Funções das unidades de comando (ecus)

Secção dos Sistemas de Navegação BMW (NAV BMW) e outros softwares BMW

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Ricardo Brandão
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Re: Funções das unidades de comando (ecus)

Mensagem por Ricardo Brandão »

Muito bom tópico!! :palmas :palmas

Já sei fazer a adaptação da MAF, gases da EGR, e ver os Km reais (ou não) no modulo de luzes.. :D

Só não percebi bem foi a correcção feita no CB para os consumos baterem certos..

pedrosousa, podes me esclarecer isso?

O meu carro ontem custou bueee a subir uma rua.. Posso fazer de novo a adaptação da MAF, mesmo podendo estar estar bem?
Ricardo Brandão - 320d E46

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gt1progman
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Re: Funções das unidades de comando (ecus)

Mensagem por gt1progman »

Ricardo Brandão Escreveu: O meu carro ontem custou bueee a subir uma rua.. Posso fazer de novo a adaptação da MAF, mesmo podendo estar estar bem?
A seguinte info foi a que me foi explicada:
A adaptação da MAF deve ser feita uma vez quando a MAF é trocada. É normal que o motor a seguir não puxe imediatamente bem pois a adaptação da MAF não é mais que uma especie de reset aos valores que a DDE vai alterando a medida que a MAF se vai degradando.
Depois da MAF ser trocada e adaptada o carro deve fazer uns kms para que a DDE possa "re-calcular" novamente os valores ideais para o funcionamento do motor.

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Ricardo Brandão
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Re: Funções das unidades de comando (ecus)

Mensagem por Ricardo Brandão »

gt1progman, Obrigado!!!

Não resisti ver o carro a não ter baixas.. parecia que engasgava, e com o aumento da rotação isso desaparecia..

Voltei a fazer nova adaptação da MAF, e fiz o teste do turbo! O turbo com 267k km, parece estar porreiro ( não variam muito os valores)

Só que como fiquei meio baralhado lá com a adaptação da MAF, penso que também fiz a adaptação dos injectores! Isto pq não li em lado nenhum na "Esquema de Teste" numa palavra MAF, só li adapatação! Mas não tenho imagem.. Mas vou tentar fazer um printscreen para me esclarecerem onde é mesmo a adaptação no DEE3.0.

Mas isto tá engraçado... Só espero não estragar nada de electrónica do carro...

Quanto a perda de potencia, eu andava com uma fuga de gasoleo, nos tubos de retorno, o que só pode ser disso visto que agr já troquei tudo quanto era tubos de retorno e o carro tá novo!! :)

Duvida: Quando se tira um injector, ou a MAF, fora é preciso adapta-lo(a)?

Abraço e Thanks
Ricardo Brandão - 320d E46

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gt1progman
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Re: Funções das unidades de comando (ecus)

Mensagem por gt1progman »

quanto aos injectores não te sei responder mas em relação a MAF desde que não ponhas o motor a trabalhar e a MAF a repor seja a mesma julgo que não precisas. Mas se estiveres a pensar em "limpar" a MAF então podes ter que o fazer.
Tal como disse a adaptação é apenas a reposição de valores que a própria DDE altera consoante as condições (pressão atm, temp, etc...) em que o motor trabalha.

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alexcyberstar
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Re: Funções das unidades de comando (ecus)

Mensagem por alexcyberstar »

Onde se consegue arranjar esse software?

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Ricardo Brandão
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Re: Funções das unidades de comando (ecus)

Mensagem por Ricardo Brandão »

alexcyberstar Escreveu:Onde se consegue arranjar esse software?
O software é o DIS e pode ser disponibilizado aqui.. http://www.megaupload.com/?d=WFHC7ESA

Software disponibilizado pelo user gt1progman e burnout (penso eu)
Ricardo Brandão - 320d E46

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Re: Funções das unidades de comando (ecus)

Mensagem por alexcyberstar »

Ok muito obrigado irei ver isso.
Ja agora cabo para ligaçao no 325tds E36, onde se pode adquirir?

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Ricardo Brandão
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Re: Funções das unidades de comando (ecus)

Mensagem por Ricardo Brandão »

Isso já não é comigo... Mas há aqui quem te possa ajudar!!
Ricardo Brandão - 320d E46

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Re: Funções das unidades de comando (ecus)

Mensagem por JPimpao01 »

alexcyberstar Escreveu:Ok muito obrigado irei ver isso.
Ja agora cabo para ligaçao no 325tds E36, onde se pode adquirir?
Para esse caso tem que ser um cabo ADS, eu comprei um que permite as duas coisas mediante a mudança interna de um jumper. É necessário obrigatoriamente o pc ter porta RS232, para poder comunicar em ADS ;)
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Ricardo Brandão
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Re: Funções das unidades de comando (ecus)

Mensagem por Ricardo Brandão »

Boas,

Hoje tentei por em pratica os meus estudos nesta matéria, e chumbei!! :evil:

Era um e46 DDE3.0 136cv

Era uma Adaptação da MAF

E registei todas as opções em "Adaptações"

Imagem

Como podem ver, estas opções são as opções disponíveis em "Esquema de Teste".

