Alguém sabe/tem o esquema de mudança de óleo de um série 5 e39 diesel?
Com fotos?
Abraço
Tiago
Mudar o óleo
Moderador: Staff
- Cebes
- Membro Senior
- Registado: 21 set 2005, 15:26
Rafias.. em todos os tipos de carros o oleo pode ser aspirado..rafias Escreveu:Sei que o óleo é aspirado porque vi a mudarem o óleo do meu na oficina.
No e46 tens na proteção do carter uma especie de tampinha que abres e tens o bujon que desenroscas pro oleo escorrer.. no e39 nao sei se será igual.. alguem sabera mais do que eu

- pedrosousa
- Membro Gold
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
podia ter feito um DIY disso, isso é daquelas operações básicas...
Precisas de uma chave para o filtro que penso que seja igual à dos E46 uma chave de caixa sextavada de 36mm.
Filtro de oleo, uma chave philips e uma chave de caixa sextavada de 17mm.
É aconselhado o uso de uma chave dinamométrica.
Tiras as tampas do motor e desapertas a tampa de enchimento de oleo no topo do motor.
Levantas o carro, na proteccção inferior tem uma tampa, desapertas o parafuso dessa tampa.
Pegas num reservatório grande e colocas debaixo do carro, desapertas o bujão do oleo e deixas o oleo escorrer.
Enquanto o oleo escorre vais à zona do motor e desapertas o filtro do oleo.
Enquanto o oleo escorre substituis o filtro de oleo, depois apertas o bujão e fechas a tampa com a chave de fendas philips.
Agora é só meter oleo.
Se o teu carro for um 530d/520d as chaves devem ser estas se fôr outro já não garanto.
O aperto do filtro é 25Nm+5Nm (eu só uso 25Nm), do bujão se estiveres a usar um chave de caixa 17mm é 25Nm se a medida da chave for diferente então o aperto já não é este...
Não necessitas de usar chave dinamométrica mas tem cuidado que isto são coisas que não precisam de muito aperto.
Precisas de uma chave para o filtro que penso que seja igual à dos E46 uma chave de caixa sextavada de 36mm.
Filtro de oleo, uma chave philips e uma chave de caixa sextavada de 17mm.
É aconselhado o uso de uma chave dinamométrica.
Tiras as tampas do motor e desapertas a tampa de enchimento de oleo no topo do motor.
Levantas o carro, na proteccção inferior tem uma tampa, desapertas o parafuso dessa tampa.
Pegas num reservatório grande e colocas debaixo do carro, desapertas o bujão do oleo e deixas o oleo escorrer.
Enquanto o oleo escorre vais à zona do motor e desapertas o filtro do oleo.
Enquanto o oleo escorre substituis o filtro de oleo, depois apertas o bujão e fechas a tampa com a chave de fendas philips.
Agora é só meter oleo.
Se o teu carro for um 530d/520d as chaves devem ser estas se fôr outro já não garanto.
O aperto do filtro é 25Nm+5Nm (eu só uso 25Nm), do bujão se estiveres a usar um chave de caixa 17mm é 25Nm se a medida da chave for diferente então o aperto já não é este...
Não necessitas de usar chave dinamométrica mas tem cuidado que isto são coisas que não precisam de muito aperto.
Última edição por pedrosousa em 11 jul 2007, 12:25, editado 1 vez no total.