Alguem interessado em aprender em como instalar o DIS ?

Secção dos Sistemas de Navegação BMW (NAV BMW) e outros softwares BMW

Moderador: Staff

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Re: Alguem interessado em aprender em como instalar o DIS ?

Mensagem por L.Sousa »

JPimpao01 Escreveu:L.Sousa, eu já tive esse stress com o módulo ULF (bluetooth), porque o FA do meu carro tinha-o lá metido e qdo andei sem ele não me deixava fazer diagnosticos porque dava erro no módulo ULF... quanto mais codificações....

O melhor é mesmo alterar a SA ou FA (dependendo do caso) para o carro não saber que ele existe, e deixar fazer o resto..... Agora alterar a SA/FA não é fácil..... é preciso ter muito mas muito cuidado!!!!
Pois mas não sei o que é o FA nem o SA nem como fazer isso...
Aliás tenho o DIS apenas e confesso que não sei como apagar o erro do rádio.
Não me acho burro se alguem podesse por uns prints screes mostrando como se faz a eliminação de erros.

Já agora ao desligar todos os fusiveis o dsp não deveria ficar inactivo? O DSP não está integrado no rádio? ou está no amplificador localizado na mala?
Imagem

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

[EDIT]

A ZCS é a chave de codificação do carro (é um código que os carros anteriores a 2001 (corrijam-me se estiver enganado) que contem os "extras" que o carro tem.

A FA é um conjunto de códigos, em que cada um corresponde a um "extra".

Tanto o ZCS como a FA têm a mesma informação apenas ela esta num formato diferente. As SA's são códigos de "extras" dos carros que se encontram na ZCS ou FA.

O que acontece é que quando o DIS está a fazer um diagnóstico/codificação vai ler os módulos que estão contidos na FA ou SA de forma a certificar-se que estão correctamente instalados por forma a garantir um correcto diagnóstico/ (a) codificação. Quando não encontra o dito módulo não consegue avançar.

O que quero dizer com este discurso é que para ultrapassarmos esta situação só temos duas hipóteses:

1- ou removemos o módulo (no teu caso o DSP) da ZCS ou FA
2- ou instalamos um novo

Antes disto tudo e que acho que ninguém se lembrou de perguntar (eu inclusivé) a opção de DSP aparece no rádio? Se sim algo de muito estranho se passa. Se não é porque o módulo (que está na mala) está mesmo avariado/desligado ou fusível queimado.

Verifica estas situações primeiro, depois se nenhuma desta se verificar passamos para as mais drásticas.

PS - acima fiz alguma confusão de conceitos, mas já rectifiquei de forma explícita (penso eu) com o meu último post ;)
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

Sim o DSP aparece no rádio tenho essa opção disponivel está montado de origem. No entanto não excluo essa hipotese de pprovavel avaria, embora não note nenhum erro. Vou tentar desligar da mala e depois fazer novo teste. Os fusiveis estão todos bons.
Imagem

JPimpao01
Membro Gold
Registado: 08 set 2006, 16:27
O meu Carro:: E61 LCI 530d E36 325i F20 LCI 120d
Contacto:

Mensagem por JPimpao01 »

Em último caso fala com o stoca3 ele tem um DSP a mais e testem, ele é de Leiria ;)
O meu projecto E61 530d ///M LCI by Imagem Trackday car E36 325i M50 by Jpimpao01 e bestkiller motorsport and PKE +30lts/100km :D
ImagemImagemImagem

Respondo a todas as PM's logo que me seja possível!

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

ok, obg pela dica
Imagem

AntMad
Membro Iniciado
Registado: 15 abr 2010, 23:27
O meu Carro:: BMW 525i E60

Mensagem por AntMad »

L.Sousa Escreveu:ok, obg pela dica
Tb me lembrei agora de uma coisa, em princípio se o DSP está na FA/SA não adianta de nada desligares o módulo ou tirares os fusiveis do radio, pois ele vai prócurá-lo á mesma desligado ou não, e quando não conseguir comunicar com ele vai declarar erro á mesma!

O FA/SA é basicamente uma lista que está registada nos principais módulos do carro, para ser mais concreto nos módulos IKE, KMB e EWS.
Os carros que têm computador de bordo com display mais avançado têm centralinas IKE, KMB, e EWD os que teem computador de bordo mais básico teem apenas KOMBI e EWS. Penso que é assim, mas por favor alguém me corrija se estiver errado!

Ha! E mais uma coisa, para perceberem em algumas futuras leituras que possam ter se alguma vez lerem acerca da centralina KOMBI, é da centralina KMB que se está a falar, KMB e KOMBI são a mma coisa!

Vou fazer um pequeno tutorial de como fazeres o diagnóstico e mais logo ou amanha disponho.

