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Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Enviado: 21 jun 2013, 15:42
por noosphere
Pessoal,
Amanha vou substituir uma peça no circuito de refrigeração do meu bimmer... a questão é a seguinte:
Eu tb quero substituir a bomba de água, mas agora não há papelinhos ($) para tudo ao mesmo tempo.
Ora será que tenho que verter todo o liquido cada vez que faço uma operação deste género?
É que +/- 25 em liquido de cada virada não sabe nada bem
Ou mudava amanha aquando a muda da peça ou quando mudasse a bomba de água.. o que sugerem?
Obrigado a todos e bom fim de semana.
Luis
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Enviado: 21 jun 2013, 15:48
por gutteres
Nao precisa se estiver em bom estado
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Enviado: 21 jun 2013, 15:54
por navigator
A bomba fica numa zona alta do motor, habitualmente. Porquê verter todo? E porque não o reaproveitar?
Desde que vertas para um recipiente limpo...
Atenção à forma de purgar para tirar todo o ar quando voltares a encher de liquido, isso tem procedimento.
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Enviado: 21 jun 2013, 15:57
por noosphere
Então com só 5 litrosas amanha... e quando sacar a bomba, mudo tudo.
Não sei que liquido la tem e assim meto um à confiança da motul que cumpre com as exigências da BMW com o tal "Glicol"
Obrigado pessoallllll

Mais uns $ poupados.
hehehe
Bom fim de semana.
Luis
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Enviado: 25 jun 2013, 16:18
por noosphere
E aproveitando este meu tópico podem-me tirar mais esta pequena duvida?!?
Preciso de saber como funciona o sistema de refrugeração da minha maquina que deve ser MUITO semelhantes a todas
Ficam as duvidas:
1º - A bomba de agua está sempre a trabalhar ou só dispara quando o termostato detecta +/-90º?
2º Será que está sempre a trabalhar e a única cisa que o termostato faz é direccionar o liquido par ao radiador de forma a que arrefeça?
Obrigado pela ajuda pessoal.
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Enviado: 26 jun 2013, 11:59
por gutteres
Bomba de agua é mecânica se reparares ta sempre a trabalhar em simultâneo com a cambota, o termostato só abra ou fecha conforme a temperatura da agua, quando o motor esta frio ela esta fechada para que a agua não percorra o circuito todo do carro, desta forma consegue se atingir rapidamente a temperatura ideal, após isso o termostato abre.
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Enviado: 26 jun 2013, 13:34
por noosphere
Percebido

... MAs agora tenho outra pequena duvida.
Então a ventoinha aumenta e diminui de velocidade consoante a velocidade do carro.
Então e neste panorama:
Faço uma estirada de 20km acima dos 170/190km/h e ao final paro por algum motivo mas fica o carro a trabalhar.
Visto que estive a puxar por ele a ventoinha não deveria ficar a trabalhar mais depressa? é que com o carro parado a ventoinha trabalha muito lentamente...
O que estou a ver mal?
Obrigado
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Enviado: 26 jun 2013, 15:45
por gutteres
A ventoinha é eléctrica , ela é que gere quando ligar e a que velocidade.
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Enviado: 26 jun 2013, 17:09
por noosphere
gutteres Escreveu:A ventoinha é eléctrica , ela é que gere quando ligar e a que velocidade.
haaaaaaaa! Assim está bem

Bem, ja destilei a mudar uma peça do circuito de refrigeração... Ficou tudo impecável excepto que o ponteiro da temp some +/- 1mm acima do "dito normal".
Poderá ser o radiador já a acusar a idade ou alguma pá da bomba de agua afanada. Pelo que andei a ler isto tem pás em plástico e por vezes acabam por se partir com o tempo reduzindo assim a performance da mesma

Estarei certo?
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Enviado: 26 jun 2013, 21:54
por BarreiraMix
Ficou bem sangrado o sistema??
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Enviado: 27 jun 2013, 12:22
por gutteres
E antes subia? O termostato esta em bom estado? As pes metalicas sao sempre melhores
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Enviado: 01 jul 2013, 03:04
por noosphere
Porra... Não recebi report das vossas respostas e por isso não vos respondi

