525d E61 - kit M - falta potência até às 2000 rpm

Secção para modelos Série 5

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JPBaptista
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525d E61 - kit M - falta potência até às 2000 rpm

Mensagem por JPBaptista »

Tenho uma 525d (177 cv) E 61, kit M, e noto muitas vezes que, até atingir as 2000 rpm, parece que o carro não anda, mesmo que carregue no pedal. Quando atinge as 2000 então dispara e responde normalmente. Isto sucede principalmente em mudanças baixas.

Nestas férias estive no Gerês e, muitas vezes ao entrar em curvas muito fechadas e a subir tinha quase que pôr uma 1ª, pois a 2ª não respondia.

Alguém tem experiências iguais? Sugestões ? Poderá ter alguma coisa a ver com problemas ao nível do medidor de massa de ar ?

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MINHOPTICAS
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Mensagem por MINHOPTICAS »

nao te posso ajudar, eu tenho a mesma carrinha com o mesmo moter mas com cx auto, e nunca senti falta de potencia, ja tem 147000km... :driving

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AMS
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Mensagem por AMS »

A minha tá com repro desde os 13000km... já não me lembro como era, mas penso q uma das coisas boas do motor é que era muito redondo...
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luisinho
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Mensagem por luisinho »

parece-me mt normal, é quando entra o turbo.

muito normal mesmo

JPBaptista
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Mensagem por JPBaptista »

luisinho Escreveu:parece-me mt normal, é quando entra o turbo.

muito normal mesmo
Mas é suposto uma tão grande diferença antes e depois de entrar o turbo? Pergunto porque nunca tinha tido um carro com turbo e, como tal, pode ser impressão minha. O que é facto é que acho estranho. A impressão é como passar de uma 1ª para uma 5ª, a 30 Km/h...

luisinho
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Mensagem por luisinho »

nao guiei o teu carro, por isso nao sei avaliar na precisão

mas as 2000 rotaçoes +- entra o turbo

nuns carros entre as 1700 noutros as 2100

varia entre esses dois valores

logo é normal.


suponho que o teu problema nao seja a arrancar em 1º, será mais se tentares tipo ir a 20km/h e vais em 3º e tentas recuperar sem baixar mudança?

sim é natural

esse motor com uma boa repro, fica divinal acredita.


quanto a isso, carro com turbo é assim mesmo, o turbo entrando isso dispara

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marco pires
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Re: 525d E61 - kit M - falta potência até às 2000 rpm

Mensagem por marco pires »

JPBaptista Escreveu:Tenho uma 525d (177 cv) E 61, kit M, e noto muitas vezes que, até atingir as 2000 rpm, parece que o carro não anda, mesmo que carregue no pedal. Quando atinge as 2000 então dispara e responde normalmente. Isto sucede principalmente em mudanças baixas.

Nestas férias estive no Gerês e, muitas vezes ao entrar em curvas muito fechadas e a subir tinha quase que pôr uma 1ª, pois a 2ª não respondia.

Alguém tem experiências iguais? Sugestões ? Poderá ter alguma coisa a ver com problemas ao nível do medidor de massa de ar ?
o turbo desse carro é VGT,uma das caracteristicas é que o turbo funciona practicamente desde o relanti,e o efeito lag é muito baixo,logo não há cá entradas a esta ou aquela rotação,actualmente nenhum turbo da bmw começa a funcionar depois das 1500rpm´s.
o conselho que te dou é verificares a MAF,certamente é aí que está o problema.
marcopires@clubebmwportugal.com


“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

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marco pires
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Mensagem por marco pires »

AMS Escreveu:A minha tá com repro desde os 13000km... já não me lembro como era, mas penso q uma das coisas boas do motor é que era muito redondo...
exatamente.
porque não há entradas do turbo,o funcionamento é quase solidário com todas as rotações do motor.
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

JPBaptista
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Re: 525d E61 - kit M - falta potência até às 2000 rpm

Mensagem por JPBaptista »

marco pires Escreveu: o turbo desse carro é VGT,uma das caracteristicas é que o turbo funciona practicamente desde o relanti,e o efeito lag é muito baixo,logo não há cá entradas a esta ou aquela rotação,actualmente nenhum turbo da bmw começa a funcionar depois das 1500rpm´s.
o conselho que te dou é verificares a MAF,certamente é aí que está o problema.
Já agora, o que é um turbo VGT ? Para verificar a MAF só mesmo indo à BMW, suponho?