Se ainda tiver hipótese de ligar hj o pc no carro ainda o faço hj, senão ficará para amanha

Cumprimentos
Ex-Audi A3 1.6i 102cv Manual 2001-2002
Ex-AlfaRomeo 156 1.8 TwinSpark Manual 140cv 2002-2003
Ex-Mercedes 300SE W140 Auto 231cv 2003-2003
Ex-VW Golf IV TDI Manual 130cv 2003-2006
Ex-Audi TT Manual 225cv 2006-2008
Ex-BMW X5 3.0i E53 Manual 231cv 2008-2010
BMW 525i E60 Auto 192cv 2010 - ...

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

AntMad Escreveu:
L.Sousa Escreveu:ok, obg pela dica
Tb me lembrei agora de uma coisa, em princípio se o DSP está na FA/SA não adianta de nada desligares o módulo ou tirares os fusiveis do radio, pois ele vai prócurá-lo á mesma desligado ou não, e quando não conseguir comunicar com ele vai declarar erro á mesma!

O FA/SA é basicamente uma lista que está registada nos principais módulos do carro, para ser mais concreto nos módulos IKE, KMB e EWS.
Os carros que têm computador de bordo com display mais avançado têm centralinas IKE, KMB, e EWD os que teem computador de bordo mais básico teem apenas KOMBI e EWS. Penso que é assim, mas por favor alguém me corrija se estiver errado!

Ha! E mais uma coisa, para perceberem em algumas futuras leituras que possam ter se alguma vez lerem acerca da centralina KOMBI, é da centralina KMB que se está a falar, KMB e KOMBI são a mma coisa!

Vou fazer um pequeno tutorial de como fazeres o diagnóstico e mais logo ou amanha disponho.

Se ainda tiver hipótese de ligar hj o pc no carro ainda o faço hj, senão ficará para amanha

Cumprimentos

Mil obrigados se pudesses explicar então como limpara os erros. PS: o meu carro tem um computador básico.
Imagem

AntMad
Membro Iniciado

Mensagem por AntMad »

JPimpao01 Escreveu:[EDIT]

A ZCS é a chave de codificação do carro (é um código que os carros anteriores a 2001 (corrijam-me se estiver enganado) que contem os "extras" que o carro tem.

Tanto o ZCS como a FA têm a mesma informação apenas ela esta num formato diferente. As SA's são códigos de "extras" dos carros que se encontram na ZCS ou FA.

O que acontece é que quando o DIS está a fazer um diagnóstico/codificação vai ler os módulos que estão contidos na FA ou SA de forma a certificar-se que estão correctamente instalados por forma a garantir um correcto diagnóstico/ (a) codificação. Quando não encontra o dito módulo não consegue avançar.

O que quero dizer com este discurso é que para ultrapassarmos esta situação só temos duas hipóteses:

1- ou removemos o módulo (no teu caso o DSP) da ZCS ou FA
2- ou instalamos um novo

Antes disto tudo e que acho que ninguém se lembrou de perguntar (eu inclusivé) a opção de DSP aparece no rádio? Se sim algo de muito estranho se passa. Se não é porque o módulo (que está na mala) está mesmo avariado/desligado ou fusível queimado.

Verifica estas situações primeiro, depois se nenhuma desta se verificar passamos para as mais drásticas.

PS - acima fiz alguma confusão de conceitos, mas já rectifiquei de forma explícita (penso eu) com o meu último post ;)
Está tudo correcto, á excepção que enganaste-te num termo, o que chamaste ZCS, decerto querias dizer SA, mas tás lá ;)

ZCS quer dizer Zentraler Codierschlussel, em inglês Central Coding Key, em português é o sistema central de codificação, como tal, tanto um como o outro fazem parte da ZCS, ou seja, a codificação actual do carro, seja o SA ou como já disseste a partir de 2001 o FA, ambos são guardados na ZCS.
SA se n me engano significa Special Applications, FA salvo erro, Factory Activated.
Seja como for, o objectivo é o mesmo, um código que guarda os extras presentes no carros, simplesmente enquanto no formato SA era introduzido através do código hexadecimal, no formato FA começou a ser introduzido através do numero de reequipamento.
Caso do Sensor de Chuva:
0521 00000000 0000000000040000 0000000000 1 REGENSENSOR //Regensensor
Numero que se usava para inserir no SA calculando através de sistema hexadecimal - 0000000000040000
Numero de reequipamento que se usa para inserir no FA - 0521

Isto de acrónimos é uma coisa tramada e por vezes mt enganadora principalmente quando traduzida para outras línguas!

O corrigido será:

A SA é a chave de codificação do carro (é um código que os carros anteriores a 2001 (corrijam-me se estiver enganado) que contem os "extras" que o carro tem.

Tanto a SA como a FA têm a mesma informação apenas ela esta num formato diferente. As SA's são códigos de "extras" dos carros que se encontram na SA ou FA.

1- ou removemos o módulo (no teu caso o DSP) da SA ou FA
2- ou instalamos um novo
Cumprimentos

madbeetle
Membro Juvenil
Registado: 13 jul 2009, 00:37
O meu Carro:: 530d Tour E39

Mensagem por madbeetle »

Já alguem teve problemas com o DIS instalado no vmware v7?
No meu não consiguo fazer a sequencia de teclas CTRL+ALT+F1 para fazer o shutdown ao DIS.