Já substitui a peça em questão e aproveitei para deitar algum liquido fora e meter um recomendado pela BMW.
O que se passa é o seguinte... O meu painel de instrumentos aKa ponteiros, não está muito bom da tola e não mede com muita precisão os valores.. ora RPMs... Km/h... consumos... dai ele ter subido um pouco acima do "normal"
Lembrei-me de ir ao menu escondido onde posso ver a temp do liquido de refrigeração e qual o meu espanto que já o ponteiro subiu 1mm do meio e a agua ainda está com 82º

.. Ontem caminho do Baleal em plena hora de calor lá puxei por ele nas subidas (190/200) e o máximo que bateu foi nos 89º.
Parto do principio que está tudo ok... Agora ando a revisionar coisas mais importantes (caixa.. travões novos... ver turbo... etc), mas assim que possa tenho que mandar arranjar esta porra :] Mais uma coisa para enterrar o meu belo €
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Enviado: 02 jul 2013, 21:20
por 525_tds
noosphere Escreveu:Porra... Não recebi report das vossas respostas e por isso não vos respondi

Já substitui a peça em questão e aproveitei para deitar algum liquido fora e meter um recomendado pela BMW.
O que se passa é o seguinte... O meu painel de instrumentos aKa ponteiros, não está muito bom da tola e não mede com muita precisão os valores.. ora RPMs... Km/h... consumos... dai ele ter subido um pouco acima do "normal"
Lembrei-me de ir ao menu escondido onde posso ver a temp do liquido de refrigeração e qual o meu espanto que já o ponteiro subiu 1mm do meio e a agua ainda está com 82º

.. Ontem caminho do Baleal em plena hora de calor lá puxei por ele nas subidas (190/200) e o máximo que bateu foi nos 89º.
Parto do principio que está tudo ok... Agora ando a revisionar coisas mais importantes (caixa.. travões novos... ver turbo... etc), mas assim que possa tenho que mandar arranjar esta porra :] Mais uma coisa para enterrar o meu belo €
O teu termostato já deve andar um pouco aberto, devia andar nos 90-95º
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Enviado: 04 jul 2013, 01:16
por noosphere
525_tds Escreveu:noosphere Escreveu:Porra... Não recebi report das vossas respostas e por isso não vos respondi

Já substitui a peça em questão e aproveitei para deitar algum liquido fora e meter um recomendado pela BMW.
O que se passa é o seguinte... O meu painel de instrumentos aKa ponteiros, não está muito bom da tola e não mede com muita precisão os valores.. ora RPMs... Km/h... consumos... dai ele ter subido um pouco acima do "normal"
Lembrei-me de ir ao menu escondido onde posso ver a temp do liquido de refrigeração e qual o meu espanto que já o ponteiro subiu 1mm do meio e a agua ainda está com 82º

.. Ontem caminho do Baleal em plena hora de calor lá puxei por ele nas subidas (190/200) e o máximo que bateu foi nos 89º.
Parto do principio que está tudo ok... Agora ando a revisionar coisas mais importantes (caixa.. travões novos... ver turbo... etc), mas assim que possa tenho que mandar arranjar esta porra :] Mais uma coisa para enterrar o meu belo €
O teu termostato já deve andar um pouco aberto, devia andar nos 90-95º
É a temp "normal"? 90/95º ? Talvez esteja na altura de levar um novo...
@ - Deixem-me fazer este pequeno offtopic: Estão a receber email com report de que foi respondido algo num post que subscrevemos/iniciamos?
Continuo sem receber nada... se não vier aqui á procura, nem sei que o pessoal respondeu

(Não tenho nada no spam)
Re: Tenho que verter todo o liquido refrigerante?????
Enviado: 05 jul 2013, 07:30
por noosphere
Up... uma pequena ajuda pessoal?