Não acede a centralina pela ficha no motor e39 528i 1997
Moderador: Staff
-
- Membro Iniciado
- Registado: 18 out 2012, 00:46
- O meu Carro:: 528i GPL
Não acede a centralina pela ficha no motor e39 528i 1997
Pois é pessoal, não estou conseguindo aceder a centralina do meu Bimmer, a ficha é aquela antiga dentro do capô do motor redonda. é um 528i e39 de 06/1997. agora não sei se será um fio partido ou a centralina queimada, porque estou com um problema o motor vibra muito e falha muito a puxar por ele com a MAF desligada, quando ligo a MAF o motor já não falha a puxar em contratempo a rotaçao oscila dos 900rpm a 150rpm(muito) durante uns minutos e depois se desliga sozinho. Como não consigo aceder a centralina e não consigo saber o que será. quem puder me ajudar
MAF é nova
já mudei os filtro da gasolina
esta a GPL o carro e também acontece o mesmo com o Gás
já limpei injectores e mudei as velas e continua a oscilar e a desligar sozinho.
ps: se eu demorar a responder é porque trabalho nos camiões no internacional sao semanas sem Internet.
Parabéns, sou novo aqui, bom forum.
MAF é nova
já mudei os filtro da gasolina
esta a GPL o carro e também acontece o mesmo com o Gás
já limpei injectores e mudei as velas e continua a oscilar e a desligar sozinho.
ps: se eu demorar a responder é porque trabalho nos camiões no internacional sao semanas sem Internet.
Parabéns, sou novo aqui, bom forum.
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Re: Não acede a centralina pela ficha no motor e39 528i 1997
em principio a ficha para aceder não será essa, mas sim a que está no interior no lado do condutor, pode estar em localizações diferentes mas é sempre do lado do condutor:

para alem das localizações que estão nas fotos, a ficha tambem poderá estar na pequena cavidade porta objectos que fica do lado esquerdo do volante logo abaixo do mesmo, nesse caso está na parte de cima da cavidade protegida por uma tampa.
o acesso ás funções da centralina na ficha redonda no motor era nos sistemas OBDI, no caso dos OBDII passou para o interior do carro, embora a ficha redonda continue a existir na zona do motor, mas passou basicamente a ser utilizada apenas para desligar as luzes das revisões.
contudo foi exatamente entre 1996 e 1997 que a bmw acabou em todos os modelos com o OBDI e passou a OBDII, os primeiros E39 de 1996 ainda vinham com OBDI.
ainda assim há uma maneira fácil de saber se o teu carro já tem OBDI ou OBDII:
quando ligas o carro se acender uma luz amarela no painel a dizer "CHECK ENGINE", então nesse caso tens OBDII e portanto a ficha de acesso no interior do carro.
se quando ligas o carro acender "CHECK CONTROL" ou "CHECK", então nesse caso é OBDI e a ficha é a redonda no compartimento do motor.
quanto ao problema propriamente dito, pode ser tanta coisa que não vale apena estar a mandar palpites, a melhor coisa é mesmo aceder à centralina e aferir dos erros que a mesma indica para se ter uma certeza do que se passa.

para alem das localizações que estão nas fotos, a ficha tambem poderá estar na pequena cavidade porta objectos que fica do lado esquerdo do volante logo abaixo do mesmo, nesse caso está na parte de cima da cavidade protegida por uma tampa.
o acesso ás funções da centralina na ficha redonda no motor era nos sistemas OBDI, no caso dos OBDII passou para o interior do carro, embora a ficha redonda continue a existir na zona do motor, mas passou basicamente a ser utilizada apenas para desligar as luzes das revisões.
contudo foi exatamente entre 1996 e 1997 que a bmw acabou em todos os modelos com o OBDI e passou a OBDII, os primeiros E39 de 1996 ainda vinham com OBDI.
ainda assim há uma maneira fácil de saber se o teu carro já tem OBDI ou OBDII:
quando ligas o carro se acender uma luz amarela no painel a dizer "CHECK ENGINE", então nesse caso tens OBDII e portanto a ficha de acesso no interior do carro.
se quando ligas o carro acender "CHECK CONTROL" ou "CHECK", então nesse caso é OBDI e a ficha é a redonda no compartimento do motor.
quanto ao problema propriamente dito, pode ser tanta coisa que não vale apena estar a mandar palpites, a melhor coisa é mesmo aceder à centralina e aferir dos erros que a mesma indica para se ter uma certeza do que se passa.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
- JPimpao01
- Membro Gold
- Registado: 08 set 2006, 16:27
- O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
- Contacto:
marco pires, como o carro é de 1997 a porta é OBD1 e está no vão do motor...
A que ter referes quando dizes que não consegues aceder à centralina? Se ligares esse cabo/programa noutro carro e funciona? Sei de um rapaz que teve um problema semelhante e já o conseguiu resolver. Manda PM ao elise lotus que eleconsegue ajudar-te
A que ter referes quando dizes que não consegues aceder à centralina? Se ligares esse cabo/programa noutro carro e funciona? Sei de um rapaz que teve um problema semelhante e já o conseguiu resolver. Manda PM ao elise lotus que eleconsegue ajudar-te

