Dúvida sobre BC em E39 de 1999 - Help

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Responder
motorhead
Membro Juvenil
Registado: 24 nov 2005, 17:33

Dúvida sobre BC em E39 de 1999 - Help

Mensagem por motorhead »

Boa noite a todos!

Comprei na semana passada um E39 525 tds de 1999 :D

O que se passa é que eu troquei recentemente (logo que saiu do Stand, aliás) as jantes de origem, que eram em 15" por umas também originais BMW mas em 17", mantendo no entanto a medida de livrete (passou para 235/45R17).

O BC com as 15" estava a marcar consumos de 8.6, 9l , etc. e a partir do momento em que comecei a circular com as novas indica sempre consumos de 5.1, 5.3 e também a velocidade média que indica está completamente errada...

Terá isto a ver com a alteração? Há algo que tenha/possa ser calibrado?

Desde já obrigado pelas ajudas/ informações e abraços a todos

Miguel aka motorhead

Compackt 007
Membro Juvenil
Registado: 11 nov 2005, 13:11

Mensagem por Compackt 007 »

Boas sobre os consumos não faço a minima ideia até era para marcar mais agora em relação á velocidade media tens q fazer reset pois a maneira de medir a velocidade media é desde o momento q ligas o carro mesmo estando parado passo a explicar fazes reset e começas a andar vais a 100 durante uma hora marca media de 100 km hora a seguir apanhas fila e se reparares mesmo parado a media começa a baixar por isso qd quiseres saber a media o melhor é fazeres sempre reset.

bernoulli
Membro Iniciado
Registado: 03 mar 2006, 22:10

Mensagem por bernoulli »

Ao alterar o diametro das jantes, estas também a alterar o perimetro das rodas, pelo que a velocidade que a viatura marca esta também errada. A velocidade da viatura é medida pelos 4 sensores do ABS (1 em cada roda), pelo que a ECU de ABS tem que "saber" qual o diametro das jantes que estão montadas na viatura. Neste momento, ABS do teu carro "pensa" que tem umas rodas de 15'' quando na realidade tem umas de 17''. A unica solução é alterar a parametrização do ABS, utilizando a maquina de diagnóstico da BMW, ou outra capaz de o fazer.

motorhead
Membro Juvenil

Mensagem por motorhead »

Muito obrigado a ambos pela ajuda/ esclarecimento ;)

bernouli, deduzo então que a alteração da medida das jantes sem alterar a parametrização do ABS tenha outras implicações para além dos dados do BC, tais como na actuação do sistema de travagem, correcto?

abraços,

Miguel
Abraço,
MC
ImagemImagemImagemImagem

mötor is in my head...

Yasser
Administrador do Fórum
Registado: 24 jun 2003, 22:32
O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
Contacto:

Mensagem por Yasser »

motorhead, mete ai as medidas que tinhas antes, e as que ficaste depois, as medidas dos pneus ;)

Porque em principio nao alteraste o diametro da roda ;)

Eu também passei de 15' pa 17' e foi so andar ;) O teu problema pode ser outro ;)

AB!
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2

BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46

motorhead
Membro Juvenil

Mensagem por motorhead »

Yasser E46 Escreveu:motorhead, mete ai as medidas que tinhas antes, e as que ficaste depois, as medidas dos pneus ;)

Porque em principio nao alteraste o diametro da roda ;)

Eu também passei de 15' pa 17' e foi so andar ;) O teu problema pode ser outro ;)

AB!
Boas Yasser!

Vinha com 225/60R15 e eu pus 235/45R17.

Obrigado pela ajuda.

abraço

Cokas
Membro Junior
Registado: 26 ago 2004, 02:07

Mensagem por Cokas »

bernoulli, errado.

A velocidade do carro é dada pelo sensor no diferencial.

Os sensores de ABS apenas verificam se as rodas estão a rodar todas.

Independentemente de teres jante 15 ou 20 não te influencia em nada na actuação do ABS.

motorhead
Como compras-te o carro à pouco tempo, devido ao facto de ele estar parado possivelmente à algum tempo, a nivel de sensores podem não estar em condições... Dai o calculo da velocidade média ser algo alterado.

Em relação aos consumos, ele calcula-te a quantidade de gasoleo que está a entrar no motor e a velocidade que vais. Talvez devido a um sensor de velocidade do CB ele esteja a calcular mal.

Tug_Spark
Membro Junior
Registado: 10 fev 2005, 06:41
O meu Carro:: 2.5i 143Kw

Mensagem por Tug_Spark »

motorhead,

faz tu mesmo as contas...
http://www.pneubeato.com/velocidadeantigo.htm

has-de reparar uma nota a dizer...

