Termostato nas couves
Enviado: 05 jun 2015, 12:28
Caros amigos,
Este tópico é apenas para partilhar convosco a última coisa que se avariou no meu menino: o termostato do bloco do motor. Cheguei a esta conclusão depois de verificar que mesmo depois do motor atingir a temperatura normal de funcionamento o ponteiro de temperatura desce assim que o esforço do motor diminui (por exemplo numa descida ou levantando o pé do acelerador). Ou seja, verifico uma situação em que o ponteiro está a meio da escala e passado algum tempo com esforço do motor reduzido, o ponteiro diminui. Isso indica que o termostato fica aberto mesmo depois do motor alcançar a temperatura normal de funcionamento. O que não percebo é como é que um termostato OEM, mudado há menos de 4 anos (em 16/09/2011) numa oficina da BMW e com 50k Km avaria aparentemente de forma prematura. Digo prematura porque eu nunca esforço o carro além do que se pode considerar normal (e.g. andar no máximo a 120Km/h na autoestrada (até ando mais devagar para poupar diesel), arrancar sempre suavemente). Eu acho que era suposto durar pelo menos 100k Km. Quando compro BMW é suposto em condições normais que as suas peças durem mais tempo que as peças das ditas "marcas inferiores". É que me custa largar ainda mais €€€€ em peças avariadas prematuramente. Já vos aconteceu o mesmo (respondam por favor ao inquérito)?
Este tópico é apenas para partilhar convosco a última coisa que se avariou no meu menino: o termostato do bloco do motor. Cheguei a esta conclusão depois de verificar que mesmo depois do motor atingir a temperatura normal de funcionamento o ponteiro de temperatura desce assim que o esforço do motor diminui (por exemplo numa descida ou levantando o pé do acelerador). Ou seja, verifico uma situação em que o ponteiro está a meio da escala e passado algum tempo com esforço do motor reduzido, o ponteiro diminui. Isso indica que o termostato fica aberto mesmo depois do motor alcançar a temperatura normal de funcionamento. O que não percebo é como é que um termostato OEM, mudado há menos de 4 anos (em 16/09/2011) numa oficina da BMW e com 50k Km avaria aparentemente de forma prematura. Digo prematura porque eu nunca esforço o carro além do que se pode considerar normal (e.g. andar no máximo a 120Km/h na autoestrada (até ando mais devagar para poupar diesel), arrancar sempre suavemente). Eu acho que era suposto durar pelo menos 100k Km. Quando compro BMW é suposto em condições normais que as suas peças durem mais tempo que as peças das ditas "marcas inferiores". É que me custa largar ainda mais €€€€ em peças avariadas prematuramente. Já vos aconteceu o mesmo (respondam por favor ao inquérito)?