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Circular com o carro em ponto morto - Prejudicial?
Enviado: 06 abr 2009, 19:44
por rasd
Por vezes, numa descida ou noutras ocasiões, desengato o carro e deixo-o rolar para poupar combustivel.
Um dia destes o meu pai ia comigo quando fiz isso.
Ele diz-me que não o devo fazer, porque com o carro-em ponto morto o veio primário não é lubrificado.
Acho que a explicação era +/- essa. De qualquer forma tinha a ver com a lubrificação do veio primário.
Isso é verdade? Alguém me confirma?
BMW 320D 136 cv
Ano 2000
Re: Circular com o carro em ponto morto
Enviado: 06 abr 2009, 19:58
por Zé Carlos
Boas,quanto ao veio primário não sei se é bem assim
mas quanto ao poupar gasolina se meteres uma 5ª ou 6ª (quando existe)
e tirares o pé do acelarador é o bastante para poupares e é mais seguro.
No meu E91 faço isso e o ponteiro de consumo vai ao 0.
Cumps. :lovebmw
Re: Circular com o carro em ponto morto
Enviado: 07 abr 2009, 02:33
por cap
O que o teu pai disse não tem fundamento, nenhuma parte da caixa de velocidades deixa de ser lubrificada por não haver movimento do veio primário.
Depois, se o carro tem injecção controlada electronicamente (que é o caso), compensa sempre mais ir com o carro engatado, porque ao ir engatado é a inércia/gravidade/o que quer que seja que está a manter o carro em movimento que te faz rodar o motor, sendo assim o consumo 0.
Se desengatas, para manter o relanti o motor gasta um bocadinho de combustível, visto que não há nada "externo" a rodá-lo.
Tendo tu um carro com ponteiro de consumo instantâneo, facilmente poderás constatar o que acabei de dizer.

Re: Circular com o carro em ponto morto
Enviado: 07 abr 2009, 06:55
por AcesHigh
cap Escreveu:O que o teu pai disse não tem fundamento, nenhuma parte da caixa de velocidades deixa de ser lubrificada por não haver movimento do veio primário.
Depois, se o carro tem injecção controlada electronicamente (que é o caso), compensa sempre mais ir com o carro engatado, porque ao ir engatado é a inércia/gravidade/o que quer que seja que está a manter o carro em movimento que te faz rodar o motor, sendo assim o consumo 0.
Se desengatas, para manter o relanti o motor gasta um bocadinho de combustível, visto que não há nada "externo" a rodá-lo.
Tendo tu um carro com ponteiro de consumo instantâneo, facilmente poderás constatar o que acabei de dizer.

nem mais!!!
Re: Circular com o carro em ponto morto
Enviado: 07 abr 2009, 17:54
por DisasterpieceS
Está tudo dito, alem de que andar em ponto morto é perigoso
Re: Circular com o carro em ponto morto
Enviado: 07 abr 2009, 23:01
por Cor7ez
cap Escreveu:O que o teu pai disse não tem fundamento, nenhuma parte da caixa de velocidades deixa de ser lubrificada por não haver movimento do veio primário.
Depois, se o carro tem injecção controlada electronicamente (que é o caso), compensa sempre mais ir com o carro engatado, porque ao ir engatado é a inércia/gravidade/o que quer que seja que está a manter o carro em movimento que te faz rodar o motor, sendo assim o consumo 0.
Se desengatas, para manter o relanti o motor gasta um bocadinho de combustível, visto que não há nada "externo" a rodá-lo.
Tendo tu um carro com ponteiro de consumo instantâneo, facilmente poderás constatar o que acabei de dizer.

Confirmo! Motor desengatado nessas condições gasta +- 2L. . Motor engatado a ser levado só pela "gravidade": 0L.
Abraços!
Re: Circular com o carro em ponto morto
Enviado: 07 abr 2009, 23:45
por *alex*
sobre a caixa , o teu pai tem razao , mas tb nao te preocupes pq se nao ouver movimentos da caixa tb nao vai precizar de lubrificaçao ... em caixas automaticas logo que colocas a trabalhar , tem uma bomba no topo da caixa e essa bomba só pára qdo desligas o carro , conclusao tem sempre lubrificaçao quer engatado ou desengatado
Re: Circular com o carro em ponto morto
Enviado: 08 abr 2009, 20:18
por //M
tb concordo, caso isso fosse assim tão grave eu já tinha dado cabo de muitas caixas, e nunca sequer tive algum problema com alguma.
è verdade que engatado o consumo é 0 mas tb a velocidade é muito inferior, n sei o que acaba por compensar.
Não vejo qual o perigo de andar com o motor degatado, na minha opinião o que para o carro são os travões, só mesmo em caso de existir o perigo de os mesmos começarem a aqueçer em demasia e deixarem de fazer o papel deles.
Re: Circular com o carro em ponto morto
Enviado: 08 abr 2009, 20:44
por cap
//M Escreveu:è verdade que engatado o consumo é 0 mas tb a velocidade é muito inferior, n sei o que acaba por compensar.
Num carro a gasóleo não há nem de perto nem de longe tanto travão motor como num a gasolina portanto acaba por ainda compensar mais. Mas nos gasolina tb compensa.
Re: Circular com o carro em ponto morto - Prejudicial?
Enviado: 14 abr 2009, 22:44
por rasd
...tiro o pé do acelerador e deixo engatado quando sei que vou parar, como disse o //M retira velocidade.
O perigo de andar em ponto morto é que se o carro fugir é mais dificil segurá-lo. Contudo não o faço em locais em que haja esse risco.
Obrigado pelas vossas opiniões. Fico mais descansado por saber que não pode advir problemas mecânicos por tal prática.
Re: Circular com o carro em ponto morto - Prejudicial?
Enviado: 16 abr 2009, 13:14
por Anusko
Nunca ninguém faz maluquisses onde há perigo... e depois as coisas acontecem lol
Re: Circular com o carro em ponto morto - Prejudicial?
Enviado: 16 abr 2009, 13:51
por ruisobreiros
:snooty :snooty Carros desengatados... Isso quer é engatanço sempre!

nfire
Re: Circular com o carro em ponto morto - Prejudicial?
Enviado: 25 abr 2009, 12:56
por TURUTURUTA
Ja Tive um lupo 3l e se eu não estivesse a acelarar , o carro por ele automativament punha-se em ponto morto, lol! por isso axo k nao deve fazer grande mal , senão os homens da vw, não punham o carro assim, digo eu..
Re: Circular com o carro em ponto morto - Prejudicial?
Enviado: 08 jun 2009, 14:44
por casco
eles querem é lume

nfire com fartura...

nfire
Re: Circular com o carro em ponto morto - Prejudicial?
Enviado: 09 jun 2009, 12:33
por jmbfs
Completamente errado o facto de andar com o carro desengatado, so significa um aumento de consumo de combustivel, aumento de desgaste de todo o sistema de travagem e aumento enorme de insegurança. Lamento sinceramente quem te ensinou ou aconselhou a fazer isso.
Tal como referiram atras, depois as coisas acontecem......................... :sly

:lovebmw