É o normal!MARTZ Escreveu:Carro meu nao, mas de um familiar meu sim. Tá na perfeicao.![]()
320d 136cv Aumento de Potencia
Moderador: Staff
- pedrosousa
- Membro Gold
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
- Albertoliveira
- Membro Juvenil
- Registado: 25 out 2004, 23:08
- O meu Carro:: BMW 320d E46 - 2000
Não condeno quem o faz, não me entendam mal, alias nem tenho de ter voto na materia, cada um faz o que quer com a sua viatura. Eu apenas acho que meter mais cavalos neste motor de 136 apesar de não ficar nenhum exagero o motor fica a trabalhar mais em esforço do que sem esse incremento de potencia.
EU adquiri um BMW para fazer kilometros em qualidade e segurança, e espero ter estes kilometros por algum tempo nao posso andar a trocar de carro todos os 2 ou 3 anos. Andar a reprogramar o carros para ter mais 15cv é andar no fio da navalha, independentemente de termos os cuidados normais com ele.
Eu falo Lisboa/Porto a medias de 170, se estivesse com o carro reprogramado não ia descançado a viagem toda, de vez em quando gosto de puxar pela maquina durante um breve tempo, se tivesse o carro com mais 15cv não o faria em segurança mas sim com constante receio. Enfim.... cada um com a sua ideia.
Só vos desejo que não se arrependam um dia mais tarde, porque vai ser tarde demais e os resultados desse arrependimento são na generalidade carissimos.
EU adquiri um BMW para fazer kilometros em qualidade e segurança, e espero ter estes kilometros por algum tempo nao posso andar a trocar de carro todos os 2 ou 3 anos. Andar a reprogramar o carros para ter mais 15cv é andar no fio da navalha, independentemente de termos os cuidados normais com ele.
Eu falo Lisboa/Porto a medias de 170, se estivesse com o carro reprogramado não ia descançado a viagem toda, de vez em quando gosto de puxar pela maquina durante um breve tempo, se tivesse o carro com mais 15cv não o faria em segurança mas sim com constante receio. Enfim.... cada um com a sua ideia.
Só vos desejo que não se arrependam um dia mais tarde, porque vai ser tarde demais e os resultados desse arrependimento são na generalidade carissimos.

aqui tenho de discordar... se fizeres o mesmo porto-lisboa ao mesmo ritmo estás a faze-lo com maior margem de segurança, até porque, ou principalmente porque, para uma mesma velocidade vais a fazer menos rotação logo a esforçar menos a mecânica. Vamos supor que para viajar a 170 rolarias com uma rotação na casa das 4300~4500 (não tenho presente as rotações exactas) com repro provavelmente irias nas 3800-4000 logo a esforçar menos o motor. Just my 2 cents.Albertoliveira Escreveu:Não condeno quem o faz, não me entendam mal, alias nem tenho de ter voto na materia, cada um faz o que quer com a sua viatura. Eu apenas acho que meter mais cavalos neste motor de 136 apesar de não ficar nenhum exagero o motor fica a trabalhar mais em esforço do que sem esse incremento de potencia.
-
- Membro Senior
- Registado: 17 abr 2006, 14:56
- O meu Carro:: '02 320d E46
Para ires à velocidade X tens q ir na mesma à rotação Y independentemente do carro estar reprogramado ou não (na mesma mudança e com a mesma caixa claro...). Consegues é fazer mais rotação pq o motor tem mais força.rc Escreveu:aqui tenho de discordar... se fizeres o mesmo porto-lisboa ao mesmo ritmo estás a faze-lo com maior margem de segurança, até porque, ou principalmente porque, para uma mesma velocidade vais a fazer menos rotação logo a esforçar menos a mecânica. Vamos supor que para viajar a 170 rolarias com uma rotação na casa das 4300~4500 (não tenho presente as rotações exactas) com repro provavelmente irias nas 3800-4000 logo a esforçar menos o motor. Just my 2 cents.Albertoliveira Escreveu:Não condeno quem o faz, não me entendam mal, alias nem tenho de ter voto na materia, cada um faz o que quer com a sua viatura. Eu apenas acho que meter mais cavalos neste motor de 136 apesar de não ficar nenhum exagero o motor fica a trabalhar mais em esforço do que sem esse incremento de potencia.
Há dúvidas q as repros causam desgaste precoce? Acho q não! É uma questão de aceitar q o desgaste vai ser mais rápido do q num carro stock e poder sust€ntar esse desgaste.
2002' 320d E46 (WIP
)
2006' 320d E90

