mudar radio reverse

Secção destinada a soluções de todo o tipo de problemas electronicos, Não Mecanicos.

Moderador: Staff

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

mudar radio reverse

Mensagem por marco pires »

boas amigos :)

o meu 525tds trás de origem o "belo" do rádio que as imagens já a seguir mostram:

Imagem

com a tampa fechada
Imagem

é um Reverse RDS, que escusado será dizer é uma rica trampa de rádio, como quero manter o look original a minha ideia era um destes:

Imagem

será que dá?
é preciso alguma adaptação especial ou é só tirar um meter o outro?
onde comprar?
preços?

não sei se tem alguma coisa a ver, mas o carro não tem OBC, logo não sei se poderá ter alguma influencia para o caso.

se me poderem dar umas dicas agradecia.

obrigado.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Re: mudar radio reverse

Mensagem por rafias »

Caro amigo Marco Pires,
Eu também tinha o Reverse e mudei para o Business (versão K7). Precisarias do seguinte material:
- Caso substituas por um Business pós 2000 precisas de uma ficha adaptora (ficha antiga redonda <-> ficha moderna quadrada). Preço ~ 20 euros.
- O rádio Business claro. Preço entre 150 e 300 euros.
- Um MID (Multi Information Display). Preço entre 100 e 150 euros.
- Ficha MID <-> Business. Preço ~20 euros.
- Depois se não tiveres caixa de CDs, podes instalar um adaptador que usa o protocolo da caixa de CDs de modo a ler e reproduzir MP3s. Preço ~120 euros.

Eu fiz essa mod aos poucos e na altura eram esses os preços praticados por vendedores no eBay. Além disso, vendi muito facilmente o meu Reverse no eBay por 50 euros ;)

Quanto á instalação, o rádio Business e o MID instalei eu próprio. Para instalar o adaptador para MP3s tive de recorrer aos serviços de um electricista, pois implicava fazer ligações eléctricas entre cabos. Paguei 20 euros.

Qualquer dúvida diz.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

boas, obrigado pela resposta.

fiquei com duvida no seguinte:

o MID de que falas serve para quê?, o rádio não trás já o ecran?( ver a ultima foto na minha primeira mensagem do tópico)
se reparares na ultima foto, o radio( que é igual ao que eu gostava de colocar), tem o local onde se mete os cd´s, portanto estou em crer que não necessita da caixa, eu na 530d tenho a caixa mas já veio tudo de origem, mas neste caso servia-me um igual ao da foto em que era só meter o cd e pronto.
não estou interessado em ter adaptação para MP3, tal como não estou interessado em K7, a ideia é ser um business CD( sem cassetes).

por fim, onde é que se consegue comprar um Business? é que andei no ebay a ver e encontrei vários rádios mas o que se passava é que o leitor de cd´s estava separado do resto do rádio, mas o business que está na terceira foto é uma unica peça unica.
portanto o reverse que tenho(primeira foto), é uma peça unica, e o business CD teria tambem que ser uma peça unica, mas o que encontrei foi rádios business em que o leitor de cd era uma peça separada do resto do rádio.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

O MID de que falo serve para apresentar informação das estações de rádio, das músicas que tocam, permite seleccionar a fonte (radio, caixa de CDs, CD, etc) e permite disponibilizar as funções avançadas do computador de bordo.
Também existem rádios Business com display integrado (nesses casos chama-se rádio com IRIS). Apenas uma vez vi no eBay um Business com IRIS e era muito caro, na casa dos 400 euros. São extremamente raros. Por isso optei pelo Business + MID.
Concretamente, o rádio da última foto é um Business CD + MID. Por tudo isto que escrevi, não tens grandes hipóteses senão comprar o Business e o MID (mais o respectivo cabo) separadamente.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

bem, então o MID trata-se do ecran do rádio, pensei que isso vinha tudo completo. :(

agora diz-me uma coisa:

se eu quiser um rádio igual a essa da foto, o tal business CD, onde é que consigo comprar, e claro está depois tambem o MID.

já agora dá uma vista de olhos a esta página,eles se calhar até vendem, mas alemão está quieto:

http://bmw.bazzi.biz/radios.htm
[email protected]

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Eu comprei a este vendedor há 2 anos atrás http://myworld.ebay.co.uk/naviandbmwparts e ele tem este rádio a venda:
http://www.ebay.co.uk/itm/BMW-OEM-E39-E ... 2150wt_794 que está a um preço muito em conta. Infelizmente de momento não existem MIDs a venda no eBay :( Talvez contactando este vendedor e perguntando se ele arranja um MID.
Quanto ao site alemão parece-me que é só de informações sobre rádios BMW. Podes usar o Google Tradutor para traduzires do alemão para português.
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

essa não dá, é apenas o leitor de cd´s.

