E60 - caixa automática vs caixa manual

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Sky_Line
Membro Iniciado
Registado: 08 dez 2006, 23:49

E60 - caixa automática vs caixa manual

Mensagem por Sky_Line »

Ora vivam

Há dias coloquei uma dúvida acerca do ar condicionado, e isto a propósito de uma compra que se está para fazer aqui em casa de um E60.
Agora outra dúvida se levantou e muito agradeceria se me pudessem ajudar.

É o seguinte:num carro como é o 525d, até que ponto é importante a caixa automática? Vale a pena apostar numa caixa destas ou a diferença não é significativa em relação à cx manual, e isto no que diz respeito a performances, condução, consumos, etc?

Obrigado

Mickaelis
Membro Juvenil
Registado: 05 mai 2004, 11:59

Mensagem por Mickaelis »

Eu nao gosto de cx automática! Só se fosse uma SMG. Quer dizer, nunca andei com cx aut mas não gosto de nao ser eu a meter as mudanças :)

Claro que no meio de muito trânsito, deve ser mais confortável mas...
Passion can not be explained... just FEEL it!!! BWM ///M!!!
BWM E46 320d M47N ///MSport!!!

Imagem

pedrosousa
Membro Gold
Registado: 29 ago 2006, 13:33
O meu Carro:: E46 320d

Mensagem por pedrosousa »

Eu já andei uns bons quilometros com um carro de caixa auto... Primeiro estranha-se depois entranha-se.

Eu gostei de conduzir mas fico sempre com a ideia de que o carro anda menos e que gasta mais, a minha experiencia é com MB E220 CDI 150cv.

A não ser a DSG do grupo VW dificlmente optaria por caixa auto, pelo menos para já...

Mas é a minha opinião, que venham aí os donos de x35d e que digam o que acham das caixas dos carros deles.
E46 320d - M47N @ 175KW (1.8bar @2500 RPM)

O meu Projecto: viewtopic.php?f=59&t=26912

Sky_Line
Membro Iniciado

Mensagem por Sky_Line »

Agradeço a opinião do Mickaelis e do pedrosousa.
O curioso é que eu tinha a opinião precisamente contrária àquilo que refere o pedrosousa, isto é, com a cx auto o carro anda mais e gasta menos!

Mas pondo de parte o facto de, talvez, dar mais prazer em condução fazer uso da caixa de velocidades, resta saber se se tira vantagem do motor usando uma caixa automática.

pedrogordo
Membro Juvenil
Registado: 26 out 2005, 12:13

Mensagem por pedrogordo »

A minha experiência com caixas automáticas resume-se à 330d, C220cdi, 535d e C30 cdi AMG. Nunca conduzi mas já andei num audi A4 com DSG e apreciei o comportamento. No computo geral, julgo que as caixas automáticas ficam muito bem em motores com mais de 200CV. Em motores na casa dos 150cv, julgoq ue retiram a sensação de potencia em demasia e que não casam tão bem. A DSG pareceu-me sem duvida a mais competente e seria a unica que realmente gostaria de ter. A caixa do C30 cdi AMG impressionou-me porque está muito bem adaptada à potencia do carro e realmente é fantastica.

random
Membro Juvenil
Registado: 21 out 2006, 11:27
O meu Carro:: BMW E30 325i TC Baur

Mensagem por random »

o meu pai tem um E60 530d de 2004 com caixa automática, e pessoalmente acho a caixa um pouco obsoleta.. Acho-a um pouco lenta demais..

Optaria sem dúvida alguma pela caixa manual..

cumprimentos
Imagem

random
Membro Juvenil
Registado: 21 out 2006, 11:27
O meu Carro:: BMW E30 325i TC Baur

Mensagem por random »

Quanto à tua dúvida de gastar menos ou mais, e andar menos ou mais, pelo que sei, as caixas automáticas em carros deste género (nao sei se é regra geral) fazem com que o carro ande um pouco menos, nada de significante, e com que gaste um pouquito mais.

