Truques para abastecimento
Moderador: Staff
- pedro_medeiros
- Membro Iniciado
- Registado: 29 jan 2007, 16:14
- Contacto:
Truques para abastecimento
Na leitura de um outro fórum deparei-me com esta informação que supostamente chegou por mail a um dos users.
Não querendo fazer juízos previos para não influenciar as vossas opiniões, transcrevo o texto sem mais comentários... por agora.
Aqui vai:
O autor deste texto trabalha numa refinaria desde faz 31 anos.
Assim que pode você tomar em sério os truques que a seguir lhes expõe para aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro.
Esperamos que lhe sejam proveitosos.
*1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.*
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao médio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.
*2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo. Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor à o tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.
*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.* Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flotantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.* Se chega você ao posto de serviço e vê um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação nesse momento. Ao rreabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.
Não querendo fazer juízos previos para não influenciar as vossas opiniões, transcrevo o texto sem mais comentários... por agora.
Aqui vai:
O autor deste texto trabalha numa refinaria desde faz 31 anos.
Assim que pode você tomar em sério os truques que a seguir lhes expõe para aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro.
Esperamos que lhe sejam proveitosos.
*1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.*
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao médio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.
*2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo. Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor à o tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.
*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.* Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flotantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.* Se chega você ao posto de serviço e vê um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação nesse momento. Ao rreabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.
Cumps!!!
- pedro_medeiros
- Membro Iniciado
- Registado: 29 jan 2007, 16:14
- Contacto:
- 320d
- Membro Gold
- Registado: 26 nov 2004, 14:44
- O meu Carro:: BMW 320d E46-1999/08
talvez o 2º truque é que nao seja mt bom, pois já me canso de ficar vergado a atestar o deposito, entao se encher devagar, tenho de puxar uma cadeira...lol
nunca tinha pensado no 3º truque. talvez seja bastante significante, pois quando o ponteiro passa de meio, é um instante até chegar á reserva!
nunca tinha pensado no 3º truque. talvez seja bastante significante, pois quando o ponteiro passa de meio, é um instante até chegar á reserva!
Bruno Linhares

clique na imagem para ver projeto
FordTaunusCoupe.blogspot.com
HondaCBF125.blogspot.com

clique na imagem para ver projeto
FordTaunusCoupe.blogspot.com
HondaCBF125.blogspot.com
- Artur Costa
- Membro Juvenil
- Registado: 30 set 2003, 23:38
Isso tem outra razao.. é que de cheio ate meio tens o limite da boia mais o tubo para gastar... de meio ate ao fim so tens mesmo aquilo320d Escreveu:talvez o 2º truque é que nao seja mt bom, pois já me canso de ficar vergado a atestar o deposito, entao se encher devagar, tenho de puxar uma cadeira...lol

Mtos destes truques pouco ou nada se deve notar no gasoleo que gera poucos vapores ... so mesmo o de abastecer num local mais frio ou de manha é que vejo que deve ter grandes difrenças.
O resto deve contar mais para a gasolina que gasoleo.
Ja agora deixo aqui um "truque" meu. Naquelas bombas que dao tipo 10centimos por litro para gastar no hipermercado e bla bla bla... metam sempre ate dar ,51L... assim estao a "sacar" mais 5centimos de desconto.
Ou seja , se meterem 20L levam 2€ de desconto... se meterem 20,51L levam 2,1€... 0,49L vieram de "oferta" .. ou seja , 0,49€

Ao tempo que faço isto... ai se os tipos se lembram de corrigir isto lol
Cumps
- BMW 525tds
- Membro Juvenil
- Registado: 20 jan 2008, 19:36
- palminhas
- Membro Junior
- Registado: 28 dez 2006, 21:08
- O meu Carro:: BMW 520d - 06
ConcordoBMW 525tds Escreveu:Acredito em todos os truques, mas todos eles concerteza que foram estudados com aparelhos de medida com uma precisão enorme. Garantidamente que ninguém vai notar diferença nenhuma, e se notarem é porque carregaram menos no acelerador...
O excesso de sexo provoca amnésia e outras merdas que agora não me lembro
Cumps
viewtopic.php?f=59&t=49520
BMW E46 320d
Cumps
viewtopic.php?f=59&t=49520
BMW E46 320d
- stoca3
- Membro Gold
- Registado: 02 dez 2007, 12:21
- O meu Carro:: BMW 730d F01/530d E39/ E30 325i
Boas, no meio de tantos truques, é possivel poupar alguns cêntimos, mas não se faz outra coisa que é estar sempre atento a isto ou aquilo, e nesta vida tão curta nem sempre há tempo para isso, é encher e toca andar. é a minha opinião, não menosprezando o trabalho dos caros amigos aqui do forum!!!! mas como disse alguem, tem de se ter cuidado é com o pedal direito....

- metale
- Membro Gold
- Registado: 12 mai 2005, 12:17
- O meu Carro:: 318tds '95
Re: Truques para abastecimento
Duvído. Quanto mais combustível, mais pesado o carro anda. Quanto mais pesado, mais gasta. O ideal é entre 1/4 e 1/2.pedro_medeiros Escreveu:*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.* Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flotantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
- Artur Costa
- Membro Juvenil
- Registado: 30 set 2003, 23:38
Re: Truques para abastecimento
Um deposito pesa menos que uma pessoa... penso k isso é mto preciosismo e na pratica nao se deve notar. Mesmo num carro de 1000kg , que eu ate tenho um , n se nota nada. A perda de tempo e gasto de combustivel para parar abastecer etc é maior k atestar logo o deposito.metale Escreveu:Duvído. Quanto mais combustível, mais pesado o carro anda. Quanto mais pesado, mais gasta. O ideal é entre 1/4 e 1/2.pedro_medeiros Escreveu:*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.* Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flotantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
Cumps