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marco pires
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Re: 525d E61 - kit M - falta potência até às 2000 rpm

Mensagem por marco pires »

JPBaptista Escreveu:
marco pires Escreveu: o turbo desse carro é VGT,uma das caracteristicas é que o turbo funciona practicamente desde o relanti,e o efeito lag é muito baixo,logo não há cá entradas a esta ou aquela rotação,actualmente nenhum turbo da bmw começa a funcionar depois das 1500rpm´s.
o conselho que te dou é verificares a MAF,certamente é aí que está o problema.
Já agora, o que é um turbo VGT ? Para verificar a MAF só mesmo indo à BMW, suponho?
geometria variavél.
sim,é melhor na bmw ou então numa bosch car service.
marcopires@clubebmwportugal.com


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the_killer
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Re: 525d E61 - kit M - falta potência até às 2000 rpm

Mensagem por the_killer »

o turbo desse carro é VGT,uma das caracteristicas é que o turbo funciona practicamente desde o relanti,e o efeito lag é muito baixo,logo não há cá entradas a esta ou aquela rotação,actualmente nenhum turbo da bmw começa a funcionar depois das 1500rpm´s.
o conselho que te dou é verificares a MAF,certamente é aí que está o problema.
nem da bmw nem de outra carro qualquer
os turbos estão constantemente a girar

a questão é que só se sentem quando estão no regime ideal de eficiencia
e esse regime depende de motor para motor

se o turbo se conseguisse adaptar a todas as rotações do motor e manter a sua eficiencia em todo o regime,
concerteza a bmw não teria feito o 123d com 2 turbos

nos 320d 150cv só por volta das 2mil se tem o turbo nesse regime e binario que o façam sentir-se na aceleração, antes é fraquinho
nos 320d 130cv isso acontece mais cedo

não conheço esse motor,
mas pela descriçao é identico ao 20d 150cv

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marco pires
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Re: 525d E61 - kit M - falta potência até às 2000 rpm

Mensagem por marco pires »

the_killer Escreveu:
o turbo desse carro é VGT,uma das caracteristicas é que o turbo funciona practicamente desde o relanti,e o efeito lag é muito baixo,logo não há cá entradas a esta ou aquela rotação,actualmente nenhum turbo da bmw começa a funcionar depois das 1500rpm´s.
o conselho que te dou é verificares a MAF,certamente é aí que está o problema.
nem da bmw nem de outra carro qualquer
os turbos estão constantemente a girar

a questão é que só se sentem quando estão no regime ideal de eficiencia
e esse regime depende de motor para motor

se o turbo se conseguisse adaptar a todas as rotações do motor e manter a sua eficiencia em todo o regime,
concerteza a bmw não teria feito o 123d com 2 turbos

nos 320d 150cv só por volta das 2mil se tem o turbo nesse regime e binario que o façam sentir-se na aceleração, antes é fraquinho
nos 320d 130cv isso acontece mais cedo

não conheço esse motor,
mas pela descriçao é identico ao 20d 150cv

a colocação de dois turbos é exatamente para acabar com o turbo lag,eu disse que quase não havia turbo lag,o quase significa que existe algum,como é obvio,mas o facto de os turbos serem de geometria variavel é exatamente para tentar reduzir isso ao maximo,por essa razão não se compreende que se sinta o boost do turbo,porque essa situação era comum nos turbos de geometria fixa e não nestes.
marcopires@clubebmwportugal.com


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JPimpao01
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Mensagem por JPimpao01 »

No meu E39 acontece exactamente a mm coisa... mas sempre foi assim, não é defeito é feitio. Mas também já me disseram que com uma repro feita em condiçoes isso acaba.... estou a ganhar coragem para a fazer ;)
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
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Nuno Real
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Mensagem por Nuno Real »

Eu tb tenho uma E61 525d de 177, e faz precisamente a mesma coisa. E´ muito amorfa abaixo das 1500. Em estradas de montanha recorro constantemente `a caixa. Creio que nao e´ nenhum defeito, pois foi vista `a pouco tempo por outros motivos. Alias, depois das 1750rpm e´ muito linear, ate esgotar mm!! ;)
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the_killer
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Re: 525d E61 - kit M - falta potência até às 2000 rpm

Mensagem por the_killer »

por essa razão não se compreende que se sinta o boost do turbo,porque essa situação era comum nos turbos de geometria fixa e não nestes.
a geometria ajuda mas não remove por completo

no teu 530d provavelmente devido aos 6 cilindros e 3000cc não se nota tanto isso a acontecer, mas o normal é notares o 'entrar' do turbo

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