Na minha opiniao, tal como já disse, optaria sem duvida alguma pela caixa manual, para além de mais barata, transmite um prazer de conduçao bastante superior.. Mas se o intuito é ter um carro para o dia a dia, para longas viagens etc etc, a caixa automatica revela-se bastante confortável..

Espero ter ajudado.

cumprimentos
Imagem

ivof
Membro Iniciado
Registado: 22 out 2006, 15:27

Mensagem por ivof »

Tambem tenha a opinao que com caixa aut o carro parece mais lento e que gasta mais! Mas pode ser so impressao minha. Na minha opiniao prefiro caixa manual.
Off-topic:
Já agora aproveitando falar de caixas aut., alguem me sabe dizer se a caixa aut. (aut. "normal",nao é a smg) da para escolher a mudança? Ou seja da para fazer passagens de caixa do genero da caixa smg? Ou é completamente aut.?
BMW 520d e60 2006; Mini Cooper 1991; Opel Frontera Sport TDI 1996

Imagem

MINHOPTICAS
Membro Junior
Registado: 24 out 2006, 15:06

Mensagem por MINHOPTICAS »

boa tarde a todos,

acho que o problema da cx auto so se equaciona no nosso pais, posso garantir que la fora a maior parte dos E60/61 vem com cx automatica, escolhi a minha carrinha (525DA) por ter cx auto, e poss garantir que nao estou nada arrependido, para quem muito é a melhor opçao, só tem un senao é que gasta mais um bocadinho, mas tb depende do andamento...
Para responder ao IVOF e a outros, a cx auto vem com 3 posiçoes, D-DS-"manual"- ou seja em D é para o consumo, DS a resposta do motor é mais rapida(anda sempre com uma relaçao em baixo) e a "manual" é só passar as velocidades sem embraiagem.
Meu carro Sky-Line opta pela cx auto... :driving

ivof
Membro Iniciado

Mensagem por ivof »

MINHOPTICAS,obrigado. Era uma duvida que tinha já há bastante tempo. Até porque eu e o meu pai andamos a ver uns 525d (com kit M) na alemanha para trocar pelo nosso 320d e alguns vêm com caixa aut.! :)
Diz-me outro coisa,estas satisfeito com o teu carro,nivel de motor,consumos,etc??

Desculpem o off-topic!
cumps

Imagem

MINHOPTICAS
Membro Junior

estou contentissimo ao nivel do motor (antes tinha um 725 tds 96), do conforto (é extraordinario) de tudo ...quanto ao consumo depende se é para fazer auto-estrada é economico, agora em cidade é um bocado guloso (a culpa é do meu pé que tem por hábito de ser pesado)...mas vai pela cx auto..
Quem é que vai buscar o carro? ser puderes vai com o teu pai e escolhe no sitio é preferivel, qquer info é só perguntar, eu fui buscar o meu a França directamente... :driving

ivof
Membro Iniciado

Mensagem por ivof »

Em principio vai o meu pai,eu(pk o meu pai nao fala bem ingles :D ), e um colega de trabalho do meu pai que tem um stand. Tenho andado a ver semanalmente no site mobile.de para ver se ha algumas prospostas boas para poder fazer uma selecçao e comprar o melhor. Mais uma vez obrigado.

Imagem

MINHOPTICAS
Membro Junior

tenta ver no site
www.lacentrale.fr
é tudo em frances, qualquer duvida..é que a distancia e o preço pode compensar na mesma e oa mesmo tempo visita o site www.ryanair.com para a s viagens :driving

ivof
Membro Iniciado

Mensagem por ivof »

Comprar o carro é facil, o problema é vender o que nos temos. :?

Imagem

Sky_Line
Membro Iniciado

Mensagem por Sky_Line »

Boas tardes

Obrigado pelas vossas respostas.
Depois do que ficou dito, julgo poder concluir-se que há razões para optar tanto pela caixa auto como pela manual, há-de depender do critério de escolha.
Pelo menos ponho de lado a ideia de que optar pela caixa manual, neste carro, era sempre uma má escolha. :oops:

Responder

Voltar para “Série 5”