- marco pires
- Moderador do Fórum
é provável :think
[email protected]
- L.Sousa
- Membro Gold
- Registado: 26 jan 2010, 17:53
- O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
No meu de dezembro de 1998 a ficha tb está no motor e é redonda....
O meu também, OBD II e ficha redonda 20 pinos. Só a partir de meio de 2000 é que começaram a mudar para o interior.
O meu motor já é um M52TU, double vanos, evolução do 28i do mullermiranda e também a GPL. Também tem problemas com o ralenti principalmente agora que a temperatura baixou um bocado. Não sei qual o problema. Acredito que uma afinação no sistema GPL ajude a resolver. Acredito que a MAF que comprou não seja original, senão não piorava o ralenti quando ligada. Suja não há de estar...é nova.
A válvula de ralenti (ICV) pode não estar a funcionar bem e precisar limpeza ou ser substituida. Gostava de saber uma forma de a testar, já que aquilo tem de assumir várias posições conforme a tensão (Volt) com que é alimentada. Pode não estar a cumprir com isso.
As sondas lambda podem estar a dar as últimas e dar valores errados, ligando o carro ao PC por OBD dá para ver os valores de tensão (V) e o normal é dar entre 0,8V e 1,1V se não me engano.
Tenta pôr o carro a gasolina quando sabes que vai falhar, em manobras por exemplo. A ver se não dá problemas...e aí tem de ser o GPL.
Cumps
O meu motor já é um M52TU, double vanos, evolução do 28i do mullermiranda e também a GPL. Também tem problemas com o ralenti principalmente agora que a temperatura baixou um bocado. Não sei qual o problema. Acredito que uma afinação no sistema GPL ajude a resolver. Acredito que a MAF que comprou não seja original, senão não piorava o ralenti quando ligada. Suja não há de estar...é nova.
A válvula de ralenti (ICV) pode não estar a funcionar bem e precisar limpeza ou ser substituida. Gostava de saber uma forma de a testar, já que aquilo tem de assumir várias posições conforme a tensão (Volt) com que é alimentada. Pode não estar a cumprir com isso.
As sondas lambda podem estar a dar as últimas e dar valores errados, ligando o carro ao PC por OBD dá para ver os valores de tensão (V) e o normal é dar entre 0,8V e 1,1V se não me engano.
Tenta pôr o carro a gasolina quando sabes que vai falhar, em manobras por exemplo. A ver se não dá problemas...e aí tem de ser o GPL.
Cumps

-
- Membro Iniciado
obrigado a todos, pelas respostas vou dar iniciação a limpeza, e ver se a bmw consegue aceder a centralina a qualquer custo, por OBD1 ou outra forma qualquer. como não consigo aceder a centralina é ruim achar problema por PALPITOMETRO!!! lol
abraço valeu pelas duvidas.
abraço valeu pelas duvidas.
-
- Membro Iniciado
navigator Escreveu:O meu também, OBD II e ficha redonda 20 pinos. Só a partir de meio de 2000 é que começaram a mudar para o interior.
Cumps
Pois é a MAF é dos espanhóis Expressauto24 :lol1 não é original, sera que pondo uma original o ralenti ficava certo? por zona de Pombal leiria ou coimbra ninguem tem uma para eu testar? :ajuda 528i /97
- JPimpao01
- Membro Gold
- Contacto:
A MAF foi adaptada ao carro, ou isso é só nos diesel?
-
- Membro Iniciado
JPimpao01 Escreveu:A MAF foi adaptada ao carro, ou isso é só nos diesel?
nãp só instalei e pronto. será necessário ligar na maquina para reconhecer?
- JPimpao01
- Membro Gold
- Contacto:
Nos diesel pelo menos tem que ser adaptado ao carro 

-
- Membro Iniciado
o problema é esse, não estou a ter acesso a centralina. então nao tenho como fazer isso. alguém sabe se na BMW eles conseguem aceder o carro sem precisar usar esta ficha perto do motor?JPimpao01 Escreveu:Nos diesel pelo menos tem que ser adaptado ao carro
- marco pires
- Moderador do Fórum
claro que sim!!
ó meu deus...cada vez que se muda a MAF tem que se programar a indicar à centralina que tem uma unidade nova.
ó meu deus...cada vez que se muda a MAF tem que se programar a indicar à centralina que tem uma unidade nova.
[email protected]
- JPimpao01
- Membro Gold
- Contacto:
Se tiveres o DIS só tens é que conseguir aceder, caso contrário esquece e escusas de ir à BMW. pois só vais perder dinheiro... para teres noção há 1 mês fui meter a trabalhar um 525tds E39 à Baviera de Cascais que eles não o conseguiam por a trabalhar :lol1
-
- Membro Gold
- Registado: 04 nov 2006, 10:22
- O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09
Talvez tenhas ficado com avaria na ficha ou nos cabos. Talvez fosse melhor levar o carro à BMW e pedir para verificarem isso. Quando tiveres isso arranjado já podes usar o DIS para codificar a nova MAF.