Como melhorar o sistema de som dos e36??? Opinião Sff

Área de modificações e performance em geral

Moderador: Staff

Rui_318TDS
Membro Senior
Registado: 11 nov 2004, 00:34
O meu Carro:: BMW E36 318TDS 1995

Como melhorar o sistema de som dos e36??? Opinião Sff

Mensagem por Rui_318TDS »

Boas,

Não sei qual é a vossa opinião sobre o sistema de som dos e36, mas a mim parece-me bastante fraco, daí que resolvi meter mãos à obra e desmontar as colunas de som da frente pra ver as caracteristicas....

As colunas:
Imagem

Imagem

O rádio:
Imagem

Já agora, dá pra adaptar uma caixa de cds a este rádio? É bom o rádio ou nem por isso.... :?:

Ora eu não percebo nada de sistemas de sons, só desmontei pra ter a vossa opinião :D e assim poder melhorar o som se é que é possivel.

Assim se alguém perceber do assunto e me quiser dar umas dicas eu agradeço.

Cump e obg
BMW E36 318TDS 1XXCV By VCPower
Imagem

Cravo
Membro Senior
Registado: 25 jan 2005, 16:56

Mensagem por Cravo »

Tudo depende do capital que estás disposto a investir. ;)
Se optares por fazer o upgrade de forma faseada, podes começar por substituir as colunas por umas de melhor qualidade e neste capítulo, a escolha é mesmo muita(marcas como a Crossfire, MBQuart, JL Audio, Diamond, etc).
Sugiro que vás para as colunas de vias separadas, deixa as coaxiais sossegadas :lol:

Para melhorar a qualidade, podes/deves insonorizar a caixa das colunas (junto aos pés) e o interior das portas, desta forma, não só melhoras a qualidade bem como atenuas os ruídos exteriores ;)

Na traseira, retira os "cocos" que lá estão e investe nuns suportes para colunas ovais 6x9 de 3 vias preferencialmente ou então redondas de 16 cms de vias separadas.
Se puderes investir em amplificação, melhor ;) Há por aí amplificadores que não custam nenhuma fortuna e de certeza que o resultado te irá agradar.
Consoante os teus gostos musicais, há ainda a considerar a montagem de um sub... porém, nesta fase já tens de ter mudado o rádio ;)
Como vês, opções onde gastares os €€€ não faltam e o "mal" de melhorar o som no carro, é que quando se começa é difícil parar :lol: :lol: :lol:

Rui_318TDS
Membro Senior

Cravo Escreveu:Tudo depende do capital que estás disposto a investir. ;)
Se optares por fazer o upgrade de forma faseada, podes começar por substituir as colunas por umas de melhor qualidade e neste capítulo, a escolha é mesmo muita(marcas como a Crossfire, MBQuart, JL Audio, Diamond, etc).
Sugiro que vás para as colunas de vias separadas, deixa as coaxiais sossegadas :lol:

Para melhorar a qualidade, podes/deves insonorizar a caixa das colunas (junto aos pés) e o interior das portas, desta forma, não só melhoras a qualidade bem como atenuas os ruídos exteriores ;)

Na traseira, retira os "cocos" que lá estão e investe nuns suportes para colunas ovais 6x9 de 3 vias preferencialmente ou então redondas de 16 cms de vias separadas.
Se puderes investir em amplificação, melhor ;) Há por aí amplificadores que não custam nenhuma fortuna e de certeza que o resultado te irá agradar.
Consoante os teus gostos musicais, há ainda a considerar a montagem de um sub... porém, nesta fase já tens de ter mudado o rádio ;)
Como vês, opções onde gastares os €€€ não faltam e o "mal" de melhorar o som no carro, é que quando se começa é difícil parar :lol: :lol: :lol:
Ei lá que este Senhor "respeito às autoridades" :D sabe do que fala...
O problema é que essa linguagem mais técnica, é estranha para mim :(

O que eu queria fazer era uma coisa simples, melhorar um pouco o som, mantendo o rádio de origem, não sei talvez colocar umas colunas melhores e mais potentes, mas não precisam de ser topo de gama e que fossem tipo plug and play, é claro que assim tão simples deve ser dificil conseguir bons ganhos.

