradas... não "vejo" pelo espelho retrovisor e nem a mala está suja de fumo, como se vê às vezes muitos carros com as malas todas pretas...

Não dou conta de estremecer ao dar à chave... ela aliás esteve na BMW há pouco tempo para uma verificação antes de a comprar e única coisa que me chamaram à atenção foi para 2 apoios do radiador, nada mais... :think

Imagem

germanii
Membro Gold

Mensagem por germanii »

http://www.pneus-online.fr/test/pneus-auto.html

Faz uma pesquisa aqui e ve os melhores Pneus :idea:

Kiki
Membro Juvenil

Mensagem por Kiki »

germanii Escreveu:http://www.pneus-online.fr/test/pneus-auto.html

Faz uma pesquisa aqui e ve os melhores Pneus :idea:
Aqui tem preços mais em conta, parece-me....
http://www.pneucity.com/cgi-bin/rshop.p ... p=R-228670

Imagem

germanii
Membro Gold

Mensagem por germanii »

Nao sei se o Site que postei sejam mais baratos ,mas tem os comparativos foi so para isso.. :fixe

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

prio top diesel = muito bom e a bom preço, aconselho, não fica atrás dos combustiveis premium das outras marcas.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

Kiki
Membro Juvenil

Mensagem por Kiki »

germanii Escreveu:Nao sei se o Site que postei sejam mais baratos ,mas tem os comparativos foi so para isso.. :fixe
:fixe :fixe :fixe

Imagem

Responder

Voltar para “Série 5”