"Quando o seu conta-quilómetros marca 112km/h, a sua velocidade é na realidade 110.4 km/h"

um conselho... mete jogo de bomba/pastilha/disco ligeiramente maior pois o sistema de travagem q tinhas era para suportar jante 15... agora q tens jante 17 o veiculo vai exigir mto mais dos travoes... caso contrario podem surgir consequencias mto desagradaveis...

abraço

El_Capitan
Membro Junior
Registado: 16 jun 2005, 13:04
O meu Carro:: Bmw M6/M3E30
Contacto:

Mensagem por El_Capitan »

Boas,

Então é assim, o diametro da tua roda esta 100% proporcional, ou nao estivesses a cumprir as medidas de livrete, a alteraçao da jante nao te influencia em nada a velocidade que é lida no velocimetro, eu por exemplo no meu E39 tinha 225/55R16 e mudei para 265/30R19, ou seja subi 3" no diametro e nao notei nada de anormal, até porque a velocidade é lida de forma digital, na caixa de velocidades, por isso a tua caixa roda comforme o teu diferencial, isso implica a mesma velocidade, apenas a desmultiplicação na roda é menor, provocando com que o teu carro a marcas 90km/h de velocimetro, vá mais rapido com jantes maiores do que com menores. Quanto à tua velocidade media exprimenta fazer RESET ao BC, tanto nos consumos, velocidades, etc, e vê se bate ou nao certo, se estava certo com as 15" também ha-de estar com 17,18,19,20". O que existe é um desfasamento proporcional no ponteiro com a velocidade real, o que é proprositado, por exemplo se fores a 140km/h de ponteiro e fizeres reset no BC ha-de aparecer la qq coisa como 134km/h.
Mais um aspecto, o carro é caixa automatica? Se for manual, o carro em estrada (tb depende do pé), mas o meu antigo fazia entre 6.5l/100 e 7,5l/100.

Cumprimentos,
Imagem

motorhead
Membro Juvenil

Mensagem por motorhead »

Peço desculpa a todos por só agora responder... :oops:

Não foi má-educação, esqueci-me mesmo do post... :oops:

Agradeço as respostas , mas ele continua de facto a fazer o mesmo. Faço o reset quando atesto o carro, anda certo (pelo que parece) durante uns kms e depois nunca mais fica correcto.

Numa viagem em auto-estrada, ia a marcar sempre velocidade média de 60 e qq coisa e não foi mesmo essa a minha média. O consumo marcava 5, qq coisa.

Aliás, marca quase sempre 5, qq coisa de média e eu pela q faço pelo metodo tradicional dá-me geralmente +/- 8,7l /100 em percurso misto nas deslocações para o emprego...

Será q tenho de fazer reset sempre que ligo/ desligo o carro?

obrigado e abraços
Abraço,
MC
ImagemImagemImagemImagem

mötor is in my head...

El_Capitan
Membro Junior
Registado: 16 jun 2005, 13:04
O meu Carro:: Bmw M6/M3E30
Contacto:

Mensagem por El_Capitan »

motorhead Escreveu:Peço desculpa a todos por só agora responder... :oops:

Não foi má-educação, esqueci-me mesmo do post... :oops:

Agradeço as respostas , mas ele continua de facto a fazer o mesmo. Faço o reset quando atesto o carro, anda certo (pelo que parece) durante uns kms e depois nunca mais fica correcto.

Numa viagem em auto-estrada, ia a marcar sempre velocidade média de 60 e qq coisa e não foi mesmo essa a minha média. O consumo marcava 5, qq coisa.

Aliás, marca quase sempre 5, qq coisa de média e eu pela q faço pelo metodo tradicional dá-me geralmente +/- 8,7l /100 em percurso misto nas deslocações para o emprego...

Será q tenho de fazer reset sempre que ligo/ desligo o carro?

obrigado e abraços

Como tens feito as medias aritmeticas?

(Litros x 100) / km, certo?

Realmente essas medias sao baixas, e a velocidade...no meu a velocidade media anda nos 38km/h...
Imagem

motorhead
Membro Juvenil

Mensagem por motorhead »

[/quote]

Como tens feito as medias aritmeticas?

(Litros x 100) / km, certo?

Realmente essas medias sao baixas, e a velocidade...no meu a velocidade media anda nos 38km/h...[/quote]

Yep, é essa a forma como faço a media aritmetica. Dá geralmente 8,7 l/ 100 no percurso que faço habitualmente, que é misto.

Mas no BC anda sp a marcar 5 qq coisa (deve ser para eu andar mais bem disposto) ;)

abraço

Responder

Voltar para “Série 5”