A ideia com que fico das colunas do meu carro é que têm poucos Graves comparativamente por exemplo ao sistema de som dos seats novos. (já tentei acertar o som com o rádio e mesmo assim a qualidade do som que sai das colunas não me agrada mt.

Para terem uma ideia melhor, eu gosto apenas de ouvir musica com qualidade, e é pra eu ouvir não para quem passa na rua (se é que me faço entender :D ) Dai o meu pedido pra umas dicas faceis e baratas :D

Cump e obg
Imagem

Cokas
Membro Junior
Registado: 26 ago 2004, 02:07

Mensagem por Cokas »

Rui_318TDS, o sistema de som da BMW de origem é muito bom.
Para teres uma ideia, basta mudares o radio que notas logo a diferença.

Estou a usar o radio de origem e o som está uma verdadeira ****(voçes sabem)...
Quando usava o Sony, era incrivel a qualidade de som.

Resumindo, o radio não vale um estoiro, por isso, a melhor opção era trocar o radio.
Encontras optimas opções por preços muito baixos.

DNT
Membro Junior
Registado: 27 jul 2004, 20:36
Contacto:

Mensagem por DNT »

Como disse o Cokas, se trocares o rádio de origem por um outro, (de preferência com saidas de 50 ou superior :D ) as melhorias são notórias, e se quiseres podes substituir as colunas de origem por outras mais potentes mas com o mesma medida para ficar tudo de origem, assim terás um som muito bom ;)
Bmw 325i cabrio e36, Bmw 320d Touring e46, Bmw 316i e30, Mercedes c220cdi, Mercedes 300D, Uno Turbo i.e MKI

"Real cars don't have power in the front wheels, they lift them"
Imagem

m compact
Membro Gold
Registado: 05 out 2004, 23:56
O meu Carro:: BMW M3 E36 sedan

Mensagem por m compact »

realmente eu quando troquei de radio,um sony com uma saida de 50 e percebi logo que o som é muito diferente,atençao já no E30 o som que trazem nao é do pior :)
E30 324td by VCpower
E36 ///M3
Suzuki Grand Vitara 1.6 Gpl
Opel astra cosmo cdti

"Quem trabalha muito, erra muito.
Quem trabalha pouco, erra pouco.
Quem não trabalha não erra.
E quem não erra é promovido."

Rui_318TDS
Membro Senior

Ah então o problema está no rádio... Eu pensei que o defeito fosse das colunas... :(

O problema é que gosto mais de ver o carro com o rádio original... Já andei à procura de um rádio discreto parecido com o original e com as luzes laranja mas os que encontro são todos muito modernos e não se enquadram bem no estilo do painel.

Assim sendo parece que vou ter que me contentar com o som de origem.

Cump e obg a todos
Imagem

Cravo
Membro Senior
Registado: 25 jan 2005, 16:56

Mensagem por Cravo »

Boas Rui.
Eu não me pronunciei sobre o rádio, pois não conheço o seu desempenho, agora em relação às colunas.... quando ouvi o meu carro a "tocar", tinha um sony (porque raio é que a maioria do ppl mete sony? :lol: ) a puxar pelas colunas originais e o som não era nada de especial :roll:
No meu caso, como já tinha o material que estava montado no meu carro anterior, optei por retirar tudo o que era original (colunas, cablagens, etc...amplificador incluído) e meter o outro.
Sem dúvida que as melhorias foram bastantes, mas o E36 quando foi concebido, o som não foi tido em conta certamente (tanto que depois foram criados os sistemas opcionais que disponibilizavam a amplificação e a opção de ter médios e tweeters nas portas, mantendo o woofer(se é que se lhe pode chamar isso) no kick panel (esta situação foi corrigida nos E46 ;) )

A própria cablagem original, não vale um cú e como tal se a substituires por cabo em condições (podes comprá-lo a metro em vários sítios, desde hiper´s até às lojas de car audio) vais ter ganhos certamente.

A insonorização, é um pouco complicada, se não tiveres jeito para o DIY, mas podes sempre optar por mandar fazer isso num instalador e tb não custa nenhuma fortuna.