2006' 320d E90
Hã?!?!?Para ires à velocidade X tens q ir na mesma à rotação Y independentemente do carro estar reprogramado ou não (na mesma mudança e com a mesma caixa claro...). Consegues é fazer mais rotação pq o motor tem mais força.
a reprogramção não faz por si só o motor "dar" mais rotação pode eventualmente "mudar de sitio" os limitadores de rotação, temperatura ou velocidade se existirem. Agora pela optimização de parametros dos tempo/ponto de injecção/quantidade de gasóleo injectado e pressão do turbo conseguem mais binário e potência. Se por exemplo (dados referentes ao 320d do RBras) tens à partida um binário maximo de 268,4N/m às 2011rpm e passas a ter 320N/m às 2428rpm mas às 2000rpm já tem 290N/m - e isto dá agradabilidade de condução. Agora em relação à potencia passou de 127,7cv/3834rpm para 135,5cv/3837rpm e embora não sejam muiktos mais cv ves no grafico que para qualquer regime de rotação tens sempre mais potência. em termos de velocidade maxima ficou muito semelhante mas, e ele pode configrmar isso, a rolar a 140 dantes ia sempre acima das 3000rpms (mais ou menos 3100-3200) e agora deverá andar por volta das 2800~2900rpms. E isto quer queiras quer não consome menos gasóleo e esforça menos o motor...
-
- Administrador do Fórum
- Registado: 24 jun 2003, 22:32
- O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
- Contacto:
Eu também já tenho o meu 136cv vitaminado, e posso dizer que as rotacoes manteem-se exactamente iguais!!
A caixa é a mesma, as relacoes sao as mesmas
Consumos? Parece que baixou um pouco! Pelo menos em AE, onde mantive uma velocidade constante
Desgaste? Sim, se andarmos fora dos limites de "origem" (rotacao, temperaturas, etc)
Se manter o mesmo estilo de conducao, obviamente agora com mais força, não estou a ver a razao do "maior" desgaste 
AB!
A caixa é a mesma, as relacoes sao as mesmas

Consumos? Parece que baixou um pouco! Pelo menos em AE, onde mantive uma velocidade constante

Desgaste? Sim, se andarmos fora dos limites de "origem" (rotacao, temperaturas, etc)