AntMad
Membro Iniciado

Mensagem por AntMad »

madbeetle Escreveu:Já alguem teve problemas com o DIS instalado no vmware v7?
No meu não consiguo fazer a sequencia de teclas CTRL+ALT+F1 para fazer o shutdown ao DIS.
Boas!

Eu não costumo desligá-lo mtas vezes, pessoalmente costumo preferir suspende-lo, pois assim não demora tanto tempo a ligar a máquina! Mas dependendo da versão que tens, se tiveres a versão EasyDIS podes ir a Administração > Calibrar touchscreen > Shutdown DIS..

Tou a dizer os passos por cabeça, mas não deve tar mt longe do que é, nem os passos, nem os nomes!

Cumprimentos

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

Boas Ant Mad diz-me uma coisa se souberes, na codificação com o SSS quando o programa vai verificar a tensão no Borne 30 e diz que tem de ter 13,0 Volts mas acusa sempre 12,7 volts (com carregador ligado,passa de 14Volts para 12,7Volts) e não deixa continuar, como se faz para enganar o programa haverá alguma maneira de trocar valores´nalgum ficheiro? Abraço
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Asrafil
Membro Juvenil
Registado: 14 mar 2009, 16:41
O meu Carro:: BMW 525tds E39 - 1999/02

Mensagem por Asrafil »

madbeetle Escreveu:Já alguem teve problemas com o DIS instalado no vmware v7?
Consegues pois :D Ora experimenta lá fazer Alt+Ctrl+Space e logo a seguir Alt+Ctrl+F1 :D É o mouse release do VM7 :fixe

Vfilipe
Membro Juvenil
Registado: 07 abr 2008, 12:22
O meu Carro:: 20d E46

Mensagem por Vfilipe »

Boas.

Montei opticas de xenon e os niveladores e queria codificar aquilo. Algum de vocês que seja da zona centro ou que passe perto de coimbra, me pode codificar o carro?
Se houver alguém que o possa fazer mande pm para falar-mos melhor.

Abraço a todos

AntMad
Membro Iniciado

Mensagem por AntMad »

JOFIMO Escreveu:Boas Ant Mad diz-me uma coisa se souberes, na codificação com o SSS quando o programa vai verificar a tensão no Borne 30 e diz que tem de ter 13,0 Volts mas acusa sempre 12,7 volts (com carregador ligado,passa de 14Volts para 12,7Volts) e não deixa continuar, como se faz para enganar o programa haverá alguma maneira de trocar valores´nalgum ficheiro? Abraço
Boas JOFIMO,

Antes de mais nada, desculpa pela resposta tão demorada, mas ando em mudanças e não tenho tido mta oportunidade de vir á internet! Se queres que te diga, para ser sincero não sei como responder a isso, mas já experimentaste com o emulador de cabeça para ver se ultrapassas isso?

Cumprimentos

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

AntMad Escreveu:
JOFIMO Escreveu:Boas Ant Mad diz-me uma coisa se souberes, na codificação com o SSS quando o programa vai verificar a tensão no Borne 30 e diz que tem de ter 13,0 Volts mas acusa sempre 12,7 volts (com carregador ligado,passa de 14Volts para 12,7Volts) e não deixa continuar, como se faz para enganar o programa haverá alguma maneira de trocar valores´nalgum ficheiro? Abraço
Boas JOFIMO,

Antes de mais nada, desculpa pela resposta tão demorada, mas ando em mudanças e não tenho tido mta oportunidade de vir á internet! Se queres que te diga, para ser sincero não sei como responder a isso, mas já experimentaste com o emulador de cabeça para ver se ultrapassas isso?

Cumprimentos
Boas Ant Mad
Não tem problema a demora, cada qual tem a sua vida com a ajuda do (expert) djscotch, ele já enganou o programa e o progman 32 já trabalha como deve ser ( apenas faltam uns pequenos ajustes), entretanto já consegui codifi\car o RLS depois de experimentar muita coisa e tentar enganá-lo, já quase não sei como foi (entretanto vou tentar lembrar-me e explico depois como foi) "uma coisa fiquei a saber, não se consegue codificar nem reequipar com o V32 com erros nos módulos sejam eles qual forem,mesmo que não tenha a ver com o que estás programar, eu como tenho a ZKE enganada como se tivesse alarme de origem, e como sabemos dá 3 erros na ZKE, tive de codificar 1º a ZCS/FA como de fábrica, de seguida e após muito rapar e perder muitas horas lá consegui que aparecesse "codificado e assumido" o RLS só não consigo que fique inicializado a a funcionar, mas ísto é outra questão, já "encomendei" outro sensor pois pode estar avariado, nas ligações não deve ser pois acho que são iguais ao do AIC que já vinha de origem, mas vou verificar no WDS, se estivesses mais perto encotravamo-nos todos e tirávamos ilações mas assim é complicado, desde já agradeço na mesma a tua colaboração e quando tiver tempo para testar dou novidades.
Abraço
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Bloqueado

Voltar para “Sistemas de Navegação BMW / SSS + GT1”