ainda vou contactar com o vendedor a ver se ele arranja algo, mas acho que estou condenado a ficar com este reverse da treta, claro que se for à marca eles arranjam mas faço ideia o preço :susto

olha amigo rafias, muito obrigado pela ajuda e pelo tempo dispensado, foi muito util porque assim já sei o que comprar se entretanto aparecer algo,muito agradecido :fixe :palmas :palmas
[email protected]

marco pires
Moderador do Fórum

rafias, estou a pensar numa coisa:

o rádio que tenho e que está na primeira foto, dá ideia de ser uma peça completa, mas se calhar por dentro o compartimento das cassetes está separado, quer isto dizer que provavelmente o espelho que cobre aquilo tudo é que dá a ideia de ser uma peça unica.

será que se eu tirar aquilo vou encontrar duas peças?

eu pergunto isto, porque se assim for, não será que só comprando o leitor de cd dá para ficar com o reverse a tocar cd´s,? seria algo deste tipo:

Imagem

entretanto tambem achei isto:

http://www.ebay.com/itm/Genuine-BMW-E39 ... 415d1cb1fc

será que dá?
[email protected]

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Marco,
O teu rádio Reverse é uma peça única. Não se encontra dividida em duas partes. Pelo contrário, tanto o rádio que te referi no link como o rádio que tu referes no último post funcionam sempre em conjunto com um MID, ou seja terás sempre de obter o rádio Business e um MID. Para juntar á confusão :) os radios Business também podem funcionar em conjunto com um IRIS!!
Em concreto, o rádio do link que mandaste resolveria o teu problema, sendo que não precisarias da ficha adaptadora pois os pinos do rádio já são redondos (old generation) e não "flat" (new generation). Ou seja, não precisarias disto: http://www.ebay.de/itm/BMW-E39-X5-E38-E ... 080wt_1039. Precisarias apenas do cabo que liga o MID ao rádio,ou seja isto: http://www.ebay.de/itm/BMW-5er-E39-X5-E ... 860wt_1039.

No meu caso, como na altura os Business CD eram caríssimos, eu comprei um Business K7 e meti um adaptador MP3, o que saiu muito em conta. Além disso fiquei com a possibilidade de ouvir a minha extensa colecção de K7s.
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

quer então dizer que o rádio completo do tal link serve na boa, e só vou precisar do tal cabo MID que referiste, é isso?

e o preço, achas que tá dentro da média ou está caro?
[email protected]

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Sim, o rádio completo (rádio + MID) serve na boa. Só precisas do cabo para ligar o rádio ao MID. Tem em conta que esse cabo tem ficha do lado para ligar ao MID, mas do lado do rádio poderás não terás ficha porque o teu rádio actual é o Reverse. Só estou a dizer que poderá ser necessário ligar cabos. Mas nada que um electricista não possa fazer :) Além disso, o cabo vem com instruções.
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

então basta esse rádio e o cabo, e mesmo que haja algum stress em termos de ligações, um electricista auto consegue fazer isso, não vá depois eu comprar e depois dizerem-me que não dá, certo?

e quanto ao preço, está aceitável ou é caro, o que achas?

ps- peço desculpa por tanta pergunta, mas existe sempre o medo de eu ir gastar dinheiro e depois ficar agarrado. :scary
[email protected]

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

270 Euros é um preço muito bom. Quando comprei o meu, os Business CD custavam em média acima dos 300 euros e o MIDs na casa dos 150 Euros. Eu primeiro contactaria o vendedor e perguntava-lhe se o MID tem pixels defeituosos/apagados e se testou o rádio. Também aproveitava para remover o Reverse confirmar que a ficha é a de pinos redondos.

P.S. Eu compreendo perfeitamente os teus receios. Eu passei mais de um ano a pesquisar as várias possibilidade e combinações de rádios e MIDs, IRISs, fichas, etc até ter a certeza do que era seguro comprar e o que não era. Na altura procurava uma unidade que suportasse AUX e acabei por descubrir que nem todos os Business suportavam e que só a partir de uma certa data de produção os rádios Business suportavam AUX. Por isso acabei por instalar um adaptador USB para poder ler os MP3s.
Última edição por rafias em 13 set 2011, 22:47, editado 1 vez no total.
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

sim, se calhar vou fazer isso.

para remover o rádio do sitio, é facil?
[email protected]

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

muito fácil. Tiras o botão do volume (é só puxar). Por trás vais ver um parafuso. É só roda-lo com uma chave de fendas para soltar o rádio. Depois puxas o rádio agarrando-o pela boca das K7s.
Imagem

Responder

Voltar para “Electronica”