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problema no quadrante

Enviado: 07 mai 2008, 22:15
por marco pires
então é assim:

o meu 520i E34 está com um problema no quadrante,os leds funcionam bem,mas em certas alturas o quadrante desliga-se todo em andamento e por vezes vai sempre tudo apagado durante vários quilometros,depois acende de novo tipo descontrolado e os ponteiros andam de um lado para o outros e acaba por se apagar de novo,se desligar o carro e voltar a ligar muitas das vezes continua apagado e outras vezes fica normal.
por vezes anda um ou dois dias a funcionar bem,outras vezes passa os dias inteiros com este problema.

neste caso eu pergunto o seguinte:

será possivel arranjar este problema sem levar um quadrante novo?

já me falaram em quadrantes usados nas sucatas,mas tenho medo que depois de algum tempo a funcionarem bem,fiquem marados e depois volte a ter um problema parecido,será que me aconselham está solução de um quadrante usado?

e já agora,em quanto é que pode ficar +/- um quadrante novo na bmw?

obrigado.

Enviado: 07 mai 2008, 22:59
por jmbfs
Poderás ter alguma ficha a desligar-se ou algo que precisa de ser soldado no quadrante.................... :roll: :driving

Enviado: 07 mai 2008, 23:12
por marco pires
infelizmente o carro já foi a verificar isso mesmo,e colocaram solda em todos os pontos,mas pelos vistos não é mesmo disso :cry:

Enviado: 08 mai 2008, 22:19
por Nuno Real
A minha E61 tb ja me fez isso duas vezes. Desligou todas as luzes do painel, mas os ponteiros continuavam operacionais. Noutra situaçao desligaram-se os ponteiros em andamento, e ficaram todos a zero. Como sei que a minha menina e´ de manias (nao fosse ela uma menina :lol: ) esqueci-me do assunto. Mais tarde, no mesmo dia, voltou tudo ao normal!!! :driving Desde ha´ uns meses pra ca´ que nao acontece nada... O que me disseram e´ que poderia ser alguma ficha mal ligada ou com humidade... :? Espero que resolvas isso em breve ;)

Enviado: 09 mai 2008, 18:46
por RiK_E30
Boas tardes

curiosamente, hoje aconteceu-me o mesmo no meu 520i E34. Neste momento apenas os led's funcionam. Acho que vou ter de por mãos à obra e desmontar o quadrante para ver se há alguma ficha solta ou com humidade... :cry:

Enviado: 09 mai 2008, 22:38
por marco pires
eu já tenho marcado para a baviera para o dia 15 deste mês.
vamos lá ver o que é,mas de certeza que barato não deve ser :cry:

Enviado: 22 mai 2008, 12:57
por RiK_E30
entao, há novidades sobre o teu quadrante???

Enviado: 22 mai 2008, 20:04
por marco pires
bem realmente nunca mais me lembrei deste meu tópico,peço desculpa.

de facto fui á baviera para verificarem isso,e foram detectadas duas peças que estão a causar este problema:

placa codificadora e ficha codificadora.

disseram-me que este material tinha que vir directamente da alemanha e que ia demorar cerca de 15 dias,porque os dados do carro tinham que ir juntamente com o pedido e este tipo de peças funciona tal como uma chave,são codificadas para cada chassis e não funcionam noutro carro mesmo que seja do mesmo modelo.o mesmo é dizer que se eu fosse a um salvado para adquirir estas peças,elas não iam funcionar no meu porque estavam codificadas para o carro em que estavam instaladas.

o preço é de 630 € já com iva mas sem mão de obra para as duas peças.

não mandei arranjar,porque estou em vista de comprar um quadrante completo e depois mandar codificar na bmw , tenho uma pessoa amiga que consegue fazer isso,mas por enquanto os quadrantes que tem aparecido são de 525TDS e como o painel dos diesel são diferentes dos a gasolina não dá,vamos ver quando aparece um que sirva.

Enviado: 23 mai 2008, 11:10
por Kevincego
Eu tenho um do 520i na minha TDS, podes ver na 1ª foto o rpm a marcar 7000, no e34 a centralina é que manda nos manometros, portanto não interessa o combustivel que eles marcam certo, só os espelhos é que tinham a escala diferente, ou seja, como a minha não fazia 7000, nem 6000, o curso do ponteiro marcava bem, mas como a escala era mais apertada ele não indicava a rotação certa, mais tarde arranjei uns manometros do TDS avariados e troquei só os espelhos e ficou pipi, podes ver na segunda foto ;)
Sei que parece confuso mas é bastante simples, e já experimentei outros quadrantes e todos funcionaram por isso n sei até que ponto é que essa historia das codificações não é mais uma treta para te paparem uns euros.

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Enviado: 23 mai 2008, 11:51
por Ronin
Eu penso que funciona um quadrante igual, basta trocar a ficha de codificação na parte de trás da placa electrónica. Agora se tiver sido a ficha de codificação que avariou, já é outro problema.

Enviado: 23 mai 2008, 21:35
por marco pires
kevin,
tambem acho que provavelmente consegue-se arranjar sem ter que mudar as peças que me falaram,é claro que na bmw o que eles querem é meter material,obrigado pela explicação,eu segunda feira vou levar o carro a um gajo que me telefonou hoje e que em principio já tem um quadrante para o carro,vou aproveitar e dar-lhe umas dicas sobre aquilo que dissestes,uma vez mais obrigado.
e já agora; o interior da tua TDS é igualzinho ao meu(tirando os bancos que no meu são de cabedal),incluindo o volante o qual eu só tenho pena é que não tenha airbag. ;)

Enviado: 23 mai 2008, 21:36
por marco pires
Ronin Escreveu:Eu penso que funciona um quadrante igual, basta trocar a ficha de codificação na parte de trás da placa electrónica. Agora se tiver sido a ficha de codificação que avariou, já é outro problema.
de facto as peças que me indicaram na bmw como avariadas são a placa codificadora e a ficha de codificação,vamos ver no que dá :?

Enviado: 24 mai 2008, 18:32
por RiK_E30
então pelo que percebi dá para mudar a placa electrónica que fica tudo a funcionar perfeitamente... no meu caso se puser uma placa dum tds no painel do 520i não haverá problema...

e em relação aos quilómetros?

Enviado: 24 mai 2008, 19:15
por Ronin
RiK_E30 Escreveu:então pelo que percebi dá para mudar a placa electrónica que fica tudo a funcionar perfeitamente... no meu caso se puser uma placa dum tds no painel do 520i não haverá problema...

e em relação aos quilómetros?
Se a placa for de um modelo diferente, pode não funcionar.

Quanto aos quilómetros, estão registados na tal ficha de codificação. É só mudar de uma placa para outra e os kms ficam iguais.

Enviado: 24 mai 2008, 19:43
por Kevincego
Gonçalo eu não mudei ficha nenhuma, simplesmente desliguei as fichas do quadrante e troquei o quadrante completo, até tava convencido que o cerebro tivesse todo na centralina pq os meu kms mantiveram-se e as luzes de revisão tb, só o parcial é q fez reset.
Estranho :? :shock: