Truques para abastecimento

Área de informações gerais

Moderador: Staff

pedro_medeiros
Membro Iniciado
Registado: 29 jan 2007, 16:14
Contacto:

Truques para abastecimento

Mensagem por pedro_medeiros »

Na leitura de um outro fórum deparei-me com esta informação que supostamente chegou por mail a um dos users.

Não querendo fazer juízos previos para não influenciar as vossas opiniões, transcrevo o texto sem mais comentários... por agora.

Aqui vai:
O autor deste texto trabalha numa refinaria desde faz 31 anos.

Assim que pode você tomar em sério os truques que a seguir lhes expõe para aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro.

Esperamos que lhe sejam proveitosos.

*1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.*
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao médio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.

*2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo. Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor à o tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.

*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.* Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flotantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.* Se chega você ao posto de serviço e vê um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação nesse momento. Ao rreabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.
Cumps!!!

AcesHigh
Membro Senior
Registado: 16 fev 2008, 19:09
O meu Carro:: BMW F10 520d - 07/2015

Mensagem por AcesHigh »

Esses truques foram relatados ontem no jornal das 8 da SIC e teoricamente estao correctos mas na pratica tem ganhos muito insignificantes...
actual: F10 520d '15 Auto M-Sport
520d:Imagem
...
...
anterior: E46 320td '03 M-Sport
320td:Imagem

pedro_medeiros
Membro Iniciado
Registado: 29 jan 2007, 16:14
Contacto:

Mensagem por pedro_medeiros »

... nao vi a reportagem... mas tenho pena.... que disseram ???
Cumps!!!

burnout
Membro Gold
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti

Mensagem por burnout »

o unico truque mais real é mm akele de encher de manha, da menos volume.
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

320d
Membro Gold
Registado: 26 nov 2004, 14:44
O meu Carro:: BMW 320d E46-1999/08

Mensagem por 320d »

talvez o 2º truque é que nao seja mt bom, pois já me canso de ficar vergado a atestar o deposito, entao se encher devagar, tenho de puxar uma cadeira...lol

nunca tinha pensado no 3º truque. talvez seja bastante significante, pois quando o ponteiro passa de meio, é um instante até chegar á reserva!
Bruno Linhares
Imagem
clique na imagem para ver projeto

FordTaunusCoupe.blogspot.com
HondaCBF125.blogspot.com

burnout
Membro Gold
Registado: 28 mai 2007, 18:26
O meu Carro:: BMW M3 e46 - 2001 / astra 1.7cdti

Mensagem por burnout »

o 3º truke a mim nao me afecta, pois da botija do GPL nao sai nada :lol:
BMW M3 E46 speed limiter OFF by AET
Imagem -> Gajo de Pau Longo

Markx
Membro Gold
Registado: 24 abr 2005, 12:00
O meu Carro:: BMW 320d E46

Mensagem por Markx »

vou experimentar pa ver se noto diferenças...

Artur Costa
Membro Juvenil
Registado: 30 set 2003, 23:38

Mensagem por Artur Costa »

320d Escreveu:talvez o 2º truque é que nao seja mt bom, pois já me canso de ficar vergado a atestar o deposito, entao se encher devagar, tenho de puxar uma cadeira...lol

nunca tinha pensado no 3º truque. talvez seja bastante significante, pois quando o ponteiro passa de meio, é um instante até chegar á reserva!
Isso tem outra razao.. é que de cheio ate meio tens o limite da boia mais o tubo para gastar... de meio ate ao fim so tens mesmo aquilo ;)
Mtos destes truques pouco ou nada se deve notar no gasoleo que gera poucos vapores ... so mesmo o de abastecer num local mais frio ou de manha é que vejo que deve ter grandes difrenças.
O resto deve contar mais para a gasolina que gasoleo.

Ja agora deixo aqui um "truque" meu. Naquelas bombas que dao tipo 10centimos por litro para gastar no hipermercado e bla bla bla... metam sempre ate dar ,51L... assim estao a "sacar" mais 5centimos de desconto.
Ou seja , se meterem 20L levam 2€ de desconto... se meterem 20,51L levam 2,1€... 0,49L vieram de "oferta" .. ou seja , 0,49€ :lol:

Ao tempo que faço isto... ai se os tipos se lembram de corrigir isto lol

Cumps
Audi A4 B5 Avant 1.9TDI(180cv Maha )
BMW E36 325i Coupé(242cv Maha )
E34 M5 3.8L

JFred
Membro Juvenil
Registado: 03 jun 2008, 11:42
O meu Carro:: BMW 318tds E36 1995/02

Mensagem por JFred »

Tmb já ouvi falar destes truques e já tinha lido ...

Vou tmb experimentar!! Seguindo uma lógica, esses mesmos parecem reais!

[[]
BMW E36 # 318tds # 1995/02 # Black

Imagem

BMW 525tds
Membro Juvenil
Registado: 20 jan 2008, 19:36

Mensagem por BMW 525tds »

Acredito em todos os truques, mas todos eles concerteza que foram estudados com aparelhos de medida com uma precisão enorme. Garantidamente que ninguém vai notar diferença nenhuma, e se notarem é porque carregaram menos no acelerador... ;)

palminhas
Membro Junior
Registado: 28 dez 2006, 21:08
O meu Carro:: BMW 520d - 06

Mensagem por palminhas »

BMW 525tds Escreveu:Acredito em todos os truques, mas todos eles concerteza que foram estudados com aparelhos de medida com uma precisão enorme. Garantidamente que ninguém vai notar diferença nenhuma, e se notarem é porque carregaram menos no acelerador... ;)
Concordo
O excesso de sexo provoca amnésia e outras merdas que agora não me lembro
Cumps

viewtopic.php?f=59&t=49520
BMW E46 320d

stoca3
Membro Gold
Registado: 02 dez 2007, 12:21
O meu Carro:: BMW 730d F01/530d E39/ E30 325i

Mensagem por stoca3 »

Boas, no meio de tantos truques, é possivel poupar alguns cêntimos, mas não se faz outra coisa que é estar sempre atento a isto ou aquilo, e nesta vida tão curta nem sempre há tempo para isso, é encher e toca andar. é a minha opinião, não menosprezando o trabalho dos caros amigos aqui do forum!!!! mas como disse alguem, tem de se ter cuidado é com o pedal direito.... ;) :driving
Sócio n.º 1273 BMW Clubs Europa

BMW 530D ///M 2**cv " DM "
BMW 316i Diamantschwartz
BMW 318I Mineralblau
BMW 325i Diamantschwartz
Imagem

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Re: Truques para abastecimento

Mensagem por metale »

pedro_medeiros Escreveu:*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.* Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flotantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
Duvído. Quanto mais combustível, mais pesado o carro anda. Quanto mais pesado, mais gasta. O ideal é entre 1/4 e 1/2.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Artur Costa
Membro Juvenil
Registado: 30 set 2003, 23:38

Re: Truques para abastecimento

Mensagem por Artur Costa »

metale Escreveu:
pedro_medeiros Escreveu:*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.* Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flotantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
Duvído. Quanto mais combustível, mais pesado o carro anda. Quanto mais pesado, mais gasta. O ideal é entre 1/4 e 1/2.
Um deposito pesa menos que uma pessoa... penso k isso é mto preciosismo e na pratica nao se deve notar. Mesmo num carro de 1000kg , que eu ate tenho um , n se nota nada. A perda de tempo e gasto de combustivel para parar abastecer etc é maior k atestar logo o deposito.

Cumps
Audi A4 B5 Avant 1.9TDI(180cv Maha )
BMW E36 325i Coupé(242cv Maha )
E34 M5 3.8L

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

Eu sinto diferença quando tenho o depósito cheio ou a 1/4. Se é preciosismo ou não, não sei.

A verdade é que ninguém dá valor às pequenas coisas, mas depois também ninguém sequer acredita nos consumos que faço. Tudo somado faz diferença.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Responder

Voltar para “Informações Gerais”