Para Adaptar a MAF, visto que levou uma MAF nova, como faço ou em escolha faço?!

- Número de rotações do ralenti;

- Recondução dos gases de escape;

- Debito restringido;

- Debito de Arranque;

- Campo característico da bomba;

- MFL e sistema de ar condicionado;

- DDE - EWS-III

- Programar todas as adaptações;


Eu fiz esta ultima, " - Programar todas as adaptações;" e não ficou a funcionar bem a MAF, no diagnostico os valores reais e nominais não batiam certo...

Alguém me pode ajudar e assim ajudar o fórum?

Obrigado
Ricardo Brandão - 320d E46

JPSC
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Re: Funções das unidades de comando (ecus)

Mensagem por JPSC »

Também tenho uma dúvida em relação à maf

Imagem


O que quer dizer aquele SI 13 01 01 (690) ?

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Ricardo Brandão
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Re: Funções das unidades de comando (ecus)

Mensagem por Ricardo Brandão »

x2

Boa pergunta!! Este assunto acho que merece atenção redobrada visto ser algo que acontece com alguma frequência à malta que se desleixa um pouco com o filtro do ar e etc...
Ricardo Brandão - 320d E46

JPSC
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Re: Funções das unidades de comando (ecus)

Mensagem por JPSC »

Segue mais uma dúvida

pmms_silva Escreveu: Imagem
.
.
.
.
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Para a adaptação da MAF, em vez de escolherem "Programas de adaptação" escolham "Adaptações" e do outro lado irá aparecer um item que diz Adaptação da MAF ou coisa do género.


Alguém sabe como se faz a adaptação da maf no DDE3.0?
É que neste não há "Programas de adaptação" e nas "Adaptações" não aparece a maf

Fiz os testes à minha maf e se ao ralenti os valores estão dentro do previsto pelo desvio padrão, às 4100rpm fica bastante a baixo, quando devia ler entre 550mg/s e 600mg/s com um desvio padrão de 50mg/s, está a ler cerca de 450mg/s.

Gostava de fazer a adaptação para ver o que aconteceria.

Encontrei também uns erros (mais tarde posto) que não fazem muito sentido (depois de apagados, voltam) uma vez que tudo funciona bem Ao menos deu para ver que os km são reais e que o turbo está praticamente novo :)

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Ricardo Brandão
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Re: Funções das unidades de comando (ecus)

Mensagem por Ricardo Brandão »

JPSC Escreveu:Segue mais uma dúvida

Alguém sabe como se faz a adaptação da maf no DDE3.0?
É que neste não há "Programas de adaptação" e nas "Adaptações" não aparece a maf

Fiz os testes à minha maf e se ao ralenti os valores estão dentro do previsto pelo desvio padrão, às 4100rpm fica bastante a baixo, quando devia ler entre 550mg/s e 600mg/s com um desvio padrão de 50mg/s, está a ler cerca de 450mg/s.

Gostava de fazer a adaptação para ver o que aconteceria.

Encontrei também uns erros (mais tarde posto) que não fazem muito sentido (depois de apagados, voltam) uma vez que tudo funciona bem Ao menos deu para ver que os km são reais e que o turbo está praticamente novo :)
A Imagem da DDE 3.0 está em cima... e está exposto que não há "Programas de adaptação", mas sim "Adaptações"!!

Abri todos, executei-os e não vi nada relacionado com MAF..

O que há realmente é esse teste que fizeste ao ralenti e às 4100 rpm...

Vamos lá malta, ajudem nos!!!
Ricardo Brandão - 320d E46

JPSC
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Re: Funções das unidades de comando (ecus)

Mensagem por JPSC »

Ricardo Brandão Escreveu:
JPSC Escreveu:Segue mais uma dúvida

Alguém sabe como se faz a adaptação da maf no DDE3.0?
É que neste não há "Programas de adaptação" e nas "Adaptações" não aparece a maf

Fiz os testes à minha maf e se ao ralenti os valores estão dentro do previsto pelo desvio padrão, às 4100rpm fica bastante a baixo, quando devia ler entre 550mg/s e 600mg/s com um desvio padrão de 50mg/s, está a ler cerca de 450mg/s.

Gostava de fazer a adaptação para ver o que aconteceria.

Encontrei também uns erros (mais tarde posto) que não fazem muito sentido (depois de apagados, voltam) uma vez que tudo funciona bem Ao menos deu para ver que os km são reais e que o turbo está praticamente novo :)
A Imagem da DDE 3.0 está em cima... e está exposto que não há "Programas de adaptação", mas sim "Adaptações"!!

Abri todos, executei-os e não vi nada relacionado com MAF..

O que há realmente é esse teste que fizeste ao ralenti e às 4100 rpm...

Vamos lá malta, ajudem nos!!!
Exacto, por isso mesmo pergunto se alguém sabe como fazer a adaptação no DDE3.0

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