Boas a todos,
Tenho um M3 E36 de 97 com caixa SMG I e ultimamente tenho tido alguns com a caixa, cheguei a comprar um bomba de pressão nova e com isso resolvi os problemas que tinha na altura mas rapidamente surgiram outros, a questão é que á uns tempos soube de alguem aqui no forum que fez a conversão da caixa SMG I para manual e gostaria de saber se quem o fez me poderia dár algumas instruções sobre como fazer, que material comprar e quanto é que isso poderá custar.
Um grande abraço 
Ricardo Garcia
			
			
									
									CONVERSÃO SMG PARA MANUAL DUVIDAS
Moderador: Staff
- ricardo-garcia
 - Membro Iniciado
 - Mensagens: 28
 - Registado: 11 fev 2007, 22:25
 - O meu Carro:: BMW M3 E36 - 04/1997
 - Localização: Lisboa/Caneças
 
CONVERSÃO SMG PARA MANUAL DUVIDAS
BMW E36 ///M3 3.2L 321CV
						- JSarabando
 - Membro Gold
 - Mensagens: 1319
 - Registado: 06 set 2005, 14:27
 - Localização: Aveiro
 
Re: CONVERSÃO SMG PARA MANUAL DUVIDAS
ricardo-garcia, existe uma maneira para converters a caixa para manual sim, já o fizeram lá fora, a caixa SMG na parte de mecanismo é exactamente igual à manual, terás que substituir apenas umas peças dentro da caixa que faz o "H" do ponto morto e terás que trocar a parte dos pedais.
Se precisares de mais detalhes eu depois meto-os aqui.
Cumps
			
			
									
									Se precisares de mais detalhes eu depois meto-os aqui.
Cumps
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
						- ricardo-garcia
 - Membro Iniciado
 - Mensagens: 28
 - Registado: 11 fev 2007, 22:25
 - O meu Carro:: BMW M3 E36 - 04/1997
 - Localização: Lisboa/Caneças
 
Re: CONVERSÃO SMG PARA MANUAL DUVIDAS
Muito obrigado JSarabando, 
Preciso mesmo de mais detalhes amigo, principalmente do material a substituir, para ver se começo a fazer uma lista de compras.
Estou cansado da caixa SMG, no carro é a unica coisa que me tem dado chatices, esta sexta-feira apareceu mais um problema novo, passa de 2ª para 4ª e se tiver muito tempo a trabalhar nem sequer mete a 1ª, já é a segunda bomba de pressão da SMG que compro, estou cansado desta m...., ainda no mes passado meti um embreagem nova e um bimassa, uma pipa de massa, agora acontece-me isto.
Um grande abraço a todos
			
			
									
									Preciso mesmo de mais detalhes amigo, principalmente do material a substituir, para ver se começo a fazer uma lista de compras.
Estou cansado da caixa SMG, no carro é a unica coisa que me tem dado chatices, esta sexta-feira apareceu mais um problema novo, passa de 2ª para 4ª e se tiver muito tempo a trabalhar nem sequer mete a 1ª, já é a segunda bomba de pressão da SMG que compro, estou cansado desta m...., ainda no mes passado meti um embreagem nova e um bimassa, uma pipa de massa, agora acontece-me isto.
Um grande abraço a todos
BMW E36 ///M3 3.2L 321CV
						- JSarabando
 - Membro Gold
 - Mensagens: 1319
 - Registado: 06 set 2005, 14:27
 - Localização: Aveiro
 
Re: CONVERSÃO SMG PARA MANUAL DUVIDAS
Tens de eliminar toa a parte hidráulica em 1º lugar pra começares a dar inicio à conversão, depois a troca de pedais, dentro da caixe SMG tens de meter umas peçinhas que é possível arranjar por chefes de oficina.
Amanhã posto aqui umas fotos pra teres a noção do que tem de se fazer.
Cumps
			
			
									
									Amanhã posto aqui umas fotos pra teres a noção do que tem de se fazer.
Cumps
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
						- ricardo-garcia
 - Membro Iniciado
 - Mensagens: 28
 - Registado: 11 fev 2007, 22:25
 - O meu Carro:: BMW M3 E36 - 04/1997
 - Localização: Lisboa/Caneças
 
Re: CONVERSÃO SMG PARA MANUAL DUVIDAS
Mais uma vez muito obrigado JSarabando.
Um abraço
			
			
									
									Um abraço
BMW E36 ///M3 3.2L 321CV
						- JSarabando
 - Membro Gold
 - Mensagens: 1319
 - Registado: 06 set 2005, 14:27
 - Localização: Aveiro
 
Re: CONVERSÃO SMG PARA MANUAL DUVIDAS
Para te começar a explicar o que vais ver nesta foto é o carter da caixa SMG1, nos dois furos que vais ver irão ter que ser "vazados" ou furados digamos:

Este lado é da parte de dentro da SMG1 onde irá ser transformado o "H" do ponto morto para manual:

Os ditos buracos:

As peças que vão entrar pelos furos:

E para ficar centrado o ponto morto terá que ficar assim:

Não esquecer que fica a faltar também peças que precisas de mudar na parte da alavanca , tirantestes, apoios, etc como uma manual e a parte dos pedais.
			
			
									
									
Este lado é da parte de dentro da SMG1 onde irá ser transformado o "H" do ponto morto para manual:

Os ditos buracos:

As peças que vão entrar pelos furos:

E para ficar centrado o ponto morto terá que ficar assim:

Não esquecer que fica a faltar também peças que precisas de mudar na parte da alavanca , tirantestes, apoios, etc como uma manual e a parte dos pedais.
The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
						- ricardo-garcia
 - Membro Iniciado
 - Mensagens: 28
 - Registado: 11 fev 2007, 22:25
 - O meu Carro:: BMW M3 E36 - 04/1997
 - Localização: Lisboa/Caneças
 
Re: CONVERSÃO SMG PARA MANUAL DUVIDAS
Muito obrigado mais uma vez, outra duvida que tenho e que é falada em alguns foruns estrangeiros, é a seguinte, em relação a centralina do carro é necessario efectuar algum tipo de trabalho ou programação?
			
			
									
									BMW E36 ///M3 3.2L 321CV
						- JSarabando
 - Membro Gold
 - Mensagens: 1319
 - Registado: 06 set 2005, 14:27
 - Localização: Aveiro
 
Re: CONVERSÃO SMG PARA MANUAL DUVIDAS
Tens de eliminar a parte toda electrica e hidraulica do sistema
			
			
									
									The best engine in the world is the vagina. It can be started with one finger. It is self-lubrificating. It take any size piston. And it changes its own oil every four weeks. It is only a pity that the management system is so fucking temperamental...
						
			