Boas Rui.
Eu não me pronunciei sobre o rádio, pois não conheço o seu desempenho, agora em relação às colunas.... quando ouvi o meu carro a "tocar", tinha um sony (porque raio é que a maioria do ppl mete sony?

) a puxar pelas colunas originais e o som não era nada de especial
No meu caso, como já tinha o material que estava montado no meu carro anterior, optei por retirar tudo o que era original (colunas, cablagens, etc...amplificador incluído) e meter o outro.
Sem dúvida que as melhorias foram bastantes, mas o E36 quando foi concebido, o som não foi tido em conta certamente (tanto que depois foram criados os sistemas opcionais que disponibilizavam a amplificação e a opção de ter médios e tweeters nas portas, mantendo o woofer(se é que se lhe pode chamar isso) no kick panel (esta situação foi corrigida nos E46

)
A própria cablagem original, não vale um cú e como tal se a substituires por cabo em condições (podes comprá-lo a metro em vários sítios, desde hiper´s até às lojas de car audio) vais ter ganhos certamente.
A insonorização, é um pouco complicada, se não tiveres jeito para o DIY, mas podes sempre optar por mandar fazer isso num instalador e tb não custa nenhuma fortuna.
Quanto a não encontrares um rádio que te agrade, hoje em dia é capaz de ser complicado, pois vive-se a moda dos azuis "ice", vermelhos... e os laranja são um pouco coisa do passado

. Porém, há um membro do clube (Paulomarquez) que tem um autorádio com a cor que desejas, poderás perguntar-lhe pormenores e tentar arranjar um idêntico
http://pt.redcoon.com/redcoon/urwfilter ... 035d4f702a
Este link é de uma loja online (atenção que não te estou a incentivar a comprar lá seja o que for, é só para poderes ver os "bonecos" e comparar preços

), onde poderás ver o que há à venda das diferentes marcas, até pode ser que gostes de algum modelo que vejas lá.
Os exemplos que te citei, não são para andar a dar música à vizinhança (tb o poderás fazer). Quando se fala em amplificação, fica-se logo com essa ideia, mas não tem que ser assim necessariamente. A amplificação serve tb para acentuar a qualidade sonora
Desculpem o post gigante, mas este assunto dá para escrever páginas a fio
Eu que sou um leigo, já me estico um bocadinho, agora imaginem os entendidos