AB!
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2
BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46
BMW 320d LCi F31
Pssst entao andam a falar no meu bimmer e nao me avisam??
De facto digo-vos pos a repro, nao para ele andar mais, mas sim para ter mais binario e consegui isso. brinco com 320d de 150cv e vou bem atras dos E90.
Mas em termos de consumos nao os vi aumentar nem diminuir...
De facto digo-vos pos a repro, nao para ele andar mais, mas sim para ter mais binario e consegui isso. brinco com 320d de 150cv e vou bem atras dos E90.
Mas em termos de consumos nao os vi aumentar nem diminuir...
...BMW Rules the ROAD....
O projecto do meu 320d...Agora Com 16:9 em Portugues...
viewtopic.php?t=15279&highlight=
O projecto do meu 320d...Agora Com 16:9 em Portugues...
viewtopic.php?t=15279&highlight=
- Albertoliveira
- Membro Juvenil
Pah, foi a minha opinião...
Obviamente que qq pessoa gostaria de ter o seu carro com mais uns 10 ou 15cv se isso não representa-se um aumento significativo do desgaste do motor. Porque independentemente de ir a uma rotação baixa, a força que o carro exerce é maior, tens mais binario que anteriormente não tinhas não é só em ponta ou em altas rotações que se dá o desgaste. O binario aparece logo de inicio e nos diesel muito mais cedo do que nos a gasolina, a força/desgaste aparece logo na caixa, transmissão ou seja em todas as peças que transmitem força ás rodas, o turbo trabalha mais, a injeção idem... mas pronto tou aqui a fazer de advogado do diabo.
Só deixo mais um comentario, não é a toa que entre o 320d de 136 e o 320d de 150 existem inumeras peças diferentes, Turbo, injeção etc.... se fosse seguro deixavam-no tal como está e ponham-no a 150.
Um pouco como os processadores, queres overclocking podes te-lo, compras um barato e transformas-o num que custa quase o dobro, só que dura-te 50% menos do que em velocidade normal.
Encerro aqui o meu comentario para não me tornar chato.
Obviamente que qq pessoa gostaria de ter o seu carro com mais uns 10 ou 15cv se isso não representa-se um aumento significativo do desgaste do motor. Porque independentemente de ir a uma rotação baixa, a força que o carro exerce é maior, tens mais binario que anteriormente não tinhas não é só em ponta ou em altas rotações que se dá o desgaste. O binario aparece logo de inicio e nos diesel muito mais cedo do que nos a gasolina, a força/desgaste aparece logo na caixa, transmissão ou seja em todas as peças que transmitem força ás rodas, o turbo trabalha mais, a injeção idem... mas pronto tou aqui a fazer de advogado do diabo.
Só deixo mais um comentario, não é a toa que entre o 320d de 136 e o 320d de 150 existem inumeras peças diferentes, Turbo, injeção etc.... se fosse seguro deixavam-no tal como está e ponham-no a 150.
Um pouco como os processadores, queres overclocking podes te-lo, compras um barato e transformas-o num que custa quase o dobro, só que dura-te 50% menos do que em velocidade normal.
Encerro aqui o meu comentario para não me tornar chato.

- pedrosousa
- Membro Gold
- Registado: 29 ago 2006, 13:33
- O meu Carro:: E46 320d
O overclock é um pouco diferente tenho auqi um AMD na esgalha à quase dois anos e não se queixa! sempre ligado 24h/dia... Claro que é um sistema Watercooled, mas nos carros também podes trocar o IC e meter um radiador de oleoAlbertoliveira Escreveu:

-
- Membro Senior
- Registado: 17 abr 2006, 14:56
- O meu Carro:: '02 320d E46
As relações de caixa e o diferencial é q definem a relação velocidade/rotação, portanto uma repro não influencia esta relação. Tens mais velocidade de ponta pq sem repro o carro estagnava digamos às 4300rpm e depois consegue vencer o atrito do ar até às 4500rpm.
Albertoliveira, toda a mecânica sofre maior desgaste com repro. Quem não está ciente disso quando faz uma repro é pq não tem grande amor ao carro.
Em relação ao 320d de 136cv, é um motor completamente novo no de 150cv pq a tecnologia common rail permite reduzir significativamente as emissões poluentes e também pq, segundo sei, é mais evoluída em todos os aspectos (não sou grande expert na matéria portanto não me perguntes grandes detalhes sobre bomba injectora vs. common rail, só sei q esta última é mais recente). E o novo 320d de 163cv também é um motor diferente do de 150cv, tenho os dois cá em casa e posso-te dizer q o de 150cv agora com 200cv continua a ser menos agradável de conduzir em baixos regimes do que o de 163cv. Novas versões dos motores não são produzidas estritamente com o intuito de aumentar potência.
Simplesmente por curiosidade, um microprocessador tem um tempo de vida útil superior a 20 anos e daqui a 10 anos (os ditos 50%), o processador q usas agora é peça de museu hehe
Abraço,
João
Albertoliveira, toda a mecânica sofre maior desgaste com repro. Quem não está ciente disso quando faz uma repro é pq não tem grande amor ao carro.
Em relação ao 320d de 136cv, é um motor completamente novo no de 150cv pq a tecnologia common rail permite reduzir significativamente as emissões poluentes e também pq, segundo sei, é mais evoluída em todos os aspectos (não sou grande expert na matéria portanto não me perguntes grandes detalhes sobre bomba injectora vs. common rail, só sei q esta última é mais recente). E o novo 320d de 163cv também é um motor diferente do de 150cv, tenho os dois cá em casa e posso-te dizer q o de 150cv agora com 200cv continua a ser menos agradável de conduzir em baixos regimes do que o de 163cv. Novas versões dos motores não são produzidas estritamente com o intuito de aumentar potência.
Simplesmente por curiosidade, um microprocessador tem um tempo de vida útil superior a 20 anos e daqui a 10 anos (os ditos 50%), o processador q usas agora é peça de museu hehe