Quanto a não encontrares um rádio que te agrade, hoje em dia é capaz de ser complicado, pois vive-se a moda dos azuis "ice", vermelhos... e os laranja são um pouco coisa do passado :? . Porém, há um membro do clube (Paulomarquez) que tem um autorádio com a cor que desejas, poderás perguntar-lhe pormenores e tentar arranjar um idêntico ;)

http://pt.redcoon.com/redcoon/urwfilter ... 035d4f702a

Este link é de uma loja online (atenção que não te estou a incentivar a comprar lá seja o que for, é só para poderes ver os "bonecos" e comparar preços ;) ), onde poderás ver o que há à venda das diferentes marcas, até pode ser que gostes de algum modelo que vejas lá.

Os exemplos que te citei, não são para andar a dar música à vizinhança (tb o poderás fazer). Quando se fala em amplificação, fica-se logo com essa ideia, mas não tem que ser assim necessariamente. A amplificação serve tb para acentuar a qualidade sonora ;)

Desculpem o post gigante, mas este assunto dá para escrever páginas a fio :lol:
Eu que sou um leigo, já me estico um bocadinho, agora imaginem os entendidos ;) :lol: :lol:

Rui_318TDS
Membro Senior

Boas,

Pois pois Cravo, Leigo na matéria, então eu o que sou :)
Já dei uma olhadela na tal loja mas os rádios são todos "modernos" demais.

Se calhar vou optar por arranjar umas colunas mais potentes e com mais qualidade, as de origem são de 25W e 4ohm, já agora alguém me explica o que quer isso dizer. :?:

Por exemplo se meter umas colunas de 50W ou coisa assim o som irá melhorar? ou o rádio não consegue dar conta do recado?

Cump
Imagem

carlos xavier
Membro Junior
Registado: 09 abr 2005, 23:36

Mensagem por carlos xavier »

ja agora algem ja modou as colunas de tras da e36 touring , pois sao em cima no tejadilho . nao consigo encontrar colunas
e39 530d pack m
e30 m50 insade :)

DonQuixote
Membro Juvenil
Registado: 01 jan 2006, 17:09
O meu Carro:: BMW 318is - 1996

Mensagem por DonQuixote »

Rui_318TDS, a Becker tem autoradios com uma linha parecida à da BMW.
Check it: http://www.becker.de/beckerCC21/www_roo ... anguage=En

Rui_318TDS
Membro Senior

DonQuixote Escreveu:Rui_318TDS, a Becker tem autoradios com uma linha parecida à da BMW.
Check it: http://www.becker.de/beckerCC21/www_roo ... anguage=En
Já dei uma vista de olhos, realmente são discretos ;)

Onde é que posso saber preços desses modelos? Alguém sabe?

Cump
Imagem

Cokas
Membro Junior
Registado: 26 ago 2004, 02:07

Mensagem por Cokas »

Não queiras saber...

Pelo que estive a ver são extremamente caros!!!

Rui_318TDS
Membro Senior

Cokas Escreveu:Não queiras saber...

Pelo que estive a ver são extremamente caros!!!
Pois, já reparei :cry:

Estive a ver no ebay e tem lá uns rádios BMW business CD a bons preços, mas o problema é mandar vir....

Cump
Imagem

paulomarquez

Mensagem por paulomarquez »

Boas, alguem mencionou o meu nome ;) um abraço cravo :fixe .

Eu consegui um Kenwood musk KDC-9060 R - 40w x 4 a iluminação integra a iluminação de origem do e36 á perfeição, ate parece original ;) quanto as colunas que coloquei , ( Frente oxigen 100RMS 13 Cm 2 vias separadas) (atras oxigem 80 RMS 10 Cm) so radio e colunas não ofereceu qualidade nenhuma parti para outro opcional, amplificador blaukpunt 500w e sub tubular vieta colocado na mala realmete melhorou bastante com o sub, não tenho som para os transeuntes mas fiquei com uma boa qualidade sonora no interior, agora vou tentar ocultar o sub, pois não gosto de abrir a mala e ver akele pendura ali a mostra :D

abraços a todos

Responder

Voltar para “Modificações/Performance”