Abraço,
João
2002' 320d E46 (WIP
)
2006' 320d E90

2006' 320d E90
- Albertoliveira
- Membro Juvenil
lolol
o processadores foi um exemplo... eu tambem tive um AMD arrefecido com um peltier e mesmo assim queimou, começou a dar erros...enfim.
Mas pronto, já chegamos á conclusão que tem efectivamente maior desgaste, cabe a cada um estar preparado para tal, psicologicamente e monetariamente.
Eu não quero mudar ideias a ninguem apenas alertar alguns users aqui que insistem de que não há maior desgaste.... apenas quiz frisar isso.
Porque quem ainda está na duvida pode ser induzido em erro, e normalmente esses erros são caros. :palmas
o processadores foi um exemplo... eu tambem tive um AMD arrefecido com um peltier e mesmo assim queimou, começou a dar erros...enfim.
Mas pronto, já chegamos á conclusão que tem efectivamente maior desgaste, cabe a cada um estar preparado para tal, psicologicamente e monetariamente.
Eu não quero mudar ideias a ninguem apenas alertar alguns users aqui que insistem de que não há maior desgaste.... apenas quiz frisar isso.
Porque quem ainda está na duvida pode ser induzido em erro, e normalmente esses erros são caros. :palmas

- Vitamina
- Membro Junior
- Registado: 17 mai 2005, 14:49
- O meu Carro:: 320td VCpower
- Contacto:
Eu acho que o que o Yasser quis dizer é que não é a reprogramação por si que trará maior desgaste ao carro, mas sim o estilo de condução adoptado.Yasser Escreveu:Desgaste? Sim, se andarmos fora dos limites de "origem" (rotacao, temperaturas, etc)Se manter o mesmo estilo de conducao, obviamente agora com mais força, não estou a ver a razao do "maior" desgaste
AB!
Quando o estilo é agressivo (altas rotações / pisar a fundo em baixas rotações / puxar frequentemente 1ªs e 2ªs...) obviamente a repro acentuará o desgaste.
Se o estilo for moderado, o risco de um desgaste prematuro devido à repro é mínimo.
Não deixas de ter razão no que dizes Albertoliveira
Um condutor que não seja consciencioso na sua condução, dificilmente terá um carro turbodiesel stock nas mãos por muitos kms com todos os componentes mecânicos intactos, quanto mais reprogramado.
-
- Administrador do Fórum
- Registado: 24 jun 2003, 22:32
- O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
- Contacto:
Acho que me percebeste bemVitaminaM Escreveu:Eu acho que o que o Yasser quis dizer é que não é a reprogramação por si que trará maior desgaste ao carro, mas sim o estilo de condução adoptado.Yasser Escreveu:Desgaste? Sim, se andarmos fora dos limites de "origem" (rotacao, temperaturas, etc)Se manter o mesmo estilo de conducao, obviamente agora com mais força, não estou a ver a razao do "maior" desgaste
AB!
Quando o estilo é agressivo (altas rotações / pisar a fundo em baixas rotações / puxar frequentemente 1ªs e 2ªs...) obviamente a repro acentuará o desgaste.
Se o estilo for moderado, o risco de um desgaste prematuro devido à repro é mínimo.
Não deixas de ter razão no que dizes Albertoliveira
Um condutor que não seja consciencioso na sua condução, dificilmente terá um carro turbodiesel stock nas mãos por muitos kms com todos os componentes mecânicos intactos, quanto mais reprogramado.

AB!
www.BMSolutionsPT.com
BMW 320d LCi F31
BMW 320d LCi F31